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Série 1600 - Budd/Mafersa
Moderador: Lipe Andreense
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Alguém me falou (acho que o Raphael) que houve trinca em um (ou mais) truques, e por isso ele está imobilizado. Acho que se não encontrarem truques substitutos vão baixá-lo definitivamente.
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
No final da década de 70, a então RFFSA - DES (Divisão Especial Subúrbios do Grande Rio) encomendou a aquisição de 150 trens unidades elétricos, onde a encomenda foi dividida da seguinte forma:VHarlamov escreveu:
Ôpa, claro que serve, valeu mesmo ! Eles rodaram por quais linhas? E por quê não permaneceram aqui?
- 30 TUE's de 4 carros, a serem fabricados pelo consórcio Mafersa / Hitachi / Toshiba (Série 700);
- 60 TUE's de 4 carros, a serem fabricados pelo consórcio Santa Matilde / MAN / GEC / Villares (Série 800);
- 60 TUE's de 4 carros, a serem fabricados pelo consórcio Francorail / MTE / JS / BBC / Cobrasma (Série 900).
Entretanto, junto à aquisição de todos esses carros, deveriam sofrer intervenções o sistema de sinalização, assim como a melhoria das estações e via permanente.
Porém, o que ocorreu nào foi exatamente o que estava previsto: muitas das melhorias nào foram implantadas, e devido a isso, a RFFSA - DES passou de falta a ter sobre de trens. Por causa disso a RFFSA congelou o contrato de fornecimento com o CCTU (consórcio Construtor de Trens Unidades, representado no Brasil pela Cobrasma).
Em 1984, uma nova empresa era criada para gerir os sistemas de trens urbanos na esfera federal: nascia assim a CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Como o sistema gerido pela CBTU em São Paulo (STU-SP) estava apresentando um grave crise na oferta de transporte (subsistema Noroeste - Sudeste - antiga EFSJ), a CBTU tomou duas atitudes:
- adquiriu sem licitação um total de 25 trens junto ao consórcio Mafersa / Hitachi / Toshiba (o projeto desses trens seria semelhante ao dos 30 trens previamente fornecidos à RFFSA, entretanto sofreiam alterações para rodarem em São Paulo, como por exemplo o ATC);
- descongelou o contrato com o CCTU, alocando assim os últimos trens faltantes do contrato de fornecimento da série 900.
Assim, tinha início a saga dos TUE's da Série 900 em São Paulo.
Eles circularam prioritariamente no subsistema Noroeste - Sudeste (atuais linhas 7 & 10), fazendo a maior parte do tempo a linha entre as estações Pirituba e Mauá. (Naquela época, a CBTU manteve o sistema de operação com oera praticado pela EFSJ / RFFSA, ou seja, os trens não eram somente Luz - francisco Morato e Luz - Rio Grande da Serra como é hoje.)
No final da década de 80 a CBTU decidiu pelo envio definitivo dos trens da Série 900 para a Superintendência de Trens Urbanos do rio de Janeiro (STU-RJ).
Algumas pessoas afirmam que as unidades que circularam em São Paulo são as dez últimas (E950 - ER950 - ER1950 - E1950 até E960 - ER960 - ER1960 - E1960). Mãs não sei dizer se realmente só os dez últimos TUE's dessa série circularam na STU-SP.
Ufa, acho que assim expliquei um pouco da saga dos 900 em Sampa!!!
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Tiago, que os TUE's da Série 1600 apresentam graves problemas de trincas nos truques motores é um fato conhecido (tanto que a maioria dos trens desta série apresentamnos carros motores truques fundidos Commomwealth oriundos dos trens da Série 1400).Tiago Costa escreveu:Alguém me falou (acho que o Raphael) que houve trinca em um (ou mais) truques, e por isso ele está imobilizado. Acho que se não encontrarem truques substitutos vão baixá-lo definitivamente.
Pode ser que esse seja realmente o problema do 1605/1606, mas creio que a CPTM não reteria um trem só por causa disso. A CPTM deve possuir alguns truques da série 1400, e poderia muito bem "pegar emprestado" alsguns desses truques enquanto se investiga os truques originais do 1605/1606.
Vamos aguardar pra ver o que aconteceu de fato!
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Só aguardar não, ehehe. Vamos correr atrás de saber o que de fato aconteceu .
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Liga pro Avelleda então... Se ele nào souber, danou-se tudo!!!!Tiago Costa escreveu:Só aguardar não, ehehe. Vamos correr atrás de saber o que de fato aconteceu .
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Mais fácil ligar para algum técnico de manutenção do ISP, ehehe.
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Tivessem visto isso antes de gastar dinheiro para pintá-lo! Mau uso do nosso rico dinheirinho!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Bom tive sorte de andar nele então? kk
Nesses ultimos meses mesmo ele só vive parado em ISP... e nunca vi ele operar na L12...
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
O Tang ficou em ISP na semana passada inteira, foi para o Abrigo de Brás na sexta e voltou operar com tudo no domingo!
Está firme e forte na extensão da Linha 11!
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Erick_UT440R escreveu:Liga pro Avelleda então... Se ele nào souber, danou-se tudo!!!!Tiago Costa escreveu:Só aguardar não, ehehe. Vamos correr atrás de saber o que de fato aconteceu .
Ô louco cara, se nem o Avelleda souber, aí lascou tudo mesmo!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!
Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
DNER escreveu: Ô louco cara, se nem o Avelleda souber, aí lascou tudo mesmo!
O problema não é ele não saber e sim o responsável direto, o que muito provavelmente, não deve ser o caso.........
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Rafael Lopes escreveu:O Tang Sabor Tomate está rodando regularmente? Nunca o vi operando pessoalmente e só o vi semana passada no ISP.
eu usei ele no domingo a tarde, como já falou o Raphael, e vi ele hoje tambem
--
as minhas ferias estao chegando e finalmente virarei um usuario com tempo de comentar novamente e resolver tambem algumas pendencias ...
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Concordo.
O presidente tem em mente as coisas "macro" da empresa (orçamento, metas), e não os detalhes da operação (desta parte, a diretoria normalmente conhece só o "geralzão") .
Numa empresa de milhares de funcionários, é impossível conhecer tudo. Detalhes só chegam à presidência se a coisa está totalmente incontrolável. Estamos falando de um problema de um trem. A CPTM tem centenas...
[Exagero] Não é como cuidar de um boteco, onde você limpa o chão, faz as compras e serve os fregueses. [/Exagero]
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Erick.
Sobre os Série 900, um fato que me deixou intrigado por causa desse boato de terem sido os 10 últimos Trens do lote que foram enviados para SP, é que por coincidência ou mero acaso do destino, a maioria dos carros entre as numerações, E-950 e E-1960 foram baixados,
Um que ficou firme e forte e ainda foi reformado (este sem AC" foi o E-960/E-1960.
Pena não haver nenhum vestigio que possa comprovar se o mesmo foi realmente um dos que operaram em SP.
Sobre os Série 900, um fato que me deixou intrigado por causa desse boato de terem sido os 10 últimos Trens do lote que foram enviados para SP, é que por coincidência ou mero acaso do destino, a maioria dos carros entre as numerações, E-950 e E-1960 foram baixados,
Um que ficou firme e forte e ainda foi reformado (este sem AC" foi o E-960/E-1960.
Pena não haver nenhum vestigio que possa comprovar se o mesmo foi realmente um dos que operaram em SP.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
David, posso afirmar com 99,999% de certeza que o E960 operou em São Paulo. Meu pai na época trabalhava na Cobrasma, e ele comenta que o contrato dos trens "RIO II e RIO IV" (como eram conhecidos os 900 internamente pelo pessoal da Cobrasma) foi congelado e depois reativado, sendo que os últimos rodariam em São Paulo.[D.S.R] David SR escreveu:Erick.
Sobre os Série 900, um fato que me deixou intrigado por causa desse boato de terem sido os 10 últimos Trens do lote que foram enviados para SP, é que por coincidência ou mero acaso do destino, a maioria dos carros entre as numerações, E-950 e E-1960 foram baixados,
Um que ficou firme e forte e ainda foi reformado (este sem AC" foi o E-960/E-1960.
Pena não haver nenhum vestigio que possa comprovar se o mesmo foi realmente um dos que operaram em SP.
A incerteza é a quantidade exata: alguns dizem que foram os dez últimos trens, outros falam que foram os últimos quinze trens.
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Alguém tem informações de quando e em que linha o 1605 tem mais frequencia em operar, procuro ele pra filmar desde o ano passado...
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
O tang roda praticamente só na 11, mas ele anda com problemas e fica mais é só em ISPNick Sousa escreveu:Alguém tem informações de quando e em que linha o 1605 tem mais frequencia em operar, procuro ele pra filmar desde o ano passado...
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Parece que o problema não foi nos truques (ufa !) mas sim no ATC do trem, que tem algum problema.
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
Hoje vi uma unidade do 1600, coberta com uma lona azul da IESA.
Se for um novo reformado, então a IESA ja mandou ele pintadinho de vremeio
Se for um novo reformado, então a IESA ja mandou ele pintadinho de vremeio
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Re: Série 1600 - Budd/Mafersa
"vremeio" fail.lipe_andreense escreveu:[...] vremeio
Como engenheiro, grande poeta.
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