Sobre o enlace Metrô-Ferrovia, existe desde os anos 70, quando o Centro de Manutenção foi construído, foi por ele que foram entregues todos os 182 carros do metrô, e por ele que devem ser entregues os carros novos também.
Atualmente essa via faz conexão com a via sentido Pavuna.
Algumas fotos do enlace que eu tenho:
1- Visto pelo lado da Supervia
2- Visto da plataforma da estação Cidade Nova
3- Visto pela janela de um Trem da Linha 2 no sentido Centro/Botafogo
Durante as obras da Linha 1A, ela foi utilizada para a entrada das locomotivas ALCO RS-3, para a entrada misteriosa de vários truques das mesmas locomotivas que ficaram encostados em uma das vias do CM, e para a entrada de uma desguarnecedora de via, também da Supervia, que foram usadas nas obras, e também para o translado de alguns carros com avarias gravez que ficacaram impossibilitados de acessar o CM durante as obras de reconstrução da via do viaduto de ligação do CM com a linha 2 em São Cristóvão, motivo pelo qual foi construído um desvio que liga a via sentido Pavuna da estação Maracanã com uma via do antigo Pátio Mangueira, da Supervia, o translado dos carros era feito de madrugada para essa via do CM.
E sobre o digito da Linha 4, pode ser 3, já que pelo visto o prefixo na vista dos carros deixou de ter a função de representar a linha que o Trem opera.