Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Jul 2010, 00:39

Agora, ha a possibilidade também de esta linha ser do obscuro, mas ocasionalmente comentado, ramal do matadouro da Penha (Olaria). Se seguirmos a antiga Av.dos Democráticos até o seu cruzamento (que pelo ângulo do cruzamento das ruas, lembra um triângulo ferroviário) com a R.Prof.Plínio Bastos, realmente a linha passaria atrás do estádio do olaria, como é descrito por alguns pesquisadores ... será isso então ?
Apesar de outros falarem que a linha passava pela R.Nair. Se fosse assim, então o ramal cortaria ao meio o campo do estádio, que provavelmente não existia nesta época.
Então, colocando as datas, a foto da Av.dos Democráticos é de 1938, certo ? A planta com o projeto de alargamento da Av.Suburbana postado pela Nina é de 1942, mostrando a linha entrando na Democráticos. Se esta linha for o ramal do matadouro de Olaria, poderia passar pela Rua Nair sim, já que o Olaria AC existia (fundado em 1915), mas o estádio foi inaugurado em 1947.
Por outro lado, o traçado poderia ser pela R.Prof.Plínio Bastos mesmo, pela semelhança do cruzamento entre as ruas com um triângulo de reversão ferroviário.
E estou falando isso mas esta linha pode nem ser o tal ramal do matadouro de Olaria !
E agora ?
o0
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 24 Jul 2010, 10:16

Ai que confusao!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 24 Jul 2010, 12:39

^^ Pq não tentam organizar os achados por ordem cronológica? Talvez dê para resolver alguns bate-cabeças...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jul 2010, 00:34

DadoDJ escreveu:Adenilson, o link é este abaixo, que postei algumas mensagens atrás:

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/167 ... rio%20ouro

Dado,
A coisa pode estar esquentando.
Na esquina da Rua Comandante Gracindo de Sá (Rua que vém da favela do Jacaré, passa por baixo do viaduto da linha 2 do metrô e termina quase em frente à Democráticos) é onde está localizada a estação Jacarezinho e até uns 10 anos atrás VIEIRA FAZENDA.
Vamos reccorer à mais mapas antigos.

O outro ponto que você se referiu, na Rua Viúva Cláudio, mais especificamente no Buraco do Lacerda, onde a linha auxiliar passa em cima. Ali logo a direita da Viúva Cláudio (de frente para a Suburbana e costas para o Jacaré), terminava a Estação de Herédia de Sá, incluive dá para ver os espaçamentos dos trilhos pelo Google.
Os locais citados por você eram a localização de duas estações e não uma ou outra.
Temos que averiguar se uma dessas estações já se chamou Praia Pequena.
Outra possibilidade é que Praia Pequena ficasse entre essas duas no Ramal da Suburbana, mas teríamos aí 3 estações muito próximas (2 da auxiliar e 1 da Rio D'ouro).
Mais um enigma!!!!

Em relação a Praia Pequena, em dois mapas que tenho aqui, mostra a parada na esquina da Suburbana com a R.Viúva Cláudio, e no outro mostra na esquina com a R.Cmte.Gracindo de Sá. Pela quilometragem, não dá nem num lugar nem no outro, mas sim entre estas duas esquinas ! Então permanece o mistério. E agora essa do Jacaré ... vou jogar no bicho, jacaré na cabeça !
Não há discordância em relação às datas que você postou, eu apenas postei mais uma informação ... mas foi bom você me trazer este esquema das datas, pois me esqueci do lance da inauguração de Inhaúma. Queria ter voltado algumas páginas atrás para confirmar isso, mas não tive tempo ... beleza !

Em relação a Democráticos, nesse meio tempo não pesquisei muito sobre a ferrovia ... vou ver isso !

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jul 2010, 09:00

Postei algo que ficou meio estranho ... "não tive tempo ... beleza !" ... quis dizer que como não tive tempo pra voltar algumas páginas pra ver as datas, beleza, pois você postou as datas novamente aqui.
:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 27 Jul 2010, 00:11

Dado, Não quero ser chato, mas em relação ao quadro de horários que você postou onde está escrito VIA MELHORAMENTOS, você leu em algum outro trecho que era o ramal da Rio D'ouro?
Digo isso pelo seguinte. Tendo como referência somente o quadro de horários que você postou, podemos interpretar da seguinte forma:
1) VIA MELHORAMENTOS: Significando através de, tornando subjetiva a idéia que existiria outra opção de caminho.
2) VIA MELHORAMENTOS: Referindo-se à ferrovia Melhoramentos, como por exemplo utilizamos a expressão Via Dutra para representar a Rodovia sem interpretar que exista outra opção.
Via Melhoramentos, poderia apenas se referir à ferrovia como se fosse a Rio D'ouro, poderia estar escrito VIA RIO D'OURO.
Não sei se você entendeu o que quis dizer e o porquê da minha indagação.
Um abraço!


Acontece que para ver o documento é preciso ser cadastrado, e eu me esqueci desse detalhe. Então copiei e postei a imagem pouco abaixo do link. Nesta imagem, dá pra ler "Horário dos trens para passageiros - Via Melhoramentos", o que não quer dizer que as outras linhas já tivessem sido erradicadas, claro ... mas por algum motivo a Rio do Ouro dividia tráfego com a Melhoramentos.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Jul 2010, 02:15

Adenilson, o quadro de horários é da EF Rio do Ouro mesmo ... dá pra ver também pelas estações da lista ... começa com as estações da Melhoramentos e depois continua com as da Rio do Ouro, inclusive fala sobre os ramais de Tinguá, Represa ...
Mas foi bom você me alertar em relação a isso ! Eu nãohavia pensado em pesquisar as páginas anteriores e posteriores deste Diário Oficial ! Amanhã vou dar uma boa olhada nisso !
Ah,e me desculpe, mas só agora que vi a sua resposta e comentário sobre Praia Pequena, só li o que foi sublinhado no texto ... mrgr
Achei uma boa linha de raciocínio ... e vamos nessa, pesquisar mais !
Isso está bastante divertido ...
:Y:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


evandrojs
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Ago 2010, 09:14

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por evandrojs » 06 Ago 2010, 18:37

Julio escreveu:o0
Henrique Scheid é uma simpática rua que liga a av.D.Helder Câmara(odeio esse nome!)(Suburbana) à rua das Oficinas!

Seria Cesário Machado Maria da Graça?

Mas Muguengue e Honório Gurgel não são a mesma estação? :ttn: :ttn: :ttn: tnk tnk ptz ptz ptz :HH: :(
Por que você o odeia o nome Av. D. Helder Câmara?


Joel
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Ago 2010, 23:32

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Joel » 11 Ago 2010, 10:35

EU ME LEMBRO BEM DA ESTAÇÃO DE ACARI EM MEADOS DOS ANOS 70, POIS ELA ESTAVA AINDA EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO. FICAVA BEM À DIREITA DA AUTOMÓVEL CLUBE SENTIDO PAVUNA, POIS NAQUELE TRECHO A FERROVIA OCUPAVA O LEITO SITUADO ENTRE A REFERIDA AVENIDA, AS CASAS AINDA ALI EXISTENTES E O HOSPITAL DE ACARI.[FORMIPLAC] , EM FRENTE A RUA GUAIUBA. ERA PEQUENA E DE COR AMARELA, E TINHA AO LADO UMA PEQUENA CANCELA. NÃO HAVIA MURO SEPARANDO AS DUAS PISTAS DA AUTOMÓVEL CLUBE NAQUELE TRECHO, APENAS UM CANTEIRO CENTRAL QUE PERMITIA O RETORNO DE VEÍCULOS.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 07 Set 2010, 17:54

Boa tarde a todos, vim trazer uma pequena polemica a esse topico, alguem cogitou onde seria o cruzamento de linhas da Rio d'Ouro e a Linha Norte da Leopoldina? Pois bem vim trazer algumas conjecturas, como todos sabem saia de Vicente de Carvalho um ramal da Rio d'Ouro, ate a Penha, passando pelas fazendas do Bras de Pina e do Vicente de Carvalho, ou seja hoje em dia Estrada Vicente de Carvalho onde o mesmo ramal sequia ate a Praça do Carmo de hoje, e la ela sequia pela Avenida Bras de pina ate a Estaçao do Largo da Penha, minha suspeita de confimou sobre as estaçoes, outro forista enumerou as estaçoes desse ramal erradicado.
Vicente de Carvalho.
Largo da Penha.
Fazenda Grande/Matadouro
e por fim Porto Maria Angu.
Como todos sabem a Rio d'Ouro transporta passageiros desde 1883, sendo que esse ramal chegou a ser usado por Dom Pedro Segundo, mas a Linha Norte da leopoldina com seu trecho inicial de Sao Francisco Xavier e pelo menos Estaçao da Penha em 1886 como esta descrito nas Estaçoes Ferroviarias do Ralph, ou seja ramal da Penha da Rio d'ouro e a Estaçao da Linha Norte da Leopoldina coexistiram de 1886 ate a erradicaçao do ramal da penha no final da decada de 20 do seculo passado.
Apergunta q faço e a sequinte: O ERA A CRUZ DE SANTO ANDRE QUE CRUZAVA AS DUAS FERROVIAS? Acho que tenho respostas. E logico que a Rio d'OURO tinha de cruzar a Linha Norte, pois o Lrgo da Penha fica de um lado da Linha Norte e o Matadouro/Fazenda Grande e o porto Maria Angu do outr. conversando com a Forista NINA, chegamos a um consenso, que depois um pouco depois da Caixa Economica da Penha tinha um cruzamento ferroviario, VOU ME FAZER EXPLICAR MELHOR, a Rio d'ouro sequia pela Av Bras de Pina, mas na altura do largo da Penha ela seque reto, a rua que passa em frente da Basilica da Penha e o inicioda Ibiapina que vai para olaria, outrora a Bras de pina sequia reto ate a Caixa Economica Federal antigo cinema Sao Pedro, houve uma interrupçao no seu trajeto devido a construçao do calçadao nos anos 60 e de uma praça fechada nos anos 90, mas do outo lado da praça ainda e Bras de pina, esta forma uma esquina com a Ibiapina e Rua Jose Mauricio que e a rua da estaçao da penha, meu pai e portugues e chegou ao Brasil em 1958, e me confidenciou a pouco que a linha do trem nao era murada na altura da Penha, a Bras de Pina se encontrava do outro lado com a Av Nicaragua a mesma que vai ate Olaria do outro lado da Linha Norte da Leopoldina, era um cruzamento rodoviario com a estrada de ferro, em 1958 o ramal da Penha a muito estava suprimido, mas porque nao seria no passado o cruzamento da Rio Douro com a Linha Norte? Faz sentido, e o unico ponto viavelpois apos o Largo da Penha a outra estaçao ja era do outro lado, a estaçao da Penha ja existia, ela nao ia correr paralelo a Linha Norte pela Ibiapina, seria descabido, a testemunho de pessoas antigas q diziam q ali havia um cruzamento rodo-ferroviario, sei que a Linha Norte teve um ramal para o Curtume Carioca e para o Matadouro, sera que esse ramal nao foi herdado da erradicaçao do ramal da Penha da Rio d'ouro, ou seja o trecho de Vicente de Carvalho ao do Largo da Penha foi erradicado, mas o que ia da Fazenda Grande/Matadouro ate o Porto Maria Angu, necessariamente nao, pois tinha acesso pela Linha Norte e devia ser muito lucrativo. Um abraço fraterno a todos. Espero que esse assunto que e levantei gere um debate.
<O>
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Set 2010, 19:11

Nando,

cara, muito importante e intrigante o seu relato ! É verdade ... o ramal do matadouro da Penha, que me intriga há muito tempo, pode ter sido o trecho da EF Rio do Ouro após o cruzamento com a EF Leopoldina (EF do Norte) ! O curioso é que pesquisamos tudo sobre este assunto (ramal do matadouro) e nunca acho nenhuma indicação ou pista de onde teria sido, qual o percurso ... mas você deu uma luz sobre o assunto agora ... vamos pesquisar sobre isso, voltado à possiblidade de a linha ter sido a da extinta Rio do Ouro.

Valeu !

okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 07 Set 2010, 19:28

VERDADE DADO, O MATADOURO FICA NA FAZENDA GRANDE, MEIO DO CAMINHO DO LARGO DA PENHA E DO PORTO MARIA ANGU, O MESMO DEVERIA SER LUCRATIVO, MAS O TRECHO DE VICENTE DE CARVALHO E O LARGO DA PENHA ERA POUCO HABITADO, A CASA MAIS ANTIGA COM DATA QUE ACHEI DATA DE 1914 NA AV BRAS DE PINA ALTURA DA PRAÇA DO CARMO, NOS ANOS 20 JA DEVIA SER DEFICITARIO, AINDA TINHA A CONCORRECIA COM A LINHA NORTE DA LEOPOLDINA, FOI ERRADICADO E O TRECHO DE VICENTE AO LARGO DA PENHA, A CARGA VIVA DEVIA VIR DE TRILHOS ATE A ESTAÇAO DA PENHA, E SER MANEJADA PELO DESVIO PELA AV NICARAGUA, ATE A ATUAL RUA BARIRI, ATE O PORTO MARIA ANGU DEVIA PEGAR UMA LINHA RETA COMO UMA QUE VAI DIRETO ATE A BRASIL DE HOJE EM DIA, QUE SAI DO LADO DO VALAO Q PASSA POR BAIXO DA BRASIL ATE O CARIOCA IATE CLUBE ONDE MAIS OU MENOS ERA O MARIA ANGU.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Set 2010, 00:23

Mas Nando ... a linha de Maria Angu não passava pela Rua Bariri ... e é isso que me intriga ! Todo mundo fala desta linha do matadouro, passando pela Rua Bariri, mas nunca vi uma prova disso. Não que eu não acredite, tanto que estou procurando informações sobe isso também ! Mas se a linha do matadouro passava realmente pela Rua Bariri, não era o ramal de Maria Angu, que passava entre as Ruas Afonso Ribeiro e a Tenente Araquém Batista. O cruzamento entre a Rio do Ouro e a Leopoldina ficava onde hoje há uma passarela sobre esta última (ramal Saracuruna da Supervia).
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Set 2010, 00:26

A Fazenda Grande não ficava onde hoje é a Fazendinha, não sei o nome direito, mas é onde se vende mudas de plantas ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Set 2010, 15:43

Boa tarde Dado, como professor de geografia vim trazer a luz alguns questionamentos, vou usar mais historia e logica que propriamente fatos, primeiro aquela passarela apos a estaçao da Penha no sentido de quem vai para Olaria e o cruzamento da Linha norte da Leopoldina hoje ramal de Saracuruna com o antigo ramal da Penha da Rio d'Ouro, e exatamente ali, que eu e a Nina tao veementemente viemos aqui defendido, como eu ja havia dito anteriormente meu pai chegou no Brasil em 1958 oriundo de Lisboa, nesse ponto havia uma passagem de nivel de pedestres e veiculos, essa passagem existiu ate 64 ou 65 ele nao conseque ser exato, ali outrora como os mapas da SMU demonstra, ali sofreu uma intervençao urbanistica, que alterou uma cruz de Santo Andre que outrora existia ali, meu pai testemunhou essa passagem, que outrora concerteza era o cruzamento da Rio d'Ouro também, aqueles mapas que Nina obteve, so nao mostram o exato ponto, mas se existia uma estaçao no Largo da Penha, e a linha tinha de cruzar para poder alcançar a Baia de Guanabara do outro lado, tinha de ocorrer ali, pois se a mesma sequisse correria em paralelo com a LEOPOLDINA ate Olaria ou Ramos e isso e impossivel, outro detalhe Dado nao tente pensar uma ferrovia no passado como e hoje em dia, uma ferrovia no passado ainda era mais dispendiosa do que hoje, hoje buscamos uma linha retilinia, na epoca abriasse mao dessa economia para se atender mais demanda de carga e passageiros, no caso especifico do ramal da Penha era cargas, esse ramal atendia prioritariamente 4 coisas no tocante cargas, cargas vivas para o matadouro que existiu ate o incio da decada de sessenta, o Curtume Carioca que funcionou ali ate o fim dos anos noventa, as grandes olarias que batizaram o bairro de Olaria com esse nome, atraves do tranbordo dos produtos ceramicos e também da chegada de lenha para os fornos dessas olarias, e por fim ao proprio porto de Maria Angu em homenagem a uma ave endemica daquela regiao, porto esse usado para escoar horti-fruti-granjeiros produzidos na regiao e embarcados ate o porto do Rio, ou seja na epoca nao importava traçado logico ou com uma grande curva, o que importava era transportar o maior numero possivel de carga, outra coisa qu você tem de contextualizar que traçados de rua na regiao da Leopoldina foram alterados dos anos 20 ate os 50, ou seja o ramal podia passar onde hoje e meio de quarteiroes e casas atuais. Ultimo detalhe a fazenda da PENHA ou fazenda Grande e a mesma coisa, era uma sesmaria uma fazenda dado pelo governo colonial portugues como validade hereditaria ou seja de pai para filho, a igreja da Penha na verdade, outrora era uma capela ou erminia particular, como existem ou existiam em muitas fazendas historicas pelo Brasil, a partir do final do seculo 19 e inicio do de 20, descentendes do donatario original dessa sesmaria começaram a lotear trechos dessa fazenda, em sitios menores, que ate hoje batizam areas da Penha, como Grota que outrora era um sitio, Fazendinha, Chatuba etc, alem de uma vila que se constituiu o germe fundador da Penha que e o Largo da Penha e demais imediaçoes, desse periodo o termo fazenda da Penha caiu em desuso, passou a se chamar fazenda GRANDE, sendo que essa se limitou ao outro lado da Linha Norte, com as sequintes desapropriaçoes, urbanizaçao e loteamento a mesma desapareceu por completo nos anos sessenta, onde havia ainda alguns terrenos. Em sintese o cruzamento era onde e a passarela, detalhe esse omitidos por eu e a Nina por esquecimento, fazenda Grande ou fazenda da Penha era a mesma coisa e ao atravessar a linha norte o ramal ia ate Olaria para atender as olarias. Um abraço.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Set 2010, 15:53

Peço desculpas a todos pela minha redaçao horroroza rs, enviei e so depois que fui conferir erros de portugues, o outrora repetido inumeras vezes e o grosseiro POR EU E A NINA rs, um professor de geografia que precisa voltar para escola. nnoo
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Set 2010, 00:50

Nando, duas coisas:

1-Você pode editar a sua mensagem após posta-la. Não vai interferir na ordem do fórum ... ;)
Caso queira adicionar alguma informação (não recomendado, pois informações podem ficar para trás, conforme o tópico vai aumentando) ou corrigir algo (recomendado), pode edita-la.

2-Acredito que no começo do tópico eu tenha postado algo sobre o ramal da Penha. Eu acredito ter feito o traçado corretamente,por diferença de poucos metros,se for o caso ... postei uma imagem do google Earth também. Lembro-me que após o cruzameno, a linha seguia por dentro de onde hoje são casas, ou seja, como você falou, a linha seguia no meio do quarteirão !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 12 Jan 2011, 13:45

Saudações a todos.


Me chamo Carlos, sou morador do bairro de Pilares e pertenço a Associação Fluminense de Preservação Ferroviaria.

Estou acompanhando a algum tempo as postagens da E.F. Rio D'Ouro, que por sinal já fiz varios deseu trecho a pé.

No tocante a Estação de Inhaúma e a foto postada do Livro do nosso amigo Hélio Suevo na qual aparece duas casas e uma suposta substação de água ao fundo tenho a dizer o seguinte:

Ali se tratava da Estação Botafoca, ao lado da Fazenda Botafogo, hoje conhecida com Mangueiral.

Está Estação erá o local no qual descia a famosa Carlota Joaquina, que tinha casa ali; casa esta que existe até hoje.

Quanto as duas casas das fotos postada pelo nosso companheiro forista, não são as mesma, note que o formato do telhado da foto do Livro é em forrmato de V invertido e a da foto atual, uma das casas é em formato de A.

O próprio formato do telhado da Sub-estação é diferente do da foto.

Aqui coloco as fotos das verdadeiras casas e do mapa onde existia a Parada Botafogo, mas que no mapa já não existia mais, mas veja que entre a estação Inháuma e Engo. do Matto constava como fazenda Botafogo.

Pergunta como posto (faço para inserir) uma foto ou imagem?

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jan 2011, 15:10

Grande Carlos !

Seja bem vindo !

Ótimas informações, cara ! Legal !

Para postar imagens aqui no fórum, você pode armazena-las no Photobucket, Flickr, Picasa ... eu particularmente utilizo o Picasa, pois faz parte do sistema do Google, e como já tenho Orkut e GMail, tenho acesso direto ao Picasa também sem precisar criar novo login.

Basta postar a imagem em qualquer um desses servidores, abrir a foto, clicar com o botão direito na imagem e copiar o endereço (URL). Cole o endereço copiado aqui, entre as tags [ Img] e [/ Img]. Basta clicar no botão "Img" acima e inserir o endereço no meio das tags que aparecerão no seu texto.

Aguardo ansioso estas novas informações.

Abraço, e apareça mais vezes !
okk
Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Jan 2011, 18:44

Que carlota Joaquina e essa? Nao teria nada haver com a esposa de Dom Joao VI, pois essa era de origem espanhola e veio junto da familia imperial devido a invasao de Portugal por tropas lideradas pelo general Junot a mando do imperador frances Napoleao Bonaparte, esse mesma senhora que odiava o Brasil e o seu povo diferentemente de seu marido que amava o Brasil, retornou a Portugal em 1822 devido Revoluçao do Porto, revoluçao esse que precipitou a independencia do Brasil, unica coisa relacionada a Carlota Joaquina a zona norte do Rio foi o engenho de sua propriedade que acabou por batizar a regiao conhecida hoje por Engenho da Rainha. Quem foi essa homonima celebre da entao rainha??? :TW: Alias a mesma morreu em 1830 antes mesmo que Maua construisse sua ferrovia.

Melekh escreveu:Saudações a todos.


Me chamo Carlos, sou morador do bairro de Pilares e pertenço a Associação Fluminense de Preservação Ferroviaria.

Estou acompanhando a algum tempo as postagens da E.F. Rio D'Ouro, que por sinal já fiz varios deseu trecho a pé.

No tocante a Estação de Inhaúma e a foto postada do Livro do nosso amigo Hélio Suevo na qual aparece duas casas e uma suposta substação de água ao fundo tenho a dizer o seguinte:

Ali se tratava da Estação Botafoca, ao lado da Fazenda Botafogo, hoje conhecida com Mangueiral.

Está Estação erá o local no qual descia a famosa Carlota Joaquina, que tinha casa ali; casa esta que existe até hoje.

Quanto as duas casas das fotos postada pelo nosso companheiro forista, não são as mesma, note que o formato do telhado da foto do Livro é em forrmato de V invertido e a da foto atual, uma das casas é em formato de A.

O próprio formato do telhado da Sub-estação é diferente do da foto.

Aqui coloco as fotos das verdadeiras casas e do mapa onde existia a Parada Botafogo, mas que no mapa já não existia mais, mas veja que entre a estação Inháuma e Engo. do Matto constava como fazenda Botafogo.

Pergunta como posto (faço para inserir) uma foto ou imagem?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes