
Não foi minha intenção lembrar você disso não, Erick. Sei que você, assim como outros membros do fórum tem muito conhecimento técnico. Mas sempre procuro complementar as informações para nossos membros novatos que podem não saber disso

. Aí, na hora que alguém for consultar, terá a resposta completa
Quanto às locos, será a 371, da ABPF, a ser incluída no convênio.
Nós queríamos sim reformar duas V8 e a English, mas só falta um detalhe: elas não são da CPTM, são do DNIT, assim como todo o material rodante que você vê ao longo de nossas linhas enferrujando. O que passou para a CPTM foram os TUE e o material rodante usado para a operação e manutenção do sistema (locos da manutenção, por exemplo). Até a faixa ferroviária não é toda da CPTM: o que ficou com a propriedade da CPTM é a faixa operacional, rente ás vias. Aquele resto de terreno que você vê em alguns trechos onde a faixa é larga é todo da RFFSA. Nada é da CPTM, e nós não podemos fazer nada.
O DNIT não nos cedeu elas - pedimos elas há dois anos e até agora não obtivemos resposta.
Como o Expresso Turístico é um projeto da STM (a CPTM é apenas um meio) e a gestão está acabando, o que dá prá fazer agora é usar a da ABPF. Se a próxima gestão tiver interesse em continuar o projeto e o DNIT ceder o material, pode ser que ano que vem tenhamos elas no Expresso.