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Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 01 Ago 2010, 01:00
por Nerilton
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 01 Ago 2010, 01:55
por olhaotrem!
Uma coisa que percebi nestes trens (tanto os Cobrasmas quanto os Mafersas) é que os faróis (conjunto ótico) são do caminhão MB 608, olhem:
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 01 Ago 2010, 02:17
por Gustavodc
Que saudade!
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 01 Ago 2010, 07:58
por André Vasconcellos
olhaotrem! escreveu:Uma coisa que percebi nestes trens (tanto os Cobrasmas quanto os Mafersas) é que os faróis (conjunto ótico) são do caminhão MB 608, olhem:
Acho que não.A dos caminhões 608 é ligeiramente maior,eu acho.
O conjunto ótico pode chegar mais próximo dos faróis daquelas antigas motos 125 cc.
Aliás quais foram as unidades que foram para reforma até agora?
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 01 Ago 2010, 12:22
por Gustavodc
301, 307, 326 e 327 (?).
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 01 Ago 2010, 14:16
por Rafael Lopes
André Vasconcellos escreveu:olhaotrem! escreveu:Uma coisa que percebi nestes trens (tanto os Cobrasmas quanto os Mafersas) é que os faróis (conjunto ótico) são do caminhão MB 608, olhem:
Acho que não.A dos caminhões 608 é ligeiramente maior,eu acho.
O conjunto ótico pode chegar mais próximo dos faróis daquelas antigas motos 125 cc.
Aliás quais foram as unidades que foram para reforma até agora?
Melhor do que os veículos da Mascarello com lanterna de Astra.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 01 Ago 2010, 17:04
por Nerilton
E o que fico mais besta é que as lâmpadas usadas nos faróis dos Budds da L1 e os Cobrasma/Mafersa são as antigas lâmpadas incadescentes
Nem lâmpada bi-iodo é ainda. Mas nos túneis eles não iluminam bem ou esses faróis não são tão importantes assim?
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 01 Ago 2010, 17:33
por Rafael Lopes
Elas até iluminam bem. Mas nada supera o clarão provocado pelas lâmpadas de led dos Rotens.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 02 Ago 2010, 11:13
por Vineeh
Nerilton, claro que os farois são importantes, creio que até haja uma cláusula no PO (procedimento operacional) falando que os trens tem que rodar com o farol baixo aceso, isso é um achismo de minha parte, mas creio que seja real, pois o farol deixa o trem 'visivel', mesmo quando é dia.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 02 Ago 2010, 14:28
por Gustavodc
Sim, tem que andar com ele aceso.
Tanto que dizem que quando há um atropelamento, é verificado se o farol do trem estava aceso. (?!)
Outro item é saber se tinha areia no areieiro.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 02 Ago 2010, 18:01
por Vicente
É pra ter certeza se a vítima poderia ter visto. Quando tem acidente de carro, verificam seta, farol, luz de freio...
Vai saber, se o cara ver o farol ele se joga sob o G ou deita entre os trilhos. Coisas de perícia.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 02 Ago 2010, 19:22
por André Vasconcellos
Rafael Lopes escreveu:André Vasconcellos escreveu:olhaotrem! escreveu:Uma coisa que percebi nestes trens (tanto os Cobrasmas quanto os Mafersas) é que os faróis (conjunto ótico) são do caminhão MB 608, olhem:
Acho que não.A dos caminhões 608 é ligeiramente maior,eu acho.
O conjunto ótico pode chegar mais próximo dos faróis daquelas antigas motos 125 cc.
Aliás quais foram as unidades que foram para reforma até agora?
Melhor do que os veículos da Mascarello com lanterna de Astra.
OT: Desse tipo a Mascarello não produz mais...Só os Grans Micros tem essa característica,isso se o comprador quiser
Carak me lembrem para q serve o areieiro,eu esqueci
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 02 Ago 2010, 22:16
por Vicente
Areia aumenta o atrito roda-trilho. Antipatinação no arranque (com certeza) e auxiliar de frenagem (??).
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 02 Ago 2010, 22:43
por Nerilton
Desculpa ai pessoal pela patinada sobre os faróis
É que pelo pouco que conheço,nem sabia que se fabricava essas lâmpadas já que é impossível uma lâmpada durar mais de 20 anos
Hoje em dia nem as lâmpadas bi-iodo estão na moda. Agora é só xenon ou super-branca
Brincadeiras a parte entendi o que vocês explicaram sobre os faróis que são úteis porque os túneis aqui são iluminados mas mesmo assim esses faróis dos trens do metrô é mais como luz de existência. E pelo que vi os trens que tem farós de led são só os Rotens e os CAFagestes né?
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 03 Ago 2010, 00:09
por André Vasconcellos
Certo,no caso dos Rotens e CAFs paulistas as lâmpadas de led realmente são uma luz de existência.Prova disso são os 7000,com as lampadas de existência,as lâmpadas de causa e os faróis acima do pára-brisas... Isso é um certo padrão em ferrovias que já é coisa antiga na Europa por exemplo.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 03 Ago 2010, 00:16
por Gustavodc
Nos CAFs só as luzes trazeiras são de LED's.
Vicente, o areieiro não é acionado na tração, somente em freio de emergência acima de 20 km/h.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 03 Ago 2010, 07:34
por Vicente
Eu jurava que usava em tração na chuva...
Valeu a correção, Gustavo!
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 03 Ago 2010, 14:37
por Gustavodc
O BX se encarrega disso, diminuindo a taxa de aceleração e a frenagem.
Sei que o freio vai a 0,8 m/s² de desaceleração.
Fora que o trem tem o controle de patinação, não totalmente eficiente, mas quebra um galho.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 06 Ago 2010, 21:45
por Jorge Luis
tem coisa que não da pra entender, o Nerilton foi la no bau trouxe estas belas fotos dos carros e o pessoal se preocupa com farol
, belas fotos dos carros Nerilton
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 15 Ago 2010, 18:49
por Correia431M
Alguém chegou a postar isso?
Achei essa foto lá no fotolog do Rafael Lopes, e era exatamente essa foto que eu fiquei caçando durante uma semana e não tinha achado nada no site do Grupo MPE.
Segue a descrição:
Rafael Lopes escreveu:Após a projeção vamos com um mock-up da cabine da C-301.
Essa foto, pelo jeito, foi feita lá na MPE e mostra a cabine da C-301. Alguns paineis ilustrativos, comandos e outras coisas mais estão à mostra para órgãos da imprensa especializada registrarem.
Como se nota também mantiveram a porta de acesso à cabine pelo lado de fora. Os A96 e os CAFs vieram sem essas portas, obrigando o OT a entrar na cabine entrando no carro para se ter acesso à mesma. Tirando os Budds, as outras séries possuem portas do lado de fora para acesso à cabine.
Enfim: aumenta mais a curiosidade de ver a C-301 totalmente reformada.
Créditos da foto: desconhecido.
Será que vão manter esse circulo azul na frente?