Carlos,
Complementando o que o Dado falou acima e formando um link com o que você falou sobre as 3 paradas foi o seguinte:
Isso eu até já comentei particularmente com o Dado.
Como o Ralph procura resumir um pouco as coisas, ele tinha "justificado" esse galpão, que é a estação, alegando que havia semelhança com o croqui que há no site mostrando inclusive dois banquinhos de espera.
Pela proporção do banquinho em relação à estação no croqui, imaginei que a plataforma da estação original de Maria da Graça tivesse de comprimento uns 20 ou 30 metros, não comportando mais de 2 vagões, sendo totalmente diferente do galpão robusto que há no local.
Eu não sabia que o Dado tinha ido ao local e entrevistado moradores, mas no meu íntimo e pelos guias que eu tinha, eu sabia que ali era o local da estação.
Na época da inauguração de Maria da Graça a linha da auxiliar era singela, pelo que li nos livros e logo depois, talvez 1 ou 2 anos, surgiram mais linhas. Por isso é que a estação original de Maria da Graça foi construída para atender uma linha singela.
Com mais 3 linhas, deve ter sido construída uma segunda plataforma para atender tudo, mas não posso precisar se a foto que mandei com cobertura de concreto e mais "modernizada" era o prédio original da construção da segunda plataforma.
O fato é que o prédio original de Maria da Graça em algum momento deve ter sido muito modificado para virar esse galpão e
talvez o segundo prédio tenha sido modificado também.
Depois de pesquisas nos mapas da S.M.U. que a forista Nina descobriu, verificamos que a plataforma construída depois era mais comprida que a desse galpão, mesmo depois de sua modificação.
Acho que a plataforma da estação cuja foto mandei, acabou sendo usada por trens da Rio D'ouro e da auxilar e a outra, talvez tenha sido preterida para uso, pois ficava no canto e atendia uma só linha.
No mapa, mesmo depois da modernização, esse galpão amarelo tinha 1/3 a menos de comprimento que a plataforma mais modernizada.
Das 4 linhas da Auxiliar e Rio D'óuro, em algum momento no fim dos anos 50 ou início dos 60, uma linha foi suprimida, restando 3 linhas.
Acho que a linha exclusiva e métrica da Rio D'ouro virou mista com a auxiliar, suprimindo uma linha.
Resumindo, as 3 estações que o seu entrevistado se refere, são na realidade duas plataformas de M.Graça e uma de Cezário Machado.
Em relação a esta última, repare que há uma sinuosidade do muro que separa o terreno das casas da ferrovia logo após o cruzamento desta com a Rua Miguel Ângelo em direção à M.Graça.
Para mim, a estação ficava ali.
TODOS OS SANTOS:Já fiz pesquisas sobre essa estação e consegui uma foto do prédio, que ainda não posso publicar por causa de direitos autorais.
Tenho alguma coisa para postar lá sobre desinformação da localização do prédio original e mais "moderno" da mesma e vou colocar as dúvidas lá.
Sobre a parada Perna de Pau, sendo relativa indiretamente à Todos os Santos, você poderá postar as fotos no tópico: TODOS OS SANTOS.
Tem pouca postagem lá e necessitamos ressuscitar o tópico
Um abraço.