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Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 21 Out 2010, 12:25
por ExtremeX
Vicente escreveu:Demanda pro aeroporto, tem, ExtremeX. O problema é que ela não dá o retorno no prazo em que as empresas privadas jungam adequado. Por isso desisitiram.
Pode até ter, mas vejo no momento varias outras prioridades. Pensei em uma lista das prioridades do governo, e das prioridades q eu imagino q o governo deveria ter:
Governo:
1º: Com ctz concluir a linha 4;
2º: Linha 2 - Expresso Tiradentes;
3º: Linha 17 - Congonhas-Morumbi;
4º: Concluir a linha 5 até Klabin.
Prioridades que eu daria:
1º: Com ctz linha 4, n tem como;
2º: Linha 15 branca pra desafogar a Zona Leste;
3º: Linha 6 laranja (apenas se pudesse ser conectada a linha 15);
4º: Linha 13, jade ou onix, sei lá (coitada de Garulhos, precisa de uma ligação).
Agora o EA, muito caro pra pouco recurso, n vejo como prioridade agora, vocês concordam?
Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 21 Out 2010, 15:40
por Erick_UT440R
Extremex, as novas linahs da CPTM são:
Linha 13 - Jade (Roosevelt - Parada CECAP);
Linha 14 - Ônix (Expresso Aeroporto).
Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 22 Out 2010, 13:24
por ArqPaulo
Notícia triste, uma absurdo uma das maiores cidades do mundo ter ligação nenhuma trem-aeroporto, o estado que a faça, papo que não atrai investidores..é dever do estado acabar com o caos no ar e nas ruas..e a solução é trem...
Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 22 Out 2010, 14:23
por Gustavodc
Ué Paulão, você está no Brasil...
Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 23 Fev 2011, 00:15
por André Aquino
Erick_UT440R escreveu: Extremex, as novas linahs da CPTM são:
Linha 13 - Jade (Roosevelt - Parada CECAP);
Linha 14 - Ônix (Expresso Aeroporto).
Creio que, do jeito que as obras estão caminhando (se é que estão), não andarei nestas linhas.
Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 23 Fev 2011, 12:13
por Rafael Lopes
Como já foi dito anteriormente: esqueça delas, já que não houve interesse de empresários para bancar a operação. Com isso, estão praticamente mortas.
Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 19 Out 2012, 18:56
por Jorge Luis
Notícias da Imprensa
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Cumbica: trem ficará longe de terminais
19/10/2012 - Jornal da Tarde
Esperado há anos por passageiros e funcionários do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o trem que servirá o local não atenderá os principais pontos de embarque aéreo. A estação final da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será construída na frente do chamado Terminal 4 do aeroporto (o 'puxadão'), que responde por apenas 1,3% do movimento de viajantes e está a cerca de dois quilômetros dos terminais mais antigos e movimentados, o 1 e o 2.
Não há integração física entre eles: hoje, os deslocamentos são feitos com ônibus gratuitos. Apesar disso, o governo do Estado colocou a obra em sua lista de prioridades para a Copa de 2014, cuja abertura ocorrerá em São Paulo. Também não está definido, conforme informou a CPTM, como será a ligação entre a estação de trem e o Terminal 4 do aeroporto. Eles deverão ficar a cerca de 300 metros de distância um do outro, com uma estrada de duas pistas no meio.
As informações foram passadas pelo diretor de Planejamento e Projeto da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro. "Vamos ficar perto do que chamam de Terminal 4. O deslocamento a partir dali vai ser (responsabilidade) da própria concessionária aeroportuária." A construção desse ramal, que sairá da Estação Engenheiro Goulart, já existente na Linha 12-Safira, na capital, está prevista para começar no primeiro semestre de 2013, faltando quase um ano para o mundial de futebol.
Procurada pela reportagem, a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. divulgou que ainda não definiu como pretende fazer o transporte dos passageiros entre os terminais, uma vez que depende da conclusão do projeto da CPTM, prevista para ser entregue em dezembro. Em grandes aeroportos do mundo, como o Heathrow, em Londres, existem sistemas metroviários subterrâneos ligando cada terminal. No Fiumicino, que atende Roma, a conexão é feita por um monotrilho.
O engenheiro aeronáutico Jorge Leal Medeiros, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), diz que "é ruim" a solução de levar a Linha 13 só até o Terminal 4. "É preciso fazer a integração com os terminais maiores, senão haverá incômodo para os passageiros, que precisarão de três modais: metrô, trem e ônibus. É um desconforto a mais."
Os oito trens para compor a frota desse ramal ainda não foram comprados. Mas, caso a linha fique pronta antes da chegada deles, composições de outras linhas poderão ser deslocadas. Rocha Ribeiro diz que ainda está avaliando a possibilidade de incluir bagageiros nesses trens, para facilitar o deslocamento das pessoas com malas, a exemplo do que ocorre na Europa.
Plataforma elevada. A Linha 13-Jade, que deve transportar 120 mil passageiros nos dias úteis, custará R$ 1,2 bilhão. A estação que atenderá Cumbica terá plataforma central elevada e será erguida em uma faixa de grama entre o Rio Baquirivu-Guaçu e a Rodovia Hélio Smidt. A parada deverá receber cerca de 20 mil passageiros por dia, conforme aponta uma projeção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Esse é o número médio de usuários que embarcam mensalmente no Terminal 4, que hoje oferece voos somente da Webjet.
A Linha 13-Jade, em sua extensão entre a Estação Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Cumbica, será construída em via elevada na maior parte do traçado. O bairro residencial Cecap, em Guarulhos, que fica no meio do caminho, também ganhará uma estação. Mas ela deverá ser concluída só depois que o ramal for entregue, uma vez que não é vista como prioridade para a Copa pelo governo do Estado. Embora seja a segunda maior cidade paulista, Guarulhos não tem nenhuma ligação ferroviária.
fonte Revista Ferroviaria
Re: Trem de Guarulhos/Expresso Aeroporto
Enviado: 31 Out 2012, 15:36
por Jorge Luis
Aeroporto de Guarulhos deve ganhar monotrilho
31/10/2012 - Valor Econômico
A concessionária responsável pela administração do aeroporto internacional de Guarulhos, planeja construir um monotrilho para viabilizar o transporte dentro do complexo aeroportuário sem que nenhum passageiro precise gastar mais de dez minutos entre uma e outra parada. O sistema elevado sobre trilhos, que tem uma estimativa preliminar de custo de US$ 40 milhões, deve estar em operação até 2016.
De acordo com Antônio Miguel Marques, presidente da concessionária, o planejamento foi feito com paradas interligando os dois terminais de passageiros existentes (T1 e T2), o novo terminal em construção (T3) e o terminal remoto (T4) que está a dois quilômetros da estrutura principal. Tem ainda extensões previstas para a área reservada a um centro de convenções e para o setor que abrigará futuras estações da CPTM e do trem de alta velocidade Rio-São Paulo-Campinas.
"É um projeto factível, mas intimamente ligado à chegada do sistema ferroviário ao aeroporto", afirmou Marques, reconhecendo que as distâncias entre cada um desses pontos são difíceis de vencer a pé, o que indica a necessidade do monotrilho. Segundo ele, a população permanente do aeroporto (basicamente funcionários) é de 30 mil pessoas e deve chegar a 50 mil com a plena operação do TPS3 e do novo terminal de cargas, o que reforça essa necessidade. A população flutuante (passageiros e acompanhantes) já alcança 300 mil pessoas por dia, completa Marques.
O governo estadual promete desengavetar, a partir do ano que vem, um ramal de 11,5 quilômetros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). É a chamada Linha 13-Jade, tem capacidade prevista para 120 mil passageiros por dia e ligação prevista com a estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo. Paralelamente, o governo federal pretende colocar um trem-bala em operação até 2020, com paradas nos aeroportos de Viracopos, de Guarulhos e do Galeão.