Então, alguém sabe onde seria a João Dias ou a Santo Amaro do ramal?
Enviado: 15 Mar 2009, 17:40
por Ramos
Reportagem da revista carga e transporte de 1991
Enviado: 15 Mar 2009, 18:53
por Lopes
Linha Verde até Oratório, Ramal Campo Limpo até Ana Rosa (CPTM na Paulista )
Linha Amarela já projetada...
Os planos deveriam ter sido seguidos...
Enviado: 15 Mar 2009, 19:04
por Landrail
Olha o Budd abarrotado.
Enviado: 15 Mar 2009, 19:14
por Roberto
It is BUDD, It is BAD
Enviado: 15 Mar 2009, 21:18
por Evandro
Atentem que os BUDD's foram importados em 1554, segundo a matéria.
Provavelmente foram encomendados pelos Padres Anchieta e Manoel da Nóbrega.
Enviado: 15 Mar 2009, 21:52
por Roberto
Agora está explicado: Derrubada da Mata Atlantica, fabricação de dormentes, e os carros transporte dos índios para a CATEQUESE.
Cadê o revisor???
Enviado: 16 Mar 2009, 20:50
por André Vasconcellos
Roberto escreveu:Agora está explicado: Derrubada da Mata Atlantica, fabricação de dormentes, e os carros transporte dos índios para a CATEQUESE.
Cadê o revisor???
Os Bandeirantes então exploraram o interior do Brasil nos Budds,e Dom Pedro veio no Budão até o rio Ipiranga e declarou independencia do Brasil da CB...ops de Portugal!!
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 31 Mar 2009, 19:43
por André Aquino
Este mapa é de 1984.
Tudo isto não existe mais.
:brv:
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 31 Mar 2009, 23:30
por Lopes
Existir existe...
Só não é mais utilizado... :brv:
Bando de louco, quando disseram "Ah, o sistema sobre trilhos esta obsoleto!" Então, por que não veio uma alma sã ou corajosa para falar: "Então modernizaremos"
Vão tudo dormir no Brás...
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 01 Abr 2009, 21:24
por André Aquino
Tristeza não tem fim
Felicidade, sim.
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 04 Abr 2009, 00:27
por André Aquino
Já imaginaram tudo isto operando com TUE´s, TUD´s e trens com locomotivas eletricas e/ou biodiesel´s (não sei se escrevi certo)? Que bom seria...
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 04 Abr 2009, 15:37
por Ramos
André Aquino escreveu:Já imaginaram tudo isto operando com TUE´s, TUD´s e trens com locomotivas eletricas e/ou biodiesel´s (não sei se escrevi certo)? Que bom seria...
O grande problema da Fepasa era o fato de não existir uma empresa uniicada, mas 4 empresas diferentes, com locomotivas diferentes, bitolas diferentes, além de quase 20 mil funcionários espalhados por todo o estado. Na época (anos 70/80), a Fepasa junto com a RFFSA eram chamadas pela imprensa de empresas mamutes, ingovernáveis, dado a extensão de suas ferrovias aliadas ao fato de existirem centenas de departamentos, que possuíam chefes indicados por políticos, o que facilitava a corrupção. Foram poucos anos que a Fepasa não ficou na liderança do ranking das estatais brasileiras mais deficitárias até que a situação ficou insustentável (graças às brigas políticas pela diretoria da Fepasa, a mais famosa em 1991 quando o então PFL fez toda a diretoria da empresa e pouco tempo depois toda a diretoria caiu acusada de corrupção) e a ferrovia foi repassada à RFFSA, sendo privatizada pouco tempo depois(graças aos governos Fleury e Quércia que arruinaram as financças do estado de tal forma que todas as obras do estado chegaram a ser paralisadas).
Ramos como sempre dando um shiw de informações. Gostei desse mapa esquemático. e fica claro a decadência da Fepasa ao longo dos anos. Uma pena.
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 20 Abr 2009, 20:08
por Ramos
Estação Paulista - 1989
Viagem no trem de passageiros da Fepasa, no trecho São Paulo(Barra Funda)-Rio Claro. O trem tinha como destino o município de Panorama, no estado de São Paulo, quase na divisa com Mato Grosso do Sul.
Direção: Rogério Soares da Cunha
Nesse vídeo podemos ver os últimos tempos da Fepasa, com trens lotados (por falta de mais carros), viagens desconfortáveis e comparações com o período de ouro da Companhia Paulista. . .
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 26 Abr 2009, 16:14
por Ramos
Os primeiros estudos para a construção do Ferroanel são da década de 50, sendo que em 1963 foi oficialmente formada a comissão de estudos que elaborou um projeto logo superado pelo ritmo de urbanização da grande São Paulo, sendo que em 1968 foram contratados os estudos de viabilidade do trecho sul do ferroanel
Ferroanel, 1970, elaborado logo após a constituição da Fepasa. O governo de laudo Natel iniciou o Pro Fepasa (Programa de Consolidação e Expansão da Ferrovia Paulista) que entre suas propostas havia construção de um anel ferroviário.
Trecho Oeste:Compreendido por linha de tráfego entre o km 10,200 da linha tronco antiga Sorocabana, e o km 35, 304 do ramal de Santos (atual ramal de Jurubatuba- da mesma ferrovia)sempre acompanhando a margem direita do Rio Pinheiros. O trecho conta com 5 estações com pátios na extensão de 850m. Não há armazens e oficinas no trecho do setor oeste (1970).
Trecho Sul: Uma linha entre o km 35,304 do ramal de santos até Ribeirão Pires (EFSJ) com uma extensão de 36,15 km.
Trecho Leste: segundo o traçado proposto pelos consultores, o trecho leste do ferroanel seria construído por um pequeno trecho de 5,924m, à ser construído entre Ribeirão Pires e Rio grande da Serra, aproveitando o leito da EFSJ e pela ligação L-25 do Plano Nacional de Viação, entre Rio Grande da Serra e Suzano, já em tráfego.
Trecho Norte: existem duas alternativas de traçado. Alternativa 1: segundo alternativa original da EFS dos anos 50, o traçado desse trecho teria início no km 11 de sua linha tronco, cruzando o Tietê e acompanhando-o até o km 5, quando novamente inflertiria para NE, seguindo pelo vale do mandaqui até Tucuruvi e Jaçanã. Na altura do km 22 voltaria na direção SE, atravessando Guarulhos para cruzar a via Dutra e seguir o rio Tietê, indo encontrar as linhas da EFCB em São Miguel Paulista, numa extensão toal de 35 km. Os consutores fizeram algumas alterações no traçado original da Sorocabana. As recomendações dos consultores foram apresentadas sob a forma de duas alternativas: na primeira o segmento oeste do trecho norte correria paralelo à EFSJ e usaria a faixa entre o Anel rodoviário e a rodovia Fernão dias, no lado este.
Alternativa 2:: a alternativa 2 que os consultores consideram mais vantajosa, prevê a implantação da linha marginal do Rio Tietê. Essa linha iria do km 10,200 da EFS até as proximidades de Engenheiro Trindade, na EFCB, onde se localizaria o terminal norte, com uma extensão de 22,5km.
Extraído do relatório Pro Fepasa (Programa de Consolidação e Expansão da Ferrovia Paulista), governo do estado de São Paulo, administração Laudo Natel-Secretaria dos Transportes-Secretaria de Economia e Planejamento- 1971.
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 26 Abr 2009, 16:18
por Lopes
Tietê com trem e marginal pinheiros cercada por 2 linhas!!!
Legal!
Só acho ruim q eles vão mandar pra fora o projeto pomar...
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 26 Abr 2009, 17:56
por Vicente
Esquece, rapaz. Este projeto é de 1970, pra sair precisaria de revisão, o oeste já não viabiliza mais por este traçado.
O que realmente existe dele é só o leste (Suzano- Rio Grande).
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 27 Abr 2009, 04:31
por Lopes
Entendo Vicente...
Eu que não me expressei direito...
Se esse projeto fosse construído...
Demais, mas ficaria triste se o projeto pomar fosse mandado pra fora...
Nós aqui, revisando o projeto, por onde seria viável hoje, implantar o ferreoanel?
Re: Planos e mapas da Fepasa
Enviado: 27 Abr 2009, 11:21
por Fabrício Moretti
Ramospédia!
Dizem que junto ao Rodoanel Sul, já foi feita a desapropriação do Ferroanel. É só a area não ser invadida!