batismo de sangue !!Gustavodc escreveu:Ultimamente, quem entra na RG sai tomatizado.
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Série 2100 - CAF
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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Re: Série 2100 - CAF
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Re: Série 2100 - CAF
Sabado passando de 2000 em frente a um dos galpões do Brás,deu pra ver que o 2100 que está sendo "tomatizado"é o 2103(na verdade,da pra ver só no painel dele "carro D103").
Com isso,o 2103 que acabou indo pra RG e pra Tomatização,o 2104 agora forma composição com o 2105 na Linha 9.
Com isso,o 2103 que acabou indo pra RG e pra Tomatização,o 2104 agora forma composição com o 2105 na Linha 9.
Re: Um pouco de história dessa série, RENFE UT440 (2100 na CPTM)
R E N F E escreveu:Em 1970, RENFE inicia os estudos para a construção de uma nova série de trens-unidade, para reforçar e trazer melhorias para os serviços de Cercanías, e Regionais. No ano de 1972, sai da fábrica da CAF, o protótipo da nova série, composto inicialmente por 2 carros um carro motor e um carro reboque com cabine de condução (MC + RC).
O equipamento elétrico foi construído pela Westinhouse Espanhola, sob licença da Mitsubishi Eletric Company (MELCO), e as partes mecânicas foram desenvolvidas pela CAF. A novidade na época, eram os truques, que pela primeira vez, passavam a contar com a suspensão secundária Pneumática, sendo construídos na Espanha pela Schindler Wagon. Assim começam os testes com a nova unidade, por todas as linhas da RENFE. Sendo aprovada nos testes, RENFE solicita as empresas o primeiro lote, composto de 80 unidades. (81 unidades se for somado o protótipo.)
A partir de 1974, chegam as primeiras unidades do primeiro lote, ainda com os 2 carros (MC + RC), iniciando a sua prestação de serviço em 24 de Maio de 1974 nas cidades de Madrid e Barcelona. Alguns meses depois, são recebidos os carros reboques intermediários (os RI's), assim agora as unidades passavam a contar com a sua formação definitiva. (MC + RI + RC)
Esses trens foram a série mais numerosa na Renfe, quando em 1984 se recebe a última unidade da fábrica, assim formando um parque de 255 unidades produzidas!
A modernização
O início do processo de modernização, foi iniciado em 1992, quando um RI foi submetido a uma profunda reforma, interna e externa. Ao sair das Oficinas de Vallavoid, esse carro foi acoplado a uma unidade e foi submetido a testes. Após os testes e a sua aprovação, duas unidades são modernizadas e postas em operação em 1993, estas unidades agora contam com Ar-Condicionado, e um interior comparável com as novas unidades que Renfe estava recebendo naquela época. As unidades modernizadas para os núcleos de Cercanias foram matriculadas como UT440R.
A Venda para a CPTM
Em 1997, a CPTM adquire 48 unidades 440R, marcando o início do processo de modernização de suas linhas de trens metropolitanos. Esses trens possuem itens que na época eram uma grande novidade, como Ar-Condicionado, bancos anatômicos "forrados" com tecido, som ambiente, e Vidros (isso mesmo Vidros) com filtro UV. Rodaram em testes por todas as linhas da CPTM, e iniciaram sua prestação de serviço fazendo as linhas que seguem para a zona leste (também há relatos que essa série também prestou serviço na linha A, atual linha 7) e na linha C (atual linha 9 esmeralda). Na CPTM, esses trens receberam a mátricula de série "2100".
Por motivos de vandalismo, foram retirados de operação na zona leste, agora passando a operar na linha D (atual linha 10) com formação de 6 carros e por enquanto ainda rodam na linha 9 Esmeralda. Ainda por motivos de vandalismo, os vidros saíram de cena e deram lugar ao policarbonato, mais resistente as pedradas.
Algumas características únicas dessa série, são o seu deslocamento suave e seu conforto, duas portas grandes na lateral de cada carro, com 2,12M de largura, e também seu carro comprido, sendo a série com o carro mais comprido da frota da CPTM, com 26M aproximadamente, e a única série de trens a ter um toque para abertura de portas.
Esse é um resumo de um pouco da história dessa série, caso houver alguma discrepância muito grande na parte histórica da CPTM, favor entrar em contato que farei o ajuste no texto. Em breve postarei fotos!
Vida longa e próspera ao UT440.
Abraços
Capa do guia de horários dos trens de cercanias de Madrid - 1981
http://todotrenesarg.com.ar/publirenfe.htm
http://www.listadotren.es/motor/series.php?id=47
Esse TUE 9-440-024-8 está na CPTM, segundo o site:
http://www.listadotren.es/motor/series.php?id=47
Acidente de TUE série 2100 da CPTM em 2002:
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Re: Série 2100 - CAF
Que arregaço! Isso foi próximo à RGS?
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Re: Série 2100 - CAF
Mais uma cassetada de trem!
Aliás...
Quais são os números deste acidente e a causa, razão, motivo ou circunstância??
Rodrigo Lopes
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Re: Série 2100 - CAF
Pela última foto, em que aparece uma imagem de uma capela no alto, à direita, o 2100 estava quase na estação Campo Grande, no acesso à parte baixa de Paranapiacaba. É bem colado àquela passagem de nível de 10 linhas...Rafael Lopes escreveu:Que arregaço! Isso foi próximo à RGS?
Mas, o que houve com o TUE? Baixa? Porque pegou bem o carro motor da frente...
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Re: Um pouco de história dessa série, RENFE UT440 (2100 na CPTM)
Só por curiosidade, até um tempo atrás, havia um 2100 no galpão do Brás, com a frente toda coberta com lonas, mas que atualmente ele não se encontra mais lá. Seria este da sequência de fotos desse acidente?Ramos escreveu: Acidente de TUE série 2100 da CPTM em 2002:
***Dom Moreira 1178***
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Re: Um pouco de história dessa série, RENFE UT440 (2100 na CPTM)
Rodrigo Leste 4 escreveu:Só por curiosidade, até um tempo atrás, havia um 2100 no galpão do Brás, com a frente toda coberta com lonas, mas que atualmente ele não se encontra mais lá. Seria este da sequência de fotos desse acidente?
Lona laranja, né? acho que seria esse sim . . .
Sobre o acidente:
Terça-feira, 16 de julho de 2002.
Agora São Paulo
Trem de carga sai dos trilhos, bate em composição e fere 9
DE NOVO
Um trem que transportava açúcar descarrilou e colidiu ontem com uma composição que vinha em sentido oposto perto da estação de Rio Grande da Serra (Grande SP).
O acidente aconteceu às 4h56 de ontem na linha D da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga o município de Rio Grande da Serra à estação Barra Funda (zona oeste da capital). Nove passageiros tiveram ferimentos leves.
Segundo a CPTM, nove dos 30 vagões do trem de carga da MRS Logística que seguia para o litoral com um carregamento de 2,4 mil toneladas de açúcar descarrilaram. Ao sair dos trilhos, o trem invadiu a via contrária e chocou-se com um trem de passageiros da CPTM.
Segundo a empresa, o maquinista freou a composição, mas não evitou a colisão. Os feridos foram encaminhados para o pronto-socorro municipal de Rio Grande da Serra. Pela manhã, todos haviam sido liberados.
As duas vias da estação de Rio Grande da Serra permaneceram interditadas até as 16h50, quando uma delas foi liberada. Até então, dez ônibus do Paese (Plano de Apoio às Empresas em Situações de Emergência) foram acionados para levarem os passageiros até a próxima estação em funcionamento, em Ribeirão Pires (Grande SP). Até ontem, a CPTM não tinha previsão para a liberação da segunda pista e normalização da linha.
A linha Rio Grande da Serra-Barra Funda transporta diariamente cerca de 130 mil pessoas. No horário de pico, entre 5h45 e 7h45, são aproximadamente 30 mil passageiros.
Desde o início do ano, a CPTM registrou 138 ocorrências envolvendo trens de carga que prejudicaram o transporte de passageiros, contra 223 no ano passado. O mais recente ocorreu em junho na linha F (Brás-Calmon Viana), com o descarrilamento de um trem da MRS que transportava areia. Na ocasião, parte da via destruída no acidente só foi totalmente liberada após seis dias de reparos. Não houve vítimas. (Silvia Amorim)
Terça-feira, 16 de julho de 2002
O Estado de S. Paulo
Colisão entre trem de carga e de passageiros deixa 9 feridos
Choque aconteceu entre as estações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, no ABC
Uma composição da MRS Logística, com nove vagões que transportavam açúcar, descarrilou às 4h56, na Linha D, no sentido São Paulo-Santos, entre as estações de Rio Grande da Serra e de Ribeirão Pires, no ABC. Um trem da CPTM, que transportava passageiros, bateu na lateral de um dos vagões. Nove pessoas ficaram levemente feridas.
A Linha D foi interrompida nos dois sentidos, apenas entre as estações de Rio Grande da Serra e de Ribeirão Pires. O transporte entre as duas estações, nos dois sentidos, foi feito em ônibus.
A linha onde aconteceu o acidente é a que liga a Estação da Luz à região do ABC. Embora o bloqueio de tráfego de trens tenha ficado restrito ao trecho Ribeirão Pires-Rio Grande da Serra, os intervalos entre os trens em toda a linha acabaram aumentando, segundo informações da assessoria. Às 16h50, apenas uma das vias interditadas foi liberada.
Operadoras de carga, como a MRS Logística, têm permissão para usar as linhas durante a noite e períodos nos quais os intervalos entre os trens são maiores. Esse tipo de operação tem causado polêmica, por conta dos acidentes que aconteceram nos últimos meses.
No sexta-feira, duas pessoas ficaram feridas num acidente entre dois trens de carga da MRS Logística, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Um mês antes, uma locomotiva de manutenção bateu contra um trem de passageiros da CPTM, na estação de Caieiras, mas ninguém ficou ferido. No início de junho, um trem da MRS Logística, que transportava areia, descarrilou na zona leste.
No dia 22 de maio, um trem da Ferronorte descarrilou em São Vicente, na Baixada Santista. Morreram duas pessoas.
http://www.sptrans.com.br/clipping_ante ... ransporte7
15/07/2002 - 08h12
Trem descarrila, é atingido por composição e deixa 9 feridos
da Folha Online
Um trem de carga da MRS Logística descarrilou nesta madrugada entre as estações de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, na Grande São Paulo. Outra composição da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que seguia pelo local colidiu com o trem e nove pessoas ficaram levemente feridas.
O acidente ocorreu por volta das 4h50. O trem de carga, carregado com açúcar, seguia para Santos e descarrilou, com a carga derramando na linha. Nove vagões descarrilaram.
O trem de passageiros da CPTM que seguia sentido São Paulo tentou parar, mas não conseguiu e bateu contra a composição que estava parada.
Os feridos foram levados para o PS de Rio Grande da Serra e liberados. O maquinista bateu a mão e não chegou a ser medicado.
A linha está interditada e foi acionado o Paese (Plano de Apoio à Empresas em Situação de Emergência) com 10 ônibus entre as estações.
Não há previsão de quando o sistema voltará ao normal. As causas do acidente ainda são investigadas.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 4777.shtml
Nesa época a MRS era muito relaxada . . .
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Re: Série 2100 - CAF
E hoje pela manhã, pra você ver, havia uma turma dela perto da estação Ipiranga, na altura do acesso ao "desvio aranha", fazendo manutenção de VP...
As coisas mudaram. Pra melhor, felizmente.
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Re: Série 2100 - CAF
Aqui está ele no Pátio Luz.
Será que ele foi baixado ou foi ou vai ser recuperado?
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Rodrigo Lopes
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Re: Série 2100 - CAF
Sim a 024M-011Ri-024RC, na CPTM é a 2138-C138-D138
Abraços
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Re: Série 2100 - CAF
Que interessante. Por acaso você tem uma lista da numeração deles na Espanha e aqui no Brasil?R E N F E escreveu:Sim a 024M-011Ri-024RC, na CPTM é a 2138-C138-D138
Abraços
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Re: Série 2100 - CAF
Sim. Inclusive a listagem inclui a data de baixa das unidades do nucleo de Cercanias da Espanha, quais eram de Renfe Media Distancia (Regionales) e inclui tambem o lote que foi para o Chile, com exceçao das 440 para o serviço Biotren conhecidas como "Concepcion". A lista é um arquivo em JPG, dah ateh pra levar no celular e cruzar a numeraçao da CPTM com os dados da lista na hora que voce ve a numeraçao da unidade
Abraços
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Re: Série 2100 - CAF
A lista está disponivel no ut440.com na seçao "Documentos 440" -> Pag 2 -> e tem o titulo "JL440-Ventas a Chile y Brasil" .
Aqueles que ainda não possuem o cadastro no site, vou postar a listagem aqui para vocês.
Abraços
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Re: Série 2100 - CAF
Ele está assim desde então?Lopes escreveu:Aqui está ele no Pátio Luz.
Será que ele foi baixado ou foi ou vai ser recuperado?
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Re: Série 2100 - CAF
Precisa levar ele para o martelinho de ouro. Será que tem conserto isso?!
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.
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Re: Série 2100 - CAF
A composição 2121-2126 recebeu os letreiros de LED no interior de seus carros. Infelizmente, não estavam funcionando. Por outro lado, não recebeu o adesivo no balaústre e nem a luz de indicação da abertura das portas.
Estação da Luz, 23h45.
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
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Re: Série 2100 - CAF
Eu acho que tem reparo, ja vi fotos de porradas piores e os caras arrumaram a unidade.
Abraços
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Re: Série 2100 - CAF
Eu ACHO que esse aí já arrumou.
Pista?Até ontem, a CPTM não tinha previsão para a liberação da segunda pista e normalização da linha.
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Re: Série 2100 - CAF
Só mais uma peróla, para um hall que já está cheio.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.
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