E com vocês, Vicente explicando a Curva da Banheira appVicente escreveu:Sim, Raul, é isso mesmo.
Os 7000 estão em início, na fase da chamada "falha precoce". É o tempo de ajustes. As falhas ocorrem com uma frequência alta, mas ela vai caindo até estabilizar.
Os 4400 e 1700 estão na fase das "falhas estáveis" ou "maturidade do projeto", onde é previsível o que vai quebrar e quando, com uma boa precisão, pois a periodicidade de falhas é bem constante.
Já outros trens estão na fase de "pré-obsolescência", onde as falhas ocorrem numa frequência maior por desgaste excessivo dos itens. As falhas começam a acontecer cada vez mais rápido
Isso é coisa complicadíssima de explicar a teoria, mas se colocássemos as falhas no decorrer do tempo num gráfico, ficaria uma espécie de "U" com a parte central alongada, ou uma banheira vista de lado. As lateriais seriam a fase de "falha precoce" (no início alta, mas caindo)e "pré-obsolescência"(no início baixa, mas subindo) e o fundo, plano e constante, a de "maturidade do projeto".
Só complementando Raul, isso acontece com todos os equipamentos novos (não só trens), é normal. Procure na internet algo sobre "curva da banheira"; você entenderá melhor.