O Rei das Licitações, Palestras, Intervalos e entre outras coisas de Ferrovias ( vulgo Tiago Costa ) me passou um arquivo sobre investimento do PAC no transporte e achei interessante postar isso aqui !
Ferroviários de Salvador fazem paralisação
Enviado: 01 Dez 2008, 19:51
por Haiser
Ferroviários de Salvador fazem paralisação
29/11/2008 - Correio 24 Horas
Os ferroviários baianos anunciaram que irão paralisar as atividades na próxima terça e quarta-feiras (dias 2 e 3). O sistema de trens urbanos do subúrbio de Salvador não irão funcionar. Os trabalhadores aderiram ao movimento nacional da categoria e irão fazer uma paralisação de advertência nestes dias.
A Prefeitura de Salvador orienta nestes dias que os passageiros dos trens urbanos a utilizem o serviço de ônibus coletivo que atende regularmente ao subúrbio. O sistema ferroviário da capital, que faz a linha Calçada-Paripe, transporta diariamente uma média de 17 mil pessoas.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Transporte Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe - Sindiferro enviou um comunicado à Companhia de Transporte de Salvador (CTS), informando que a decisão de paralisação da categoria foi tomada em assembléia geral extraordinária e a interrupção do trabalho ocorrerá a partir da zero hora do dia 2, terça-feira.
Segundo a prefeitura, em outubro, 491 mil passageiros utilizaram os trens da capital. A maioria dos usuários é formada por moradores dos bairros do subúrbio e trabalham ou estudam no centro da cidade. A operação da ferrovia Calçada-Paripe é feita hoje por 167 ferroviários.
Balanço dos Investimentos do PAC em Fevereiro 2009 para o Trem de Salvador
Enviado: 05 Fev 2009, 15:42
por Tiago Costa
Tomara que acelerem agora, pois se compararmos o que foi feito há 3 meses atrás, não mudou quase nada !
Enviado: 05 Fev 2009, 16:53
por Erick_UT440R
Tiago Costa escreveu:Tomara que acelerem agora, pois se compararmos o que foi feito há 3 meses atrás, não mudou quase nada !
Pois é...
Enviado: 04 Mar 2009, 01:49
por André Aquino
haiser escreveu:Cresce número de usuários do trem em Salvador
17/11/2008 - Jornal da Mídia
A população do Subúrbio Ferroviário adotou, de vez, os trens suburbanos como o principal meio de transporte para chegar ao centro da cidade. Um levantamento realizado pela Companhia de Transporte de Salvador (CTS), empresa vinculada à Secretaria de Transportes e Infra-Estrutura (Setin) da Prefeitura do Salvador, que gerencia o sistema, indicou um crescimento de 11% no número de passageiros, entre janeiro e outubro deste ano, em relação a igual período do ano passado.
O incremento, baseado no número de bilhetes vendidos, chega a mais de 334 mil passageiros no período. Entre janeiro e outubro deste ano, o sistema registrou 3,301 milhões de usuários, enquanto no mesmo período de 2007, 2,966 milhões de passageiros utilizaram os trens suburbanos.
O diretor de Operação e Manutenção da CTS, Sérgio Coelho, aponta a regularidade e a maior oferta de trens como os principais fatores para o aumento da procura pelo transporte ferroviário de Salvador. Segundo ele, a operação do sistema com três trens possibilitou a redução do tempo de espera de 45 minutos para os atuais 27 a 30 minutos, melhorando a eficiência do sistema que transporta 15 mil pessoas por dia.
Atualmente, três trens amarelinhos, modernizados na atual gestão, sinalizados e com a presença de segurança nos vagões, operam na linha Calçada/Paripe. Para incorporar o terceiro trem à operação diária da ferrovia, a Prefeitura de Salvador recuperou vários trechos da via férrea nos bairros de Coutos, Itacaranha e Plataforma. As obras incluíram a substituição de 7.500 dormentes, assim como o nivelamento da via.
Outros três equipamentos, ainda não reformados, permanecem na reserva. Hoje, segundo Coelho, a linha férrea ainda não está completamente estruturada em toda a sua extensão para operar com mais de três trens simultaneamente. Ele calcula que até a modernização do quarto trem, o sistema ferroviário esteja pronto para receber mais um equipamento.
O tempo de espera deverá cair ainda mais no próximo ano, para 10 a 15 minutos, com a entrada em operação do quarto trem, que além da reforma e sinalização, também será climatizado. É que a CTS está aguardando o parecer da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) autorizando a licitação para reforma de mais três trens, cada um com três vagões. O diretor da CTS calcula que, se tudo correr bem, a expectativa é que o edital seja publicado ainda em dezembro. Até o final do primeiro semestre de 2009, estima, pelo menos mais um trem poderá entrar em operação.
Estive lá em setembro de 2000. Quando perguntei sobre os trens uma mulher me perguntou: "Voce não vai pegar trem?"
Ela me falou que era muitissimo precario. As linhas tronco e variante de São Paulo nos tempos da RFFSA e CBTU, que eram as piores, eram melhores que as de Salvador na epoca. O perigo eram imenso. A população, mesmo os mais pobres, só pegavam o trem em ultimo caso.
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Enviado: 15 Mar 2009, 21:53
por André Aquino
metropolitano escreveu:
O comboio ACF
flickr Patrícia Carmo
flickr Marina Palmeira
O que foi feito com estes TUE´s?
Este suicida conseguiu morrer?
Enviado: 15 Mar 2009, 21:56
por Haiser
Eles continuam rodando
Trens Suburbanos de Salvador
Enviado: 29 Mar 2009, 20:14
por SSauloo
>Olá pessoal
>Eu não sou soteropolano, mas conheço um pouco a situação dos trens de Salvador.
>Já andei neles uma vez quando criança, foi a realização de um sonho.
>Mas o esquema mostrado anteriormente do metrô não vai ser para tão cedo.
>A primeira etapa do metrô de Salvador era para ser entregue em 2006 e até hoje espero. Vi as obras andarem e pararem inumeras vezes e desejo vê a primeira etapa ser finalmente esse ano, se o TCU finalmente liberarem as verbas destinadas. Por vezes até concordo com o Tribunal, pq primeiro, no ramo da engenharia, se você não abre o olho, dinheiro pode ser muito facilmente desviado (e falo isso como estudante de engenharia civil). segundo, q é claro q numa obra prevista pra 2006 não ter sido concluida ate 2009, tem muita coisa errada ai.
>Enfim, msm assim torço pela inauguração, apesar de achar que a primeira etapa leva você de um dos terminais mais movimentados de Salvador (Terminal da Lapa) a lugar nenhum (Acesso Norte), quem nem atende a um bairro, seria mais uma estação de conexão. Depois daí, sim, levaria a algum lugar. Creio que o proximo passo seria a ligação até outro importante Terminal (o de Pirajá), já que parte do elevados já estam erguidos a espera de trabalho (isso pq a ideia principal do metro de SSA vou dividida no meio durante suas obras e a prioriadade foi dada apenas ao trecho Lapa-Acesso Norte).
>Na minha opinião, o traçado prioritário do metrô é errado, pois ele deveria primeiro atender a Lapa - Iguatemi - Aeroporto, região de fluxo intenso que das 18:00hrs até 21:00hrs engarrafa totalmente. Espero que os administradores possam enxergar isso até antes da Copa de 2014, pq o metrô será de fundamental importância para resolver o caotico sistema de transporte de SSA.
>Ah sim, por fim, acredito que ligação Metro-Suburbio será o último a ser concluido, dado o grau de importancia do outros trechos e até msm pela geografia da cidade, bastante acidentada.
>Não sou experte no assunto,sou bastante leigo por sinal e espero sinceramente poder "pagar a minha língua" por cada palavra dita, pq antes isso,do que conviver com o descaso com que o governo leva as obras publicas aqui na Bahia.
>Abraço a todos
>>Saulo
>(Torcendo pelo ferrovia Bahia-Oeste!!)
* 18 carros-motores GE / ACF (American Car & Foundry), construídos nos Estados Unidos em 1962. Cada um possui 2 cabines para o maquinista, 2 pantógrafos, comprimento de 17,8 m e largura de 2,8 m, numerados E-101 a E-118. Cerca de 9 destes carros vieram da SR-2 no início dos anos 80 para reforçar o sistema suburbano de Salvador.
* 31 carros-reboque Pidner
Até o início do ano passado, os trens de subúrbio eram formados por 2 carros-motores e 3 carros-reboque, num total de 5 carros por composição. Em virtude da fadiga do material rodante e para não forçar os motores de tração, os trens hoje possuem 2 carros-reboque, cada.
Como somente 6 carros-motores rodam simultaneamente no sistema, teoricamente restam 12 em reserva. Vários realmente estão sendo reformados, mas com as mesmas características técnicas e com muita lentidão. Faltam peças de reposição e recursos para acelerar estas reformas, e os trens rodam como podem.
* Lotação por carro: 250 passageiros
* Velocidade média comercial: 35 km/h
* Tempo de viagem média Calçada-Paripe e vice-versa: 25 minutos
* Intervalo mínimo entre trens: 20 minutos
* Intervalo máximo entre trens:30 minutos
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado, das 5h00 às 22h30. Domingos e feriados os trens não circulam. A CBTU justifica que, quando os trens rodavam nesses dias, até há pouco mais de um ano atrás, a população sujava e depredava os carros quando voltava das praias do subúrbio, muitos visivelmente alcoolizados. Como o número de policiais ferroviários é insuficiente para fiscalizar adequadamente as estações e as composições, resolveu-se suspender as viagens nos domingos e feriados.
O sistema atual, projetado para uma demanda de 60.000 passageiros / dia, deixa muito a desejar, principalmente no tocante à qualidade do material rodante, em precário estado de conservação. Os passageiros viajam em veículos com portas quebradas, assentos arrancados, composições sujas, vidros quebrados e sistema de segurança danificado em conseqüência da falta de manutenção adequada e à depredação que os próprios passageiros provocam no equipamento. Este já está no limite de sua vida útil e a única solução seria a renovação de todo o material rodante. É bastante certo que o sistema de Salvador não está no rol de prioridades da CBTU.
Somente para exemplificar, todos os carros-motores não dispõem mais dos limpadores de parabrisa, pois a CBTU alega que a população os arranca, conseqüência da falta de educação de uma parte do nosso povo e da falta de policiamento nas estações. Quando chove, os maquinistas são obrigados a colocar suas cabeças para fora das janelas e correm o risco de levarem pedradas dos moleques que brincam à beira das linhas, principalmente no Lobato. É por isso que a maioria dos carros são equipados com grades nas janelas, para que o usuário não fique desprotegido.
16 de abril de 1991
Carro-motor ACF nº E-117 em fase final de reforma, estacionado no lado de fora da antiga oficina de locomotivas elétricas da Calçada em 1992.
Carro-motor ACF nº E-112 no interior do antigo depósito de locomotivas elétricas da Calçada, em Salvador, em trabalhos de manutenção, 1992
Esses Toshibas ficaram lindos. Eu lembro quando li que ele chegaram a SSA. Tomara que essas fotos do Haiser sejam recentes, mostrando que o povo está cuidando do trem. Espero andar nele um dia.
Nunca andei em uma composição de dois carros... Deve parecer um bonde passando. Muito lindo.
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Enviado: 13 Fev 2010, 14:13
por André Aquino
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Enviado: 13 Fev 2010, 19:22
por André Vasconcellos
Parte ou toda frota antiga foi substituída pelos Toshibas ou ainda circulam em adição a eles?
Acho que se o sistema recebesse investimentos e fosse bem tratado obviamente daria certo e seria um bonito sistema
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Enviado: 22 Fev 2010, 23:47
por André Aquino
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Enviado: 04 Jun 2010, 14:51
por Rafael Lopes
[quote="Landrail"]O comboio ACF
ACF 1962
flickr Patrícia Carmo
flickr Patrícia Carmo
flickr Valéria Simões 2005
flickr arte.Salvador
flickr arte.Salvador
flickr Marina Palmeira[/quote="Landrail"]
Eles são idênticos aos Carmen Miranda da EFS/Fepasa!
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Enviado: 06 Jun 2010, 13:46
por Isaias
Rafael Lopes escreveu:
Landrail escreveu:O comboio ACF
ACF 1962
flickr Patrícia Carmo
flickr Patrícia Carmo
flickr Valéria Simões 2005
flickr arte.Salvador
flickr arte.Salvador
flickr Marina Palmeira[/quote="Landrail"]
Eles são idênticos aos Carmen Miranda da EFS/Fepasa!
Nem tanto assim,os da EFS/Fepasa possuiam uma janela pequena e não possuiam essas escadinhas dos Pidners da CTS e tinham apenas três vagões.
Re: Trens Suburbanos de Salvador
Enviado: 06 Jun 2010, 13:49
por Correia431M
Eu tive uma ligeira impressão do carro motor ser um pouco mais alto em relação aos carros reboques.