Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
Moderador: cataclism2
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
A Ferrovia do Aço foi projetada na década de 1970 para escoar a produção de minério de ferro de Minas Gerais para a CSN em Volta Redonda/RJ e para a COSIPA em Cubatão/SP. Como o traçado passaria por um terreno muito acidentado, o projeto previa uma quantidade absurda de viadutos e túneis, o maior deles com mais de 8 quilômetros, o que exigiria uma linha duplicada e eletrificada. Apenas o trecho entre Volta Redonda e Itabirito/MG foi construído, sendo que o trecho entre Minas e São Paulo não foi sequer iniciado. Há um trecho de cerca de 30 quilômetros entre o final da Ferrovia do Aço, em Itabirito e Belo Horizonte onde há vários trechos abandonados por onde iriam passar os trens, mas infelizmente ele nunca foi concluído. É bom frisar que o material da eletrificação da ferrovia (locomotivas, transformadores, etc.), importado da Inglaterra e que custou mais de meio bilhão de dólares (valores da época!), apodrece num galpão da antiga RFFSA em Cruzeiro/SP.
Abaixo vão algumas fotos e imagens que eu encontrei na Internet sobre este trecho não concluído, sendo um monumento ao descaso do poder público de nosso país.
01. Viaduto sobre o Rio Arrudas, na divisa entre Belo Horizonte e Sabará.
Foto: Jairo Nunes (Panoramio)
02. Teria cerca de 350 metros de comprimento.
Foto: Zezim (Panoramio)
03. Visto do satélite.
04. Túnel 1, entre Belo Horizonte e Sabará.
Foto: guguomais (Panoramio)
05. Possui cerca de 450 metros de comprimento.
Foto: guguomais (Panoramio)
06. Trecho entre os túneis 1 e 2.
Foto: guguomais (Panoramio)
07. Trecho entre os túneis 1 e 2 visto do satélite.
08. Túnel 2, com cerca de 2.200 metros de comprimento.
Foto: gugomais (Panoramio)
09. Trecho entre os túneis 2 e 3.
Foto: guguomais (Panoramio)
10. Traçado da ferrovia entre os túneis 2 e 3.
Foto: Petterson Guerra (Panoramio)
11. Túnel 3, com cerca de 290 metros de comprimento.
Foto: guguomais (Panoramio)
12. Trecho entre os túneis 3 e 4. O túnel quatro possui cerca de 220 metros de comprimento e situa-se entre Sabará e Nova Lima.
Foto: gugomais (Panoramio)
13. Visto do satélite, um corte num alto de um morro próximo à Nova Lima/MG, com cerca de 140 metros de extensão.
14. Cortes vistos a partir do satélite, próximo à Itabirito/MG.
15. Terminal Ferroviário de Andaimes, em Itabirito. É aqui onde termina (ou começa) a Ferrovia do Aço. No lado esquerdo é possível ver a entrada de um túnel de cerca de 940 metros de extensão por onde deveriam continuar os trilhos em direção à Belo Horizonte.
16. Já na outra extremidade da Ferrovia do Aço, próximo à Barra Mansa/RJ, jaz este viaduto (o da esquerda), com cerca de 700 metros de extensão.
Foto: João BC Reis (Panoramio)
17. Não consegui maiores informações sobre ele, mas acredito que seria parte de uma interligação entre a Ferrovia do Aço com o Ramal de São Paulo da EFCB, que passa ali por perto.
Se alguém possuir maiores informações ou fotos sobre este ou eventuais outros trechos da Ferrovia do Aço abandonados, por favor contribua.
A Ferrovia do Aço foi projetada na década de 1970 para escoar a produção de minério de ferro de Minas Gerais para a CSN em Volta Redonda/RJ e para a COSIPA em Cubatão/SP. Como o traçado passaria por um terreno muito acidentado, o projeto previa uma quantidade absurda de viadutos e túneis, o maior deles com mais de 8 quilômetros, o que exigiria uma linha duplicada e eletrificada. Apenas o trecho entre Volta Redonda e Itabirito/MG foi construído, sendo que o trecho entre Minas e São Paulo não foi sequer iniciado. Há um trecho de cerca de 30 quilômetros entre o final da Ferrovia do Aço, em Itabirito e Belo Horizonte onde há vários trechos abandonados por onde iriam passar os trens, mas infelizmente ele nunca foi concluído. É bom frisar que o material da eletrificação da ferrovia (locomotivas, transformadores, etc.), importado da Inglaterra e que custou mais de meio bilhão de dólares (valores da época!), apodrece num galpão da antiga RFFSA em Cruzeiro/SP.
Abaixo vão algumas fotos e imagens que eu encontrei na Internet sobre este trecho não concluído, sendo um monumento ao descaso do poder público de nosso país.
01. Viaduto sobre o Rio Arrudas, na divisa entre Belo Horizonte e Sabará.
Foto: Jairo Nunes (Panoramio)
02. Teria cerca de 350 metros de comprimento.
Foto: Zezim (Panoramio)
03. Visto do satélite.
04. Túnel 1, entre Belo Horizonte e Sabará.
Foto: guguomais (Panoramio)
05. Possui cerca de 450 metros de comprimento.
Foto: guguomais (Panoramio)
06. Trecho entre os túneis 1 e 2.
Foto: guguomais (Panoramio)
07. Trecho entre os túneis 1 e 2 visto do satélite.
08. Túnel 2, com cerca de 2.200 metros de comprimento.
Foto: gugomais (Panoramio)
09. Trecho entre os túneis 2 e 3.
Foto: guguomais (Panoramio)
10. Traçado da ferrovia entre os túneis 2 e 3.
Foto: Petterson Guerra (Panoramio)
11. Túnel 3, com cerca de 290 metros de comprimento.
Foto: guguomais (Panoramio)
12. Trecho entre os túneis 3 e 4. O túnel quatro possui cerca de 220 metros de comprimento e situa-se entre Sabará e Nova Lima.
Foto: gugomais (Panoramio)
13. Visto do satélite, um corte num alto de um morro próximo à Nova Lima/MG, com cerca de 140 metros de extensão.
14. Cortes vistos a partir do satélite, próximo à Itabirito/MG.
15. Terminal Ferroviário de Andaimes, em Itabirito. É aqui onde termina (ou começa) a Ferrovia do Aço. No lado esquerdo é possível ver a entrada de um túnel de cerca de 940 metros de extensão por onde deveriam continuar os trilhos em direção à Belo Horizonte.
16. Já na outra extremidade da Ferrovia do Aço, próximo à Barra Mansa/RJ, jaz este viaduto (o da esquerda), com cerca de 700 metros de extensão.
Foto: João BC Reis (Panoramio)
17. Não consegui maiores informações sobre ele, mas acredito que seria parte de uma interligação entre a Ferrovia do Aço com o Ramal de São Paulo da EFCB, que passa ali por perto.
Se alguém possuir maiores informações ou fotos sobre este ou eventuais outros trechos da Ferrovia do Aço abandonados, por favor contribua.
Re: Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
Pôxa, praticamente só lançar o leito e as vias.
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
Mais uma obra inacabada dos militares de pau pequeno
Como engenheiro, grande poeta.
-
- MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 916
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Re: Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
...exatamente... essa mania antiga - atual de fazer o mais caro, garantir o mais difícil, e depois deixar tudo às traças, cobras, flora e fauna.
Muito obrigado pelo tópico, CACO! Com esse compêndio de imagens, de todos os ângulos, dá pra perceber com facilidade o tamanho dessa obra.
Muito obrigado pelo tópico, CACO! Com esse compêndio de imagens, de todos os ângulos, dá pra perceber com facilidade o tamanho dessa obra.
-
- USUÁRIO JR
- Mensagens: 240
- Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Re: Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
Poxa, Tanto trabalho nos tuneis jogados no lixo! O que eles tem na cabeça em fazer isso?
Re: Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horiz
Ah, esse trecho ainda pode ser utilizado, só colocar a via =D
Re: Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horiz
O que falta é demanda, no futuro quem sabe.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- Novato
- Mensagens: 1
- Registrado em: 18 Out 2021, 11:13
Re: Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
Eu estive na entrada do tunel oposta ao terminal de andaimes. Ainda não tentei cruzar ele mas não foi possivel enxergar a saída. Os túneis 5 e 6 são próximos?
Se precisar tenho as coordenadas e fotos.
Se precisar tenho as coordenadas e fotos.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante