MC: carro motor com cabine
R1: carro reboque 1 (sem cabine)
R2: carro reboque 2 (sem cabine)
O motivo de a formação mínima não poder ser de apenas 1 TUE é a falta de cabine em uma das extremidades, ehehe.
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 21 Nov 2009, 22:30
por André Vasconcellos
Ahh táááá
Mas se vierem a modernizar os Fepasões como eles dizem,para colocar 8 carros como formação máxima,q teoricamente ao invés de MC + R1 + R2 ficaria MC1 + R1 + R2 + MC2 e a formação de 8 carros com MC1 + R1 + R2 + MC2 - MC1 + R1 + R2 + MC2 os carros reboque q restassem dessa adaptação o q lhes aconteceriam,já q se perderiam dois carros reboque na formação atual[MC + R1+ R2 - R2 +R1 + MC -em negrito os carros q seriam ''descartados'']???Haverá probabilidades de renumeração dos carros???
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 22 Nov 2009, 00:04
por Tiago Costa
Talvez seria diferente, André. Eles querem formar trens de 8 carros em formação fixa, e dão preferência para que o trem possa ter passagem entre carros entre todos os carros. Nesse caso, haveriam duas alternativas:
1. Eliminar carros reboques e carros motores, motorizando dois carros reboques:
Trem original (carros a serem eliminados em negrito, carros reboques a serem motorizados em vermelho): (MC + R1 + R2) + (R2 + R1 + MC) + (MC + R1 + R2) + (R2 + R1 + MC)
Trem modernizado: MC + R1 + R2 + M1 + M1 + R2 + R1 + MC
A reforma que aconteceu com os "5550" foi a tipo 2. Enfim, vamos ver o que querem fazer. Antes eu até era a favor da reforma tipo 2, mas a reforma tipo 1 é bem mais interessante para que os trens reformados fiquem exatamente como os novos, que serão do tipo "trem-tubo" (com gangway entre carros).
Quanto à numeração, dou como certo que vão mudar. Não faz muito sentido manter a numeração original.
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 22 Nov 2009, 17:01
por Rafael Lopes
Tiago Costa escreveu:Talvez seria diferente, André. Eles querem formar trens de 8 carros em formação fixa, e dão preferência para que o trem possa ter passagem entre carros entre todos os carros. Nesse caso, haveriam duas alternativas:
1. Eliminar carros reboques e carros motores, motorizando dois carros reboques:
Trem original (carros a serem eliminados em negrito, carros reboques a serem motorizados em vermelho): (MC + R1 + R2) + (R2 + R1 + MC) + (MC + R1 + R2) + (R2 + R1 + MC)
Trem modernizado: MC + R1 + R2 + M1 + M1 + R2 + R1 + MC
A reforma que aconteceu com os "5550" foi a tipo 2. Enfim, vamos ver o que querem fazer. Antes eu até era a favor da reforma tipo 2, mas a reforma tipo 1 é bem mais interessante para que os trens reformados fiquem exatamente como os novos, que serão do tipo "trem-tubo" (com gangway entre carros).
Quanto à numeração, dou como certo que vão mudar. Não faz muito sentido manter a numeração original.
Numeração bagunçada, diga-se de passagem: tem TUE com numeração padrão CPTM (500X-A00X-B00X-B00Y-A00Y-500Y), com Padrão Fepasa (500X-520X-530X-530Y-520Y-500Y, com alguns poucos ainda com a sigla UI na frente) e alguns carros com a numeração nos dois padrões (acho que foi no 5018 ou no 5016, cujo 3° carro apresentava B018 (B016 se for este) e 5318 (5316)).
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 11 Dez 2009, 20:40
por AGV
Falando-se em modernização do 5000, algo que é urgente, é a instalação de mais pega-mãoes no interior, pois, o teto é muito alto (ou poderia-sae dizer pé-direito? ), que, embora de uma boa sensação de espaço, nem dá para encostar/apoiar a mão e olha que não sou necessariamente baixo.
Algo mais ou menos no estilo do que foi feito nos Budd´s da L1.
Os passageiros agradecem.
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 11 Dez 2009, 21:11
por Eduardo GJF
Fepasão não quer mais "pega-mãos", ele acha isso coisa de gente fresca!
Olha a cara dele de desprezo:
Sim, quase caí dentro dele hoje mesmo chegando na Barra Funda x.x
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 12 Dez 2009, 00:22
por Diego César
Esse ai é o 5042-5008 certo, que ta em Presidente Altino?
Ele foi baixado tem um ano não? Acho que até no começo de 2008, lembro dele ainda em operação (e nesse espaço onde ele está não tinha trem nenhum).
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 12 Dez 2009, 00:32
por Eduardo GJF
A numeração que eu lembro dele é UI5242
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 12 Dez 2009, 11:06
por Diego César
É esse mesmo então: UI 5042-UI 5242-UI 5342-UI 5308-UI 5208-UI 5008.
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 12 Dez 2009, 12:17
por Eduardo GJF
Não sou familiarizado com a numeração da fepasa...
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 24 Jan 2010, 22:23
por Nick Sousa
Diego César escreveu:Esse ai é o 5042-5008 certo, que ta em Presidente Altino?
Ele foi baixado tem um ano não? Acho que até no começo de 2008, lembro dele ainda em operação (e nesse espaço onde ele está não tinha trem nenhum).
Na primeira vez que fui à Itapevi procurar pelos "Jota" (Série 4800), em 2008 eu vi o UI5042 no Pátio Presidente Altino. Eu acho que ele está lá até hoje.
Abaixo segue um vídeo que fiz em 24/01.
Durante o vídeo há algumas falhas:
1 - Originalmente ia fazer uma gravação direta com o 5013(filmar o trem e só parar a gravação quando ele terminar de sair), mas não pude, pois tinham duas "vocês sabem quem" lá dentro. Tive que esperar ele sair pra filmar de novo (eu guardei a câmera na bolsa).
2 - Após o 5013 sair, o meu trem (Grajaú) estava chegando então corri pra pegá-lo. O resultado segue no vídeo.
Quanto aos 3000, na estação Ceasa, a plataforma sentido Osasco estava em obras, com isso...
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 27 Jan 2010, 20:35
por Vicente
Pergunta do milhão:
O que será feito dos Fepasões, agora que a CAF vai fazer 36 novos??
Reserva operacional?
Venda para outros sistemas?
Uso em extensão?
Sucata?? (nããããããão!!!!!)
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 27 Jan 2010, 20:39
por André Vasconcellos
Vicente A.O.Junior escreveu:Pergunta do milhão:
O que será feito dos Fepasões, agora que a CAF vai fazer 36 novos??
Reserva operacional? Venda para outros sistemas?
Uso em extensão?
Sucata?? (nããããããão!!!!!)
Tem pessoas aqui do Rio q torcem pra que isso ocorra
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 27 Jan 2010, 20:46
por Vicente
E acho que pode ir pra aí, no caso de venda. Bitola larga...
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 27 Jan 2010, 22:02
por Rafael Lopes
Gradativamente baixados.
Mas não creio que vão para o RJ: trem "velho" às portas da Copa pega mal!
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 27 Jan 2010, 22:23
por Lopes
Editado pela moderação por conteúdo considerado ofensivo.
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 27 Jan 2010, 22:49
por André Vasconcellos
[quote="Lopes"] Editado pela moderação por conteúdo considerado ofensivo [quote]
Ah sim,se os 5000 vierem pra cá muito provável que eles não recebam só AC,mas dou um chute de que arriscariam mudança frontal,desde leve(por exemplo retirada das ''lanterninhas'' superiores e as mangueiras seria reposicionadas)até a brusca,ou seja nova frente.Apesar de que tbm me dizem q há licitação aí encaminhada para modernização dos Fepasões...
E vocês deveriam por AC nos 1700 de vocês,já que a ''modernização'' paulista só consistiu na restauração de interior deles e num baita adesivão na lateral ,numa época que os nossos 700 já estavam ganhando AC e sendo reabilitados,mas isso já é papo de outro tópico.
Ainda não temos trem pintado de verde com AC,mas fica a sugestão
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 28 Jan 2010, 00:03
por Vicente
Isso é fato, a "modernização" foi bem um "pano com Veja" por aqui.
Trens com AC aqui, só agora estão virando padrão. Nisso, com certeza, o RJ está muito à frente.
Re: Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)
Enviado: 28 Jan 2010, 00:27
por Tiago Costa
André Vasconcellos escreveu:Ah sim,se os 5000 vierem pra cá muito provável que eles não recebam só AC,mas dou um chute de que arriscariam mudança frontal,desde leve(por exemplo retirada das ''lanterninhas'' superiores e as mangueiras seria reposicionadas)até a brusca,ou seja nova frente.Apesar de que tbm me dizem q há licitação aí encaminhada para modernização dos Fepasões...
A licitação para a frota da Linha 8 era para comprar 24 trens novos e modernizar 12 5000 OU comprar 36 trens novos. A CAF ganhou a licitação da PPP, e escolheu fabricar 36 trens novos. Portanto, os 5000 estão sem destino oficial. Mas caso fossem reformados pela PPP (ou sejam reformados no futuro), possuiriam ar refrigerado, novo interior, nova máscara frontal, novo sistema de tração, enfim, tudo novo. Apenas a caixa (e talvez os truques) ficaria original.
André Vasconcellos escreveu:E vocês deveriam por AC nos 1700 de vocês,já que a ''modernização'' paulista só consistiu na restauração de interior deles e num baita adesivão na lateral ,numa época que os nossos 700 já estavam ganhando AC e sendo reabilitados,mas isso já é papo de outro tópico.
Só um 1700 foi recuperado, e ele estava imobilizado devido a acidente. O fato é que o PQMR II consistiu de diversos tipos de intervenções (desde revisões gerais, até mobilizações e modernizações), mas o atual governo chamou tudo de reforma.