Salto e Itu terão novo trem turístico

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

Autor do tópico
Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Salto e Itu terão novo trem turístico

Mensagem não lida por Isaias » 02 Dez 2010, 15:08

Salto e Itu terão novo trem turístico



As cidades de Salto e Itu, interior de São Paulo, terão – a partir de 2011 – um novo atrativo turístico. Trata-se do Trem Republicano, que vai reativar as linhas férreas que ligam os dois municípios, bem como promover a reforma da Maria Fumaça e das estações para movimentar o turismo regional.

De acordo com Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, a proposta é que o trem percorra sete quilômetros aos finais de semana e feriados. Cada passeio poderá levar até 150 pessoas. Será utilizado uma locomotiva a vapor e carros de passageiro de madeira.

Durante a semana, devido ao alto custo do transporte, o trem só poderá funcionar em esquema de reservas para grupos como escolas, entidades e associações. As tarifas ainda não estão definidas, pois dependem do custo operacional da empresa concessionária que vencer a licitação para a operação da ferrovia.

“O projeto vem suprir uma necessidade regional no setor e além de resgatar a história pode alavancar a economia com a geração de novos postos de trabalho e o aumento da renda. A ferrovia, juntamente com esses roteiros, irá movimentar a economia local e atrair novos investimentos na área hoteleira, gastronomia, entretenimento e transporte”, confirma Fabio Luiz Grizotto, idealizador do projeto.

A proposta do desenvolvimento do Trem Republicano surgiu a partir de um convite enviado à Prefeitura de Itu, para participação no Seminário Nacional de Revitalização Ferroviária, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 2005.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Salto e Itu terão novo trem turístico

Mensagem não lida por Correia431M » 02 Dez 2010, 19:20

Legal a iniciativa.

Mas no entanto me surgiu a duvida: Eles irão usar o trecho do leito do ramal Guaianã-Boa Vista (ALL), entre as duas cidades, ou há uma via a mais, que o cargueiro não utiliza?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes