[Linha 2] Estação Acari/Fazenda Botafogo

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Linha 2] Estação Acari/Fazenda Botafogo

Mensagem não lida por Renanfsouza » 05 Jun 2008, 13:39

Nome: Acari/Fazenda Botafogo

Inauguração: 1998
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Metrô Rio Imagem (1998-Atualmente)
Linha: 2
Plataformas: 1
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Acessos:
. Acesso Fáb. de Esperança: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: 7h às 23h
. Acesso Rua Ender: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: 7h às 23h


A Estação Acari/Fazenda Botafogo é integrante da Linha 2 do Metrô Rio e é possui uma plataforma, que serve para embarque e desembarque em ambos os sentidos: Botafogo e Pavuna.

A Linha 2 passou a atender a Zona Sul em 21/12/2009, com a inauguração da Linha 1A. Até aquela data, a Linha 2 possuia apenas o trajeto Estácio x Pavuna.

A estação foi aberta em 1998, na gestão de Marcello Alencar como governador do estado do Rio de Janeiro.

Foto 1: Composições em ambos os sentidos. À direita, sentido Pavuna
Imagem

Foto 2: Composição sentido Botafogo
Imagem

Foto 3: Nota-se uma segunda via ao fundo. Esta via serviria como ligação a um pátio, contudo a obra não foi concluida
Imagem

Mapa 1: Em verde escuro, o traçado do trecho da Linha 2, em verde claro o trecho de via que faltou ser construido: seria a via de acesso a um pátio. Foi construído um elevado sobre o Rio Acari para a passagem das vias, não se sabe quando esse elevado foi construído.

Em vermelho a área que seria o Pátio Acari/Fazenda Botafogo. Como pode ser visto, no local foi construido um conjunto habitacional:
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6: Sentido Pavuna
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8: Geral
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: Alstom "Linha 2" rumo à estação Estácio (foto tirada em 2008, antes da inauguração da Linha 1A)
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16: Composição sentido Pavuna
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza, David Rodrigues e Guilherme Pinho
Fotos: 1-16 por Renan Souza
Mapa: David Rodrigues
Editado pela última vez por Renanfsouza em 06 Fev 2009, 14:50, em um total de 1 vez.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Nighto
USUÁRIO JR
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: [Linha 2] Estação Acari/Fazenda Botafogo

Mensagem não lida por Nighto » 24 Dez 2010, 02:06

A construção do conjunto habitacional aí foi uma sacanagem política.

Mas, olhando as fotos de satélite, dá para ver que não tem casas construídas na boca do viaduto (embora este sirva de habitação de forma irregular). Será que não daria para fazer um pátio atrás do conjunto, colocando um S à direita no final do viaduto? Eu tenho a impressão que o CM vai ficar pequeno quando chegarem os trens chineses.

Em tempo, a estação tem dois acessos: Fábrica de Esperança e Rua Ender.

[]s


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: [Linha 2] Estação Acari/Fazenda Botafogo

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 24 Dez 2010, 13:51

Nigtho, o projeto desse pátio em Fazenda Botafogo foi totalmente descartado, pois não aparece nos planos do pacote de investimentos da concessionário, aliás, no trecho a única realização da concessionária (e deve ser a última) foi a transformação de um desvio em uma alça entre as estações Coelho Neto de Colégio, na via sentido Pavuna, via está que não chegou ne ma ser testada, deve ser utilizada como via de apoio.

E a área do projeto original deste pátio seria a área TOTAL do atual conjunto habitacional, e sem falar que atualmente o que indica que ele nunca será feito, é porque também uma das pistas da avenida Pastor Martin Luther King Jr seria inutilizada naquele trecho, não havendo espaço para construção de um viaduto para transpor o leito da via de acesso.
E quanto ao espaço para os 19 Trens novos, posso dizer que o que espaço é o que não vai faltar para os carros novos, pois a concessionária utilizou parte do leito da SuperVia entre Cidade Nova e Central para construção de um novo pátio ao lado das vias de serviço da Linha 1A, inclusive o acesso foi finalizado que se dará através de um X no sentido Pavuna, mas creio que no primeiro momento as atuais vias do CM serão utilizadas prioritariamente pelos Trens novos, e depois eles devem se "misturar" com a frota, e as vias novas do novo pátio passarão a ser de uso comum.
Sem falar no pátio de Maria da Graça (MGR).
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - RIO DE JANEIRO (RJ)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes