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Enviado: 15 Jun 2008, 18:46
por Francis
Tiago Costa escreveu:LANDRAIL escreveu:UAI!!!!! não vai ter " traveções" entre Alto da Bao Vista e Brooklin"????
e essa mudança do CCO para vergueiro???o CCO da linha 5 é um dos mais modernos que já vi!!!! :)
Esse projeto de mudança do CCO já é antigo, desde que o Metrô assumiu a operação da Lilás (este CCO do Capão só existe pelo fato de que a Linha 5 era da CPTM, por isso o CCO separado da Vergueiro), e realmente é melhor que fique tudo concentrado em um só lugar. Otimizaria muito toda a operação, pois com dois CCO, temos de ter duas salas de controle, dois departamentos, duas centrais telefônicas, funcionários a mais, equipamentos a mais, enfim, duas estruturas que podem perfeitamente ser uma só, sem queda de qualidade, pelo contrário, com ganho. Mas não quer dizer que vai mudar mesmo, já vi tanto boato, tanto projeto não sair do papel... O console da linha 4 também já tinha um lugar separado na Vergueiro, mas como ela será operada por terceiros, vai ter também um CCO separado, em Vila Sônia.
Enviado: 15 Jun 2008, 19:04
por Landrail
^ E OS TRAVECÕES E AMV's??????
se não me engano serão duas ou três estações sem AMV, isso não prejudica a operação em caso de quebras ou interrupções nos trechos
Enviado: 15 Jun 2008, 19:57
por Lipe Andreense
LANDRAIL escreveu:^ E OS TRAVECÕES E AMV's??????
se não me engano serão duas ou três estações sem AMV, isso não prejudica a operação em caso de quebras ou interrupções nos trechos
Isso é perfeitamente comum, o Metrô de São Paulo já tem isso desde sua abertura. Trechos contínuos sem AMVs:
Linha 1:
entre Santana e Tiradentes (5 estações)
entre Luz e Sé (3 estações)
entre Vila Mariana e Praça da Árvore (3 estações)
Linha 2:
entre Brigadeiro e Consolação (3 estações)
Linha 3:
entre Santa Cecília e Sé (4 estações)
Linha 5:
entre Campo Limpo e Giovanni Gronchi (3 estações)
Enviado: 16 Jun 2008, 09:55
por AGV
Francis escreveu:
Esse projeto de mudança do CCO já é antigo, desde que o Metrô assumiu a operação da Lilás (este CCO do Capão só existe pelo fato de que a Linha 5 era da CPTM, por isso o CCO separado da Vergueiro), e realmente é melhor que fique tudo concentrado em um só lugar. Otimizaria muito toda a operação, pois com dois CCO, temos de ter duas salas de controle, dois departamentos, duas centrais telefônicas, funcionários a mais, equipamentos a mais, enfim, duas estruturas que podem perfeitamente ser uma só, sem queda de qualidade, pelo contrário, com ganho. Mas não quer dizer que vai mudar mesmo, já vi tanto boato, tanto projeto não sair do papel... O console da linha 4 também já tinha um lugar separado na Vergueiro, mas como ela será operada por terceiros, vai ter também um CCO separado, em Vila Sônia.
Bem, como cada linha faz parte de um sistema que opera como um todo, (ao mesmo tempo em que, em outros parâmetros são linhas independentes) a questão é haver ou não
espaço físico no CCO da linha 1 para operar todo mundo ali.
Hoje, com o grau de avanço da telemática, acredito que estes CCO´s até poderiam ser individualizados, mas com comunicação online via IP, por exemplo, e mais, por rede interna, através da própria estrutura física dos túneis.
A solução aí é mais tecnológica que logística.
Enviado: 27 Jul 2008, 12:18
por ArqPaulo
Ola
minha primeira mensagem nessa seção
gostei muito de ver sobre os dados da linha 5, nao vejo a hora dela chegar em sta cruz
uma boa noticia que li aqui, foi que o tunel que sera construido a partir d olargo treze ate campo belo será em SHIELD!!!! uffaaa!!! boa noticia
mas sera mesmo? a prefeitura injetou 200 milhoes na linha, sera que ja estao providenciando a compra/licitação do shield?????
abçss
Enviado: 28 Jul 2008, 09:53
por HGP
Eles ainda estão com problemas com as desapropriações, bom vamos ver o que o segundo semestre reserva para a linha 5
Enviado: 28 Jul 2008, 15:57
por Francis
AGV escreveu:
Bem, como cada linha faz parte de um sistema que opera como um todo, (ao mesmo tempo em que, em outros parâmetros são linhas independentes) a questão é haver ou não
espaço físico no CCO da linha 1 para operar todo mundo ali.
Hoje, com o grau de avanço da telemática, acredito que estes CCO´s até poderiam ser individualizados, mas com comunicação online via IP, por exemplo, e mais, por rede interna.
A solução aí é mais tecnológica que logística.
Sim, a tecnologia permite e a interface acontece, mas nada como estarem todos os operadores de console lado a lado, isso ajuda muito em momentos de estratégias operacionais (o clima lá no CCO às vezes fica meio tenso, são ocorrências inúmeras que exigem respostas muito rápidas), enfim, é muita responsabilidade, emoção e raciocínio rápido. E para isso, os consoles estarem no mesmo local ajuda bastante, pois muitas vezes o problema em uma linha afeta todas (existe a interface também com o CCO da CPTM). Quanto a espaço físico, ele existe sim, já está separado certinho, é só colocar os equipamentos.
Enviado: 16 Ago 2008, 03:24
por Lopes
Já dá para se imaginar se um dia a Linha Campo Belo - Vila Maria for construído, a bitola também será internacional, pq há ligação com a 5 Lilás, após Campo Belo...
Enviado: 16 Ago 2008, 15:04
por Tiago Costa
Sim, Lopes, é justamente esse o objetivo. E provavelmente eles farão os trens das linhas 5 e Vila Maria-Campo Belo(?) serem interoperáveis (os trens poderão operar em qualquer dessas duas linhas), como será com as linhas 1, 2 e 3 após a instalação de CBTC nessas linhas.
Enviado: 16 Ago 2008, 15:54
por Lopes
Então, seguindo raciocínio lógico, se o CCO da Linha 5 for separado, com certeza irão "deixar um espaço" para a linha Campo Belo - Vila Maria.
Enviado: 16 Ago 2008, 17:27
por Lipe Andreense
O CCO da linha 5 vai ser integrado ao CCo vergueiro