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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 18:35
por DadoDJ
NANDORJ escreveu:Dado você esta super certo em relaçao as datas do ramal da Penha da Rio d'Ouro, existiu pelo menos ate 1927, notei isso nos mapas a mim ofertados tao gentilmente pela forista Nina, mapas esses que estao disponiveis no site da SMU, quem quiser atestar o que estou dizendo basta baixalos, e notar que no canto inferior direito deles tem datas 1926 e 1927. Dado me socorre por favor, outro dia passado de onibus 350, percebi trilhos que nao sao de bonde na Bras de Pina um antigo casarao foi demolido ao lado do Colegio Meira Lima, o concreto da calçada foi em parte quebrado, percebi uns metros de trilhos ferroviarios, ontem indo ao centro de 355 nao os vi mais, sumiram, quem quiser conferir e alguns metros apos o encontro da Rua Guapore e da Av Bras de Pina, na calçada da direita sentido Viaduto Joao xxiii, se quisermos aprender mais sobre esse ramal tem de ser logo, (...):brrb:
Nando, um amigo e antigo usuário da EF Rio do Ouro me contou que havia trilhos da ferrovia exatamente neste ponto que você citou. Acontece que o Julio (que também é forista aqui, participa de comunidades do Orkut e já foi a vários lugares pesquisar sobre ferrovias, inclusive comigo) foi ao local e tirou fotos, que até já postei aqui no fórum. Mas infelizmente, outro amigo pesquisador foi ao local e me telefonou, afirmando que os trilhos seriam VERGALHÕES, inclusive bem leves, pois ele chegou a suspender um para se certificar. Este sujeito é o Edson Vander Teixeira, pesquisador que inclusive marca presença no livro do Hélio Suêvo "A formação das ferrovias no estado do Rio de janeiro" com algumas fotos feitas por ele.
Eu não tive a oportunidade de ir ao local me certificar, mas a principio seriam vergalhões mesmo ... será ?
Agora outra fonte nos diz que ainda há uma ponte COM TRILHOS no bairro Capivari, em Duque de Caxias, por onde o ramal de Xerém passava. Outra fonte nos diz que o ramal de Xerém funcionou pelo menos ATÉ 1971 ! APÓS A DESATIVAÇÃO da ferrovia entre Francisco Sá e Belford Roxo. Então veja como esta estrada de ferro é enigmática, complexa e apaixonante ... incrível !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 18:46
por DadoDJ
NANDORJ escreveu:Ou o Ralph quer alegar que o nivel das margem foi mais alta? Desbarrancou tudo deixando as bordas da ponte a vista? Sendo a escada construida a posteriori?
Furado nao acham? As margens solaparam de forma homegenea de ambos aos lados? e numa extensao continua no decorrer dos tempos? Nunca ouvi falar nisso. As bordas da ponte estariam com uma alvenaria tao retinha, mesmo depois de tantos anos enterrada? As fundaçoes nao estariam comprometidas? Nao e muito larga para uma ponte ferroviaria de via singela? Areia branca e Miguel Couto tem pontes também, uma de concreto mais recente e outra em arco romano respectivamente, sao estreitas passando uma composiçao em bitola metrica. To viajando, se estiver me acordem rs, ou estou certo e e uma ponte ao lado de uma plataforma?:ph34r:
Nando, normalmente o Ralph posta informações baseado no que é enviado pra ele. Quando ele não consegue uma confirmação da informação,ele posta assim mesmo, o que gera equívocos às vezes.
A estação Aurora é uma grande incógnita para mim e para o Julio, chega a ser quase questão de honra descobrimos algo sobre ela, pois os dados são escassíssimos (isso existe ?). O Julio foi ao local e fotografou aquela ponte, e eu tenho um vídeo que foi exibido no RJ TV mostrando o estado da ponte e a reclamação dos moradores. Acho sua hipótese com fundamento,mas acho que só o Julio poderia dar mais alguma pista sobre que ele viu lá. Vou entrar em contato com ele.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 20:21
por NANDORJ
Boa noite a todos, trago novidades interessante e que dependem da ajuda de voces também, como todos sabem a Rio d'Ouro foi construida para auxiliar a construçao da adutora que trazia agua da represa do Rio d'Ouro de Nova Iguaçu ate o Rio de Janeiro no caso conhecido como aguas dos seis dias onde os Engenheiro Paulo de Frontein e Raimundo Belfort Roxo foram encarregados dessa empreitada, mas se a tarefa original dessa ferrovia era de construir e de ser suporte na manutençao dessa adutora. Se o ramal da represa fica no ramal de Jaceruba(Sao Pedro), porque construir o ramal de Xerem e Tingua no mesmo periodo do tronco principal? Isso sempre me intrigou, todos nos sabemos que a Rio d'Ouro so começou a operar para transporte de passageiros 8 anos apos a sua construçao, so em 1883 e que pela iniciativa de homens donos de terras como Coelho da Rocha ela foi aberta a comunidade. Pq da construçao dos ramais de Xerem e do Tingua? Pesquisando muito descobri q a agua nao era transportada apenas de Nova Iguaçu, e sim de Caxias também, antes eu pensava que o ramal terminava em Xerem, mas isso nao e verdade, depois de Xerem havia um sub-ramal ate uma localidade de Caxias chamada Registro, no mesmo estilo daquele ramal que partia da estaçao de Rio d'Ouro ate a Represa, exclusivo para os trabalhadores da fornecedora de agua na epoca a City Improvements Conpany Limited nao tinha CEDAE na epoca ok rs. Esse ramal era pouco mencionado, primeiro que Xerem e longe pra caramba rs, segundo nao havia transporte de passageiros e terceiro por fim essa adutora que trazia agua das represas do Covã, Itapicú, Paraíso, Alfa e Perpétua, foi provavelmente desativada quer em 1971 com a desativaçao desse ramal de Xerem, quer seja pela ampliaçao da estaçao de tratamento de agua do Guandu que tras agua da represa de Ribeirao das Lajes onde se localiza a cidade submersa de Sao Marcos do Principe. Com isso varios pontos de captaçao e armazenamento dagua foram desativados, vide entre outros o Morro da Viuva, etc
Estou enviando um site sobre a historia de Caxias e da Rio d'Ouro, que comprova a existencia desse sub-ramal de Xerem, o neme da localidade de Registro, e o nome das represas onde a agua era captada.
Duas perguntas que nao querem calar; primeira pq desativar algo que podia trazer tantos beneficios a comunidade da Baixada, mas se ate a ferrovia foi extinta rs, pergunta burra essa minha rs, segunda se o ramal de Jaceruba e o de Xerem captavam agua sera que o do tingua também tinha uma adutora q foi desativada?
http://pedacosdanossahistoria.blogspot. ... chive.html
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 21:07
por NANDORJ
Voltei, vim trazendo mais novidades de fotos ainda mais confiaveis, como suspeitava sub-ramais da Rio d'Ouro nao era apenas o da Represa que ia da Estaçao Rio d'Ouro e na parada Represa, o de Registro que citei a pouco ligando Xerem a Registro, havia mais dois, o de Mantiquira, que liga Mantiquira a Galrao e o de Joao Pinto que liga Xerem a Joao Pinto. E provavel que esses dois ultimo trouxesse agua via adutoras, o apice de extensao da Rio d'Ouro foi em 1925 onde a mesma com seu tronco, ramais e sub-ramias chegou a 146,3 km de caminhos de ferro.
Minhas alegaçoes estao fundamentadas no livro:
A FORMAÇAO DAS ESTRADAS DE FERRO DO RIO DE JANEIRO - O RESGATE DA SUA MEMORIA
AUTOR HELIO SUEVO RODRIGUES
(ESTOU ENVIANDO O LINK DESSE TRECHO DO LIVRO COMO TESTEMUNHO DAS MINHAS ALEGAÇOES ACIMA)
http://books.google.com.br/books?id=19l ... ro&f=false
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 21:25
por NANDORJ
Boa noite a todos, vim me redimir de um erro q cometi, anteriormente comentei que o ramal de Xerem, foi construido por Belfort Roxo e pelo Paulo de Frotin que construiram a linha tronco e o ramal de Jaceruba, o ramal de Xerem e de 1891 pela direçao do Dr. Luiz Maggessi.
Significa que foi construido oito anos da abertura para o transporte de passageiros, e 16 anos apos o incio da construçao da ferrovia.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 21:30
por André Vasconcellos
P.S.: Horrorosa e triste a história da cidade de São João Marcos do Príncipe.Recomendo que procurem ler...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 21:42
por NANDORJ
Boa noite Renan, vi q você se interessou pela historia de Sao Joao Marcos do Principe, a cidade mais prospera do estado do Rio no seculo 19, que foi massacrada duas vezes 1907 e 1939, com barbaries ao ponto de abrirem comportas matando gente e animais, esse link tem a historia completa, de quantos perderam tudo, para a gente ter agua.
http://www.serqueira.com.br/mapas/lages1.htm
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 21:46
por André Vasconcellos
Eu li aí,mais algumas fotos num site indicado aí mesmo...
Além de ser um crasso caso também de erro da engenharia...Aliás será que foi erro mesmo??
Voltemos ao assunto da Rio D'Ouro!
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 21:53
por NANDORJ
Desculpa Andre, te confundi com o renan se querer. Um Abraço.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 21:58
por NANDORJ
Erro de engenharia? Burrice mesmo deles Andre. em 1939 na expansao do reservatorio da Light, desapropriaram com o preço q quiseram pagar, nao deixaram nem tirar o material de construçao, por fim fecharam as comportar e a agua nem chegou na cidade que foi demolida a priori, a ondem q veio foi encher o reservatorio alem do limite, a ponto de quase destruir a barragem, para molhar as ruinas com algunbs centimetros, desde entao o lago nunca encheu nem nas piores chuvas, as ruinas sao considerados monumento arqueologico com fins turisticos, pra mim foi um assassinato em 1907, e uma humilhaçao em 1939
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 22:44
por DadoDJ
Nando, o ramal de Tinguá foi construído visando a manutenção de uma adutora também. No livro do Hélio Suêvo tem uma foto de uma ponte em treliça ao lado da adutora, neste ramal.
Lembrando que o leito da antiga ferrovia não passava por onde hoje é a Estrada Federal de Tinguá, e sim pela sugestiva via chamada "Rua Estrada de Ferro", que começa próximo ao entroncamento da estação Cava. É que já vi gente indicando erradamente o antigo caminho da ferrovia ...
Agora, Nando, me chamou a atenção uma coisa que você falou ... a ferrovia foi construída para a construção e manutenção da adutora. E eu estava raciocinando uma coisa há algum tempo ... se a ferrovia foi construída com esta intenção, porque ela passava pela Av.Suburbana (Estrada Real de Santa Cruz, Av. 29 de Outubro etc etc) na sua linha original ? Isso é fato confirmado, mas qual o motivo e razão ? Há ou havia alguma adutora nesta região (Av.Suburbana, entre Del Castilho e Pilares, e Rua João Ribeiro até Tomás Coelho) ? Será que a adutora foi construída na mesma época da ferrovia mesmo ? Será que construíram a ferrovia por onde hoje é a Av.Suburbana e depois fizeram a adutora entre Del Castilho e Tomás Coelho por onde é a Av. Automóvel Clube ?
São muitas questões a serem respondidas ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 23:12
por NANDORJ
Dado eu tenho uma teoria, a Democraticos e Suburbana em varios de seus trechos contituiram uma estrada real ou seja, se você passar pela suburbana você ainda vera sinalizaçao que indica isso e marcos imperiais que demonstram q foi uma estrada importante, marcos esses q se confundem com fradinhos rs, ou seja, eles iriam aproveitam cada trecho possivel de uma estrada que nao fosse necessario negociar algum tipo de regalia, do tipo quando a mesma chegou em vicente de carvalho que pertenciam ao fazendeiro do mesmo nome, teve de se construir uma estaçao em sua homenagem, isso demanda custo, ou tipo quando falei de saracuruna pra você, o dono da antiga fazenda rosario so deixou a linha norte da leopoldina avançar ate o entrocamento que seria bongaba casa pudesse montar um bar na estaçao. por isso q acredito que num primeiro momento ela vinha pelos camninhos imperiais do ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 23:21
por NANDORJ
Dado a adutora foi construida num prazo de seis dias, nao me pergunte como rs, falam q houve um racionamento de agua no rio devido um calor muito intenso, paulo de frontin e belfort roxo ganharam a licitaçao da adutora, afirmaram q construiriam a adutora em seis dias, e fato documentado, chama-se agua dos seis dias, dizem que houve um mutirao enorme para se construir a rio douro, se aproveitaram cada estrada aberta, estrada velha e nova da pavuna, estrada da policia, dentre outras, dizem q as pontes ferroviarias chegavam motadas em pranchas ferroviarias, as locomotivas baldwin foram as escolhidas pois deram conta do recado na conquista do oeste americano, acredito q a adutora migrou de lugar a partir de tomas coelho junto da ferrovia, num segundo momento ela correu junto a linha auxiliar também, se você notar a foto da ponte ferroviaria sobre o rio jacare na altura da praia pequena grudada a ponte esta os tubos de ferro fundido da rio douro
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 11 Set 2010, 23:25
por DadoDJ
Como informação complementar às nossas pesquisas referentes à EF Rio do Ouro, estive pesquisando em alguns Diários Oficiais antigos e encontrei alguns dados:
1-Segundo o Diário Oficial de 11/02/1903, em sua página 11, seção 1, que trata da divisão administrativa da zona suburbana, na Fazenda Grande (na Penha) localizava-se
um Matadouro e um depósito de carros da EF Rio do Ouro !
2-Segundo o Diário Oficial de 02/12/1892, página 8, seção 1, que trata da
distribuição postal na zona suburbana, diz o seguinte (com a grafia original):
"Pilares a Praia Pequena - Comprehende Estrada de Santa Cruz desde Pilares até a Praia Pequena, servindo aos logares: José dos Reis, Capão do Bispo, Venda Grande e Estrada Velha da Pavuna, Penha (parte), Manguinhos e circumvizinhanças. O estafeta encarregado deste districto recebe a correspondência na agencia de Pilares e serve às de José dos Reis e Praia Pequena, sendo a correspondência deste districto remettida na mala de Cascadura"
Baseado neste texto, concluo que as estações da EF Rio do Ouro citadas funcionavam também como agencias postais, o que era comum na época. Mas tem uma coisa estranha aí ... a ferrovia passou a transportar passageiros em 1893, mas este diário oficial é de 1892 ! Então, as agências postais tornaram-se estações de passageiros posteriormente ???
3-Pela divisão administrativa de 1907 (DO de 31/03/1907), pertence ao 20º districto de Piedade e 2ª entrancia os seguintes logradouros (entre muitos):
Estrada de Santa Cruz (entre a estação José dos Reis e Cascadura)
Baseado nisso, vejo que em 1907 a linha original (entre Del Castilho e Pilares, pela Av.Suburbana) ainda existia.
Depois eu complemento ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 12 Set 2010, 01:01
por NANDORJ
Agora quem boiou fui eu Dado, quando parece que começamos a ter respostas, mas duvidas aparecem, se as estaçoes da Rio D'ouro começaram em 1882 a serem utilizadas como agencias postais um ano antes de ser usadas pelo publico, pode se concluir que eram postos telegraficos também, pois era comum estaçoes exercerem as tres funçoes. Mas isso me intriga, nesse periodo ainda era a variante q vinha do caju via suburbana , democraticos e engenho do mato, isso faz cair nossa teoria de simples paradas sem coberturas, para ser uma agencia postal e posto telegrafico, no minimo devia ter o minimo de infraestrutura possivel, isso me faz creer na teoria de imoveis alugados, aquela casinha amarela de 1890 começa a fazer tanto sentido
. Outra coisa q me fez boiar onde era esse abrigo de composiçoes da Rio d'Ouro na Penha? Onde seria? Achava que era Belfort Roxo os galpoes das vaporosas. Detalhe importante Dado, o matadouro ficava realmente na fazenda grande no outro lado, e nao na fazendinha que hoje ta enfiado no complexo do alemao.
.Muita coisa facilitaria se a gente descobrisse a data de fechamento da variente antiga. tenho uma suspeita, alguns comentarios atras falei que em 1925 foi o apice em termo de expansao da Rio d'Ouro com mais de 146 km, pelas fotos da SMU vimos q o ramal da Penha foi pelo menos ate 1927, sera q a variante antiga Caju - Engenho do Mato nao durou esse periodo também?
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 12 Set 2010, 02:40
por DadoDJ
Tem um detalhe ... algumas paradas realmente não tinham nem cobertura, eram bem simples (acho que neste caso deve se encaixar as paradas São Francisco, Rua Bella, Benfica, Alegria (ainda não sabemos se estas duas últimas foram a mesma ou não) e Henrique Scheid. Existiu uma parada Entroncamento,mas não sabemos onde ficava ou se era outro nome de uma destas paradas citadas.). Mas me surpreendeu saber que foram agências postais as paradas citadas na mensagem acima. Há outro detalhe: em uma mensagem que postei anteriormente, esta parada São Francisco, que ficaria entre o Caju e a Rua Bella, possuía um funcionário incumbido de ser o Guarda-chaves. Ora, uma parada simples teria um guarda-chaves ???
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 12 Set 2010, 03:20
por DadoDJ
Depois dessa eu vou dormir ... vejam só:
Há algum tempo debatendo sobre as estações da Rio do Ouro, eu e mais alguns foristas ficamos indecisos em relação a Estação/parada Benfica. Sabemos que existiu, apesar de pouquíssimo divulgado, uma estação Bemfica (com 'm' mesmo) na linha da Leopoldina (EF do Norte). Ela ficava no cruzamento desta com a EF Rio do Ouro, onde hoje passa o viaduto de Benfica. Sabemos também, que segundo mapas da SMU, em 1903 ela já estava abandonada ! Sabemos também, que na EF Rio do Ouro existiu uma parada Benfica, que ficava entre as estações/paradas Rua Bella e Praia Pequena. Pelos meus cálculos, medi a quilometragem e apontei o local da extinta parada Benfica onde hoje fica um lava-jato, na R.Prefeito Olimpio de Melo, mas muito próximo do viaduto Ataulfo Alves. Apesar de estranha a localização, por ficar longe de Benfica, na prática parece razoável, pois por toda a rua há casas antigas, e exatamente onde apontei o local fica este lava-jato, uma construção mais moderna, o que sugere que a parada foi demolida. Pois bem, voltando ao assunto principal: depois de todos estes cálculos de onde ficaria a estação, ficou meio certo que ela deveria ficar no trecho entre o largo de benfica e a Av.Brasil (a parada Alegria, mostrada em um mapa antigo numa curva antes do Largo de Benfica chegou a ser especulada de ser a estação benfica, que alguns mapas da SMU mostram com este nome. Não sabemos se é verdade, pois alguns mapas da SMU contém erros). Mas vejam o que diz este Diário Oficial de 02-10-1904:
"De ordem do Sr. Dr. Inspector geral previno ao publico que a Estrada de Ferro Rio d'Ouro, por occasião das festas de Nossa Senhora da Penha, que terão logar nos domingos do mez de outubro, terá trafego mutuo com a Companhia Cantareira e Viação Fluminense, para a condução dos festeiros ao arraial da Penha, assim como fará trafego extraordinario de trens, partindo da estação inicial de Ilha das Moças, da Linha Auxiliar, antiga Melhoramentos, para o Largo da Penha, fazendo esses trens paradas na rua de São Christóvão (Maracanã), Mangueira, Bemfica, Praia Pequena, Liberdade, Inhaúma, Engenho do Matto e Vicente de Carvalho.
Somente haverá passagens de ida e volta pelo preço de 2$000.
Nos domingos de festa, ficam suprimidos os trens de passeio ao interior."
Então, vejam quantas informações em apenas um texto: a ferrovia faria uma parada em Bemfica, mas não poderia ser na parada da EF do Norte (apesar de ser no cruzamento), pois esta estava abandonada já neste ano. Então onde ficava esta parada benfica da EF Rio do Ouro ??? E isso sem falar da estação Ilha das Moças,da Linha Auxiliar (um mapa antigo mostra isso); da estação Inhaúma que já funcionava nesta época (claro,ela é de 1898 ... mas em 1904 a linha original via Av.Suburbana e Pilares ainda funcionava também !) etc etc ... então ... muitas dúvidas !
E antes que perguntem: sim, eu já pensei em pesquisar o decreto que foi o documento oficial de criação da ferrovia (Decreto número 2639, de 1875) nestes sites de documentos, decretos, leis e diários oficiais antigos ... mas infelizmente ainda não encontrei este decreto, nem os outros,que determinavam a implantação do transporte de passageiros etc etc ...
Dá pra dormir com tudo isso na cabeça ?
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 12 Set 2010, 13:17
por NANDORJ
Bom dia Dado, eu na hora que li seus dois ultimos comentarios também pirei, mas de cabeça fria e munido do material que me ajudou a preparar minha monografia que abordou a Baia da Guanabara, vou tentar ser o mais eloquente possivel ok.
Primeiro o fato da Linha Auxiliar começar na Ilha das Moças nao e para assustar, todos sabem que a estaçao inicial da Auxiliar era Alfredo Maia, mas afirmo para vocês Alfredo Maia ficava numa ilha chamada ilha das Moças, vocês devem se bperguntar como? No final do seculo 19 e inicio do seculo vinte prefeitos do distrito federal que era o Rio e os presidentes da ruplica queriam tornar CIDADE numa capital no estilo europeu, inspirados em ideias urbano-paisagisticas do frances Hausman que remodelou a Paris da belepoque, Pereira Passos e Rodrigues Alves, tiveram a mesma ideia de embelezar, sanear e tornar o Rio uma cidade cosmopolita, com grandes monumentos e edificios colossais para epoca, varios trechos do litoral do Centro como da Gamboa, Saude, Santo Cristo foram aterrados, areas como o cais do porto, rodoviaria, gasometro entre outras foram ganhas da Baia de Guanabara, pois esse trecho de litoral, era um sistema intrincado de mangues, pequenos rios e ilhotas, que foram sucessivamente aterradas com material do desmonte de morros do centro do Rio, areas inteiras que eram a beira mar se afastaram do mesmo, Gamboa, Saude, Sao Cristovao(quem nunca viu um fotolog com a foto da igreja de Sao Cristovao, com barcos amarrados a porta da mesma?), praia formosa foi outrora uma praia, areas como a estaçao da Leopoldina e Alfredo Maria ou eram mar ou trecho de ilhas, como a ilha das Moças, canal do mangue como o nome diz era um manguezal, tal canal e artificial, com objetivo de drenar as aguas paradas, transporte de carga, lazer no estilo caneis parisienses e holandeses. Em sintese Alfredo Maia e localizado na outrara ilha das Moças.
Sengundo o trecho inicial da Rio d'Ouro, vindo do Caju ate o Engenho do Mato, pareceu que no passada houve uma orgia de paradas, eu acho e apenas acho, que eram tentativas, no velho modelo de tentativa e erro, de se obter pontos lucrativos de transporte de passageiros, mas nesse periodo acredito que essa area era meio terra de ninguem, por isso que a segunda variente vinda de Francisco Sa passando por Inhauma e Del Castilho fosse uma opçao salutar, gerando assim num segundo momento a desativaçao da variante original.
Terceiro o Dado cita paradas na Mangueira , Maracana, mesmo nao sendo estaçoes originais, eu entendo que no periodo da festa da Penha havia um esquema especial para os romeiros dessa festa tao especial e aguardada, acredito que a mesma ou fazia paradas nessas estaçoes passado pelos desvios ate elas ou simplesmente o trem parava, e os passageiros simplesmente subiam atraves do trilhos, pois outrora os carros de madeira tinha portas nos fundos de cada carro de passageiros com uma pequena escadas, em sintese tudo era festa em outubro, valia tudo, mas nao era assim no dia a dia.
Quarto a Nina me mostrou uma foto de uma plataforma misteriosa em Triagem, vista pelo trem e pelo google earth, o estranho q ela fica apos a separaçao dos trilhos do metro e do trem, na direçao dela no lado direito jazem dormentes alinhados a muito podres, que podem ser vistos na foto indo a direita dessa plataforma, fotos antiga em que vejo um tue da auxiliar ao lado de uma baldwin demonstra que e o lado certo onde a bitola metrica da Rio d'Ouro corria lado a lado com a Auxiliar ate Del Castilho. Sera a antiga plataforma de Triagem da Rio d'Ouro? Nao postarei a foto pois e uma descoberta da Nina, os louros da descoberta sao dela.
Quinto
Nos domingos de festa, ficam suprimidos os trens de passeio ao interior." Nessa epoca ja havia essa conciencia de trens turistico? Achei isso o maximo, pois as areas de Tingua, Xerem e Sao Pedro realmente sao muito bonitas.
Sexto parada em Inhauma? Sabemos que ela era de 1898, nessa epoca ja existia a melhoramentos auxiliar para nos, significa q a variante nova ja existia. As duas transportando trens de passageiros ao mesmo tempo? Nao sei se e do diario oficial, mas o Dado postou uma nota, onde da entender qu a variante novo tinha sido desativada a pouco, a nota e de 1922, conviveram quase 25 anos as duas variante?
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 12 Set 2010, 14:05
por NANDORJ
Bom tarde a todos, to quase surtando de curiosidade, o forista Dado postou que havia um abrigo de composiçoes na penha, onde seria? me ajudem. Numa nota que o Dado pos indica que belfort roxo abastecia as composiçoes de combustivel. Mas que raio de combustivel e esse? se em 1922 nao havia composiçoes a diesel nem na rio do ouro nem na auxiliar eram vaporosas carvao, sera q o combustivel era carvao que era colocada na calha? Onde eram as oficinas da Rio d'Ouro? Ja ouvi falar Belfort Roxo ou Triagem. Se o objetivo da segunda variante da Rio d'Ouro era acompanhar de perto a auxiliar, pq nao fizeram o puxadinho rs de tomaz coelho para ca? Ate hoje tem a estaçao de trem de Tomaz Coelho, Ao inves disso compartilha ate Del Castilho, qual o motivo para isso? A unica justificativa seria Inhauma sua sede que fica na altura da estaçao do metro arraial esse germinado entorno da igreja de Sao Tiago, sei que inhauma na epoca era enorme na epoca, Manguinhos ate quase Iraja, sera q a influencia politica foi tao grande assim, pois de qualquer maneira passaria por essa freguesia, mas nao no centro dela. A pergunta que nao quer calar, a Rio d'ouro chegou a ter um ramal ate o porto de Inhauma? Era perto, tao importante quanto o Maria Angu na Penha que também fazia parte da freguesia de Inhauma na epoca. Porte esse que permaneu operacional ate a decada de vinte, apos desaparecer apos sucessivos aterros que a posteriori ajudaram a criar a Av Brasil.
Por fim essa mesma nota confirma as suspeitas do Dado a maioria das estaçoes era sem cobertura mesmo, apenas plataformas ate 1922.
Esse link e interessante fala sobre a Hhistoria de Inhauyma as ferrovias passando por ela.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inha%C3%BA ... e_Janeiro)
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Enviado: 12 Set 2010, 14:31
por DadoDJ
Sobre Ilha das Moças, eu tenho esta imagem dela, antes do aterro:
Em relação aos aterros, realmente muitas partes do litoral carioca foram modificadas, tô sabendo disso ... eis um mapa que mostra o quanto houve de modificações nesta parte da cidade:
Neste mapa, dá pa ver a localização de Ilha das Moças também, inclusive pelo que eu sei, Ilha das Moças era uma parada (já no aterro) antes de Alfredo Maia, aliás, Alfredo Maia nem existia ainda ... mas isso é uma opinião minha, apenas.
Há um mapa, que não me lembro agora qual, que mostra a linha auxiliar avançando até onde hoje fica a rodoviária Novo Rio, que logicamente na época não existia. E um projeto de expansão da linha Auxiliar era para o Porto do Rio de Janeiro, que estava sendo ampliado e teria vários píers, idéia que não foi adiante.
Nando, voltando à Festa da Penha e suas paradas, você citou bem: o trem poderia parar próximo às estações que pertenciam à Linha Auxiliar e os romeiros embarcariam pelos trilhos, ou o trem pegaria um desvio e apearia nestas estações. Mas a questão que me encafifou foi a seguinte: Parada Bemfica ! Até onde sabemos ou imaginamos, ela ficava na linha que vinha do Caju, e se localizava:
1-no cruzamento com a EF do Norte (onde hoje é o viaduto de benfica), mas lembrando que ela estava abandonada em 1911 (e não 1903 como citei antes), segundo o SMU, o que daria a possibilidade de ter sido aproveitada antes (vejam abaixo o mapa da SMU);
Área em destaque:
2-na curva entre a R.Pref.Olimpio de Melo e o Largo de Benfica (segundo a SMU, pois outros mapas a mostram como sendo a Parada Alegria):
Acima: Mapa da SMU
Fotos acima feitas em 2010, para mim o local foi a Parada Alegria, e não a Parada Benfica.
3-Lava Jato na R.Pref.Olimpio de Melo, onde pelos meus cálculos de quilometragem, seria o local da parada Benfica:
Este lava jato é um dos pouquíssimos prédios da rua que não é de construção antiga, aliás a rua tem um monte de casas iguais, parecidas com estações ! ! !
Mas o que importa é o seguinte: todos estes possíveis locais ficam entre Caju e o largo de Benfica ... e este trajeto mostrado no documento das festividades da Penha diz que o trem fará uma parada na estação Bemfica ! Mas como, se os locais sugeridos por mim não ficam neste caminho citado pelo trem ? Só se entrasse em um desvio (então na linha vinda do Caju) de ré e depois seguisse viagem ... só pode ser ... mas é muito estranho ...