Página 2 de 3
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 29 Mar 2010, 12:38
por Vicente
Acho que poderia ser um ramal sim. Hoje, é a portaria da fábrica da Faiveley.
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 29 Mar 2010, 20:44
por Vicente
Jorge Luis escreveu:2000 fase 2 transportando comitiva do governador Serra na linha 8
2000 fase 2 passando na estação Leopoldina

Eduardo GJF escreveu:
Eu estava dentro desse trem
Diretão, de Villa Lobos - Jaguaré até Barra Funda, filmei tudo.
Ah sim, o Serra não estava nesse trem, ele foi embora de carro.
Essa discussão é mais interessante, histórica para o local...
Edu, você pode disponibilizar o vídeo deste trem fazendo o enlace 9-8??
O Jorge conseguiu a externa, você tem uma interna... Seria muito bom termos aqui!
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 29 Mar 2010, 21:24
por Eduardo GJF
Estou tentando upar no youtube... tive que piorar consideravelmente a qualidade da imagem pra poder viabilizar o upload com a minha internet, por isso ainda não o fiz.
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 30 Mar 2010, 19:12
por Vicente
Ok, ficamos no aguardo!

Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 30 Mar 2010, 20:07
por Jorge Luis
esqueci desta foto

Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 14 Abr 2010, 14:01
por HGP
Idéias impuras sobre Imperatriz Leopoldina tem me assaltado a mente ultimamente.....
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 14 Abr 2010, 16:33
por Vicente
Impuras?
Qualquer melhoria é bem-vinda ali.
Eu uso essa estação quando vou à minha futura casa. À noite, é esquisito o lado da Major Paladino!

Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 14 Abr 2010, 16:56
por HGP
Vicente escreveu:Impuras?
Qualquer melhoria é bem-vinda ali.
Eu uso essa estação quando vou à minha futura casa. À noite, é esquisito o lado da Major Paladino!

vou tentar explicar Vicente:
Baseando-se em algumas premissas.
1) A Vila Leopoldina está em fase de expansão imobiliaria - fato real
2) Divaga-se, especula-se a trasposição da linha 9 de Osasco para o Centro.
3) Melhorias em parte na linha 8 - fato
4) A hipotética expansão de uma linha 2 a oeste Rumo a provável Imperatriz.
Pensei no seguinte:
Uma nova Imperatriz Leopoldina, integrando agora a linha 8, linha 9 e a linha 2, só que com o detalhe de que a linha 8 faria sua estação terminal nela e o antigo leito da 8 da Imperatriz até JP ( ou melhor, Barra Funda), seria usado agora pela 9). Isso geraria a possibilidade para o pessoal de Osasco e região acessar mais rapidamente a Avenida Paulista / L4, libera a via para a linha 9 - Domingos de Morais, Lapa, Barra Funda, e teriamos numa região em expansão uma mini terminal de transferência e novas opções .
O problema é que talvez não haja espaço suficiente para acomodar 3 linhas nesse entorno, a não ser que se construa uma nova estação em outro local do que o atual. E claro, a demanda da 8 para o Centro ainda é muito maior que a da 9 para lá, que , com a entrega da linha 4 e 5 torna-se completamente desnecessária essa transposição. Mas enfim, divagar e sonhar não são proibidos

Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 14 Abr 2010, 19:16
por ArqPaulo
Horacio...seria bom, muito bom...HGP urbanista!, compartilho esse sonho também hahaha
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 19 Abr 2010, 15:19
por Francis
HGP escreveu:A não ser que se construa uma nova estação em outro local do que o atual.
Bom, esta sua idéia impura nós também já tivemos, e é o que será feito

Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 19 Abr 2010, 17:51
por AGV
Francis escreveu:HGP escreveu:A não ser que se construa uma nova estação em outro local do que o atual.
Bom, esta sua idéia impura nós também já tivemos, e é o que será feito

Nada como um Cardiologista para salvar o coração da cidade.
HGP, já pra FAU!

(brincadeira)
Francis, mas a idéia de virar a L9 pra Lapa, não foi deixada de lado?

Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 19 Abr 2010, 23:16
por Francis

Respondi da idéia da estação, não da linha 9; será feita uma nova estação realmente, um pouco mais a oeste.
Quanto a linha 9, vamos dizer que não se fala nisso hoje... mas os projetos nunca são deixados de lado, eles continuam lá... só mudam-se as prioridades. Pelo andar da carruagem, a mudança que ocorrerá na linha 9 primeiro será levá-la até Varginha.
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 20 Abr 2010, 12:08
por HGP
Francis escreveu:
Respondi da idéia da estação, não da linha 9; será feita uma nova estação realmente, um pouco mais a oeste.
Quanto a linha 9, vamos dizer que não se fala nisso hoje... mas os projetos nunca são deixados de lado, eles continuam lá... só mudam-se as prioridades. Pelo andar da carruagem, a mudança que ocorrerá na linha 9 primeiro será levá-la até Varginha.
Varginha via VLT ou Varginha linha 9 mesmo??
Francis , uma curiosidade mórbida agora, se você puder responder: Nova Imperatriz Leopoldina a Oeste tem relação com uma hipotética Imperatriz Leopoldina linha 2 ou não, é apenas reforma e dinamização da linha 8 ?
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 20 Abr 2010, 16:59
por AGV
Francis escreveu:
Respondi da idéia da estação, não da linha 9; será feita uma nova estação realmente, um pouco mais a oeste.
Quanto a linha 9, vamos dizer que não se fala nisso hoje... mas os projetos nunca são deixados de lado, eles continuam lá... só mudam-se as prioridades. Pelo andar da carruagem, a mudança que ocorrerá na linha 9 primeiro será levá-la até Varginha.
Mas, a Imperatriz mair para oeste talvez não ficaria bom.
Não seria possível ocupar o espaço nesessário (desapropriações) no local da atual? Pois o acesso lá é bem interessante. ( O cidadão segue a Gastão Vidigal e dá de cara com a estação.
Então será que aquela idéia do "VLT" para Varginha está perdendo força?
Na minha opinião, não faria tanto sentido. A "lógica" diria para levar a L9 até o limite de sua faixa de domínio.
Mas se isto vier a ocorrer, poderia haver uma alteração: Levar a L9 para o Terminal de Varginha, via elevado.

Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 20 Abr 2010, 17:02
por Francis
VLT está descartado; a demanda é grande e pendular (todo mundo pegaria em Varginha e desceria em Grajaú, seguindo na linha 9), portanto, VLT é inadequado, é só uma transferência a mais.
O projeto de Leopoldina não tem a ver com a linha 2, não. Mas com ou sem linha 2, ela já está inadequada, tem de ser feita outra.
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 20 Abr 2010, 17:12
por AGV

A.iás, Francis. No SSC comentou-se que hávia um pessoal da CPTM na faixa de domínio limpando o local até Varginha.

Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 20 Abr 2010, 20:58
por Francis
Respondendo aos seus questionamentos, Athos:
ILE tem seu acesso na avenida que lhe dá nome, não na Gastão Vidigal - a Gastão Vidigal está justamente mais a oeste. Mas o projeto atual contempla a mudança desapropriando a fábrica que está ao lado do acesso; assim sendo, o acesso continuaria sendo pela avenida Imperatriz Leopoldina, como hoje.
O VLT na verdade não era idéia, foi um estudo de demanda, origem e destino, que é necessário para se saber qual o modal certo a se implantar. Portanto, não é questão de perder força, porque nunca se pendeu mais para um lado que para o outro, a questão é que o metrô pesado se mostrou mais adequado que o leve. Mas a linha não vai para o terminal, o terminal é que vai para a estação... mas isto é outro capítulo, a ser tratado mais à frente.
A CPTM estar limpando lá é normal, já que tem a propriedade do trecho. Nada tem a ver com obras.
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 21 Abr 2010, 23:36
por olhaotrem!
Seria interessante se esticar a linha 9 até Parelheiros ou Marsilac, o "extremão" sul de SP
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 27 Abr 2010, 22:26
por Francis

Apesar de suas boas intenções, isto seria um crime. Aquela região é uma das únicas no município (a outra é a Cantareira) com floresta de Mata Atlântica virgem, com sua fauna original (jaguatiricas, veados, inúmeros pássaros).
A ocupação existente ali se divide em duas fases: a primeira é muito antiga, dos séc. 18 e 19, onde se estabeleceram ali imigrantes alemães e japoneses, trabalhando em atividades rurais e florestais, numa época onde não existiam leis - nem consciência - sobre meio ambiente. A segunda parte da ocupação se dá quando a população - muitos migrantes - sem condição de pagar moradia em lugares mais próximos, começam a lotear clandestinamente a área.
Infelizmente, esta lógica absurda se repete até hoje, fazendo com que o poder público tenha de levar infraestrutura cada vez mais longe, mesmo existindo vários espaços vazios nas áreas mais centrais.
Levar a linha 9 até lá seria o incentivo do poder público a ocupação irregular; ao desperdício de dinheiro, tendo de levar infraestrutura até lá; um atentado urbanístico e crime ambiental.
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 28 Abr 2010, 10:55
por Rafael Lopes
Francis escreveu:
Apesar de suas boas intenções, isto seria um crime. Aquela região é uma das únicas no município (a outra é a Cantareira) com floresta de Mata Atlântica virgem, com sua fauna original (jaguatiricas, veados, inúmeros pássaros).
A ocupação existente ali se divide em duas fases: a primeira é muito antiga, dos séc. 18 e 19, onde se estabeleceram ali imigrantes alemães e japoneses, trabalhando em atividades rurais e florestais, numa época onde não existiam leis - nem consciência - sobre meio ambiente. A segunda parte da ocupação se dá quando a população - muitos migrantes - sem condição de pagar moradia em lugares mais próximos, começam a lotear clandestinamente a área.
Infelizmente, esta lógica absurda se repete até hoje, fazendo com que o poder público tenha de levar infraestrutura cada vez mais longe, mesmo existindo vários espaços vazios nas áreas mais centrais.
Levar a linha 9 até lá seria o incentivo do poder público a ocupação irregular; ao desperdício de dinheiro, tendo de levar infraestrutura até lá; um atentado urbanístico e crime ambiental.
Isso é loucura! E o dinheiro gasto só com licenças ambientais é outro absurdo (o Rodoanel Sul teve que passar por esse processo e demorou bastante para sair).