Página 2 de 3
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 20 Mai 2009, 13:38
por Eduardo GJF
O relógio de Paranapiacaba não é somente uma imitação do Tower Clock (Big Ben), mas sim um relógio da mesma série que ele...
Foram feitos pela mesma fábrica, o Tower Clock em 1858 e o de Paranapiacaba em 1976.
Li isso num livro sobre a SPR.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 20 Mai 2009, 16:18
por DNER
Prezado Eduardo, que livro é esse?Onde eu posso adquiri-lo?
Atenciosamente,
Paulo Bezerra Rodrigues
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 20 Mai 2009, 16:31
por Eduardo GJF
DNER escreveu:
Prezado Eduardo, que livro é esse?Onde eu posso adquiri-lo?
Atenciosamente,
Paulo Bezerra Rodrigues
O nome eu não lembro exatamente, mas tratava do litoral paulista no séxulo XIX e começo do século XX.
Encontrei esse livro na fnac paulista e passei mais de meia hora folheando
Como, na época, a SPR era extremamente importante para o litoral, há vários capítulos falando sobre ela, com muitas gravuras inclusive... uma pena que não deu pra comprar o livro
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 20 Mai 2009, 22:23
por Pranda
Vou dar uma passada lá, que afinal é aqui perto e procurar o dito cujo.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 21 Mai 2009, 09:36
por Fabrício Moretti
Eduardo GJF escreveu:O relógio de Paranapiacaba não é somente uma imitação do Tower Clock (Big Ben), mas sim um relógio da mesma série que ele...
Foram feitos pela mesma fábrica, o Tower Clock em 1858 e o de Paranapiacaba em
1976.
Li isso num livro sobre a SPR.
Tem certeza?! Não seria 1876?!
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 21 Mai 2009, 11:04
por Eduardo GJF
Fabrício Moretti escreveu:
Tem certeza?! Não seria 1876?!
Isso, 1876
erro de digitação
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 22 Mai 2009, 12:09
por Pranda
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 23 Mai 2009, 18:36
por Roberto
O livro seria "Memórias de uma Inglesa - SPR", se for Google nele... tem um Sebo vendendo...
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 23 Mai 2009, 19:13
por Pranda
Valeu Roberto, já o tinha procurado e acabei comprando novo pela Livraria Cultura.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 23 Mai 2009, 22:48
por Vicente
E pra "ressucitar" decentemente o tópico, estive lá hoje com meu irmão caçula. Passei pela estação
Campo Grande, antes. Fizemos algumas fotos, que tô subindo pro photobucket e de Rio Grande da Serra, também.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 23 Mai 2009, 23:35
por Vicente
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 23 Mai 2009, 23:43
por Vicente
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 23 Mai 2009, 23:55
por Vicente
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 23 Mai 2009, 23:59
por Lopes
Paranapiacaba é um lugar bonito mesmo...
Como eu queria morar lá!
Só me falta coragem e um carro!
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 24 Mai 2009, 08:14
por Vicente
Paranapaicaba tem também uma curiosidade que mostra um lado iteressante da ferrovia que vai além os trens: é possivelmente o lugar onde o futebol começou a ser praticado no país.
Mas por quem?
Por um grupo de ferroviários, liderados por um tal de... Charles Miller! É o próprio, o que trouxe o futebol ao Brasil!
Ao completar seus estudos na Inglaterra, Miller veio trabalhar na SPR, trazendo dois jogos de uniformes, um livro de regras, bolas e uma bomba.
Aliás, o primeiro jogo oficial que se tem registro foi SPR 4 x Cia de Gaz (predecessora da atual Comgás)2. (É, a concorrência perdeu!!)
Bom, vamos às fotos do campo oficial de futebol de Paranapiacaba, possivelmente o mais antigo do país em dimensão oficial, onde Miller seus colegas muito provavelmente "batiam uma bolinha".
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 24 Mai 2009, 08:29
por Vicente
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 24 Mai 2009, 11:54
por Vicente
Ah, ia esquecendo dessas duas do pátio onde as diesel são trocadas pelas Hitachi!
Visto da passarela
E do portão de entrada
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 24 Mai 2009, 13:15
por Pranda
Parabéns Vicente, maravilhosas as fotos, adorei o registro!
Realmente você pegou um dia especial em Paranapiaca.
Muito legal o cruzamento de curiosidades, futebolísticas e ferroviárias
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 24 Mai 2009, 13:18
por Vicente
Obrigado, Pranda!
Ontem, realmente, tive uma tarde ferroviária muito legal!
Campo Grande, Paranapiacaba e Rio Grande da Serra...
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mai 2009, 16:46
por DNER
Sensacional as fotos!
Fui na semana passada para lá, tentando dar uma esparecida de uma decepção amorosa que tive.O dia estava claro, do castelinho a monitora do mesmo me mostrou a janela que dá para ver o polo petroquímico de Cubatão, as pistas da imigrantes...Fui até o final do museu da funicular, pulei a grade(na mesma tinha o aviso de proibida a entrada, mas observando que não tinha ninguem por perto...pulei!) , andei pela funicular(uns 800 metros no meio do mato)...
Um dia inesquecível...
Pena que esqueci de levar a câmera!
Qualquer dia faço o trajeto RGS - Paranapiacaba, para tirar um monte de fotos.Se alguém quiser ir, é só falar!