[Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
[Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Nome: Alcântara
Inauguração: Desconhecida
Desativação: 2007
Histórico de concessões e ferrovias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (1984-1994), Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) (1994-1998), Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) (1998-Atualmente)
Plataformas: 1
Uso atual: Abandonada e em parte servindo de moradia
Chegar ao local da Estação Alcântara foi uma pequena aventura. Após seguirmos os trilhos - que nesse trecho passam por dentro do bairro de Alcântara - e atravessarmos uma ponte sobre o Rio Alcântara, nós tivemos que cruzar o pátio da estação literalmente por dentro do mato. Só que o mato era imenso, cobria os trilhos e era da nossa altura, mas havia uma pequena trilha - sabe-se lá quem corta caminho pelo local - na qual fomos eu e Guilherme na frente. Ao chegarmos a estação, o mato se dissipou e encontramos dois tipos estranhos por lá – provavelmente a mesma é utilizada como ponto de drogados e desocupados – mas como estávamos em grande número, não fomos incomodados. Alcântara é uma bela estação, típica da Leopoldina, mas que, infelizmente, encontra-se bastante abandonada e descaracterizada, principalmente a fachada voltada para a rua. Uma curiosidade: em uma de suas laterais ainda pode-se ler o nome original: Lampadosa.
Localização via Google Earth
Fotos
1. O mato que atravessamos para chegar até a estação
2.
3.
4. Eu acredito que seja a antiga casa do agente da estação
5.
6.
7. Essa estrutura deveria sustentar a antiga caixa d'água
8. Não sei do que se trata essa construção anexa ao prédio da estação
9.
10.
11.
12. O conjunto visto por outro ângulo
13. Eu gostei muito dessa foto
14. Detalhe das duas vias que cruzam a estação
15. Mais uma foto do matagal que atravessamos, só para você terem uma ideia do tamanho dele
16.
17. O conjunto da estação visto da passagem de nível
18. A fachada da estação que da para a rua encontra-se completamente descaracterizada
19
Após tirarmos fotos do local, o Cleiton e o DadoDJ tiveram que ir e o resto de nós decidiu por comer alguma coisa, já que estávamos sem almoçar e a base de biscoitos a quase doze horas. Acabamos parando em um McDonald's e depois de um tempo nos despedimos e fomos embora. Foi um passeio incrível e fico feliz que tenhamos conseguido completar o que tinha sido planejado, percorrendo grande parte do percurso a pé e conhecendo todas as estações e paradas, inclusive a perigosíssima Jardim Catarina. Foi um prazer estar com todos e espero revê-los em um próximo encontro. Abraços.
Inauguração: Desconhecida
Desativação: 2007
Histórico de concessões e ferrovias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (1984-1994), Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) (1994-1998), Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) (1998-Atualmente)
Plataformas: 1
Uso atual: Abandonada e em parte servindo de moradia
Chegar ao local da Estação Alcântara foi uma pequena aventura. Após seguirmos os trilhos - que nesse trecho passam por dentro do bairro de Alcântara - e atravessarmos uma ponte sobre o Rio Alcântara, nós tivemos que cruzar o pátio da estação literalmente por dentro do mato. Só que o mato era imenso, cobria os trilhos e era da nossa altura, mas havia uma pequena trilha - sabe-se lá quem corta caminho pelo local - na qual fomos eu e Guilherme na frente. Ao chegarmos a estação, o mato se dissipou e encontramos dois tipos estranhos por lá – provavelmente a mesma é utilizada como ponto de drogados e desocupados – mas como estávamos em grande número, não fomos incomodados. Alcântara é uma bela estação, típica da Leopoldina, mas que, infelizmente, encontra-se bastante abandonada e descaracterizada, principalmente a fachada voltada para a rua. Uma curiosidade: em uma de suas laterais ainda pode-se ler o nome original: Lampadosa.
Localização via Google Earth
Fotos
1. O mato que atravessamos para chegar até a estação
2.
3.
4. Eu acredito que seja a antiga casa do agente da estação
5.
6.
7. Essa estrutura deveria sustentar a antiga caixa d'água
8. Não sei do que se trata essa construção anexa ao prédio da estação
9.
10.
11.
12. O conjunto visto por outro ângulo
13. Eu gostei muito dessa foto
14. Detalhe das duas vias que cruzam a estação
15. Mais uma foto do matagal que atravessamos, só para você terem uma ideia do tamanho dele
16.
17. O conjunto da estação visto da passagem de nível
18. A fachada da estação que da para a rua encontra-se completamente descaracterizada
19
Após tirarmos fotos do local, o Cleiton e o DadoDJ tiveram que ir e o resto de nós decidiu por comer alguma coisa, já que estávamos sem almoçar e a base de biscoitos a quase doze horas. Acabamos parando em um McDonald's e depois de um tempo nos despedimos e fomos embora. Foi um passeio incrível e fico feliz que tenhamos conseguido completar o que tinha sido planejado, percorrendo grande parte do percurso a pé e conhecendo todas as estações e paradas, inclusive a perigosíssima Jardim Catarina. Foi um prazer estar com todos e espero revê-los em um próximo encontro. Abraços.
Editado pela última vez por Vinicius em 11 Jan 2011, 14:20, em um total de 1 vez.
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Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Finalmente, fim da nossa expedição !
Chegar aqui foi uma baita aventura. Além do mato alto, passamos sobre uma extensa ponte, com uma favela em frente. Foi até engraçado, pois eu estava atrás de todo mundo, filmando e fotografando. Quando cheguei exatamente em cima da ponte, as pilhas da câmera acabaram (estavam fraquejando desde a saída de Porto das Caixas ! ! ! E eu as deixei carregando por toda a noite anterior !). Como estava batendo um vento considerável nesta ponte, fiquei parado sobre ela para não correr o risco de cair no poluído rio Alcântara, enquanto trocava as pilhas. Quando acabei de trocar e levantei o olhar, me deparei com um maior favelão, de frente para a ponte ! ! ! Me senti como um patinho naquela atração de parque de diversões, onde você tem que acertar o pato com uma espingarda, enquanto ele fica de lá pra cá. Tirei uma foto e saí correndo atrás do nosso grupo ! ! !
Depois de passar por dentro de um matagal, chegamos a estação Alcântara. Alegria e decepção ao mesmo tempo !
Alegria:
1-em ter chegado ao final da nossa aventura, íntegros (tirando uma bolha no pé e arranhões na perna, tudo tranqüilo)
2-em ver que o dístico da estação ainda mantém o nome original: LAMPADOSA !
3-em constatar que devido a isso, o prédio ainda é o original ! E não está mal conservado !
Decepção:
1-o sol de fim de tarde ainda estava tão forte, mas tão forte, que me impediu de fazer uma boa foto do dístico ! Procurei tudo quanto era ângulo e nada! Vejam como a foto abaixo ficou, no melhor do ângulos que encontrei:
O dístico ficou escondido atrás da telhado do prédio que está em primeiro plano !
2-dois sujeitos muito estranhos estavam sentados na plataforma, provavelmente mendigos. Isso nos impediu de explorar com mais calma a estação e sua plataforma... que droga ! ! !
Ainda fiz estas imagens:
Estação, vista de outro ângulo (o dístico não poderia estar nesta parede ??? Que droga ! ! !)
Detalhes dos trilhos utilizados na ferrovia.
Próxima da estação, existe uma passagem de nível, bloqueda por pilastras ... deve ser para impedir o acesso de veículos e também do trem, pois impedir a passagem de pessoas, é que não é. Pelo menos foi bom saber que a passagem de nível fica próxima, pois podemos entrar por ali, em outra ocasião futura, e tirar fotos (de manhã de preferência, para evitar o sol de frente) do dístico e com mais detalhes da estação. Me despedi do grupo (que foi almoçar às 18:00 ! ! !) e embarquei em um ônibus da Coesa rumo ao Passeio. O ponto fica praticamente na esquina da passagem de nível.
Agora é nos preparar para a próxima excursão.
Até lá! ! !
Chegar aqui foi uma baita aventura. Além do mato alto, passamos sobre uma extensa ponte, com uma favela em frente. Foi até engraçado, pois eu estava atrás de todo mundo, filmando e fotografando. Quando cheguei exatamente em cima da ponte, as pilhas da câmera acabaram (estavam fraquejando desde a saída de Porto das Caixas ! ! ! E eu as deixei carregando por toda a noite anterior !). Como estava batendo um vento considerável nesta ponte, fiquei parado sobre ela para não correr o risco de cair no poluído rio Alcântara, enquanto trocava as pilhas. Quando acabei de trocar e levantei o olhar, me deparei com um maior favelão, de frente para a ponte ! ! ! Me senti como um patinho naquela atração de parque de diversões, onde você tem que acertar o pato com uma espingarda, enquanto ele fica de lá pra cá. Tirei uma foto e saí correndo atrás do nosso grupo ! ! !
Depois de passar por dentro de um matagal, chegamos a estação Alcântara. Alegria e decepção ao mesmo tempo !
Alegria:
1-em ter chegado ao final da nossa aventura, íntegros (tirando uma bolha no pé e arranhões na perna, tudo tranqüilo)
2-em ver que o dístico da estação ainda mantém o nome original: LAMPADOSA !
3-em constatar que devido a isso, o prédio ainda é o original ! E não está mal conservado !
Decepção:
1-o sol de fim de tarde ainda estava tão forte, mas tão forte, que me impediu de fazer uma boa foto do dístico ! Procurei tudo quanto era ângulo e nada! Vejam como a foto abaixo ficou, no melhor do ângulos que encontrei:
O dístico ficou escondido atrás da telhado do prédio que está em primeiro plano !
2-dois sujeitos muito estranhos estavam sentados na plataforma, provavelmente mendigos. Isso nos impediu de explorar com mais calma a estação e sua plataforma... que droga ! ! !
Ainda fiz estas imagens:
Estação, vista de outro ângulo (o dístico não poderia estar nesta parede ??? Que droga ! ! !)
Detalhes dos trilhos utilizados na ferrovia.
Próxima da estação, existe uma passagem de nível, bloqueda por pilastras ... deve ser para impedir o acesso de veículos e também do trem, pois impedir a passagem de pessoas, é que não é. Pelo menos foi bom saber que a passagem de nível fica próxima, pois podemos entrar por ali, em outra ocasião futura, e tirar fotos (de manhã de preferência, para evitar o sol de frente) do dístico e com mais detalhes da estação. Me despedi do grupo (que foi almoçar às 18:00 ! ! !) e embarquei em um ônibus da Coesa rumo ao Passeio. O ponto fica praticamente na esquina da passagem de nível.
Agora é nos preparar para a próxima excursão.
Até lá! ! !
Editado pela última vez por DadoDJ em 11 Jan 2011, 22:13, em um total de 1 vez.
Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Primeiro post atualizado com as minhas fotos.
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Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Belas fotos
Mais fotos:
O passeio foi muito proveitoso e espero ve-los nos próximos.
Em breve posto as fotos off do encontro.
Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Muito obrigado.
Editado pela última vez por Vinicius em 27 Jan 2011, 13:16, em um total de 1 vez.
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Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Ótimas fotos !
Por estas fotos do Guilherme se tem a exata noção do solzão que estava fazendo nesse dia ... e o quanto ele nos atrapalhou em tirar fotos de Alcântara ... pelo menos em relação ao Dístico "Lampadosa", que permanece oculto ... mas ao mesmo tempo, as fotos ficaram belíssimas com o sol de fim de tarde ...
Por estas fotos do Guilherme se tem a exata noção do solzão que estava fazendo nesse dia ... e o quanto ele nos atrapalhou em tirar fotos de Alcântara ... pelo menos em relação ao Dístico "Lampadosa", que permanece oculto ... mas ao mesmo tempo, as fotos ficaram belíssimas com o sol de fim de tarde ...
Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Galera eu consegui fotografar o dístico de dentro da oficina.
Editado pela última vez por Brunno em 28 Fev 2011, 10:34, em um total de 1 vez.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
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Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Brunno, alguma coisa aconteceu, pois a sua foto não está aparecendo acima ...
Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Dado em sem querer exclui a foto do meu picasa, mas vou substituir por essa e depois a edito para se ter um zoom no dístico.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
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Re: [Ramal de Itaboraí] Estação Alcântara
Vídeo da Estação no estado atual, 17/08/21
Não vou mentir, foi muito ruim entrar lá, a entrada está totalmente comprometida, e o lado da ponte está fechado com 2 cercas.
https://photos.google.com/share/AF1QipP ... FndlJyZlRR
Não vou mentir, foi muito ruim entrar lá, a entrada está totalmente comprometida, e o lado da ponte está fechado com 2 cercas.
https://photos.google.com/share/AF1QipP ... FndlJyZlRR
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