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[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Pessoal
Vejam o que encontrei, próximo a Estação Pilares (Cintral Vidal) da Linha Auxiliar - Ramal de Belford Roxo.
Esta pode ser a ponte que está neste relatório, postado pelo Dado.
Vide o Mapa:
Resquícios do Leito.
A Ponte está em paralelo com a Rua José dos Reis.
É isso....
Vejam o que encontrei, próximo a Estação Pilares (Cintral Vidal) da Linha Auxiliar - Ramal de Belford Roxo.
Esta pode ser a ponte que está neste relatório, postado pelo Dado.
Vide o Mapa:
Resquícios do Leito.
A Ponte está em paralelo com a Rua José dos Reis.
É isso....
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Teve uma vez que fui ao Mercadão de Madureira, ano passado, e filmei esta ponte quando passava de trem, ou resquício de uma ponte ao lado da linha ... achei até que fosse Monhangaba, mas a posição é um pouco diferente e a construção não me pareceu ser tão antiga, mas pode ser impressão minha.
Melekh, como sempre surpreendendo nas fotos e nas pesquisas ! Show de bola ! Valeu !
app
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado,
Monhangaba é mais anterior ao local onde está a ponte, ela já está ali antes da construção da Linha Amarela, mas também não me pareceu ser tão antiga e não tem trilhos nela, porem podem ter sido retirados.
Obrigado pelos elogios, mas veja o relatório que voce postou; sem ele eu não teria feito a associação e presumido que a referida ponte pudesse, quem sabe... ser do Ramal das Oficinas.
Outra coisa, no Mapa de 1959 - Guyia ZAZ o Ramal só está assinalado a partir da Linha Auxiliar. Não existia mais o trecho da Rio D'Ouro. PORÉM, encontrei o que me pareceu ser um resquício desta parte do Ramal.
Acredito que seja aqui:
Valeu mesmo.
Monhangaba é mais anterior ao local onde está a ponte, ela já está ali antes da construção da Linha Amarela, mas também não me pareceu ser tão antiga e não tem trilhos nela, porem podem ter sido retirados.
Obrigado pelos elogios, mas veja o relatório que voce postou; sem ele eu não teria feito a associação e presumido que a referida ponte pudesse, quem sabe... ser do Ramal das Oficinas.
Outra coisa, no Mapa de 1959 - Guyia ZAZ o Ramal só está assinalado a partir da Linha Auxiliar. Não existia mais o trecho da Rio D'Ouro. PORÉM, encontrei o que me pareceu ser um resquício desta parte do Ramal.
Acredito que seja aqui:
Valeu mesmo.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Mas essa construção seria um resquício de alguma ponte ?
Sobre qual rio, baseado nos mapas que foram postados ?
Eu sempre achei (e ainda acho) que a linha da EFRdO (Ramal para as oficinas do Engenho de Dentro) fosse neste local abaixo, próximo à Estação Wal Mart (não reparem a montagem feita no Paint do Windows ... fiz no trabalho, rapidamente !)
Foto © Google Street View
E a visão aérea, de onde acredito ser o antigo leito do ramal das oficinas da EFRdO em direção ao Engenho de Dentro:
Foto © Google Earth
Sobre qual rio, baseado nos mapas que foram postados ?
Eu sempre achei (e ainda acho) que a linha da EFRdO (Ramal para as oficinas do Engenho de Dentro) fosse neste local abaixo, próximo à Estação Wal Mart (não reparem a montagem feita no Paint do Windows ... fiz no trabalho, rapidamente !)
Foto © Google Street View
E a visão aérea, de onde acredito ser o antigo leito do ramal das oficinas da EFRdO em direção ao Engenho de Dentro:
Foto © Google Earth
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Voltemos aos documentos !
Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas - 1913
^^Nestas páginas fala-se sobre o prolongamento da ferrovia, em 1912, até ILHA DAS MOÇAS, ou seja, com permissão de tráfego pela Linha Auxiliar. Pode-se perceber em seguida, o vertiginoso aumento do número de passageiros a usar a ferrovia.
^^Inauguração das estações meteorológicas
^^Demonstrativo das linhas e suas extensões
Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas - 1913
^^Nestas páginas fala-se sobre o prolongamento da ferrovia, em 1912, até ILHA DAS MOÇAS, ou seja, com permissão de tráfego pela Linha Auxiliar. Pode-se perceber em seguida, o vertiginoso aumento do número de passageiros a usar a ferrovia.
^^Inauguração das estações meteorológicas
^^Demonstrativo das linhas e suas extensões
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
(continuação)
>> Ramal do Colomy ?! Já foi falado sobre este ramal antes ? Não me lembro ... onde seria ?
>> Nota-se também que neste ano foram feitas reinvidicações para construção de estações em Tinguá, Retiro e Rio d'Ouro, ou seja, até o momento nestes locais existiam apenas paradas simples.
>> À meia-noite do dia 5 de dezembro foi acertado o horário do relógio da estação do Caju.
>> As instalações da ferrovia continuam precárias e insalubres, causando moléstias
>> No texto diz que no anexo há a quilometragem de TODAS AS ESTAÇÕES ! Entretanto ainda não encontrei este anexo, pois há centenas de anexos no final do relatório mas não aparece a ordem no índice ...
Informações interessantes sobre a comunicação telegráfica e telefônica
Assim que der eu continuo ! Muita coisa interessante está a caminho, nos próximos relatórios ! Aguardem ...
>> Ramal do Colomy ?! Já foi falado sobre este ramal antes ? Não me lembro ... onde seria ?
>> Nota-se também que neste ano foram feitas reinvidicações para construção de estações em Tinguá, Retiro e Rio d'Ouro, ou seja, até o momento nestes locais existiam apenas paradas simples.
>> À meia-noite do dia 5 de dezembro foi acertado o horário do relógio da estação do Caju.
>> As instalações da ferrovia continuam precárias e insalubres, causando moléstias
>> No texto diz que no anexo há a quilometragem de TODAS AS ESTAÇÕES ! Entretanto ainda não encontrei este anexo, pois há centenas de anexos no final do relatório mas não aparece a ordem no índice ...
Informações interessantes sobre a comunicação telegráfica e telefônica
Assim que der eu continuo ! Muita coisa interessante está a caminho, nos próximos relatórios ! Aguardem ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Saudações Ferroviaristas.
Sobre um registro de que a Linha Antiga da Rio D’Ouro (Liberdade – Engo. do Matto) seguisse pela Av. Suburbana e continuasse pela Av. João Ribeiro (Est. Nova da Pavuna), posto aqui 02 fotos da Av. Suburbana (parece ser altura de Pilares) onde vemos trilhos na mesma.
Trilhos de bonde?
Mas note que cruzando a linha ao fundo, parece ser um trem.
Nesta outra, já não vemos mais os trilhos.
Assinalei em vermelho o local em que as edificações parecem ser as mesmas, mas que estão em ângulos diferentes.
Este local marcado, é onde está hoje a Papelaria Pilares e uma Padaria - Largo de Pilares.
Compare as Fotos antigas e recentes.
Abraços a todos.
Sobre um registro de que a Linha Antiga da Rio D’Ouro (Liberdade – Engo. do Matto) seguisse pela Av. Suburbana e continuasse pela Av. João Ribeiro (Est. Nova da Pavuna), posto aqui 02 fotos da Av. Suburbana (parece ser altura de Pilares) onde vemos trilhos na mesma.
Trilhos de bonde?
Mas note que cruzando a linha ao fundo, parece ser um trem.
Nesta outra, já não vemos mais os trilhos.
Assinalei em vermelho o local em que as edificações parecem ser as mesmas, mas que estão em ângulos diferentes.
Este local marcado, é onde está hoje a Papelaria Pilares e uma Padaria - Largo de Pilares.
Compare as Fotos antigas e recentes.
Abraços a todos.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Melekh, observando com calma as fotos postadas agora, concluo o seguinte:
Na primeira foto do Largo de Pilares, o ângulo mostra a Papelaria Pilares ao fundo, de frente para o fotógrafo. Os trilhos parecem ser de bonde, devido à fenda nos trilhos. Na segunda foto, do mesmo local, mas atualmente, dá pra notar que não há nada mais da época, a não ser a Papelaria Pilares.
Na segunda foto, o fótografo está à esquerda da primeira, e à direita da Papelaria. Sendo assim, a rua de onde foi feita a primeira foto segue à direita do fotógrafo na segunda foto. E se a rua à direita é a rua de onde foi feita a primeira foto e onde estavam os trilhos, veja que na segunda foto é exatamente um bonde que aparece passando por esta rua. Então os trilhos são de fato, de bonde.
Mas ainda estou intrigado com o suposto "trem" que aparece na primeira foto. É um bonde de fato, mas por onde ele estaria passando na segunda foto, se os trilhos não aparecem nesta ?
Na primeira foto do Largo de Pilares, o ângulo mostra a Papelaria Pilares ao fundo, de frente para o fotógrafo. Os trilhos parecem ser de bonde, devido à fenda nos trilhos. Na segunda foto, do mesmo local, mas atualmente, dá pra notar que não há nada mais da época, a não ser a Papelaria Pilares.
Na segunda foto, o fótografo está à esquerda da primeira, e à direita da Papelaria. Sendo assim, a rua de onde foi feita a primeira foto segue à direita do fotógrafo na segunda foto. E se a rua à direita é a rua de onde foi feita a primeira foto e onde estavam os trilhos, veja que na segunda foto é exatamente um bonde que aparece passando por esta rua. Então os trilhos são de fato, de bonde.
Mas ainda estou intrigado com o suposto "trem" que aparece na primeira foto. É um bonde de fato, mas por onde ele estaria passando na segunda foto, se os trilhos não aparecem nesta ?
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas - 1914
Neste ano foi acordado um termo de ajuste para tráfego de composições da Linha Auxiliar entre as estações de Caju e Liberdade; e ocorreu uma mudança de um cruzamento entre a linha de bondes e da EFRdO no lugar chamado Retiro Saudoso. Deve ser próximo da Av.Brasil ...
Neste ano foi inaugurada a estação de Xerém, no dia 02 de outubro. A estação foi construída de acordo com o "typo" adotado. Como já foi citado este termo anteriormente (e posteriormente, como veremos), deduzo que todas as estações mencionadas assim eram do mesmo feitio. Se incluem nesta mesma característica as estações de Xerém, Jaceruba, Tinguá, Rio d'Ouro até onde eu sei.
Neste ano foi acordado um termo de ajuste para tráfego de composições da Linha Auxiliar entre as estações de Caju e Liberdade; e ocorreu uma mudança de um cruzamento entre a linha de bondes e da EFRdO no lugar chamado Retiro Saudoso. Deve ser próximo da Av.Brasil ...
Neste ano foi inaugurada a estação de Xerém, no dia 02 de outubro. A estação foi construída de acordo com o "typo" adotado. Como já foi citado este termo anteriormente (e posteriormente, como veremos), deduzo que todas as estações mencionadas assim eram do mesmo feitio. Se incluem nesta mesma característica as estações de Xerém, Jaceruba, Tinguá, Rio d'Ouro até onde eu sei.
Editado pela última vez por DadoDJ em 21 Mar 2011, 00:11, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Relatório minsterial da Viação e Obras Públicas - 1915
Em relação ao tráfego, encontrava-se dificultoso e necessitado de baldeações devido à queda de pontes no ramal de Tinguá.
Na parada Coqueiros, foi construída uma plataforma de alvenaria; e plataformas de terra escoradas com trilhos em Irajá e Collegio.
A situação do tráfego não era boa: ocorreram vários descarrilhamentos e as locomotivas encontravam-se em mau estado: apenas uma de dezesseis estava em bom estado.
Informações sobre as oficinas de construção, manutenção e adaptação de composições; e sobre a estação de Belford Roxo, que foi aumentada neste ano.
Em relação ao tráfego, encontrava-se dificultoso e necessitado de baldeações devido à queda de pontes no ramal de Tinguá.
Na parada Coqueiros, foi construída uma plataforma de alvenaria; e plataformas de terra escoradas com trilhos em Irajá e Collegio.
A situação do tráfego não era boa: ocorreram vários descarrilhamentos e as locomotivas encontravam-se em mau estado: apenas uma de dezesseis estava em bom estado.
Informações sobre as oficinas de construção, manutenção e adaptação de composições; e sobre a estação de Belford Roxo, que foi aumentada neste ano.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Relatório ministerial da Viação e Obras Públicas - 1916
Abaixo segue uma mensagem escrita pelo diretor da Repartição de Águas e Obras Públicas, já desesperado com a situação da ferrovia, e enviada ao Ministro da Viação e Obras Públicas :
Autorizada a ser construída em 11/02/1916, a estação de Rio d'Ouro foi concluída exatos 6 meses depois. O prédio onde funcionava a agência/estação anteriormente estava em ruínas, além de ser alugado.
(continua ...)
Abaixo segue uma mensagem escrita pelo diretor da Repartição de Águas e Obras Públicas, já desesperado com a situação da ferrovia, e enviada ao Ministro da Viação e Obras Públicas :
Autorizada a ser construída em 11/02/1916, a estação de Rio d'Ouro foi concluída exatos 6 meses depois. O prédio onde funcionava a agência/estação anteriormente estava em ruínas, além de ser alugado.
(continua ...)
Editado pela última vez por DadoDJ em 21 Mar 2011, 00:15, em um total de 2 vezes.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas - 1916
Agora vai ficar bom ... um quadro com a posição, distância e altitudes das estações ! ! !
Reparem que Venda Grande não aparece nesta relação ... será que já havia sido desativada ? Será que a EFRdO já compartilhava o tráfego pela Linha Auxiliar, via Maria da Graça, ao invés de passar pela Av.Suburbana ?
Reparem também que a estação Botafogo ainda recebia trens, mas tornou-se o Centro Telefônico e Telegráfico. E os trilhos seguiam por 1624 metros além da estação São Pedro, ponto final da linha tronco.
Agora atentem para mais detalhes ... na pate inferior da página estão relacionadas as letras que foram usadas como convenções na relação de estações. Vejamos:
(a) ...
(b) Entroncamento com o Ramal D.Anna Nery >> Em Benfica
(c) Ligação com a Linha Auxiliar >> Então a linha continuava passando pela Av.Suburbana até Liberdade, onde se encontrava com a Linha Auxiliar ? Ou será que em Liberdade houvesse uma "integração entre ferrovias" ? E Venda Grande ?
(d) Entroncamento com o Ramal do Engenho de Dentro >> Ainda existia o ramal em direção às oficinas do Engenho de Dentro neste ano ?! Ah ... tem mais coisas sobre Engenho de Dentro ... aguardem ...
(e) Entroncamento com o Ramal da Penha >> Em Vicente de Carvalho
(f) Entroncamento com o Ramal de Xerém >> Em Belford Roxo
(g) Entroncamento cm o Ramal da Represa >> Em Rio d'Ouro
Obs.: porque não é relacionado o entroncamento em Cava (José Bulhões) com o Ramal de Tinguá ?
(Coninua ...)
Agora vai ficar bom ... um quadro com a posição, distância e altitudes das estações ! ! !
Reparem que Venda Grande não aparece nesta relação ... será que já havia sido desativada ? Será que a EFRdO já compartilhava o tráfego pela Linha Auxiliar, via Maria da Graça, ao invés de passar pela Av.Suburbana ?
Reparem também que a estação Botafogo ainda recebia trens, mas tornou-se o Centro Telefônico e Telegráfico. E os trilhos seguiam por 1624 metros além da estação São Pedro, ponto final da linha tronco.
Agora atentem para mais detalhes ... na pate inferior da página estão relacionadas as letras que foram usadas como convenções na relação de estações. Vejamos:
(a) ...
(b) Entroncamento com o Ramal D.Anna Nery >> Em Benfica
(c) Ligação com a Linha Auxiliar >> Então a linha continuava passando pela Av.Suburbana até Liberdade, onde se encontrava com a Linha Auxiliar ? Ou será que em Liberdade houvesse uma "integração entre ferrovias" ? E Venda Grande ?
(d) Entroncamento com o Ramal do Engenho de Dentro >> Ainda existia o ramal em direção às oficinas do Engenho de Dentro neste ano ?! Ah ... tem mais coisas sobre Engenho de Dentro ... aguardem ...
(e) Entroncamento com o Ramal da Penha >> Em Vicente de Carvalho
(f) Entroncamento com o Ramal de Xerém >> Em Belford Roxo
(g) Entroncamento cm o Ramal da Represa >> Em Rio d'Ouro
Obs.: porque não é relacionado o entroncamento em Cava (José Bulhões) com o Ramal de Tinguá ?
(Coninua ...)
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Relatório Ministerial da Viação e Obras públicas - 1916 (contnuação)
Quadro de estações e paradas dos ramais e sub-ramais, com quilometragem, posição e altitude ! ! !
Vejam isso ! O ramal D.Anna Nery iniciava no km3,977 da linha tronco e seguia por 862 metros até a estação D.Anna Nery, cujas ruínas podem ser vistas neste link, fruto de excelentes pesquisas e registros feito pelo forista Melekh.
Nesta época, Liberdade e Alfredo Maia eram compartilhadas entre a Linha Auxiliar e a EFRdO. Em Liberdade, ainda não entendi como seria tal uso compartilhado.
No km 9,111 da linha tronco havia uma chave em direção ao ramal do Engenho de Dentro ... e no final deste, havia uma PARADA ! Resta saber qual a função desta parada ... embarque, desembarque e baldeação de passageiros entre a EFCB e a EFRdO ? Apenas desembarque e embarque de funcionários nas oficinas do Engenho de Dentro ? Algo a se averigüar ...
No km 13,615 (em Vicente de Carvalho) havia uma chave para o Ramal da Penha. Curiosamente apenas a estação Fazenda Grande é relacionada neste ramal ... provavelmente porque o tráfego de passageiros (principalmente de romeiros e fiéis da Igreja da Penha) foi interrompido em 1906/1907 ... as paradas Vila Ypiranga, Largo da Penha e Maria Angu devem ter sido desativadas com o fim do tréfgo de passageiros no trecho.
No rodapé da página, novamente há vários tópicos em observação às informações mostradas na tabela. Vamos a elas:
(1) Este ramal está em uso pelo serviço de abastecimento de água >> Ramal D.Anna Nery
(2) Quilometragem da EFCB >> Em relação à Liberdade e Alfredo Maia
(3) Observação interessante em relação ao ramal do Engenho de Dentro: "Este ramal está em tráfego de mercadorias e em serviço de abastecimento de água
(4) O Ramal da Penha está apenas em serviço do abastecimento de água, com sua ponte marítima e depósito de tubos.
(5) João Pinto era o outro nome do Ramal de Xerém
(6) O sub-ramal de Mantiquira está apenas em serviço do abastecimento de água. Como compRovado por mim e pelo Julio em 2009 (o vídeo sobre isso,entre outras coisas, está sendo produzido), a Praça em Mantiquira era o local onde havia o entroncamento entre os ramais de xerém e o sub-ramal de Mantiquira.
(CONTINUA ! ! !)
Quadro de estações e paradas dos ramais e sub-ramais, com quilometragem, posição e altitude ! ! !
Vejam isso ! O ramal D.Anna Nery iniciava no km3,977 da linha tronco e seguia por 862 metros até a estação D.Anna Nery, cujas ruínas podem ser vistas neste link, fruto de excelentes pesquisas e registros feito pelo forista Melekh.
Nesta época, Liberdade e Alfredo Maia eram compartilhadas entre a Linha Auxiliar e a EFRdO. Em Liberdade, ainda não entendi como seria tal uso compartilhado.
No km 9,111 da linha tronco havia uma chave em direção ao ramal do Engenho de Dentro ... e no final deste, havia uma PARADA ! Resta saber qual a função desta parada ... embarque, desembarque e baldeação de passageiros entre a EFCB e a EFRdO ? Apenas desembarque e embarque de funcionários nas oficinas do Engenho de Dentro ? Algo a se averigüar ...
No km 13,615 (em Vicente de Carvalho) havia uma chave para o Ramal da Penha. Curiosamente apenas a estação Fazenda Grande é relacionada neste ramal ... provavelmente porque o tráfego de passageiros (principalmente de romeiros e fiéis da Igreja da Penha) foi interrompido em 1906/1907 ... as paradas Vila Ypiranga, Largo da Penha e Maria Angu devem ter sido desativadas com o fim do tréfgo de passageiros no trecho.
No rodapé da página, novamente há vários tópicos em observação às informações mostradas na tabela. Vamos a elas:
(1) Este ramal está em uso pelo serviço de abastecimento de água >> Ramal D.Anna Nery
(2) Quilometragem da EFCB >> Em relação à Liberdade e Alfredo Maia
(3) Observação interessante em relação ao ramal do Engenho de Dentro: "Este ramal está em tráfego de mercadorias e em serviço de abastecimento de água
(4) O Ramal da Penha está apenas em serviço do abastecimento de água, com sua ponte marítima e depósito de tubos.
(5) João Pinto era o outro nome do Ramal de Xerém
(6) O sub-ramal de Mantiquira está apenas em serviço do abastecimento de água. Como compRovado por mim e pelo Julio em 2009 (o vídeo sobre isso,entre outras coisas, está sendo produzido), a Praça em Mantiquira era o local onde havia o entroncamento entre os ramais de xerém e o sub-ramal de Mantiquira.
(CONTINUA ! ! !)
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas - 1916 (continuação)
Quadro de estações e paradas dos ramais e sub-ramais, com quilometragem, posição e altitude ! ! !
Agora a relação é do ramal de Tinguá e da Represa, principalmente.
Curiosamente, a chave do ramal de Tinguá não está relacionada a José Bulhões e sim a uma posição anterior a estação, aproximadamente 100 metros antes de José Bulhões.
A partir de Tinguá, existia um sub-ramal de Boa Esperança. Porém, neste ano ele constava como fora de tráfego.
O ramal da Represa tinha a sua chave de acesso poucos mais de 100 metros além da estação de Rio d'Ouro. Também pude ver isso com o Julio quando passamos pelo trecho, o sub-ramal não iniciava na estação, e sim além, dela.
Amanhã tentarei continuar com este ano de 1916.
Quadro de estações e paradas dos ramais e sub-ramais, com quilometragem, posição e altitude ! ! !
Agora a relação é do ramal de Tinguá e da Represa, principalmente.
Curiosamente, a chave do ramal de Tinguá não está relacionada a José Bulhões e sim a uma posição anterior a estação, aproximadamente 100 metros antes de José Bulhões.
A partir de Tinguá, existia um sub-ramal de Boa Esperança. Porém, neste ano ele constava como fora de tráfego.
O ramal da Represa tinha a sua chave de acesso poucos mais de 100 metros além da estação de Rio d'Ouro. Também pude ver isso com o Julio quando passamos pelo trecho, o sub-ramal não iniciava na estação, e sim além, dela.
Amanhã tentarei continuar com este ano de 1916.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Acredito que não houvesse uma parada em Maria Angu. Até pq a praia ficava a menos de 100m dela. Talvez essa parada na verdade fosse a própria ponte de atracação. Aí sim haveria razão para serem tão próximas. E pelo texto a ponte ainda estava em funcionamento.DadoDJ escreveu:No km 13,615 (em Vicente de Carvalho) havia uma chave para o Ramal da Penha. Curiosamente apenas a estação Fazenda Grande é relacionada neste ramal ... provavelmente porque o tráfego de passageiros (principalmente de romeiros e fiéis da Igreja da Penha) foi interrompido em 1906/1907 ... as paradas Vila Ypiranga, Largo da Penha e Maria Angu devem ter sido desativadas com o fim do tréfgo de passageiros no trecho.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Boa noite a todos. Notavel o trabalho de pesquisa de vocês. Mas estou aqui para jogar uma bomba nos peitos de vocês. Eu e o Rangel consultando os estaçoes ferroviarias nos deparamos com uma foto um tanto peculiar. Uma foto de todas as linhas na altura do Estadio do Maracana, ali e visivel a Linha Auxiliar, a Linha do Centro, Linha Norte e a Rio d'Ouro(mista), ate ai tudo bem, mas se vocês observarem bem verao a direita 4 bitolas metricas, todas da Linha Norte, concluo que a foto e bem anterior ao ano de 66, pois no proprio estaçoes ferroviarias tem a foto de um cartaz que anuncia a eletrificaçao chegando na Estaçao da Penha Circular e todos sabemos q foi na decada de sessenta que se retirou uma das bitolas metricas da Linha Norte deixando com sua atual configuraçao tres linhas. O detalhe surreal e o seguinte vocês perceberam uma plataforma entre as metricas da Linha Norte(exatamente onde hoje corresponde as bitolas largas do atual ramal de Saracuruna)? A Estaçao Derby Club teve plataforma servindo a Linha Norte? Ou sera outra estaçao? Posso estar errado mais esta quase na curva a atual Estaçao Maracana e tao proxima assim da curva?
Embaixo segue o link com a foto. E a primeira foto maior do post.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... racana.htm
Embaixo segue o link com a foto. E a primeira foto maior do post.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... racana.htm
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Preclaro Nando.
Quanto tempo!!
Parabéns pela organização dos passeios ferroviários.
A sua indagação é pertinente. Eu já tinha reparado isso, mas penso que essa plataforma é a estação de São Cristóvão, porém com a posição dessa plataforma mais avançada que as demais.
O pátio de São Cristovão estaria logo atrás do fotógrafo.
Não sei porquê haveria esse avanço da plataforma, uma vez que havia distância suficiente para os trens da E.F.Norte/Rio D'ouro sairem de BMauá/ Fco Sá e pararem em uma plataforma alinhada com as demais.
Não tenho 100% certeza disso, é apenas um palpite, digamos, fortalecido pela posição do estádio ao fundo e das linhas.
Quanto tempo!!
Parabéns pela organização dos passeios ferroviários.
A sua indagação é pertinente. Eu já tinha reparado isso, mas penso que essa plataforma é a estação de São Cristóvão, porém com a posição dessa plataforma mais avançada que as demais.
O pátio de São Cristovão estaria logo atrás do fotógrafo.
Não sei porquê haveria esse avanço da plataforma, uma vez que havia distância suficiente para os trens da E.F.Norte/Rio D'ouro sairem de BMauá/ Fco Sá e pararem em uma plataforma alinhada com as demais.
Não tenho 100% certeza disso, é apenas um palpite, digamos, fortalecido pela posição do estádio ao fundo e das linhas.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Dado, se nao me engano esta foto so pode ter sido batida sobre o viaduto de sao cristovao no acesso a estacao. Essa plataforma deve ser, portanto, o final da plataforma da estacao de sao cristovao. Talvez a da EF Norte fosse um pouco mais a frente da atual ou entao fosse um pouco mais extensa naquela epoca.
Inclusive a area desta plataforma continua la vazia.
E um outro detalhe. Acredito que as duas linhas da extrema direita tenham sido removidas para abertura ou ampliacao da avenida Bartolomeu de Gusmao (continuacao da Visconde de Niteroi). A linha metrica atual existente seria, nesta foto, a terceira da direita para a esquerda.
Inclusive a area desta plataforma continua la vazia.
E um outro detalhe. Acredito que as duas linhas da extrema direita tenham sido removidas para abertura ou ampliacao da avenida Bartolomeu de Gusmao (continuacao da Visconde de Niteroi). A linha metrica atual existente seria, nesta foto, a terceira da direita para a esquerda.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
DESCULPA ADENILSON MAS NAO E SAO CRISTOVAO NAO, MOSTREI MINHA FOTO A UM AMIGO FERROVIARISTA, ELE SIMPLESMENTE ME ENVIOU UMA FOTO MUITO PARECIDA E DO MESMO ANGULO, SENDO Q A DELE E MAIS RECENTE POIS A DELE NAO APARECE A BITOLA MISTA MAIS QUE SERVIA A RIO DOURO, SEGUNDO ADENILSON ESSA PLATAFORMA ESTA QUASE NA CURVA DIFERENTE DA MINHA Q PODE PARECER UMA ILUSAO DE OPTICA, A DO RAFAEL E NITIDA MOSTRANDO A PLATAFORMA POUQUISSIMOS METROS DO ANTIGO MUSEU DO INDIO Q FICA QUASE JUNTINHO DO MARACANA. pOXA EU QUERIA Q você E O AMARAL VISSEM ESSA FOTO, vocês IAM SE SURPREENDER também. VOU PEDIR O DADO PARA POSTAR PARA MIM ENVIAREI PARA ELE VIA EMAIL OU MSN.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
AMARAL SO UMA FOI RETIRADA UMA E NAO DUAS A LINHA NORTE SO TEVE 4 METRICAS, DAS QUAIS DUAS VIRARAM LARGAS UMA METRICA RESISTIU E OUTRA METRICA FOI RETIRADA DE TODO O TRECHO DA LINHA NORTE
Amaral escreveu:Dado, se nao me engano esta foto so pode ter sido batida sobre o viaduto de sao cristovao no acesso a estacao. Essa plataforma deve ser, portanto, o final da plataforma da estacao de sao cristovao. Talvez a da EF Norte fosse um pouco mais a frente da atual ou entao fosse um pouco mais extensa naquela epoca.
Inclusive a area desta plataforma continua la vazia.
E um outro detalhe. Acredito que as duas linhas da extrema direita tenham sido removidas para abertura ou ampliacao da avenida Bartolomeu de Gusmao (continuacao da Visconde de Niteroi). A linha metrica atual existente seria, nesta foto, a terceira da direita para a esquerda.
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