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Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

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DadoDJ
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Set 2011, 13:29

Melekh escreveu:(...)
Leito da Ferrovia, cruzando o rio Guandu Mirim, próximo da antiga Rio-São Paulo.
Não existe mais a ponte.

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Abraço a todos.
Ainda desconfio muito deste traçado, ao lado da ponte rodoviária da Antiga RJ x SP.
Entretanto, o livro do Hélio Suêvo descreve que a ponte ferroviária passava sobre o Rio Guandu Mirim em ponte de 120m PARALELA a rodovia.
:O
Mais entretanto ainda, ele não diz a qual distância esta ponte passava ...
Até que se prove o contrário, o traçado feito pelos bravos pesquisadores está correto ... mas ainda estou com "uma pulga atrás da orelha" ...
:HH:
Eduardo P. Moreira
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Melekh
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 21 Set 2011, 13:48

Dado,

Veja que o traçado corre em paralelo a rodovia, só que sem a ponte.


Imagem


Eu e o Brunno registramos o que parecia ser um resqício de ponte neste local, pode ser que estejamos enganados....


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Abração amigo.

Obs. Postei alguns tópicos no Trilhos do Rio.

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DadoDJ
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Set 2011, 20:11

Ok, Melekh.
Já vi os (excelentes) tópicos que você postou por lá. Show de bola !

Voltando ao assunto leito da ferrovia Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz, vamos nos atentar aos seguintes detalhes:

♦ Mapa produzido pelo Serviço Geográfico Militar
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^^ Por este mapa, o traçado é completamente diferente do assinalado por você. Mas repare que todos os outros ramais e ferrovias estão corretamente desenhados, além do restante do traçado da Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz que vocês percorreram e fizeram o traçado nas imagens de satélite, ambas as descrições batem certinho, porque será que apenas este trecho está diferente ? Erro do mapa ? Pode ser ...
tnk

♦ Foto feita durante a expedição promovida por vocês:
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^^ Ou eu muito estou enganado, mas essa ponte (ruínas) sofreu pavimentação e ainda por cima possui um meio-fio ! Para mim foi uma ponte rodoviária, que se perdeu por algum motivo. A ferrovia pode até ter passado pelas proximidades, mas não acho que tenha sido por esta ponte. Até porque a rodovia Rio-São Paulo sofreu significativas modificações em seu traçado, a começar pela variante como hoje é chamada a via que passa por trás da estação de tratamento do Guandu, e que antes era a própria rodovia. Então eu acho que a rodovia tenha tido seu traçado modificado também neste trecho e ela se utilizava desta ponte, que com certeza é bem antiga.

♦ Cruzamento da ferrovia com a rodovia Rio-São Paulo:
Imagem
^^ Pelo mapa antigo de azulêjos, a ferrovia cruza a rodovia Rio-São Paulo apenas uma vez (na variante, onde você Melekh, através de pesquisas, conseguiu apontar o local correto onde havia um viaduto (passagem superior) sobre a ferrovia). Sendo assim, a rodovia passava por cima da ferrovia neste ponto (atrás da Estação de Tratamento de Água do Guandu, que não existia ainda) e seguia pelo lado direito da rodovia, ora se afastando, ora se aproximando, mas nunca tão próximo do apontado na foto de satélite acima.
Outra coisa: pelo seu percurso apontado, a ferrovia cruzaria a rodovia três vezes ! Uma na variante, através de passagem superior da rodovia, outra antes de chegar ao Rio Guandu Mirim e outra após cruzar o Rio Guandu Mirim novamente ! Acho muito estranho ... pode ser que tudo isso tenha sido causado por modificações radicais no traçado da rodovia, a possibilidade existe mas ... ainda estou com a pulga atrás da orelha ...
mrgr
Eu já conversei contigo sobre isso antes, mas gostaria de saber o que os outros pesquisadores acham disso ...
okk
Eduardo P. Moreira
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DadoDJ
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Set 2011, 21:00

Complementando ... não estou discordando das provas apresentadas. Só quero ter certeza ...

Inclusive me lembro de duas coisas que podem contrariar minhas idéias:

1-O "meio-fio" da ponte pode ser apenas um acabamento. Veja por exemplo o viaduto da Grota Funda, da EFPGP. Ela também tem um detalhe assim, nas laterais do leito;
2-A ponte que ainda existe da ferrovia, paralela à rodovia. Ponte esta que figura na livro do Hélio Suêvo (abaixo):
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^^ Como esta ponte está bem junto ao leito da rodovia, é provável que a ferrovia realmente passasse bem próxima a esta ...
tnk

O que acham ?
Eduardo P. Moreira
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Melekh
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 23 Set 2011, 08:57

Dado,


Entendo e concordo com os seus questionamentos, que podem estar corretos.

Quando eu o o Brunno fomos fazer esta parte do percurso do ramal, contamos com aproximadamente 90% das informações dos moradores do local.

Desta vez não tinhamos um mapa que pudesse nos mostrar o traçado, somente o Mapa de Azulejos.

Sei que existe um mapa do Serviço Geográfico Militar, da época que traz o trajeto, mapa que serviu de referencia para os das escolas municípais.

Eu tenho o mapa similar do Serviço Geográfico Militar, só que é de 1922 e este só traz o Rio de Janeiro e não engloba todo o Estado.

Também eu e o Brunno, corriamos contra o tempo, já que chegamos em Engo. Araripe no escuro.

Em breve virá o horário de verão, sugiro formar um novo grupo para refazer todo o trajeto, pois tem trechos que ainda me faz ficar com dúvidas.

Em tempo, temos que encontrar mais mapas do ramal.


Abraços.

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Fábio
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Fábio » 14 Fev 2013, 01:38

Melekh escreveu:Saudações a todos.

Coloco aqui o extinto Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

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No dia 5 de fevereiro de1929, inauguração do ramal Carlos Sampaio - Santa Cruz, com 34 km de extensão, ligando a estação de Carlos Sampaio da Linha Auxiliar até Santa Cruz no Ramal de Mangaratiba, passando por Austin na Linha do Centro. São inauguradas as estações de Cabuçu, Engenheiro Araripe, Engenheiro Heitor Lira. O ramal teve vida efêmera, pois o trecho Santa Cruz - Cabuçu foi fechado em 1932, restando apenas o tráfego de trens de serviço entre Cabuçu e Carlos Sampaio até 1948, quando o ramal foi totalmente erradicado.

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Mapa de Azulejo que mostra o antigo Ramal.

Pode ser encontrado nas Escolas (municipal) Sarmiento no Engo. Novo e Uruguai em São Cristovão.

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Mapa.

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Fotos do antigo ramal.


Início do ramal em Carlos Sampaio.

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Ponte da ramal já em Carlos Sampaio.

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Resquicio do Ramal.

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Cruzamento - Carlos Sampaio.

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Austin a direita a saida em direção a Carlos Sampaio

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Vista em direção a Santa Cruz.

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Austin a direita a saida em direção a Sta Cruz.

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Antiga estação Austin do Ramal Sta. Cruz - Carlos Sampaio.

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Casa de Turma.

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Estação Austin -- Linha do Centro e Ramal Sta. Cruz - Carlos Sampaio.

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Estação Austin, desvio para entrar no antigo Ramal.

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Resquicio do Antigo ramal Santa Cruz Carlos Sampaio.

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Complementando: O trecho entre Sta. Cruz e Austin era em Bitola Larga e de Austin e Carlos Sampaio era em Bitola Métrica.

Bom, ainda falta uma parte do trecho que preciso percorrer, terminar.


Abraço a todos.
Acabei de me inscrever nesse Fórum, que aliás, acompanho há pouquissimo tempo, e admiro muito. Sou um apaixonado também por ferrovias, e fico me perguntando, porque acabaram com tantos ramais de um transporte ecologicamente correto e que servia a muitas pessoas?
...enfim

Quanto a linha Carlos Sampaio x Austin x Santa Cruz, eu sou morador de Austin, desde de 1984, e ainda vi o portão que existia na estação de Austin saindo em direção a Carlos Sampaio, e, também cheguei acompanhar algumas manobras de uma máquina a diesel com vagões de manutenção da rede aérea, que era guardado no lado que da saida pra Santa Cruz.
Os trilhos exixtiram até bem pouco tempo, além da ponte sobre um riacho ali perto. Mas com o passar do tempo retiraram tudo e o que ficou foi invadido e hoje existe até um pequeno bar sobre esse trecho de manobra. Ainda podemos ver no local alguns trilhos dessa saudosa linha.

Desculpem o relato tão longo.
\-* O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. *-/

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Fábio
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Fábio » 14 Fev 2013, 01:51

Nina escreveu:Curiosidade minha: Proximo a Estrada do Campinho há uma rua chamada Estrada da Linha de Austin. Tem algo a ver com o ramal Santa Cruz - Carlos Sampaio - Austin? Fica numa localidade chamada Favela Linha de Austin. Tem como percorre-la pelo Google Street View pra quem tiver curiosidade.
Eu moro em Austin e da pra percorrer sim.
\-* O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. *-/

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Fábio
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Fábio » 25 Ago 2013, 21:52

Sou morador de Austin, desde 1982, gostaria de encontrar algum Forista, para garimpar o antigo leito dess extinto ramal.
Outra coisa, o espaço que existia saindo da Estação em direção a Carlos Sampaio, mudou muito, por conta da invasão, e, por obras feitas pela Prefeitura, como por exemplo, a construção de uma Quadra de Esportes e uma praça, onde ficavam os trilhos.
Em direção a Santa Cruz, até 03 (tres) anos atrás, havia mais vestígios de trilhos, onde uma locomotiva fazia manobras para guardar os vagões que eram usados na manutenção da rede aérea.

Fico a disposição para quaisquer esclarecimentos.
\-* O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. *-/


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Melekh
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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz

Mensagem não lida por Melekh » 18 Fev 2017, 21:39

Caro Fabio,

Saudações!

Só li a sua postagem agora, e depois desta data que voce postou eu tornei afazer parte do trajeto.
Em tempo: A estação de cabuçu e as outras ainda estavam de pé quando fiz a caminha.

Abraço!

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