BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação Campinas
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Estação Campinas
Pessoal, finalmente voltei de Campinas. O congresso foi ótimo.
Antes de tudo devo dizer que adorei Campinas. É uma cidade limpa, rica e com pessoas muito educadas pelo que pude observar. Fiquei hospedado no bairro Barão Geraldo, que é o bairro da Unicamp. Não sei se é lei por lá, mas aconteceu cinco vezes comigo de eu estar parado na calçada esperando o sinal abrir e os motoristas pararem o carro pra eu passar mesmo com sinal verde para os carros. Impressionante. Gostei muito, espero voltar um dia.
Bem, mas é claro que eu não poderia visitar Campinas sem ao menos tentar fotografar pelo menos algumas de suas muitas estações desativadas. E o resultado foi bem positivo: fotografei oito estações desativadas sendo sete do antigo VLT.
Sei que vocês provavelmente devem estar ansiosos pra ver as fotos das estações do VLT, mas eu postarei aqui na ordem em que eu visitei as estações, e a estação Campinas foi a primeira.
A estação Campinas localiza-se no centro da cidade, próxima à rodoviária. Ela é lindíssima. Muito bem conservada... É um prédio histórico, de 1887 pelo que fui informado.
Visitei essa estação na quarta-feira, no horário de almoço do congresso. A estação está desativada e hoje funciona como centro cultural, mas a linha está em plena atividade com os trens da Ferroban pelo que me informaram no local. Ou seja, os trens passam pela estação, mas não fazem paradas.
Vamos às fotos:
É como eu sempre digo: toda cidade tem a sua Central do Brasil:
Fachada, belíssima:
Mais algumas externas:
Notem o belo relógio:
Uma das poucas coisas turísticas que vi em Campinas. Este informativo mostra a história da estação:
Mais uma exterior:
Interior. Este é o saguão da estação Campinas:
Foi incrível entrar nas plataformas. Todas as fotos foram tiradas da plataforma 1 (a plataforma 2 estava inacessível):
Tudo muito bem cuidado. Parabéns à prefeitura de Campinas:
Acesso subterrâneo entre as plataformas (estava bloqueado):
Quilometragem:
Antigo guichê:
É praticamente uma viagem ao passado:
Material rodante na plataforma 2:
Geral do fim da plataforma 1:
Cobertura:
Existe muito material rodante dos mais diversos:
Estranhos carrinhos de pesagem:
PS: é bom estar de volta.
Antes de tudo devo dizer que adorei Campinas. É uma cidade limpa, rica e com pessoas muito educadas pelo que pude observar. Fiquei hospedado no bairro Barão Geraldo, que é o bairro da Unicamp. Não sei se é lei por lá, mas aconteceu cinco vezes comigo de eu estar parado na calçada esperando o sinal abrir e os motoristas pararem o carro pra eu passar mesmo com sinal verde para os carros. Impressionante. Gostei muito, espero voltar um dia.
Bem, mas é claro que eu não poderia visitar Campinas sem ao menos tentar fotografar pelo menos algumas de suas muitas estações desativadas. E o resultado foi bem positivo: fotografei oito estações desativadas sendo sete do antigo VLT.
Sei que vocês provavelmente devem estar ansiosos pra ver as fotos das estações do VLT, mas eu postarei aqui na ordem em que eu visitei as estações, e a estação Campinas foi a primeira.
A estação Campinas localiza-se no centro da cidade, próxima à rodoviária. Ela é lindíssima. Muito bem conservada... É um prédio histórico, de 1887 pelo que fui informado.
Visitei essa estação na quarta-feira, no horário de almoço do congresso. A estação está desativada e hoje funciona como centro cultural, mas a linha está em plena atividade com os trens da Ferroban pelo que me informaram no local. Ou seja, os trens passam pela estação, mas não fazem paradas.
Vamos às fotos:
É como eu sempre digo: toda cidade tem a sua Central do Brasil:
Fachada, belíssima:
Mais algumas externas:
Notem o belo relógio:
Uma das poucas coisas turísticas que vi em Campinas. Este informativo mostra a história da estação:
Mais uma exterior:
Interior. Este é o saguão da estação Campinas:
Foi incrível entrar nas plataformas. Todas as fotos foram tiradas da plataforma 1 (a plataforma 2 estava inacessível):
Tudo muito bem cuidado. Parabéns à prefeitura de Campinas:
Acesso subterrâneo entre as plataformas (estava bloqueado):
Quilometragem:
Antigo guichê:
É praticamente uma viagem ao passado:
Material rodante na plataforma 2:
Geral do fim da plataforma 1:
Cobertura:
Existe muito material rodante dos mais diversos:
Estranhos carrinhos de pesagem:
PS: é bom estar de volta.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Lindíssima essa estação e impressionante o seu estado de conservação. Eu adorei a arquitetura desse acesso subterrâneo (linda) e o material rodante que se encontra no local. Só poderiam é retirar todo aquele lixo que se encontra em uma das vias internas. Ah, e uma dúvida: o que seria aquele vagão (carro?) com cortinas?
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Lipe,
Sim, a gare se extende pelas duas plataformas, cobrindo os trilhos do meio. Lembra da estação de Engenho de Dentro ? Lembra um pouco com esse "pé direito" alto.
Vinicius,
Pois é. O segurança também não soube me dizer. Não sei se está dando pra ler direito, mas no carro está escrito "SOS Campinas" antes do logo da FEPASA. Não sei o que isso quer dizer.
Sim, a gare se extende pelas duas plataformas, cobrindo os trilhos do meio. Lembra da estação de Engenho de Dentro ? Lembra um pouco com esse "pé direito" alto.
Vinicius,
Pois é. O segurança também não soube me dizer. Não sei se está dando pra ler direito, mas no carro está escrito "SOS Campinas" antes do logo da FEPASA. Não sei o que isso quer dizer.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
Essa estação é realmente lindíssima... uma das mais bonitas do Brasil.
Quando que esta estação vai voltar à ser estação?... fico triste pelo fato desses lugares se transformarem em várias coisas, menos estações de trem. Espero que isso mude um dia...
Quando que esta estação vai voltar à ser estação?... fico triste pelo fato desses lugares se transformarem em várias coisas, menos estações de trem. Espero que isso mude um dia...
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Eu também Evandro... Com certeza.Evandro escreveu:Quando que esta estação vai voltar à ser estação?... fico triste pelo fato desses lugares se transformarem em várias coisas, menos estações de trem. Espero que isso mude um dia...
Mas fico feliz de ao menos a estação não estar abandonada. O abandono leva em primeiro lugar ao saque e depois destruição gratuita de marginais ou simplesmente pela ação do tempo e da natureza.
Já estive em estações que viraram escritório de orgãos municipais, residência, delegacia de polícia, centro cultural, depósito, estacionamento e mais recentemente, cooperativa de recilagem.
Mas também já estive em estações que honestamente, hoje nem sei mais se estão de pé. A estação São Bento é o melhor exemplo: eu não me surpreenderia se a estação viesse a baixo com uma forte chuva e vento.
No fundo queria mais é que todas estivessem funcionando como estações, mas qualquer utilidade para elas depois da desativação já é muito bom. Mesmo estações fechadas utilizadas como residência é muito bom porque mal ou bem o morador "protege" a estação do vandalismo.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Símbolo de um período, conexões importantes com a Santos-Jundiaí e Mairinque-Santos. Espero que nossos tópicos levem pessoas a se mobilizarem ao menos pela conservação desses excelentes e belos edifícios, além do alto valor histórico que representam. Parabéns renan, a melhor série sobre Campinas sob trilhos da net!!
( Vem cá , você falou com os meninos de Campinas ou foi tudo na garra e coragem?)
( Vem cá , você falou com os meninos de Campinas ou foi tudo na garra e coragem?)
Eu pensei que essa vagão (carro?) poderia ser um daqueles vagões antigos de manutenção, mas cortinas, eu acho, não eram presentes nesse tipo de veículo.renanfsouza escreveu:Vinicius,
Pois é. O segurança também não soube me dizer. Não sei se está dando pra ler direito, mas no carro está escrito "SOS Campinas" antes do logo da FEPASA. Não sei o que isso quer dizer.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Fantástica, é daí que vai sair o TAV pelo que pude perceber.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
Re: Estação Campinas
1. Fachada da estação em um dia chuvoso
2.
3.
4. Detalhe de uma janelinha com o ano de construção da estação
5. Cabine de manobras
6. Janela da cabine
Infelizmente quando fui era sábado, e as plataformas não estavam abertas à visitação, que vai de segunda a sexta das 9h às 18h.
2.
3.
4. Detalhe de uma janelinha com o ano de construção da estação
5. Cabine de manobras
6. Janela da cabine
Infelizmente quando fui era sábado, e as plataformas não estavam abertas à visitação, que vai de segunda a sexta das 9h às 18h.
Re: Estação Campinas
1. Símbolo da Cia. Paulista na passagem inferior alguns metros à frente da estação
2. Lanchonete
3.
4. Plataformas sentido capital
5.
6. Passagem inferior
7.
8.
9.
10.
11. Vagão de manutenção de rede aérea
12. Interior do vagão
13.
14.
15. Retorno da bauxita passando em Campinas pontualmente ao meio-dia
16. U23CA
17. C26-7MP
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27. Freio de emergência, talvez?
28.
29. Trem de serviço da ALL no pátio
30. Banheiro
31.
32.
33.
34.
35. "Uma Mexicana. De Jundiai até Campinas são necessárias 3 locomotivas para tracionar os 35 carregados de bauxita, devido a rampa do Km 38. A locomotiva de auxilio fica desviada em Campinas aguardando para ser rebocada de volta para Jundiai." By Nanah
36.
37.
38.
39. O piso original, em outra passagem inferior
40. Esse sou eu hehe
41.
42.
43. Panorâmica das plataformas
44.
Para quem quiser ver todas as fotos de Campinas: http://s1196.photobucket.com/albums/aa4 ... 0-12-2010/
2. Lanchonete
3.
4. Plataformas sentido capital
5.
6. Passagem inferior
7.
8.
9.
10.
11. Vagão de manutenção de rede aérea
12. Interior do vagão
13.
14.
15. Retorno da bauxita passando em Campinas pontualmente ao meio-dia
16. U23CA
17. C26-7MP
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27. Freio de emergência, talvez?
28.
29. Trem de serviço da ALL no pátio
30. Banheiro
31.
32.
33.
34.
35. "Uma Mexicana. De Jundiai até Campinas são necessárias 3 locomotivas para tracionar os 35 carregados de bauxita, devido a rampa do Km 38. A locomotiva de auxilio fica desviada em Campinas aguardando para ser rebocada de volta para Jundiai." By Nanah
36.
37.
38.
39. O piso original, em outra passagem inferior
40. Esse sou eu hehe
41.
42.
43. Panorâmica das plataformas
44.
Para quem quiser ver todas as fotos de Campinas: http://s1196.photobucket.com/albums/aa4 ... 0-12-2010/
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 239
- Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
- Localização: São Paulo - SP
Estação Campinas: uma maravilha
Maravilha das maravilhas!
Das inúmeras vezes que eu fui de trem da Estação da Luz para Campinas, acabei descendo nesta maravilha de estação, que prima pelo estilo arquitetônico britânico.
Das inúmeras vezes que eu fui de trem da Estação da Luz para Campinas, acabei descendo nesta maravilha de estação, que prima pelo estilo arquitetônico britânico.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante