Re: Série 2100 - CAF
Enviado: 04 Mai 2009, 21:11
batismo de sangue !!Gustavodc escreveu:Ultimamente, quem entra na RG sai tomatizado.
batismo de sangue !!Gustavodc escreveu:Ultimamente, quem entra na RG sai tomatizado.
R E N F E escreveu:Em 1970, RENFE inicia os estudos para a construção de uma nova série de trens-unidade, para reforçar e trazer melhorias para os serviços de Cercanías, e Regionais. No ano de 1972, sai da fábrica da CAF, o protótipo da nova série, composto inicialmente por 2 carros um carro motor e um carro reboque com cabine de condução (MC + RC).
O equipamento elétrico foi construído pela Westinhouse Espanhola, sob licença da Mitsubishi Eletric Company (MELCO), e as partes mecânicas foram desenvolvidas pela CAF. A novidade na época, eram os truques, que pela primeira vez, passavam a contar com a suspensão secundária Pneumática, sendo construídos na Espanha pela Schindler Wagon. Assim começam os testes com a nova unidade, por todas as linhas da RENFE. Sendo aprovada nos testes, RENFE solicita as empresas o primeiro lote, composto de 80 unidades. (81 unidades se for somado o protótipo.)
A partir de 1974, chegam as primeiras unidades do primeiro lote, ainda com os 2 carros (MC + RC), iniciando a sua prestação de serviço em 24 de Maio de 1974 nas cidades de Madrid e Barcelona. Alguns meses depois, são recebidos os carros reboques intermediários (os RI's), assim agora as unidades passavam a contar com a sua formação definitiva. (MC + RI + RC)
Esses trens foram a série mais numerosa na Renfe, quando em 1984 se recebe a última unidade da fábrica, assim formando um parque de 255 unidades produzidas!
A modernização
O início do processo de modernização, foi iniciado em 1992, quando um RI foi submetido a uma profunda reforma, interna e externa. Ao sair das Oficinas de Vallavoid, esse carro foi acoplado a uma unidade e foi submetido a testes. Após os testes e a sua aprovação, duas unidades são modernizadas e postas em operação em 1993, estas unidades agora contam com Ar-Condicionado, e um interior comparável com as novas unidades que Renfe estava recebendo naquela época. As unidades modernizadas para os núcleos de Cercanias foram matriculadas como UT440R.
A Venda para a CPTM
Em 1997, a CPTM adquire 48 unidades 440R, marcando o início do processo de modernização de suas linhas de trens metropolitanos. Esses trens possuem itens que na época eram uma grande novidade, como Ar-Condicionado, bancos anatômicos "forrados" com tecido, som ambiente, e Vidros (isso mesmo Vidros) com filtro UV. Rodaram em testes por todas as linhas da CPTM, e iniciaram sua prestação de serviço fazendo as linhas que seguem para a zona leste (também há relatos que essa série também prestou serviço na linha A, atual linha 7) e na linha C (atual linha 9 esmeralda). Na CPTM, esses trens receberam a mátricula de série "2100".
Por motivos de vandalismo, foram retirados de operação na zona leste, agora passando a operar na linha D (atual linha 10) com formação de 6 carros e por enquanto ainda rodam na linha 9 Esmeralda. Ainda por motivos de vandalismo, os vidros saíram de cena e deram lugar ao policarbonato, mais resistente as pedradas.
Algumas características únicas dessa série, são o seu deslocamento suave e seu conforto, duas portas grandes na lateral de cada carro, com 2,12M de largura, e também seu carro comprido, sendo a série com o carro mais comprido da frota da CPTM, com 26M aproximadamente, e a única série de trens a ter um toque para abertura de portas.
Esse é um resumo de um pouco da história dessa série, caso houver alguma discrepância muito grande na parte histórica da CPTM, favor entrar em contato que farei o ajuste no texto. Em breve postarei fotos!
Vida longa e próspera ao UT440.
Abraços
Pela última foto, em que aparece uma imagem de uma capela no alto, à direita, o 2100 estava quase na estação Campo Grande, no acesso à parte baixa de Paranapiacaba. É bem colado àquela passagem de nível de 10 linhas...Rafael Lopes escreveu:Que arregaço! Isso foi próximo à RGS?
Só por curiosidade, até um tempo atrás, havia um 2100 no galpão do Brás, com a frente toda coberta com lonas, mas que atualmente ele não se encontra mais lá. Seria este da sequência de fotos desse acidente?Ramos escreveu: Acidente de TUE série 2100 da CPTM em 2002:
Rodrigo Leste 4 escreveu:Só por curiosidade, até um tempo atrás, havia um 2100 no galpão do Brás, com a frente toda coberta com lonas, mas que atualmente ele não se encontra mais lá. Seria este da sequência de fotos desse acidente?
Que interessante. Por acaso você tem uma lista da numeração deles na Espanha e aqui no Brasil?R E N F E escreveu:Sim a 024M-011Ri-024RC, na CPTM é a 2138-C138-D138
Abraços
Ele está assim desde então?Lopes escreveu:Aqui está ele no Pátio Luz.
Será que ele foi baixado ou foi ou vai ser recuperado?
Pista?Até ontem, a CPTM não tinha previsão para a liberação da segunda pista e normalização da linha.