Página 10 de 11
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 04 Mai 2010, 23:28
por Landrail
Tiago, a CPTM em 2001 transportava 680 mil usuários e o governo de SP "gastava" mais de 280 milhões de reais/ano com subsídios, estudos mostravam que a companhia só equilibraria suas receitas transportando 1 milhão de usuários , hoje a CPTM transporta mais de 1,9 milhão de usuários.
O metrô-BH recebe 15 milhões de reais/ano de subsídios e a melhor forma de equilibrar as receitas é investindo no sistema.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 04 Mai 2010, 23:41
por Landrail
Esse documento do link tem essas informações na página 7, mas vale apena ler o documento inteiro:
http://www.cbtu.gov.br/estudos/projeto/descent.pdf
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 05 Mai 2010, 19:46
por Tiago Costa
Uai, não entendi. Os seus dados estão incorretos, já quem em 2001 a CPTM transportava cerca de 1 milhão de passageiros. Hoje, mesmo com 1,9 milhão de passageiros transportados, ainda é necessário subsídio, mas com 3 milhões de passageiros a situação deverá se tornar outra (porque aí sim haverá um volume de passageiros por quilômetro que se pode considerar denso).
O que eu falei é que não tem problema ser subsidiado, não que isso vá continuar para sempre ou algo assim. Você argumentou contra algo que eu não falei.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 06 Mai 2010, 10:15
por Landrail
Eu apenas escrevi parte do texto do documento acima, e não fiz nenhuma crítica ao subsídio:
Ocorre que os projetos já transferidos, de São Paulo e do Rio de Janeiro, demonstravam que o equilíbrio projetado pelas equipes da CBTU/BIRD e consultores não se confirmava. A CPTM deveria cobrir seus custos operacionais com uma tarifa de 33 centavos de dólar, transportando 1.084 mil passageiros pagantes dia. Em 2001 transportava 684 mil passageiros pagantes dia útil com uma subvenção de 282 milhões de reais.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 06 Mai 2010, 10:29
por Landrail
Bom ,tudo bem que me equivoquei em alguns pontos, porém o que se viu (e o que se vê) é o estado investindo muito no sistema, mais do que o sistema arrecada, isso é óbvio já que que a função do estado é essa mesma, e os problemas e deseconomias só tendem a piorar se o Governo do Estado de São Paulo for omisso(coisa que não é, né).
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 06 Mai 2010, 11:51
por Tiago Costa
Ah, com o texto fica mais claro, e acho que está correto. Sim, naquela época é capaz de os passageiros pagantes serem 684.000 diários, e hoje eles são algo próximo de 1,5-1,6 milhões (ou seja, a quantidade de usuários que realmente entraram pelos bloqueios pagos, já que a CPTM contabiliza como passageiros transportados a quantidade de passageiros pagantes + passageiros vindos do Metrô-SP + transferências entre linhas). Mas ainda assim, subsídios são necessários, mas algumas linhas já arrecadam bastante, como a Linha 8 e a Linha 9. As próximas linhas que aumentarão o equilíbrio econômico deverão ser as linhas 7 e 12, que vão ter a oferta mais que dobrada, e aí creio que a CPTM deverá se aproximar do equilíbrio financeiro. Com o Metrô-BH, creio que ocorrerá a mesma coisa após a construção das linhas 2 e 3.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 08 Mai 2010, 11:21
por HGP
O jeito é rever o sistema de transporte metropolitano e tentar ofertar integrações ônibus + metrô que ajudem a aumentar a demanda do metrô, além do próprio investimento no sistema.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 08 Mai 2010, 22:58
por Tiago Costa
Sim, com certeza. Mas só lembrando que quanto maior a rede, mais ela tende a ser deficitária. Mas isso apenas quando ela já é tão grande que já atende à toda a demanda da cidade. Casos desse tipo de rede são encontrados no Metrô de Paris, e também no Metrô de Nova York.
Mas redes pequenas também são altamente deficitárias na Europa. O motivo é simples: lá eles priorizam o papel social dos sistemas de transporte, subsidiando-os fortemente e tornando a passagem muito barata. Um exemplo disso é o Metrô de Roma (Metropolitana di Roma), que em 2007 tinha tarifa de apenas 1 euro.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 10 Mai 2010, 22:34
por olhaotrem!
Boas Novas!
*O TUE 02 foi totalmente adesivado com a publicidade da UNI-BH, ficou lindo.
*Um técnico está instalando validadores do Cartão Ótimo nos bloqueios da Estação São Gabriel.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 15 Mai 2010, 21:31
por Landrail
CBTU lança editais de 25 TUEs neste semestre
10/05/2010
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deve licitar ainda neste semestre 25 TUEs (Trem Unidade Elétrica) com quatro carros cada. Dez trens serão para o Metrô de Belo Horizonte (MG) e 15 para o Metrô de Recife (PE).
A data de lançamento dos editais não está definida, mas segundo a CBTU, a expectativa é que o lançamento ocorra ainda neste semestre. Os editais serão separados, um para Recife e outro para Belo Horizonte.
As audiências públicas sobre a aquisição dos TUEs foram realizadas em novembro do ano passado (Recife) e janeiro deste ano (Belo Horizonte).
Poderão concorrer às licitações empresas e/ou consórcios nacionais ou estrangeiros. O vencedor será o que apresentar o menor preço, entre as habilitadas. Em caso de empate, a preferência será para a indústria nacional, em conformidade com a lei 8666/93.
A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) defende que os critérios utilizados sejam os da lei de licitações para “garantir a isonomia da indústria nacional”.
Assim, deverão ser computados no preço de empresas sediadas no exterior todos os tributos suportados pelas empresas nacionais e ser considerado um mesmo local de destino para se definir o menor preço, ou seja, deverão ser agregados ao preço de importação os custos de frete, as taxas de desembaraço aduaneiro, entre outros.
Segundo a Abifer, com as propostas colocadas na mesma base de comparação, o que não ocorria, torna-se real a oportunidade de se fabricar os equipamentos no Brasil, com geração de empregos aqui, e não lá fora.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br...Busca=&pagina=
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 02 Jun 2010, 14:01
por Landrail
CBTU METRÔ-BH treina empregados para operação do cartão ótimo
Empregados e colaboradores da CBTU-METRÔ BH foram treinados para a operação do Cartão Ótimo, que entra em operação nas 19 estações do Metrô de BH, a partir de 29 de maio.
A Coordenadoria Operacional de Programação e Procedimentos Operacionais (COPPO) concluiu a instalação dos 53 validadores, 52 equipamentos de venda online e 26 equipamentos de venda offline que permitem a recarga de crédito no cartão.
Cerca de 800 mil usuários/mês serão beneficiados com a implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica. O investimento da CBTU-METRÔ BH será de quase 1 milhão de reais , no primeiro ano, sendo 110 mil de reais destinados à implantação e 834 mil de reais para locação de equipamentos e taxa de utilização, além dos custos com treinamento de pessoal e comunicação institucional.
Fonte:
http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 70510b.htm
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 02 Jun 2010, 14:19
por Landrail
olhaotrem! escreveu:Boas Novas!
*O TUE 02 foi totalmente adesivado com a publicidade da UNI-BH, ficou lindo.
*Um técnico está instalando validadores do Cartão Ótimo nos bloqueios da Estação São Gabriel.
Não ví nenhuma propaganda por esses dias.
Com o cartão ótimo funcionando a demanda vai crescer muito.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 09 Jun 2010, 15:34
por Landrail
Nova Integração Metro Onibus Estação Vilarinho
5640 - Tocantins / Estação Vilarinho / Venda Nova - 1,85
Integração Ônibus/Metrô - 2,40
5645 - Vida Nova / Fazenda Severina / Estação Vilarinho / Venda Nova - 1,85
Integração Ônibus/Metrô - 2,90
5650 - Pedra Branca / Estação Vilarinho / Venda Nova - 1,85
Integração Ônibus/Metrô - 2,40
5655 - Landi / Estação Vilarinho / Venda Nova - 1,85
Integração Ônibus/Metrô - 2,40
5376 - Atendimento Complementar Cruzeiro / Estação Vilarinho - 2,30
Integração Ônibus/Metrô - 2,90
5380 - Justinópolis / Venda Nova - 2,30
Integração Ônibus/Metrô - 2,90
5455 - Justinópolis / Estação Vilarinho / Venda Nova - 2,30
Integração Ônibus/Metrô
2,90
5460 -Inácia de Carvalho / Estação Vilarinho / Venda Nova - 2,55
Integração Ônibus/Metrô - 2,90
5465 - Everest / Estação Vilarinho / Venda Nova - 2,30
Integração Ônibus/Metrô - 2,90
5470 - Suely / Estação Vilarinho / Venda Nova - 2,30
Integração Ônibus/Metrô - 2,90
5475 -Fortaleza / Estação Vilarinho / Venda Nova -2,30
Integração Ônibus/Metrô -2,90
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 09 Set 2010, 22:04
por Landrail
Assembléia de Minas debate a expansão do metrô
A expansão do Metrô, a implantação de corredores exclusivos de ônibus rápidos e a viabilidade da circulação de veículos leves sobre trilhos (VLT) em área compartilhada da ferrovia de carga foram temas de debates na Assembleia de Minas, durante o seminário Desafios da Mobilidade Urbana, realizado de 25 a 26 de agosto. O diretor de Planejamento Expansão e Marketing da CBTU, Raul De Bonis Almeida Simões, participou do encontro como expositor do painel “Planejamento Urbano e Mobilidade Metropolitana – Projetos Específicos para a Copa de 2014”.
Durante o painel, Raul De Bonis destacou que as reformas estruturantes precisam ser pensadas em cadeia. “Não basta construir novas vias ou promover expansões isoladas. É preciso pensar conjuntamente todo o desenvolvimento urbano. O transporte público é apenas parte do processo”. Para De Bonis, não há como se falar em mobilidade sem passar por soluções integradas e por mecanismos de financiamento público e privado.
Sob uma ótica de desenvolvimento integrado, o diretor da CBTU defendeu a estruturação dos sistemas de transporte público através de redes interligadas por diferentes modos e a caracterização do setor como propulsor de grandes investimentos. “O transporte tem sido usado a partir de uma função não-alavancadora e, é preciso mudar isso, passando a considerá-lo como indutor de desenvolvimento e atribuindo funções produtivas à área, o que é um grande desafio”, analisa.
Expansão
Nos dois dias de debates na Assembleia, o Metrô foi tema recorrente. A prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, destacou que não há como admitir uma expansão do Metrô que não inclua o município, que tem mais 60% de sua população residente trabalhando na Capital.
“Estamos falando de um transporte que geraria benefícios para mais de 450 mil habitantes de Betim, até a região do bairro Alterosas, além de outros 400 mil moradores de municípios vizinhos”.
Registrou, ainda, agradecimentos ao analista técnico da CBTU-METRÔ BH, Adão Guimarães, pela participação na elaboração de estudos que indicam a viabilidade de expansão do trecho Eldorado-Bernardo Monteiro-Betim.
A subsecretária de Desenvolvimento Urbano do Governo de Minas, Maria Madalena Franco Garcia, defendeu a implantação do tranporte sobre trilhos na malha existente em 22 municípios que integram a RMBH, adiantando que está em estudo a viabilidade de implantação de trem ligando BH ao museu do Inhotim, em Brumadinho, que irá operar em via compartilhada com o transporte de carga e partindo da Estação Central em finais de semana e feriados.
Já o presidente da Transcon, Hermiton Quirino, detalhou proposta para construção do terminal intermodal de Contagem, que tem previsão de atender mais de 147 mil passageiros/dia, incluindo dois terminais rodoviários e a integração com o Metrô, através de possível expansão da Linha 1, até o bairro Novo Eldorado.
http://www.metrobh.gov.br/v2/final/noti ... bleia.html
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 14 Set 2010, 21:56
por Landrail
09/09/10
Definida a programação da 26ª reunião do GPAA
A 26ª Reunião do Grupo Permanente de Auto Ajuda na área de manutenção metroferroviária (GPAA) será realizada no período de 17 a 19 de novembro, no Hotel Flat São Francisco, em Belo Horizonte. O evento objetiva estimular o intercâmbio de informações entre as operadoras metroferroviárias, consolidando o setor no Brasil e nos países participantes do grupo.
O evento colocará à disposição estandes com pontos de internet (wireless) e de energia. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (31) 3330-5600 ou 0800 317263.
DIA / MÊS LOCAL ATIVIDADES
17/11 HOTEL 13 às 14 horas - Visitação aos estandes
14 às 15 horas – Abertura
15 às 16 horas Coffee-break e visitação aos estandes
16 às 19 horas - Apresentação de patrocinadores e Reunião Interna do GPAA
19 às 21 horas - Coquetel de confraternização e visitação aos estandes
18/11 PÁTIO SÃO GABRIEL E HOTEL
8 às 12 horas - Visita técnica ao Complexo de Manutenção do Pátio São Gabriel
13 às 14 horas - Almoço no hotel
14 às 18 horas - Reunião Interna do GPAA
18 às 19 horas - Eleição Secretaria Biênio 2011/2012
19/11 HOTEL
8 às 13 horas - Reunião Interna do GPAA
13 às 15 horas - Almoço de encerramento
Fonte:
http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 0910f.html
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 10 Jan 2011, 18:59
por olhaotrem!
Intstalaram pega mãos ("chupetas") no TUE 10 e 20 semelhantes o que a CPTM colocaram na Série 3000, com espaço para publicidade (Vide foto do Ricardo Guimaraes (ricardo.bromato) do SCC):
Eu tirei fotos do meu celular das chupetas, mas não sei postar foto aqui no forum.
PS: Parece que tem uns 3 ou 4 trens adesivados com publicidade, lembro do 10 e 07 com publicidade da Vivo (nõo gosto de trens adesivados e pintados de outra cor que não seja prata, cinza ou deixando no inox; mas eles ficaram bonitos).
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 10 Jan 2011, 19:17
por Lopes
olhaotrem! escreveu:mas não sei postar foto aqui no forum.
Simples, hospede a foto em algum site, ou até mesmo em um álbum do seu orkut.
Aqui no fórum, na hora de constituir sua mensagem, escreva o link ( endereço ) da sua foto entre as tag's
e pronto.
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 07 Dez 2011, 14:13
por Landrail
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 07 Dez 2011, 14:13
por Landrail
Re: Notícias do Metrô BH
Enviado: 07 Dez 2011, 14:14
por Landrail