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Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 27 Ago 2009, 15:44
por Francis
Vicente A.O.Junior escreveu:
Evasão na Companhia do Metropolitano de São Paulo?
Cara, essa é nova pra mim!!!
O caráter não muda, só a dificuldade é maior. Como na linha 3 é tudo aberto, fica igual a CPTM. Barra Funda era campeã em evasão.
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 27 Ago 2009, 20:50
por Correia431M
Nisso fica a questão:
Por que tantas falhas em equipamento de via?
Não é possivel, tantas falhas, com tanta manutenção, que a Companhia do Metropolitano de São Paulo faz diariamente. O que realmente está acontecendo que eu não faço a menor idéia do que possa ser?
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 27 Ago 2009, 21:03
por Vicente
Porque tudo tem vida útil, Rodrigo. E esses equipamentos devem estar com a sua chegando ao fim, por isso a substituição do sistema de sininalização está em licitação.
O Metrô tem 40 anos de operação, quase. Por mais que se faça manutenção preventiva e preditiva, os equipamentos podem falhar com maior frequência.
O grande "X" é que nós, usuários, só vemos "deu pau", e mal conseguimos imaginar que está originando o problema
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 27 Ago 2009, 21:38
por AGV
É, se observarmos mais atentamente, poderemos ver os próprios acabamentos dos Budd´s, por exemplo, mais "surrados" ou até pequenos componentes, como o de uma "cúpula" daquelas do acionamento de emergência da porta com o acionador exposto, provavelmente porque não haja para reposição em almoxarifado, por exemplo.
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 27 Ago 2009, 23:29
por Ravelli
Só comentando, ontem o 24 no carro 1164 e 1163 (snme) estavam quase apagados, só haviam 2 luzes internas acesas, puta breu. E hoje no 207 de Ana Rosa até IMG fui no ultimo carro também no breu com 3 luzes internas acesas, será que simplesmente queimaram ou tem algo mais aí??
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 27 Ago 2009, 23:53
por Vicente
Quando acontecer isso, repare ao sair do trem quando ele seguir. Se você ver uma luz (daquelas que parecem um semáforo) na lateral do Budd acesa, é porque ele tem uma falha.
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 09:59
por Fabrício Moretti
Vicente A.O.Junior escreveu:
Porque tudo tem vida útil, Rodrigo. E esses equipamentos devem estar com a sua chegando ao fim, por isso a substituição do sistema de sininalização está em licitação.
O Metrô tem 40 anos de operação, quase. Por mais que se faça manutenção preventiva e preditiva, os equipamentos podem falhar com maior frequência.
O grande "X" é que nós, usuários, só vemos "deu pau", e mal conseguimos imaginar que está originando o problema
Ainda bem que os relés, esses sim não podem falhar, ainda tem 60 anos de garantia...
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 13:39
por Gustavodc
Rodrigo Leste 4 escreveu:Nisso fica a questão:
Por que tantas falhas em equipamento de via?
Não é possivel, tantas falhas, com tanta manutenção, que a Companhia do Metropolitano de São Paulo faz diariamente. O que realmente está acontecendo que eu não faço a menor idéia do que possa ser?
Rodrigo, isso também varia de equipamento. Pode ser desde trinca no trilho até um MUX ou DEMUX. É que do jeito que o Metrô anuncia parece que foi algum problema no AMV (eu pensava assim
). Mas a coisa pode ser mais fundo.
Uma vez, ali na região do EPN um MUX deu pau duas vezes no dia, uma de manhã e outra a tarde, imagine a zona. Gerou falsa ocupação até a hora da morte. Esses dias eu vi da cabine a atuação nesses casos e foi por causa de um problema no AMV ou trinca (não me lembro).
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 14:16
por Francis
Gustavodc escreveu:
Uma vez, ali na região do EPN um MUX deu pau duas vezes no dia, uma de manhã e outra a tarde, imagine a zona. Gerou falsa ocupação até a hora da morte.
Na maioria das vezes é falsa ocupação. Mas é algo que não dá para (nem adianta) anunciar aos passageiros.
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 15:40
por Vicente
O que é um MUX /DEMUX? É de comunicação ou detecção? Tem a ver com as bobinas de impedância, que delimitam os circuitos de via?
Creio que a falha impedia o CCO de saber onde os trens realmente estavam. Como disse antes, o rádio do OT estava alto, e dava pra ouvir o CCO chamando os prefixos dos trens para confirmarem posição.
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 17:55
por DNER
Essa semana tá osso!
Agora há pouco, estava indo para a faculdade,e quando embarquei na composição(um Cobrasma) estacionada na Estação Tatuapé, por volta das 17 hs, ele DEU PAU !Só foi eu colocar o pé dentro do carro que todas as luzes se apagaram!Mas durou pouco tempo, ums dois minutos, aproximadamente.
Tá osso!
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 18:09
por Gustavodc
Via desernegizada, isso não pode ser considerado "pau" do trem.
Vicente, MUX e DEMUX são sistemas de comunicação. Eu não lembro muito bem, mas é mais ou menos assim:
O MUX recebe várias informações de uma vez e as codifica em uma só. O DEMUX faz o contrário, recebe uma informação e "separa" as corretas para seus "locais". Isso é mais ou menos e bem por cima. Antigamente a Telelixo usava MUX e DEMUX.
Seria, tambem comparando, como se você pegasse vários informações em paralelo e as transformasse em uma só em série.
Creio que a falha impedia o CCO de saber onde os trens realmente estavam. Como disse antes, o rádio do OT estava alto, e dava pra ouvir o CCO chamando os prefixos dos trens para confirmarem posição.
A falsa ocupação foi só lá. O que pode ter acontecido (ajuda ae Francis) é do sistema de identificação ter caído ou dado algum problema. Problema de ATC (como deu um tempo atrás na EFSJ - Parte Jundiaí) que o CCO não sabia nem aonde ele estava não foi. Os trens estavam rodando com 44 que é o padrão.
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 20:05
por Vicente
Beleza, Gustavo!
Achei aqui o que é o MUX (Multiplexador) e o DEMUX (Desmultiplexador). Pelo que entendi do artigo que li, é por aí mesmo: o MUX concentra as informações para irem em um único cabo, e o DEMUX "reparte o sinal". Valeu por ter passado o conceito!
Bom, e quanto à falha de ontem, com certeza, estavam confirmando a posição do trem 47 (147), se não me engano em São Joaquim-2. Mas, como já dissemos em outra vez, não adianta a gente ficar remoendo muito o que aconteceu, porque a manutenção já resolveu e deve estar fazendo seu relatório e, com certeza, um plano de ação corretiva vai sair disso (o metrô é certificado, e isso é não conformidade de processo).
O que esperamos é que essas ações tenham efeito e reduzam a possibilidade desse tipo de falha.
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 20:23
por Fabrício Moretti
Acho que equipametos MUX e DEMUX servem para qualquer tipo de sinalização (não só de trens, eu digo). Quem trabalha com iluminação artistíca em geral, sabe o que to falando!
Hahahah! Desculpa o off!
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 28 Ago 2009, 22:27
por Vicente
Sem problemas... Eu tô tentando entender essas coisas eletrônicas
sou mecânico, cara...
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 29 Ago 2009, 00:48
por Haiser
Gustavodc escreveu:
A falsa ocupação foi só lá. O que pode ter acontecido (ajuda ae Francis) é do sistema de identificação ter caído ou dado algum problema. Problema de ATC (como deu um tempo atrás na EFSJ - Parte Jundiaí) que o CCO não sabia nem aonde ele estava não foi. Os trens estavam rodando com 44 que é o padrão.
Falsa ocupação não gera código zero? Como estavam rodando à 44? ( Isso foi no pós falha?)
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 29 Ago 2009, 14:08
por Gustavodc
Exatamente Haiser. A exemplo daquele caso que eu contei em BRE.
No caso da L1 gera 44 na linha toda, para a velocidade diminuir e também o ritmo do carrossel. Isso facilita as estações de transferência.
No caso da L3, que também teve 44, isso é para não terminar de fu... com Sé. Ali já é uma alegria normalmente, imagine com pau. hehe
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 29 Ago 2009, 17:09
por Francis
Gustavodc escreveu:
A falsa ocupação foi só lá. O que pode ter acontecido (ajuda ae Francis) é do sistema de identificação ter caído ou dado algum problema. Problema de ATC (como deu um tempo atrás na EFSJ - Parte Jundiaí) que o CCO não sabia nem aonde ele estava não foi. Os trens estavam rodando com 44 que é o padrão.
Sim, a falsa ocupação é em um circuito isolado (claro pode ser em otros também, mas aí é azar demais). Não tem correlação com a identificação dos trens.
O CCO tem de identificar os trens desta maneira pois no painel retroprojetado aparece um circuito ocupado, como se fosse um trem. É um procedimento necessário.
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 29 Ago 2009, 18:29
por ArqPaulo
Me lembro de um "pau" que deu no metro a uns 2 anos....
o budd parou em armenia...ficou la parado, as portas não abrirão....e foi embora
quem queria embarca e quem queria desembarca ficaram malucos
eu estava no primeiro carro e 3 pessoas começaram a bater na cabine...
e como carandiru e tiete nao tem como dar a volta e pegar a outra plataforma pra embarcar,
todos tiveram que ir até santana e voltar pra armenia
Re: Quem disse que o Metrô não dá pau?
Enviado: 29 Ago 2009, 19:05
por AGV