Página 2 de 4

Re: Estação da Luz

Enviado: 10 Abr 2009, 15:09
por Tiago Costa
Na verdade, trens de carga movidos a diesel podem ser subterrâneos sim, desde que exista um bom sistema de ventilação. Repare que existe uma parede bem grossa separando a via dos trens de carga do restante das vias. Com isso, o ar do túnel para os trens de carga não poluirá o ar da parte dos passageiros. O teto desse túnel também é bem alto, acho que justamente para facilitar a dispersão dos gases. Sobre a questão de ser singela e não dupla, talvez não seja necessário que seja dupla, embora eu pense que isso é questão de a MRS definir o que precisa. Ela não se interessa atualmente em construir vias duplas na segregação com a CPTM, apenas criar alguns pátios de cruzamento em alguns lugares.

Re: Estação da Luz

Enviado: 10 Abr 2009, 15:10
por Vidal
A própria MRS sugeriu há algum tempo uma solução subterrânea, apelidado "mergulhão", para aliviar o tráfego dos trens metropolitanos na região do centro histórico. Não saberia apontar exatamente quais, mas há sim soluções de arrefecimento dos gases expelidos pelas locomotivas, impedindo-os de afetar os usuários presentes na estação que, no caso da Nova Luz, estão logo ao lado.

Também há a questão do ferroanel que, quando concluído, deve aliviar em demasia o tráfego de locomotivas cargueiras nessa região.

Re: Estação da Luz

Enviado: 13 Abr 2009, 22:02
por Francis
Bom, a história da segregação é a seguinte: como todos sabem, a CPTM não conseguirá atingir o patamar de serviços desejado (metrô) compartilhando suas vias com trens de carga, assim como a MRS não consegue ser mais eficiente por ter horários e composições (número e principalmente, peso) cada vez mais restritos com relação à passagem pela RMSP. Existe há muito tempo o projeto do Ferroanel (tramo norte e sul), porém, assim como o Rodoanel, a política emperra muito o assunto, pois ele contaria com recursos da União e do Estado, que não se entendem. Eis que então surgiu um paliativo, mais barato e com apoio ($) da MRS: a segregação da carga usando a faixa de domínio existente. Este projeto a princípio contempla as linhas que são compartilhadas com a MRS (7, 10, 11 e 12). Seriam as segregações Noroeste (linha 7, até Jundiaí), Sudeste (linha 10, até Rio Grande da Serra) e Leste (linhas 11 e 12, fazendo uma ligação entre Manoel Feio e ramal Suzano-Rio Grande da Serra). E para atravessar o centro, o tal mergulhão, que seria um túnel começando em Mooca e indo até depois de Luz (existem outras perspectivas). Assim, a MRS não atrapalharia mais e não seria atrapalhada, já que com estas vias segregadas, as vias atuais seriam exclusivas da CPTM, sendo proibido o tráfego de carga a partir de então. Por isso o túnel é mostrado em Luz, mas ele não passará na estação Nova Luz, é apenas para ilustrar melhor o corte da estação. Ele será totalmente isolado, nada tendo a ver com a CPTM.

Re: Estação da Luz

Enviado: 20 Set 2009, 22:29
por Gustavodc
Chegando em Luz:

Re: Estação da Luz

Enviado: 21 Set 2009, 17:14
por R E N F E
Oia eu apareci no video o/ bem ke eu vi uma cabine lotada xeia de cameras hehe

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 12:05
por vitao_neko
Mais algumas fotos da Luz:

O logo da CPTM atualizado (a foto ficou quase igual a do Lipe...):
Imagem

Placa localizada em um dos viadutos:
Imagem
o/

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 12:35
por Lipe Andreense
Muito boas as fotos!

Faz tempo que quero atualizar as fotos, mas a falta de camera me impossibilita

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 13:29
por Gustavodc
Imagem

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 17:58
por Eduardo GJF
Imagem





ffif

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 19:09
por Rafael Lopes
Só faltou um Milzinho ou um 1700 na Plataforma 2! :rl:

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 19:44
por Jorge Luis
Imagem

que tal.

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 20:09
por Rafael Lopes
Ficou boa.

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 20:11
por Rafael Lopes
Espero que algum forista, algum dia, consiga registrar as quatro plataformas ocupadas (sábado): a 1 com o Sucatão, a 2 com um Milzinho ou um 1700, a 3 com o 2000 e a 4 com o Expresso Turístico. Com certeza será uma raridade e, também, um momento único. b )

Re: Estação da Luz

Enviado: 02 Nov 2009, 21:17
por Felipe02
Imagem

tirei só do 1700 e a torre da luz hehe

Re: Estação da Luz

Enviado: 03 Nov 2009, 08:09
por Vineeh
Ambas ficaram boas, eu gostei mais da panorâmica do Edu :D

Re: Estação da Luz

Enviado: 03 Nov 2009, 18:22
por Raphael
1 -
Imagem

2-
Imagem


Essas são as minhas! :D

Re: Estação da Luz

Enviado: 10 Nov 2009, 22:09
por AGV
Nossa, que legal. O antigo e o novo......

Imagem
felipe02 escreveu:Imagem



okk

Re: Estação da Luz

Enviado: 11 Nov 2009, 09:03
por Tiago Costa
Uma coisa interessante é que os 1700 de São Paulo são alguns anos mais novos que os 900, mas o projeto das duas séries tem praticamente a mesma idade (final da década de 1970/início da década de 1980, época da fabricação das primeiras unidades das duas séries). Mas os primeiros 700 foram fabricados para o Rio de Janeiro, em meados de 1980/1981, enquanto que os primeiros 1700 (na época, também 700) de São Paulo foram fabricados em meados de 1986/1987. Mas a máscara frontal dos 1700 é muito mais "amigável" que a dos 900, eheheh.

Re: Estação da Luz

Enviado: 11 Nov 2009, 09:34
por Felipe02
hehe a foto la combino mesmo... o antigo e o novo :DD

Re: Estação da Luz

Enviado: 11 Nov 2009, 10:53
por AGV
É, o velho e o novo de uma forma bem abrangente na imagem: O ângulo, o trem, creio que até o horário.

Quando ví esta foto do felipe, lembrei na hora dessa imagem da CBTU. Só não conseguí achar no fórum. Depois, por coincidência, encontrei e postei.

Legal.