Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
Bom eu acho q deveriam reativar a linha para caráter comercial também,além da restauração do cais q existe ali...Há bastante potencial turístico ali,falta é investir...
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
Link do álbum do Picasa, com as fotos feitas pelo aventureiro Sidney Lopes, no dia 01 de maio de 2011, na ocasião do nosso encontro da comunidade e fórum TGVBR:
https://picasaweb.google.com/trilhosdor ... directlink
Caso desejem, comentem as fotos ! Em breve colocarei todas as fotos com legendas.
https://picasaweb.google.com/trilhosdor ... directlink
Caso desejem, comentem as fotos ! Em breve colocarei todas as fotos com legendas.
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
Não consegui acessar.DadoDJ escreveu:Link do álbum do Picasa, com as fotos feitas pelo aventureiro Sidney Lopes, no dia 01 de maio de 2011, na ocasião do nosso encontro da comunidade e fórum TGVBR:
https://picasaweb.google.com/trilhosdor ... directlink
Caso desejem, comentem as fotos ! Em breve colocarei todas as fotos com legendas.
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
Finalmente consegui ir ao local no domingo passado dia 31 com um grupo daqui do Rio mesmo, e, apesar de alguns per5calços como relatou o Dado lá no encontro de GP, tivemos a grande chance de fotografar e filmar a árae de atracamento com a maré baixa, acho que poucos conseguiram isto. espero que gostem.
Rotatória e cais (foto clássica)
Cais na maré baixa, após 150 anos resistindo.
Rotatória e cais (foto clássica)
Cais na maré baixa, após 150 anos resistindo.
Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
Fotos incríveis Paulo, meus parabéns.
Apesar de todos os contratempos, só a oportunidade que nós tivemos de registrar o píer por baixo, já valeu por toda a viagem. Com certeza é um registro histórico e raro. Em breve estaremos de volta para registrar todo o percurso.
Depois posto as minhas.
Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
Aliás, trago uma excelente notícia para o local:
Notícia de 9/8/2011, publicada na coluna impressa do Ancelmo Góes, no O Globo.
O PÍER E A ESTAÇÃO de trem em petição de miséria que aparecem nas fotos são alvos de uma luta antiga do brasileiro Antonio Pastori, presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária. A estação de Guia de Pacobaíba, em Magé, RJ, é a primeira do Brasil. Ali, a família real pegava o transporte para subir em direção a Petrópolis. Agora, acaba de ser aprovado um projeto para revitalização deste ponto histórico: sobre as ruínas do píer (sim, antigamente, ia-se para Petrópolis de barco até a raiz da serra e, dali, pegava-se um trem), será construída uma passarela de madeira; a estação, hoje sem luz nem banheiro, ganhará capacidade para receber 30 mil visitantes por ano; e, em frente, ficará uma réplica cenográfica da primeira locomotiva do Brasil, a Baronesa. O dinheiro, R$432 mil, virá do Fundo de Direitos Difusos. Vamos torcer.
Torcer agora para que o projeto realmente saia do papel e que após as intervenções, haja conservação, pois a reforma feita a pouco mais de um ano no local, pela prefeitura de Magé, já se encontra completamente abandonada e depredada.
Notícia de 9/8/2011, publicada na coluna impressa do Ancelmo Góes, no O Globo.
O PÍER E A ESTAÇÃO de trem em petição de miséria que aparecem nas fotos são alvos de uma luta antiga do brasileiro Antonio Pastori, presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária. A estação de Guia de Pacobaíba, em Magé, RJ, é a primeira do Brasil. Ali, a família real pegava o transporte para subir em direção a Petrópolis. Agora, acaba de ser aprovado um projeto para revitalização deste ponto histórico: sobre as ruínas do píer (sim, antigamente, ia-se para Petrópolis de barco até a raiz da serra e, dali, pegava-se um trem), será construída uma passarela de madeira; a estação, hoje sem luz nem banheiro, ganhará capacidade para receber 30 mil visitantes por ano; e, em frente, ficará uma réplica cenográfica da primeira locomotiva do Brasil, a Baronesa. O dinheiro, R$432 mil, virá do Fundo de Direitos Difusos. Vamos torcer.
Torcer agora para que o projeto realmente saia do papel e que após as intervenções, haja conservação, pois a reforma feita a pouco mais de um ano no local, pela prefeitura de Magé, já se encontra completamente abandonada e depredada.
Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
No dia 30 de julho, eu retornei ao local junto com os membros do Fórum "TGVBR - Ferrovias Brasil", DadoDJ, Guilherme Pinho, Nogueiraf e Pablo ITT, para um encontro que tinha como objetivo percorrer parte da antiga Estrada de Ferro Mauá, desde Guia de Pacobaíba até Piabetá. Queríamos registrar os vestígios que ainda existiam da mesma e confirmar se algumas estações desse trecho ainda estavam de pé. A estação de Guia de Pacobaíba e o seu entorno, quase três anos depois da minha primeira visita, estão bem diferentes. No ano passado, a Prefeitura de Magé, em comemoração ao 156º aniversário da nossa primeira ferrovia, reformou a estação e reurbanizou o seu entorno. Infelizmente, passado pouco mais de um ano, essa reurbanização já se encontra depredada e meio que abandonada. Porém, a estação agora tem um bom uso: biblioteca comunitária e a população frequenta mais o local, pois havia muitas famílias e pessoas utilizando a área como lazer, diferente de 2008, quando o mato dominava tudo e impedia qualquer tipo de atividade por lá. Infelizmente, aconteceram alguns imprevistos que fizeram com que a expedição fosse cancelada, mas, em contrapartida, tivemos a oportunidade única de registrar a estrutura do Caís de Mauá com a maré baixa. Momento raro e imagens nunca vistas na internet. Vale muito a pena conferir.
1. As primeiras fotos são do antigo girador da estação, mais tarde substituído por um triângulo de reversão, cuja a existência eu desconhecia na primeira vez que visitei o local
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9. Pelo menos o mato não domina mais o local
10.
11.
12. A estação reformada e o seu entorno reurbanizado
13.
14.
15. Um pequeno trolley, resgatado pela AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária), colocado em exposição em frente a estação
16.
17. Vandalismo
18.
19. Caís de Mauá
20.
21. As fotos a seguir são do caís por baixo
22.
23.
24.
25.
26. Pedaços de aço e concreto espalhados por todo o local
27.
28.
29.
30.
31. Aos poucos a história vai se desfazendo
32.
33.
34.
35. Encontramos inclusive alguns dormentes de madeira
36.
37. A natureza tomando conta do que abandonamos
38.
39.
40.
Imagens tristes de como tratamos a nossa história. Torcendo para que os projetos de recuperação que estão previstos para o local saiam definitivamente do papel.
1. As primeiras fotos são do antigo girador da estação, mais tarde substituído por um triângulo de reversão, cuja a existência eu desconhecia na primeira vez que visitei o local
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9. Pelo menos o mato não domina mais o local
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12. A estação reformada e o seu entorno reurbanizado
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15. Um pequeno trolley, resgatado pela AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária), colocado em exposição em frente a estação
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19. Caís de Mauá
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21. As fotos a seguir são do caís por baixo
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35. Encontramos inclusive alguns dormentes de madeira
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37. A natureza tomando conta do que abandonamos
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Imagens tristes de como tratamos a nossa história. Torcendo para que os projetos de recuperação que estão previstos para o local saiam definitivamente do papel.
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- MEMBRO PLENO
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
Completando com algumas que ficaram faltando
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- MODERADOR RJ
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Re: Guia de Pacobaíba: onde a nossa ferrovia nasceu
Mais fotos:
Espaço onde funcionava o girador de locomotivas:
Estação a frente:
A estação de Guia de Pacobaiba:
O cais:
Dormente de madeira no meio dos destroços do cais:
Espaço onde funcionava o girador de locomotivas:
Estação a frente:
A estação de Guia de Pacobaiba:
O cais:
Dormente de madeira no meio dos destroços do cais:
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