Mensagem não lida
por NANDORJ » 12 Set 2010, 13:17
Bom dia Dado, eu na hora que li seus dois ultimos comentarios também pirei, mas de cabeça fria e munido do material que me ajudou a preparar minha monografia que abordou a Baia da Guanabara, vou tentar ser o mais eloquente possivel ok.
Primeiro o fato da Linha Auxiliar começar na Ilha das Moças nao e para assustar, todos sabem que a estaçao inicial da Auxiliar era Alfredo Maia, mas afirmo para vocês Alfredo Maia ficava numa ilha chamada ilha das Moças, vocês devem se bperguntar como? No final do seculo 19 e inicio do seculo vinte prefeitos do distrito federal que era o Rio e os presidentes da ruplica queriam tornar CIDADE numa capital no estilo europeu, inspirados em ideias urbano-paisagisticas do frances Hausman que remodelou a Paris da belepoque, Pereira Passos e Rodrigues Alves, tiveram a mesma ideia de embelezar, sanear e tornar o Rio uma cidade cosmopolita, com grandes monumentos e edificios colossais para epoca, varios trechos do litoral do Centro como da Gamboa, Saude, Santo Cristo foram aterrados, areas como o cais do porto, rodoviaria, gasometro entre outras foram ganhas da Baia de Guanabara, pois esse trecho de litoral, era um sistema intrincado de mangues, pequenos rios e ilhotas, que foram sucessivamente aterradas com material do desmonte de morros do centro do Rio, areas inteiras que eram a beira mar se afastaram do mesmo, Gamboa, Saude, Sao Cristovao(quem nunca viu um fotolog com a foto da igreja de Sao Cristovao, com barcos amarrados a porta da mesma?), praia formosa foi outrora uma praia, areas como a estaçao da Leopoldina e Alfredo Maria ou eram mar ou trecho de ilhas, como a ilha das Moças, canal do mangue como o nome diz era um manguezal, tal canal e artificial, com objetivo de drenar as aguas paradas, transporte de carga, lazer no estilo caneis parisienses e holandeses. Em sintese Alfredo Maia e localizado na outrara ilha das Moças.
Sengundo o trecho inicial da Rio d'Ouro, vindo do Caju ate o Engenho do Mato, pareceu que no passada houve uma orgia de paradas, eu acho e apenas acho, que eram tentativas, no velho modelo de tentativa e erro, de se obter pontos lucrativos de transporte de passageiros, mas nesse periodo acredito que essa area era meio terra de ninguem, por isso que a segunda variente vinda de Francisco Sa passando por Inhauma e Del Castilho fosse uma opçao salutar, gerando assim num segundo momento a desativaçao da variante original.
Terceiro o Dado cita paradas na Mangueira , Maracana, mesmo nao sendo estaçoes originais, eu entendo que no periodo da festa da Penha havia um esquema especial para os romeiros dessa festa tao especial e aguardada, acredito que a mesma ou fazia paradas nessas estaçoes passado pelos desvios ate elas ou simplesmente o trem parava, e os passageiros simplesmente subiam atraves do trilhos, pois outrora os carros de madeira tinha portas nos fundos de cada carro de passageiros com uma pequena escadas, em sintese tudo era festa em outubro, valia tudo, mas nao era assim no dia a dia.
Quarto a Nina me mostrou uma foto de uma plataforma misteriosa em Triagem, vista pelo trem e pelo google earth, o estranho q ela fica apos a separaçao dos trilhos do metro e do trem, na direçao dela no lado direito jazem dormentes alinhados a muito podres, que podem ser vistos na foto indo a direita dessa plataforma, fotos antiga em que vejo um tue da auxiliar ao lado de uma baldwin demonstra que e o lado certo onde a bitola metrica da Rio d'Ouro corria lado a lado com a Auxiliar ate Del Castilho. Sera a antiga plataforma de Triagem da Rio d'Ouro? Nao postarei a foto pois e uma descoberta da Nina, os louros da descoberta sao dela.
Quinto
Nos domingos de festa, ficam suprimidos os trens de passeio ao interior." Nessa epoca ja havia essa conciencia de trens turistico? Achei isso o maximo, pois as areas de Tingua, Xerem e Sao Pedro realmente sao muito bonitas.
Sexto parada em Inhauma? Sabemos que ela era de 1898, nessa epoca ja existia a melhoramentos auxiliar para nos, significa q a variante nova ja existia. As duas transportando trens de passageiros ao mesmo tempo? Nao sei se e do diario oficial, mas o Dado postou uma nota, onde da entender qu a variante novo tinha sido desativada a pouco, a nota e de 1922, conviveram quase 25 anos as duas variante?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.