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![Imagem](http://lh5.ggpht.com/_R_yhgEzktnc/TUIC0S5tktI/AAAAAAAABJg/iVVX83-vtKc/s512/Minist%C3%A9rio%20das%20Ind%C3%BAstrias%2C%20Via%C3%A7%C3%A3o%20e%20Obras%20p%C3%BAblicas%201897%20-%20P%C3%A1gina%20246.jpg)
![Imagem](http://lh6.ggpht.com/_R_yhgEzktnc/TUIC2CHT81I/AAAAAAAABJk/dewg1ake2hs/s512/Minist%C3%A9rio%20das%20Ind%C3%BAstrias%2C%20Via%C3%A7%C3%A3o%20e%20Obras%20p%C3%BAblicas%201897%20-%20P%C3%A1gina%20247.jpg)
Preparem-se pois o ano de 1898 é "o ano" !
Moderador: Caco
DadoDJ escreveu:Vamos lá !
Pessoal, estive no final da noite de ontem e boa parte do dia de hoje esmiuçando Diários Oficiais e Relatórios Ministeriais do final do século XIX e início do século XX. Os links são http://www.jusbrasil.com.br e http://www.crl.edu respectivamente, para quem quiser dar uma olhada. Como estive na casa da minha noiva por todo o dia de hoje, vou postar apenas as informações que consegui nos Relatórios Ministeriais, visto que foi o que pesquisei por aqui e os Diários Oficiais ficaram armazenados lá em casa ... mas vocês vão ver que as informações dos Relatórios já são suficientes para esclarecer muita coisa.
Pesquisei os Relatórios Ministeriais da Indústria, Viação e Obras Públicas apenas entre os anos de 1893 e 1900, por dois motivos:
1-Cada relatório tem em média, entre 350 e 500 páginas, e nem sempre o texto referente a EFRdO está na seção "Estradas de Ferro" e sim na seção de "Obras Públicas", "Inspetoria de Obras" etc ... sendo assim, tenho que descobrir em que seção estão as informações, o que dá um baita trabalho ...
2-No site http://www.crl.edu consta relatórios apenas a partir de 1893. Não sei se o ministério não existia antes deste ano, ou se os relatórios anteriores não foram digitalizados. Por outro lado, parte da pauta deste relatório pode ser encontrado em relatórios do Ministério da Agricultura (!!!) anteriores a 1893. Depois que examinar todos os relatórios do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, vejo os relatórios de outros ministérios.
Vejam o vídeo abaixo, já nos últimos momentos de funcionamento do ramal, em 1997.
Como no texto está descrito que extingüiu-se o ramal José dos Reis, ficando o tráfego somento por Inhaúma, suponho que a "linha original" como a conhecemos, se chamava "Ramal José dos Reis", que seria toda a linha entre Del Castilho e Engenho do Matto, via Av.Suburbana ...Brejo e Belford Roxo, a mesma estação?Adenilson escreveu:Em outubro foi inaugurada Belford Roxo, em em novembro extinguiram-se a estação do Brejo e o tráfego pela antiga linha, suspendeu-se o ramal de José dos Reis, cuja estação se suprimiu, correndo os trens somente por Inhaúma ! ! ! Mas Brejo e Belford Roxo não era a mesma estação ou local ? E este ramal "José dos Reis" seria então a "linha original", como a conhecemos e chamamos ? E reparem como havia acidentes nesta época ...
Pode ter havido uma pequena modificação do local, será?
No site estações ferroviárias, está escrito que o nome Maria da Graça substituiu Cezário Machado e vimos que foram 2 estações e/ou paradas distintas.
Eu também reparei a questão dos acidentes.
Agora, porquê ramal José dos Reis, se for a linha antiga, se a mesma proseguia até Pilares e E.Matto.
Ainda não tracei as distâncias.
Se for a linha antiga, será que o tráfego foi suprimido há mais tempo que pensávamos?
Mas eu lembro que você tinha postado um documento ou feito algum comentário sobre a coexistência dos tráfegos (variante Inhaúma e antiga).
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