Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Fev 2011, 14:41

André Vasconcellos escreveu:^^ Qual seria o motivo da Maria da Graça da Linha Auxiliar ter sido extinta? A provável "teoria da conspiração" sobre os planos dos tempos da ditadura de utilizar a Linha Auxiliar como via de ligação para os trens de Japeri e a substituição pela Linha 2 que poderia ser prolongada até Belford Roxo podem ser as causas?Ou até mesmo o fato da construção da estação do Metrô no local causou essa mudança?

Caro André. O site ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS diz que foi devido à proximidade com V.Fazenda (hoje Jacarezinho), mas penso que foi devido à proximidade com Maria da Graça e o iminente projeto do Metrô, que acabou chagando ao local, talvez uns 10 anos depois que o último trem parou na estação.

Maria da Graça era um bairro "nobre" de subúrbio, como foi o Grajaú e Lins e que foram se desvalorizando devido à favelização.

Acredito que deva ter havido algum processo para corte de estações nesse período.

Acredito que Rocha,T.Santos, Encantado (Ramal Deodoro) e Herédia de Sá, M.Graça, Turiaçú e Engenheiro Leal (Auxiliar), pelo menos estas devam ter sido extintas mais ou menos na mesma época.

Um abraço okk

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 03 Fev 2011, 23:21

^^ Turiaçu segundo parentes meus foi extinta nos anos 80. Construção similar a de Marechal Hermes, no que diz respeito a aquela casa da estação, extinta por falta de demanda(segundo meu pai, muita gente entrava de graça na estação). Estação extinta no mesmo período de decadência do bairro, hoje esquecido e degradado na visão do meu pai que durante a infância morou lá e que posso confirmar quando as vezes passo pelas ruas da localidade.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 08 Fev 2011, 09:41

DADO, qual é o seu e-mail?

Tenho um vários materiais que gostaria de te enviar, croqui, mapas etc.q
Em tempo, ainda tem aqueles arquivos em PDF? Carta Corographica do Estado do Rio de Janeiro, mandada elaborar pela Commissão da Carta Geral do Estado (Rio de Janeiro) (1920-1922)

André Vasconcellos, você sabia que de Turiaçu saia um ramal (não sei para onde)?
Vide o Mapa!

Imagem

Abraços a todos

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Fev 2011, 10:39

Carlos, foi mal !

Este fim de semana não parei em casa, tenho que encontrar o DVD onde gravei este mapa (backup) ... hoje mesmo te envio !

Aí você vê meu e-mail e me envie o que quiser ... tenho muitos mapas também ! A gente pode trocar muito material.

Vou tentar tambem montar este mapa em formato JPG com a resolução máxima depois. Quando fiz isso antes, usei o esquema do Print Screen e não colei as imagens com a resolução máxima no Photoshop ...

Pode deixar que hoje mesmo te enviarei o mapa !

Foi mal pelo deslize ...

ptz

Mudando de asssunto, este ramal de Turiaçu eu ouvi falar que era para uma pedreira, a Pedreira de Irajá. E tem outro detalhe neste trecho do mapa ! O ramal militar do Laboratório ! Quem me falou sobre ele foi o Anderson (colaborador do site Estações Ferroviárias). Este ramal ficava em Cascadura, segundo ele me contou, mas no mapa me parece que ele saía um pouco mas pra frente, a partir do ramal Dona Clara ! o0
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 08 Fev 2011, 12:50

^^ Sim, meu pai e minha avó contaram que saía um ramal ferroviário da pedreira de Turiaçu, já que estes moravam na região nos anos 60.Pedreira esta que tinha forte movimento e utilização, tanto é que sempre minha vó contava que quando morava ali próximo não adiantava limpar os móveis, logo em seguida já estava tudo cheio de pó das pedras que eram implodidas. Foi desativada anos depois... Restou dela o grande e imponente paredão ao lado da atual favela do Faz-quem-quer.

P.S.: São dois, um ao lado do Faz-quem-quer(que suponho eu ter maiores dimensões) e um que fica atrás da fábrica da Piraquê.

Agora interessante é o ramal que sai próximo de Marechal Hermes, e o seu traçado se destina a garagem da TEL-Transportes Estrela... o0
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 08 Fev 2011, 13:49

André

Sobre o ramal ferroviário da pedreira de Turiaçu, já está esclarecido e o ramal que sai próximo de Marechal Hermes, e o seu traçado se destina a garagem da TEL-Transportes Estrela... é o ramal da Aeronautica, que saia após Bento Ribeiro.


Abraços.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 08 Fev 2011, 22:58

Pelo que vi no mapa, não... O ramal Campo dos Afonsos sai a esquerda de quem vai para a zona Oeste e é bem percepitível, já esse que vai para a garagem da Estrela sai a direita e bem próximo da estação de Mal.Hermes, acompanhando inclusive a rua Saravatá. Provavelmente se encontrava com a linha que hoje liga o retão de Honório as dependências da atual fábrica da Holcim, só olhar o mapa com atenção...

Provavelmente o mesmo foi erradicado antes da década de 40, já que em algumas fotos antigas no Google constadas como realizadas nesse tempo não se vê mais vestígios dessa linha.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por LRangel » 09 Fev 2011, 00:02

André Vasconcellos escreveu:Pelo que vi no mapa, não... O ramal Campo dos Afonsos sai a esquerda de quem vai para a zona Oeste e é bem percepitível, já esse que vai para a garagem da Estrela sai a direita e bem próximo da estação de Mal.Hermes, acompanhando inclusive a rua Saravatá. Provavelmente se encontrava com a linha que hoje liga o retão de Honório as dependências da atual fábrica da Holcim, só olhar o mapa com atenção...

Provavelmente o mesmo foi erradicado antes da década de 40, já que em algumas fotos antigas no Google constadas como realizadas nesse tempo não se vê mais vestígios dessa linha.
André, eu ia postar exatamente o que você escreveu. Pela localização, pode-se concluir que o mesmo se encontrava com o Retão através das dependências atuais da Holcim. A não ser que seja um coincidência muito grande. Agora, eu nunca tinha ouvido falar sobre o esse ramal que saía de Turiaçu. Qual seria a localização de seu finado leito hoje em dia?

Concordando com o que o Dado postou, ouvi dizer de um senhor uma vez que esse ramal do Laboratório saia de Cascadura mesmo. A princípio não acreditei, mas como isso veio a tona agora, devo dar os créditos a esse senhor, que, por sinal, nunca mais vi. Se era de Cascadura mesmo, é estranho se pensar onde seria seu leito tbm, visto que hoje não existe vestígios de nada por aquela região.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 09 Fev 2011, 09:51

André, voce tem razão, eu pensei que voce estivesse falando do ramal da Aeronutica, temos que pesquisar mais sobre esse outro ramal.

Mapas:

Imagem

Imagem

Abraços.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 11 Fev 2011, 10:32

Saudaçõe Ferroviaristas.

Conforme havia prometido, posto aqui uma das casas na qual habitava a Rainha Carlota Joaqui, próxima Parada/Estação Botafogo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Relembrando a história.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 11 Fev 2011, 15:21

Caramba !
Que legal !
okk
Em que rua fica esta casa, Melekh ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 11 Fev 2011, 22:10

LRangel escreveu:
André Vasconcellos escreveu:Pelo que vi no mapa, não... O ramal Campo dos Afonsos sai a esquerda de quem vai para a zona Oeste e é bem percepitível, já esse que vai para a garagem da Estrela sai a direita e bem próximo da estação de Mal.Hermes, acompanhando inclusive a rua Saravatá. Provavelmente se encontrava com a linha que hoje liga o retão de Honório as dependências da atual fábrica da Holcim, só olhar o mapa com atenção...

Provavelmente o mesmo foi erradicado antes da década de 40, já que em algumas fotos antigas no Google constadas como realizadas nesse tempo não se vê mais vestígios dessa linha.
André, eu ia postar exatamente o que você escreveu. Pela localização, pode-se concluir que o mesmo se encontrava com o Retão através das dependências atuais da Holcim. A não ser que seja um coincidência muito grande. Agora, eu nunca tinha ouvido falar sobre o esse ramal que saía de Turiaçu. Qual seria a localização de seu finado leito hoje em dia?

Concordando com o que o Dado postou, ouvi dizer de um senhor uma vez que esse ramal do Laboratório saia de Cascadura mesmo. A princípio não acreditei, mas como isso veio a tona agora, devo dar os créditos a esse senhor, que, por sinal, nunca mais vi. Se era de Cascadura mesmo, é estranho se pensar onde seria seu leito tbm, visto que hoje não existe vestígios de nada por aquela região.
Rapaz, eu não sei dizer, mas acho que vi na internet, no orkut de alguém um provável traçado deste ramal(que ou está aqui não, bom acho que se estivesse teria se declarado a respeito, sei lá =P)...

Minha vó tem uma foto antiga, na qual ela está de costas para o ramal. Não se nada além do que uma casinha a direita, na qual ela alegou o seguinte: Junto a estação haviam casas(provavelmente as tais "casas de turma") e a estação de Turiaçu ficava ao final destas;a mesma era semelhante a estação de Marechal Hermes. tnk

Inclusive ela conta uma história na qual Getúlio Vargas foi inaugurar a estação(? Perguntar melhor isso a ela)e ele tinha o costume de usar chapéus. Logo simoblicamente ele foi lá abanar com o chapéu na caldeira da "maria-fumaça", o fato engraçado é que o chapéu dele quase pegou fogo, queimou um pouquinho. :lol:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 11 Fev 2011, 22:27

^^ Sobre o tal ramal de Marechal... Tenho minhas hipóteses, que só podem ser firmadas com o seguinte: Olhem esta Street View >> http://maps.google.com.br/maps?q=marech ... 4,,0,-0.57


Esta padaria está há anos no local, mas teoricamente ela cobre parte do trajeto e as margens da ferrovia, levando em conta que o mesmo passava nas dependências da garagem da Estrela e não na rua Saravatá. Descobrindo a idade do prédio, é meio trabalho feito. tnk
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 14 Fev 2011, 11:02

Saudações a todos.

Dado, a casa da foto, fica na Rua Engenho da Rainha em Inhaúma, próxima a Antiga Estação Botafogo.

Existe ainda esta casa que fica na Fazendinha (Complexo do Alemão), entrada pela Est. Ademar Bebiano (Est. Velha da Pavuna).

Imagem

Desculpe, mas postei a resposta no Tópico RD Tinguá.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Fev 2011, 16:52

Ainda sobre o ramal que seria para uma pedreira nos arredores de Turiaçu, encontrei esta foto de Augusto Malta. Na legenda diz "Pedreira dos Cajueiros" ... será que é a tal pedreira ? Infelizmente não me parece ter algo de ferroviário na foto, que é de 1934:
Imagem
Olhando bem, acho que vejo um vagão fechado ... será ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por NANDORJ » 19 Fev 2011, 17:21

Boa tarde a todos. Gostaria de uma informaçao. Alguem saberia para que finalidade foi construida um pequeno ramal entre Anchieta e Ricardo de Albuquerque? Nao me refiro a Linha do Centro e sim um pequeno ramal autonomo. tnk
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 02 Mar 2011, 13:17

Ramal de Turiaçu,

Guia ZAZ - 1959 -- GB


Imagem


Vide em destaque.

Imagem


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Melekh » 02 Mar 2011, 13:33

Pessoal,

Olha o que eu encontrei:


Imagem


Foi ventilado aqui que a Estação Engo. da Rainha passou a existir com o FIM ou DESATIVAÇÃO da Estação Engo. do Matto, mas... vejam no Mapa que as duas coexistiram.

Eu já sou da opinião que a Estação Engo. da Rainha, surgiu com o fim da Estação Botafogo.


Imagem


O que acham?

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Mar 2011, 14:06

:O

Uau ! Que descoberta !

Nós nos baseamos na afirmativa do Max Vasconcellos, em seu livro "Vias Brasileiras de Comunicação", que dizia que Engenho da Rainha foi construída para substituir Engenho do Matto.

Agora, em relação a Botafogo ter sido substituída por Engenho da Rainha, não sei ... ainda acho que Inhaúma é que foi criada para substituir Botafogo ...

Estou com uns mapas lá no trabalho (que encontrei na internet e baixei) e não tive ainda como enviar e postar aqui. Pretendo também abrir um tópico específico falando sbre esta estação Botafogo também ... vou tentar fazer tudo isso durante o carnaval.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Mar 2011, 14:07

Melekh, neste guia de 1959 ainda aparece o ramal de Maria Angu ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante