Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jan 2011, 19:54

Melekh escreveu:Saudações a todos.

Consegui pegar o fio da meada.

Alguams fotos.

Imagem

Provavel Leito da Rio D'Ouro, se aproximando da Parada Praia Pequena, vide que aqui havia uma divisão da linha em duas.
Carlos Alberto Ramos - 2010

Imagem

Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada.
Carlos alberto Ramos - 2011

Imagem

Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada. A Igreja pode está no local
Carlos alberto Ramos - 2011

Imagem

Praia Pequena, provavel local da Antiga Parada.
A praça pode está no local
Carlos alberto Ramos - 2011

Todos os lugares fiz a pé.
Maravilhosos registros !

Parabéns, Carlos ! ! !

E que bom que pegou o jeito do esquema de postar fotos no fórum ... agora sim, os locais fotografados realmente são dos locais onde poderia ter existido a Parada Praia Pequena ...valeu !
Editado pela última vez por DadoDJ em 26 Jan 2011, 20:08, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jan 2011, 20:07

NANDORJ escreveu:Se for mesmo a estaçao Botafogo da Rio d'Ouro, ficarei muito feliz, pois se vocês voltarem comentarios atras, verao que eu levantei a bola que essa casa circulada de verde era uma estaçao, fui voto vencido na epoca, pois eu achava que era ha estaçao de Inhauma, mas o Dado e o Adenilson provaram por a mais b, que nao podia ser Inhauma. Ha alegaçao deles so se sustentou pela localizaçao exata, mas sempre soube que era uma estaçao ferroviaria. Mas o que me causa espanto foi aquela foto pertencer ao livro do professor Helio Suevo, e a foto possuir uma caligrafia de epoca bem peculiar, e na inscriçao afirmar que era o patio superior de Inhauma.
:ttn: :ttn: :ttn: :ttn: :ttn:
Nando, eu também achei que fosse uma estação, tanto que exemplifiquei com a foto da estação Paciência, do ramal Mangaratiba da EFCB, quando o Adenilson disse achar estranho a "casinha" estar sobre um barranco e afastada do leito (talvez uma questão de perspectiva na foto) ... só que pela localização e posição das estações tal qual as conhecemos ficou claro que não era Inhaúma ... então se não era Inhaúma nem Engenho da Rainha, qual seria ? Por isso descartamos ser uma estação ...

Imagem
^^ Estação Paciência

Mas Botafogo ficou fora desta hipótese ... sabe porquê ? Porque eu sempre pensei que ela fizesse parte da linha "original" da ferrovia, a primeira "versão", que passava pela Av.Suburbana direto ... tanto que pelas distâncias eu apontava a Parada Botafogo na altura do Norte Shopping hoje em dia !

Mas fica o mérito de você sempre crer que a casinha era uma estação !

:beer:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jan 2011, 20:38

Preclaro Nando.
Eu me lembro bem disso!
Essa linguagem do livro é que confunde. Por exemplo, está escrito LADO SUPERIOR DE INHAÚMA.
Mas é o lado que aparece o campo da foto ou o lado que o fotógrafo estava quando bateu a foto?
No calor do momento todos tiveram a mesma impressão, que seria o que aparece no campo da foto, mas é ao contrário.
Se todos tivessem interpretado corretamente, a indagação de ser Inhaúma nem teria surgido, pois a mesma estaria atrás do fotógrafo.
O ponto onde eu pensava que tinha sido batido a foto está correto, mas errei apenas no sentido, o qual eu pensava ser E.Rainha X Inhaúma e na realidade era Inhaúma X E.Rainha.
Eu bati o pé, pois independente da direção, Inhaúma não apareceria por causa das curvas, as quais mencionei.
Mas lembro bem desse seu registro sim.
Acho que a maioria também pensava o Dado pensou até antes dessa revelação sobre Botafogo.
O que estava faltando eram mapas que confirmavam isso e o nosso colega Carlos conseguiu.
Abraço para ti.

Sabe aqueça foto sobre a Rua Botafogo que eu tinha postado?
Na época passou desapercebido, mas deu curiosidade de saber onde era essa rua.
O local era ladeirado e a região de Botafogo onde existe hoje um campinho de terra batida também era. Será coincidência?

Vamos ver!!! okk
Editado pela última vez por Adenilson em 28 Jan 2011, 16:48, em um total de 1 vez.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 28 Jan 2011, 10:09

Saudações a todos.

Adenilson, a questão da data do Mapa, este é de 1911, o mesmo me foi dado por um antigo Funcionário da RFFSA em CD onde no mesmo continha outros Mapas de Épocas variadas, conheci esta pessoa em minhas caminhadas na área do ramal de Tinguá, (Vila de Cavá) tentei localizá-lo novamente mas não consegui, ele disse que tinha fotos da Rio D’Ouro, pena. Quanto a ESTAÇÃO MARIA DA GRAÇA me paira dúvidas, mas me veio uma idéia: no Ramal de Guapimirim, recentemente vindo de lá, notei que o trem parou num local em que moradores da localidade colocaram Pneus, junto com pedra e terra e neste mesmo local, o trem para e sobe e desce pessoas, não sei qual o nome do local, mas fica depois de P. Mauá. Moral da historia, será que não foi isso que aconteceu com Maria da Graça?

A questão da Est. Botafogo é que de fato ela existiu, se era a mesma da foto do Suevo, não se pode afirmar, mas o local provável era lá mesmo, pois ali existiu a Fazenda Botafogo, onde é o Mangueiral hoje em dia era de gente importante e conceituada da época.
Como você diz: Pode ser um mosaico de várias épocas associado a uma falta de atualização como os Guia Rex de 1985 que difere do de 1969 pela erradicação da Rio D'ouro e as linhas de metrô, pois no guia de 85, estações como Terra Nova, E.Leal, Turiaçu, T.Santos, Encantado, Rocha e Herédia de Sá ainda estavam lá como se existissem.

A respeito da parada São Francisco, vide o Mapa:

Imagem


Abraços.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 28 Jan 2011, 10:24

DADO, as fotos de Rua Bella e outras que voce postou para mim, não estão aparecendo no site, o que houve?


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 28 Jan 2011, 17:00

Melekh.
Quanto à estação Botafogo, não paira dúvidas.
Tudo indica que é aquele prédio no livro do Hélio ou na pior das hipótes, o prédio poderia estar no lado onde estão as casas em nível mais alto que margeiam a ferrovia.
Se você procurar ao longo do tópico CURIOSIDADES DA RIO D'OURO, vais ver que foi postado um mapa de 1910, no ano anterior deste, teoricamente e as ruas de Maria Da Graça nem pensavem em existir.
A estação Cezário Machado, próximo à Miguel Angelo, essa sim existia.
Maria da Graça foi um bairro planejado, cuja estação construída em 1928, teve influência desse loteamento.
Não duvido que algumas coisas desse mapa tenham sido extraídas de 1911, mas acho que fizeram um mosaico de acontecimentos de forma cumulativa.

Repare inclusive que o mapa chega a registrar a parada PERNA DE PAU na linha da central, entre as estações Méier e Todos os Santos.
Essa parada ficava na linha, entre as atuais Ruas Coração de Maria (antiga Rua Cardoso) e Medina.
Pelo que consta, essa parada foi antecessora da estação do Méier e acabou parando nesse mapa.
Destaque também para a localização de Todos os Santos que está um pouco mais para trás do prédio que foi demolido, mas isso vou comentar depois.

Silva Freire foi construída em 1923 e não está no mapa, o que poderia fazer creditar que ele seria de 1911, mas não consigo imaginar Maria da Graça aberta antes de 1928.
Os mapas da Secretaria Municipal de Urbanismo não mostram ruas ali antes disso, mas vou dar uma olhada de novo, ok?
Um abraço okk

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 28 Jan 2011, 17:05

O nome dessa parada improvisada no ramal de Guapimirim feita de pneus, terra socada e pedras e a desativada parada SANTA FE. Sei pq eu, o Nighto e o Guilherme Pinho andamos parte desse ramal e temos varias fotos dela.

Melekh escreveu:Saudações a todos.

Adenilson, a questão da data do Mapa, este é de 1911, o mesmo me foi dado por um antigo Funcionário da RFFSA em CD onde no mesmo continha outros Mapas de Épocas variadas, conheci esta pessoa em minhas caminhadas na área do ramal de Tinguá, (Vila de Cavá) tentei localizá-lo novamente mas não consegui, ele disse que tinha fotos da Rio D’Ouro, pena. Quanto a ESTAÇÃO MARIA DA GRAÇA me paira dúvidas, mas me veio uma idéia: no Ramal de Guapimirim, recentemente vindo de lá, notei que o trem parou num local em que moradores da localidade colocaram Pneus, junto com pedra e terra e neste mesmo local, o trem para e sobe e desce pessoas, não sei qual o nome do local, mas fica depois de P. Mauá. Moral da historia, será que não foi isso que aconteceu com Maria da Graça?

A questão da Est. Botafogo é que de fato ela existiu, se era a mesma da foto do Suevo, não se pode afirmar, mas o local provável era lá mesmo, pois ali existiu a Fazenda Botafogo, onde é o Mangueiral hoje em dia era de gente importante e conceituada da época.
Como você diz: Pode ser um mosaico de várias épocas associado a uma falta de atualização como os Guia Rex de 1985 que difere do de 1969 pela erradicação da Rio D'ouro e as linhas de metrô, pois no guia de 85, estações como Terra Nova, E.Leal, Turiaçu, T.Santos, Encantado, Rocha e Herédia de Sá ainda estavam lá como se existissem.

A respeito da parada São Francisco, vide o Mapa:

Imagem


Abraços.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jan 2011, 17:08

Melekh escreveu:Saudações a todos.

A respeito da parada São Francisco, vide o Mapa:

Imagem


Abraços.
Meu Deus ! ! !

Não havia percebido a Parada São Francisco no mapa ! ! ! Está lá, logo após o Caju !
:WK:
Caramba !

Parece até aquele mapa de 1907, monocromático, do estado da guanabara, que postei algumas vezes no fórum e só depois que percebi a localização da estação Pilares, como se ela surgisse por mágica !

Valeu, Carlos !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jan 2011, 17:09

Peraí ... este mapa não é o mesmo que foi postado antes ... quer dizer, é o mesmo, mas não o mesmo trecho em destaque !

Carlos, não tem como posta-lo por completo ?!

Por isso eu não havia percebido antes a estação São Francisco ... que susto ...
:lol:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jan 2011, 17:14

Este é o mapa de 1929, já citado pelo Nando, que postei em tópico específico:
Imagem
Vejam como ele se parece com o que foi postado pelo Carlos ... a diferença é que ele é de 1929 e não abrange todos os lugares que o mapa do Carlos mostra. Será uma atualização ?
Para quem quiser fazer download, segue o link:

Planta informativa da cidade do Rio de Janeiro especialmente 'organisada' para o Guia Briguiet

Autor: Artur Duarte Ribeiro
Ano: 1929
Dimensões (Largura x Altura): 4550 x 3000 pixels
Tamanho do arquivo: 5,49 MB
Link para download: http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html

Instruções para download:
1-Clique no link acima
2-Na nova janela, clique no botão [Download Now]
3-Na nova página que será aberta, aguarde o contador regressivo terminar a contagem. Aparecerá um link no local. Clique e salve o arquivo !

Obs.: a grafia da época era "ORGANISADA" mesmo, e não ORGANIZADA, como é hoje em dia ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 31 Jan 2011, 11:01

Saudaçõe a todos.


É muito bom participar aqui das pesquisa com todos vocês, pena que só acesso do trabalho e o tempo aqui é curto, mas vamos ao que interessa:

Companheiro Adenilson,

Sobre Maria da Graça, eu já havia estado lá, para fazer algumas fotos, só fotos; mas diante desta dúvida, lá retornei para procurar saber mais.
Em contato com um senhor de mais de 70 anos, fiquei sabendo que ali havia umas tres paradas, uma deve ser a estação Cezário Machado, a outra a da Rio D'Ouro e a última Maria da Graça. Este senhor me disse que na construção do bairro havia trens que traziam Material para a feitura do mesmo, logo ali paravam, será???

Precisa-se aqui buscar mais fatos.

Coloco aqui umas fotos da Estação que inclusive traz a inscrição EFCB, veja:

Imagem

Imagem

Imagem

Quanto a parada PERNA DE PAU na linha da central, eu tenho uma foto antiga dela e algumas recentes do requicio da mesma, onde posto?

forte abraço!

DADO, aqui posto o Mapa Completo de 1911 (Guia_Briguiet), acredito que o seu seja uma atualização do mesmo, pois são parecidos.

Imagem

A propósito; tem como me enviar por e-mail o mapa em PDF == Carta Corographica do Estado do Rio de Janeiro, mandada elaborar pela Commissão da Carta Geral do Estado (Rio de Janeiro) (1920-1922) == que voce mesmo citou que fez em 04 partes.

Obs.: este mapa mostra TODAS as ferrovias da época, inclusive algumas raridades, como a EF Bananal, a EF Maricá, a EF Therezopolis, e a EF de Fontes que ligava Lages, no ramal de Paracambi da EFCB, à represa de Ribeirão das Lages ! E tem muito mais ... ou melhor, tudo !
Este mapa foi montado por mim a partir de 4 imagens separadas, que estavam em formato PDF ... esse eu posso dizer que deu trabalho ... putz !


http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=4&t=3499

o meu e-mail é: melekhavraham@gmail.com

O mapa que fizeste está coma resolução fraca.

Grato.

Continua...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 31 Jan 2011, 11:17

continuando:

Torno a postar as fotos que sumiram, pois acredito que isso ocorreu quando as mudei de album.

Estou postando agora, uma serie de fotos das provaveis paradas e estações entre Caju e Liberdade, vejamos:

Rua Bella, acredito que seja neste local, ou ao lado.

Imagem

Imagem

Trilhos próximo a Praia Pequena

Imagem

Imagem

Imagem

Benfica - Alegria

Imagem

Venda Grande, resquicios. Canteiro central da Av. Suburbana, em frente a Est. Velha da Pavuna.

Imagem

Mapa do trecho:

Imagem

Abraços.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Jan 2011, 12:04

Melekh escreveu:Saudaçõe a todos.
É muito bom participar aqui das pesquisa com todos vocês, pena que só acesso do trabalho e o tempo aqui é curto, mas vamos ao que interessa:
Carlos, a recíproca é verdadeira. Penso como que você não entrou e participou do fórum antes, pois você tem muitas informações que procuramos a tempos ! Além da amizade e sua boa vontade, que também é muito importantes para nós, claro ... aliás, fico impressionado como que as pessoas que conheço, pesquisadores e aficcionados por ferrovias, são "gente fina" em sua maioria ... muito legal !
Companheiro Adenilson,
Sobre Maria da Graça, eu já havia estado lá, para fazer algumas fotos, só fotos; mas diante desta dúvida, lá retornei para procurar saber mais.
Em contato com um senhor de mais de 70 anos, fiquei sabendo que ali havia umas tres paradas, uma deve ser a estação Cezário Machado, a outra a da Rio D'Ouro e a última Maria da Graça. Este senhor me disse que na construção do bairro havia trens que traziam Material para a feitura do mesmo, logo ali paravam, será???
Carlos, curiosamente este caso de Maria da Graça causou até um certo desencontro de informações entre eu, o Adenilson (que eu não conhecia na época) e o Ralph Giesbrecht (site "Estações Ferroviárias"). Coincidentemente fomos eu e um amigo pesquisador (Julio, que também faz parte aqui do fórum mas está meio sumido) visitar o local em agosto de 2009, visita esta sugerida pelo Julio mesmo, que desconfiava do prédio que ainda existe lá e que se parece muito com o croqui da estação que se encontra no site do Ralph. Lá fotografamos e gravamos uma pequena entrevista com o Sr.Miguel, que estava na pracinha em frente com sua netinha, e nos afirmou que o prédio era realmente a estação (vídeo abaixo):

Qual não foi nossa surpresa ao enviar o material para o Ralph analisar e postar no site: ele me retornou o e-mail dizendo que havia alguma coisa errada, porque alguém enviou fotos da estação Maria da Graça totalmente diferentes das que eu enviei. Esse alguém era o Adenilson, que só fiquei sabendo de nome quando o Ralph colocou a atualização com a minha foto e o diagrama do Google Earth, juntamente com a foto que o Adensilon enviou, do acervo G.Ermakoff. Só fomos esclarecer o assunto quando entrei aqui e o Adenilson começou a participar do tópico sobre a EFRdO. De qualquer forma, foi muito bom que tudo se esclareceu, pois o prédio fotografado por mim e você pertencia à Linha Auxiliar, e a foto que o Adenilson postou era da estação pertencente à EFRdO, certo ?
E não posso deixar de te dar os parabéns pela foto que mostra o dístico da EFCB na estação ! No dia que fomos ao local, havia sujeitos muito suspeitos se seguissemos em frente, por isso ficamos na pracinha mesmo, fotografando dali ... parabéns, cara !

(...)

Coloco aqui umas fotos da Estação que inclusive traz a inscrição EFCB, veja:

Imagem
^^ Essa foto é fantástica ! Show de bola !
Quanto a parada PERNA DE PAU na linha da central, eu tenho uma foto antiga dela e algumas recentes do requicio da mesma, onde posto?

forte abraço!

DADO, aqui posto o Mapa Completo de 1911 (Guia_Briguiet), acredito que o seu seja uma atualização do mesmo, pois são parecidos.

Imagem

A propósito; tem como me enviar por e-mail o mapa em PDF == Carta Corographica do Estado do Rio de Janeiro, mandada elaborar pela Commissão da Carta Geral do Estado (Rio de Janeiro) (1920-1922) == que voce mesmo citou que fez em 04 partes.
o meu e-mail é: melekhavraham@gmail.com

O mapa que fizeste está coma resolução fraca.

Grato.
Claro, enviarei o arquivo pdf com prazer ... o mapa que postei no tópico de imagens ferroviárias é apenas um "preview" ... o arquivo mesmo, montado com as imagens que estavam em páginas em formato pdf tem uns 17 mb. Até o fim da semana enviarei o mapa, pois estou de mudança e tá maior bagunça lá em casa ... estou acessando a internet principalmente na casa da minha noiva, e só tenho este arquivo gravado em DVD lá em casa, no tumulto. Ah, e me diga uma coisa: tem como me enviar este seu mapa de 1911 por e-mail também ? Eu bem que desconfiava que era do Guia Briguiet, são muitos parecidos mesmo !

Abraço

Continua...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Jan 2011, 16:33

Carlos,
Complementando o que o Dado falou acima e formando um link com o que você falou sobre as 3 paradas foi o seguinte:
Isso eu até já comentei particularmente com o Dado.
Como o Ralph procura resumir um pouco as coisas, ele tinha "justificado" esse galpão, que é a estação, alegando que havia semelhança com o croqui que há no site mostrando inclusive dois banquinhos de espera.
Pela proporção do banquinho em relação à estação no croqui, imaginei que a plataforma da estação original de Maria da Graça tivesse de comprimento uns 20 ou 30 metros, não comportando mais de 2 vagões, sendo totalmente diferente do galpão robusto que há no local.
Eu não sabia que o Dado tinha ido ao local e entrevistado moradores, mas no meu íntimo e pelos guias que eu tinha, eu sabia que ali era o local da estação.

Na época da inauguração de Maria da Graça a linha da auxiliar era singela, pelo que li nos livros e logo depois, talvez 1 ou 2 anos, surgiram mais linhas. Por isso é que a estação original de Maria da Graça foi construída para atender uma linha singela.
Com mais 3 linhas, deve ter sido construída uma segunda plataforma para atender tudo, mas não posso precisar se a foto que mandei com cobertura de concreto e mais "modernizada" era o prédio original da construção da segunda plataforma.
O fato é que o prédio original de Maria da Graça em algum momento deve ter sido muito modificado para virar esse galpão e talvez o segundo prédio tenha sido modificado também.

Depois de pesquisas nos mapas da S.M.U. que a forista Nina descobriu, verificamos que a plataforma construída depois era mais comprida que a desse galpão, mesmo depois de sua modificação.
Acho que a plataforma da estação cuja foto mandei, acabou sendo usada por trens da Rio D'ouro e da auxilar e a outra, talvez tenha sido preterida para uso, pois ficava no canto e atendia uma só linha.
No mapa, mesmo depois da modernização, esse galpão amarelo tinha 1/3 a menos de comprimento que a plataforma mais modernizada.

Das 4 linhas da Auxiliar e Rio D'óuro, em algum momento no fim dos anos 50 ou início dos 60, uma linha foi suprimida, restando 3 linhas.
Acho que a linha exclusiva e métrica da Rio D'ouro virou mista com a auxiliar, suprimindo uma linha.

Resumindo, as 3 estações que o seu entrevistado se refere, são na realidade duas plataformas de M.Graça e uma de Cezário Machado.
Em relação a esta última, repare que há uma sinuosidade do muro que separa o terreno das casas da ferrovia logo após o cruzamento desta com a Rua Miguel Ângelo em direção à M.Graça.
Para mim, a estação ficava ali.

TODOS OS SANTOS:Já fiz pesquisas sobre essa estação e consegui uma foto do prédio, que ainda não posso publicar por causa de direitos autorais.
Tenho alguma coisa para postar lá sobre desinformação da localização do prédio original e mais "moderno" da mesma e vou colocar as dúvidas lá.
Sobre a parada Perna de Pau, sendo relativa indiretamente à Todos os Santos, você poderá postar as fotos no tópico: TODOS OS SANTOS.
Tem pouca postagem lá e necessitamos ressuscitar o tópico :rl:

Um abraço.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Jan 2011, 20:48

Correto, Adenilson.
Sobre a foto de Maria da GraÇa do acervo G.Ermakoff enviada por você ao Ralph, a bitola que aparece é mista, e devia ficar bem antes da estaÇão da Linha Auxiliar, já que esta não aparece na foto.
Em relaÇão a Cesário Machado, nunca encontrei algo a respeito, além daquele mapa do Francisco Jaguribe de Matos, que assinala Cesário Machado exatamente na esquina da R.Miguel Ângelo, como você disse.
Vou procurar informaÇões sobre Cesário Machado e Del Castilho/Liberdade da Linha Auxiliar/EFRd
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Fev 2011, 00:38

DadoDJ escreveu:Correto, Adenilson.
Sobre a foto de Maria da GraÇa do acervo G.Ermakoff enviada por você ao Ralph, a bitola que aparece é mista, e devia ficar bem antes da estaÇão da Linha Auxiliar, já que esta não aparece na foto.
Em relaÇão a Cesário Machado, nunca encontrei algo a respeito, além daquele mapa do Francisco Jaguribe de Matos, que assinala Cesário Machado exatamente na esquina da R.Miguel Ângelo, como você disse.
Vou procurar informaÇões sobre Cesário Machado e Del Castilho/Liberdade da Linha Auxiliar/EFRd

Dado, o mapa da SMU postado inicialmente pela Nina mostra 2 plataformas alinhadas, sendo que uma pelo menos 1/3 mais extensa que a outra.
A foto do Ermakoff está muito próxima e em diagonal, mas quase de frente à estação.
Devido ao diferente tamanho e ao ângulo, pode ser que ela não aparecesse na foto, mesmo ao "lado", pois o tal galpão fica na margem do outro lado.
Depois fiquei pensando em alguma coisa.
Quando Maria da Graça foi inaugurada, a linha era singela. Depois surgiram mais 3 linhas conforme mostra a foto que postei há muito tempo de 1935, mostrando 4 linhas.
Em qualquer lugar que fosse construído uma 2ª plataforma, 1 linha ficaria sem margeamento com a plataforma.
Será que houve uma 3ª plataforma?
O cara entrevistado pelo Carlos disse que haviam ali 3 estações. Terá sido a 3ª estação, C.Machado mesmo?
Será que o cara teria idade para lembrar de Cezário, tendo 70 anos?

Um abraço okk

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 01 Fev 2011, 00:49

^^ Qual seria o motivo da Maria da Graça da Linha Auxiliar ter sido extinta? A provável "teoria da conspiração" sobre os planos dos tempos da ditadura de utilizar a Linha Auxiliar como via de ligação para os trens de Japeri e a substituição pela Linha 2 que poderia ser prolongada até Belford Roxo podem ser as causas?Ou até mesmo o fato da construção da estação do Metrô no local causou essa mudança?
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Fev 2011, 11:26

Encontrei algumas coisas sobre a Parada Cesario Machado, pessoal.

Abri um tópico específico para discutirmos sobre ela:

http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=5&t=5370

E sobre Del Castilho/Liberdade, a da Linha Auxiliar (Del Castilho, ou melhor, Del Castillo na grafia da época) é de 25 de março de 1898 ... será que Liberdade (EFRdO) é anterior ou posterior a esta estação ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 03 Fev 2011, 08:35

Saudações.

Dado, valeu a consideração, realmente vocês são muito bacanas.
A Estação Maria da Graça é uma incógnita, se parou no Mapa é porque deveria ser um embrião da mesma, Rio D’Ouro? Auxiliar? Nome do Bairro? Não sabemos, temos que ir a fundo nisso. Quanto ao Mapa que me pediste, já é seu, me mande seu e-mail.


Adenilson, você tem foto da Est. Cezário Machado?
Vou postar sobre a Parada Perna de Pau, no tópico da Todos os Santos.

Temos que combinar uma caminhada ferroviarista.

Mas... vamos voltar a Rio D'Ouro.

Abraços a todos.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Fev 2011, 14:32

Melekh escreveu:Saudações.

Dado, valeu a consideração, realmente vocês são muito bacanas.
A Estação Maria da Graça é uma incógnita, se parou no Mapa é porque deveria ser um embrião da mesma, Rio D’Ouro? Auxiliar? Nome do Bairro? Não sabemos, temos que ir a fundo nisso. Quanto ao Mapa que me pediste, já é seu, me mande seu e-mail.


Adenilson, você tem foto da Est. Cezário Machado?
Vou postar sobre a Parada Perna de Pau, no tópico da Todos os Santos.

Temos que combinar uma caminhada ferroviarista.

Mas... vamos voltar a Rio D'Ouro.

Abraços a todos.
Melekh. Não tenho foto da estação Cesário Machado, mas vou lutar para tê-la. Adoro fotos de coisas que não exsitem mais . Principalmente!
Quanto ao mapa, ele menciona realmente 1911, mas em sua primeira edição!
Em relação à Maria da Graça, não é somente a estação e sim as ruas.
Vou procurar mais no site da SMU.
Um abraço.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante