BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Curiosidades
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Curiosidades
ORIGINALMENTE CRIADO POR [D.S.R] DAVID SR EM 07/03/2008
Este tópico destina-se a todas as curiosidades encontradas refentes ao Metrô.
A maior da Linha 1 é 1622 metros entre as estações Flamengo e Botafogo.
A menor é entre as estações Presidente Vargas e Uruguaiana que é de 436 metros sendo a menor do Metrô.
Na Linha 2 a maior é entre Maria da Graça e Triagem que é de 2480 metros sendo portanto a maior do Metrô Carioca, a menor de 1015 metros entre Acari/Fazenda Botafogo e Coelho Neto.
---
Distância em metros entre as estações da Linha 1 Laranja:
998: - Saens Peña - São Francisco Xavier
670: - São Francisco Xavier - Afonso Pena
1300: - Afonso Pena - Estácio
776: - Estácio - Praça Onze
1151: - Praça Onze - Central
550: - Central - Presidente Vargas
436: - Presidente Vargas - Uruguaiana
660: - Uruguaiana - Carioca
446: - Carioca - Cinelândia
1055: - Cinelândia - Glória
654: - Glória - Catete
620: - Catete - Largo do Machado
681: - Largo do Machado - Flamengo
1622: -Flamengo - Botafogo
1619: - Botafogo - Cardeal Arcoverde
692: - Cardeal Arcoverde - Siqueira Campos
1247: - Siqueira Campos - Cantagalo
Distância em metros entre as estações da Linha 2 Verde:
1156: - Pavuna - Engenheiro Rubens Paiva
1615: - Engenheiro Rubens Paiva - Acari / Fazenda Botafogo
1015: - Acari / Fazenda Botafogo - Coelho Neto
1562: - Coelho Neto - Colégio
1260: - Colégio - Irajá
1308: - Irajá - Vicente de Carvalho
1135: - Vicente de Carvalho - Thomás Coelho
1254: - Thomás Coelho - Engenho da Rainha
1583: - Engenho da Rainha - Inhaúma
1100: - Inhaúma - Del Castilho
1363: - Del Castilho - Maria da Graça
2480: - Maria da Graça - Triagem
1950: - Triagem - Maracanã
1338: - Maracanã - São Cristóvão
1585: - São Cristóvão - Estácio
---
Provável aparência dos novos trens do Metrô do Rio
Esse é um Metropolis certo?
O contato é por TT.
---
Numeração dos Trens
O famoso Marcelo Allmirante Descobriu como é feita a numeração dos trens. Exemplo:
110-021
O 110 representa a númeração do trem do dia, pois ela é variada de acordo com a programação do carrossel do dia. O primeiro número representa a linha que o trem está operando, nessse caso é a linha 1 com o horário 10, formando o trem 110 do dia.
Na linha 2 seria 210, 211, 212, etc ...
Já o 021 representa o número da composição em sí, não pela programação de horário, mas pela composição dos carros. O trem 021 é composto pelos carros
1008
2059 (Mulher)
2011
2074
2073
1029
Série 1000 - carros tipo A, com cabine do condutor
Série 2000 - carros tipo B, sem cabine do condutor
Os trens da Linha 2 da série 60 e 70 contam ao menos com dois carros da Alstom, entregues em 1998
---
Média de passageiros por Linhas no total de 550Mil por dia em 20 horas de operação
Linha 1 Laranja
161 passageiros por carro
966 passageiros por Trem (Padrão, 6 carros)
15.456 passageiros/hora
310Mil passageiros por dia
Linha 2 Verde
139 passageiros por carro
556 passageiros em um Trem Curto (4 carros)
695 passageiros em um Trem padrão Linha 2 (5 carros)
11.537 passageiros/hora
240Mil passageiros por dia
---
Trago novidades para todos, estive ontem no bairro da Cidade Nova procurando uma forma de fotografar o VLT sucateado.
Cheguei em São Cristóvão as 3:30 da tarde e fui andando até o viaduto da EFCB sobre a avenida Francisco Bicalho, passei em frente a um imóvel da CEDAE que serve de ponto de abastecimento para caminhões pipa, vi 2 senhores conversando e cheguei discretamente com a minha camera na mão e perguntei de quem era o terreno.
Um deles afirmou que pertencia a FlumiTrens, o outro disse que era do Metrô, o 1º rapidamente corrigiu o que tinha dito e concordou com o 2º.
Me perguntaram porque eu perguntava sobre isso, disse que estava interessado em fotografar o Trem que estava ao lado, o 1º senhor me disse que eu podia subir no tanque do caminhão que estava abastecendo logo mais a frente, eu agradeci e subi, tirei 2 fotos quase identicas e agradeci aos senhores e a dois funcionários da CEDAE que permitiram a minha subida no caminhão.
Trago a vocês duas fotos do lendário VLT do Pré-Metrô, canibalizado em 1996 após ter sido danificado por uma colisão com um Trem do tipo Metrô na estação Inhaúma no mesmo ano, desde então ele foi abandonado em um rabicho na parte norte do Centro de Manutenção, existe a possibilidade do Trem ser removido do local para a passagem do elevado da Linha 1A.
E confirmo o que o dmo.fepasa perguntou, na foto dá pra ver claramente que a caixa do Trem é de Aço Carbono mesmo
---
Obrigado gente, vocês não imaginam o quanto essas 2 fotos foram e são importantes pra mim, eu as trouxe aqui em primeira mão, sinto que o esforço que tive pra tirar esta foto compensou. :?:
E agora tive a oportunidade de postar outra imagem curiosa, foi tirada dia 9 de maio também, esta no muro acima da boca do túnel São Cristóvão-Estácio, abaixo na foto tem um trilho TR-57 se não me engano.
Infelizmente está assim pixado por causa do vandalismo no local, mais ainda sim preservado
Percebe-se ao centro a máscara frontal do mafersa, simbolo do Metrô na década de 80 e ainda é. E o logotipo da extinta Cia do Metropolitano.
Uma obra de arte feita por... A placa estava em baixo disto mas agora não lembro quem fez.
---
Cartões do Metrô Rio e Supervia
Este tópico destina-se a todas as curiosidades encontradas refentes ao Metrô.
A maior da Linha 1 é 1622 metros entre as estações Flamengo e Botafogo.
A menor é entre as estações Presidente Vargas e Uruguaiana que é de 436 metros sendo a menor do Metrô.
Na Linha 2 a maior é entre Maria da Graça e Triagem que é de 2480 metros sendo portanto a maior do Metrô Carioca, a menor de 1015 metros entre Acari/Fazenda Botafogo e Coelho Neto.
---
Distância em metros entre as estações da Linha 1 Laranja:
998: - Saens Peña - São Francisco Xavier
670: - São Francisco Xavier - Afonso Pena
1300: - Afonso Pena - Estácio
776: - Estácio - Praça Onze
1151: - Praça Onze - Central
550: - Central - Presidente Vargas
436: - Presidente Vargas - Uruguaiana
660: - Uruguaiana - Carioca
446: - Carioca - Cinelândia
1055: - Cinelândia - Glória
654: - Glória - Catete
620: - Catete - Largo do Machado
681: - Largo do Machado - Flamengo
1622: -Flamengo - Botafogo
1619: - Botafogo - Cardeal Arcoverde
692: - Cardeal Arcoverde - Siqueira Campos
1247: - Siqueira Campos - Cantagalo
Distância em metros entre as estações da Linha 2 Verde:
1156: - Pavuna - Engenheiro Rubens Paiva
1615: - Engenheiro Rubens Paiva - Acari / Fazenda Botafogo
1015: - Acari / Fazenda Botafogo - Coelho Neto
1562: - Coelho Neto - Colégio
1260: - Colégio - Irajá
1308: - Irajá - Vicente de Carvalho
1135: - Vicente de Carvalho - Thomás Coelho
1254: - Thomás Coelho - Engenho da Rainha
1583: - Engenho da Rainha - Inhaúma
1100: - Inhaúma - Del Castilho
1363: - Del Castilho - Maria da Graça
2480: - Maria da Graça - Triagem
1950: - Triagem - Maracanã
1338: - Maracanã - São Cristóvão
1585: - São Cristóvão - Estácio
---
Provável aparência dos novos trens do Metrô do Rio
Esse é um Metropolis certo?
O contato é por TT.
---
Numeração dos Trens
O famoso Marcelo Allmirante Descobriu como é feita a numeração dos trens. Exemplo:
110-021
O 110 representa a númeração do trem do dia, pois ela é variada de acordo com a programação do carrossel do dia. O primeiro número representa a linha que o trem está operando, nessse caso é a linha 1 com o horário 10, formando o trem 110 do dia.
Na linha 2 seria 210, 211, 212, etc ...
Já o 021 representa o número da composição em sí, não pela programação de horário, mas pela composição dos carros. O trem 021 é composto pelos carros
1008
2059 (Mulher)
2011
2074
2073
1029
Série 1000 - carros tipo A, com cabine do condutor
Série 2000 - carros tipo B, sem cabine do condutor
Os trens da Linha 2 da série 60 e 70 contam ao menos com dois carros da Alstom, entregues em 1998
---
Média de passageiros por Linhas no total de 550Mil por dia em 20 horas de operação
Linha 1 Laranja
161 passageiros por carro
966 passageiros por Trem (Padrão, 6 carros)
15.456 passageiros/hora
310Mil passageiros por dia
Linha 2 Verde
139 passageiros por carro
556 passageiros em um Trem Curto (4 carros)
695 passageiros em um Trem padrão Linha 2 (5 carros)
11.537 passageiros/hora
240Mil passageiros por dia
---
Trago novidades para todos, estive ontem no bairro da Cidade Nova procurando uma forma de fotografar o VLT sucateado.
Cheguei em São Cristóvão as 3:30 da tarde e fui andando até o viaduto da EFCB sobre a avenida Francisco Bicalho, passei em frente a um imóvel da CEDAE que serve de ponto de abastecimento para caminhões pipa, vi 2 senhores conversando e cheguei discretamente com a minha camera na mão e perguntei de quem era o terreno.
Um deles afirmou que pertencia a FlumiTrens, o outro disse que era do Metrô, o 1º rapidamente corrigiu o que tinha dito e concordou com o 2º.
Me perguntaram porque eu perguntava sobre isso, disse que estava interessado em fotografar o Trem que estava ao lado, o 1º senhor me disse que eu podia subir no tanque do caminhão que estava abastecendo logo mais a frente, eu agradeci e subi, tirei 2 fotos quase identicas e agradeci aos senhores e a dois funcionários da CEDAE que permitiram a minha subida no caminhão.
Trago a vocês duas fotos do lendário VLT do Pré-Metrô, canibalizado em 1996 após ter sido danificado por uma colisão com um Trem do tipo Metrô na estação Inhaúma no mesmo ano, desde então ele foi abandonado em um rabicho na parte norte do Centro de Manutenção, existe a possibilidade do Trem ser removido do local para a passagem do elevado da Linha 1A.
E confirmo o que o dmo.fepasa perguntou, na foto dá pra ver claramente que a caixa do Trem é de Aço Carbono mesmo
---
Obrigado gente, vocês não imaginam o quanto essas 2 fotos foram e são importantes pra mim, eu as trouxe aqui em primeira mão, sinto que o esforço que tive pra tirar esta foto compensou. :?:
E agora tive a oportunidade de postar outra imagem curiosa, foi tirada dia 9 de maio também, esta no muro acima da boca do túnel São Cristóvão-Estácio, abaixo na foto tem um trilho TR-57 se não me engano.
Infelizmente está assim pixado por causa do vandalismo no local, mais ainda sim preservado
Percebe-se ao centro a máscara frontal do mafersa, simbolo do Metrô na década de 80 e ainda é. E o logotipo da extinta Cia do Metropolitano.
Uma obra de arte feita por... A placa estava em baixo disto mas agora não lembro quem fez.
---
Cartões do Metrô Rio e Supervia
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Vi semana passada uma coisa curiosa, em um dos carros reformados da Linha 2 reparei que o nome da estação Del Castilho ganhou o acréssimo do nome do Shopping que usa a mesma como espaço publicitário, agora sendo o nome da estação Nova América/Del Castilho.
Já é a segunda vez que esse tipo de mudança de nome de estações é feita na Linha 2, a 1ª foi a Estácio que se chama atualmente Estácio/RioCidadeNova (escrito assim mesmo, tudo junto)
Já é a segunda vez que esse tipo de mudança de nome de estações é feita na Linha 2, a 1ª foi a Estácio que se chama atualmente Estácio/RioCidadeNova (escrito assim mesmo, tudo junto)
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Isso faz parte da parceria entre o shopping e o Metrô Rio. O shopping se comprometeu a reformar a estação e em troca teve o seu nome vinculado à estação. Eu só não sei se vai ser uma simples reforma ou uma mais profunda. Seria legal se instalassem escadas rolantes e aquele dispositivo para cadeirantes.
Já o caso da Estácio, foi um pedido da Prefeitura do Rio, pois nos arredores da estação foi inaugurado o centro de convenções RioCidadeNova. Só que meses depois a prefeitura passou à administração do centro para a SulAmérica e ele recebeu o nome da empresa de seguros. Então, não tem mais sentido esse RioCidadeNova vinculado à Estácio.
-
- Conta Suspensa
- Mensagens: 68
- Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16
Duas curiosidades na Estácio - Linha 2:
A primeira é a presença do que parece ser um veículo de manutenção, num dos túneis da futura ligação com a Carioca:
E a segunda são esses monitores:
Será que eles tem a ver com aquela lei que obriga o Metrô Rio e a SuperVia à divulgarem o horário de partidas das composições? Além desse, cheguei a ver um outro. Fotos tiradas hoje à tarde.
A primeira é a presença do que parece ser um veículo de manutenção, num dos túneis da futura ligação com a Carioca:
E a segunda são esses monitores:
Será que eles tem a ver com aquela lei que obriga o Metrô Rio e a SuperVia à divulgarem o horário de partidas das composições? Além desse, cheguei a ver um outro. Fotos tiradas hoje à tarde.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Belas fotos Vinicius, minha câmera não faria melhor.
A tempos queria tirar foto desse Locotrator (alto de linha, sei lá. hehe) mas como sei do poder limitado da minha máquina...
Obrigado pela foto que ficou excelente para o local onde ela foi feita.
Aquele telão na parede, eu o vi na segunda feira e esqueci de comentar aqui, eu também pensei na possibilidade de ser algo relacionado com a lei que obriga Metrô e SuperVia a mostrar os horários dos Trens em tempo real...
A tempos queria tirar foto desse Locotrator (alto de linha, sei lá. hehe) mas como sei do poder limitado da minha máquina...
Obrigado pela foto que ficou excelente para o local onde ela foi feita.
Aquele telão na parede, eu o vi na segunda feira e esqueci de comentar aqui, eu também pensei na possibilidade de ser algo relacionado com a lei que obriga Metrô e SuperVia a mostrar os horários dos Trens em tempo real...
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Pelo menos no Metrô Rio eles já colocaram os televisores,mas ainda não estão ligados,na Supervia nem indício,só tem esses visores em Deodoro e na Central...[D.S.R] David SR escreveu: eu também pensei na possibilidade de ser algo relacionado com a lei que obriga Metrô e SuperVia a mostrar os horários dos Trens em tempo real...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Estive na estação Nova América/Del Castilho no dia 30 de setembro e pude perceber que no lado norte da estação nas duas plataformas está sendo feito o trabalho de reforma, estão removendo a tematização que há nas paredes que remete a imagem do Shopping que adotou a estação como espaço publicitário, segue-se aqui algumas fotos que tirei das obras, fotos feitas na plataforma sentido Pavuna:
1-
2-
3-
4-
5-
1-
2-
3-
4-
5-
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Terça Feira (07/10) começaram a operar os monitores de LCD instalados nas estações Estácio/ESA-L2 (4), Saens Peña/SPN (2) e Pavuna/PVN (1) que mosram o horário da próxima partida, os que foram instalados em SPN apresentam um contador regressivo na parte inferior que sempre se inicia em 4 minutos o que demonstra um pouco de amadorismo pois o Trem sempre saia com 30 segundos de atraso e por isso não respeitam o horário dos monitores, tirei uma foto ontem de uma das TVs em funcionamento em ESA-2.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Ae, esqueci de um detalhe também, os avisos sonoros gravados mudaram (os viculados dentro dos Trens), um deles foi o do assento preferencial: Prezado cliente, os bancos de cor laranja ou azul são preferenciais para portadores de necessidades especiais, idosos, gestantes e pessoas com criança de colo, seja solidário, seda o lugar"
E o das estações também, agora está mais pausado e audivel, e o da estação Pavuna agora cita o lado do desembarque (direito), foi adicionado uma palavra que eu não sei o que quer dizer, ficou assim o PA de algumas estações: Próxima estação São Cristóvão, desembarque pelo lado direito, observe atentamente o espaço entre o Trem e a plataforma, next stop São Cristóvão station, Mind the gap
Essa parte em negrito é falada com a seguinte fonética: Mai tegep
acho que por enquanto as novidades só são essas.
E o das estações também, agora está mais pausado e audivel, e o da estação Pavuna agora cita o lado do desembarque (direito), foi adicionado uma palavra que eu não sei o que quer dizer, ficou assim o PA de algumas estações: Próxima estação São Cristóvão, desembarque pelo lado direito, observe atentamente o espaço entre o Trem e a plataforma, next stop São Cristóvão station, Mind the gap
Essa parte em negrito é falada com a seguinte fonética: Mai tegep
acho que por enquanto as novidades só são essas.
Editado pela última vez por [D.S.R] David SR em 13 Out 2008, 08:18, em um total de 1 vez.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
deve ser: "Mind the gap"
É a frase usada no Metrô de Londres, é até meio famosa. Em tradução livre seria "lembre-se do vão/desnivel", no caso "cuidado com o vão/desnível"
http://en.wikipedia.org/wiki/Mind_the_gap
Aqui é possivel ouvir: http://br.youtube.com/watch?v=TiQ8UYbLs1w
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante