Estação Rio Claro

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Estação Rio Claro

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 09:20

Tópico original do Stormkamared
===========================

Imagem
Vidros com o logo da CP

Imagem
canteiro de obras hoje.

Imagem
onde era a pltaforma, tapumes tampando tudo

Imagem
mais tapumes.

Imagem
ainda os suportes da rede elétrica, ainda permanecem lá.

Imagem
um pedaço da plataforma com trilhos ainda.

Imagem
os trilhos de fora onde passa a loco da ALL

Imagem
trilhso arrancados da plataforma.

Imagem
cabine hoje ninho de Urubu, até tem um guardião lá

Imagem
fachada da Estação hoje, ela nesta parte esta bem cuidada ainda.

Imagem
o ano de fundação.


Estação de Rio Claro, umas das mais antigas da antiga CP, hoje está neste estado lastimavel, virou depósito de carros alegóricos, depósito de material de cosntrução, arrancaram os trilhos da plataforma.

Triste, estive lá esse final de semana e tirei estas fotos, essa estação junto com a de campinas chegou a ser a mais importante da CP, as oficinas existem ainda e pertecem a ALL que mantem uma Loco lá pra levar os vagões que vão ser reformandos.

É isso mais uma prova do descaso das nossas autoridades com um patrimônio histórico do País.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 24 Jul 2008, 15:29

Sou filho e neto de ferroviários, por parte paterna e materna. Minha família materna estabeleceu-se em Rio Claro, e lá está até hoje, porque meu avô foi transferido de Marília para trabalhar na oficina de Rio Claro, a maior do estado, levando consigo minha avó e nove filhos, onde ficou até falecer. Rio Claro nasceu como cidade planejada, tendo como ponto central a estação; a rua onde ela se situa é a Rua Hum, que segue paralela à via férrea (e todas as ruas abaixo seguem sua sequência, paralelamente), e a rua que começa, perpendicularmente à rua Hum, em frente o portão da estação, é a Avenida Hum, e as ruas à sua esquerda são denominadas "avenidas" em números pares; à sua direita, em números ímpares. A minha infância toda passei minhas férias na casa de minha avó (meu avô faleceu antes de eu nascer), que ficava em frente ao muro da oficina, onde ouvia sempre a sirene das trocas de turno, e por ela sabíamos as horas. A oficina era enorme, para quem conhece São Paulo, maior com certeza que o Pátio Jabaquara do Metrô, que é o maior, e empregava milhares de pessoas. Ia sempre para Rio Claro de trem, me lembro como se fosse hoje, o apito da loco da GE, grave e imponente, assim como ela. É de realmente, emocionar... :cry: FHC devia ser preso...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes