Re: Portugal: A Alco de Ferrovias
Enviado: 18 Nov 2009, 20:33
É isso aí
CONVEL significa Controlo Automático de Velocidade e é o sistema de segurança usado na rede da REFER. É um sistema semi-continuo baseado em balizas (transpounders) colocadas na via que transmitem de forma pontual aos comboios, a informação necessária para que a marcha se cumpra dentro dos parâmetros de segurança (estado dos sinais, velocidades permitidas, pendentes da via, etc.).
Por sua vez o comboio capta essa informação através de uma antena, e transmite-a a um módulo computadorizado que conhecedor das caracteristicas do próprio comboio (velocidade instantânea, velocidade tipo, peso, comprimento, curva de frenagem, etc.) calcula e supervisiona a marcha em permanencia, antecipando e corringindo as acções do maquinista caso este não reaja dentro de um determinado tempo a qualquer indicação de alteração.
O CONVEL baseia-se no sistema de origem sueca EBICAB na evolução 700 e dispõe de algumas melhorias em relação à versão base (ver http://en.wikipedia.org/wiki/EBICAB ).
Carreguei no rapishare um pequeno documento que apresenta um resumo ilustrado do sistema. Quem tiver interesse em descarregá-lo é só seguir o link http://rapidshare.com/files/308914477/Convel.pdf
nesta fotografia do Gonçalo Ribera, vêem-se perfeitamente à frente da 2610, duas balizas do Convel colocadas entre os carris. A série 2600 está equipada com duas antenas, uma em cada extremo por detrás daquele "babete" metálico abaixo do engate
A unidade embarcada na locomotiva é aquele aparelho fininho e comprido com display, botões e teclas, colocado directamente por cima dos manómetros
Abraços
rp
CONVEL significa Controlo Automático de Velocidade e é o sistema de segurança usado na rede da REFER. É um sistema semi-continuo baseado em balizas (transpounders) colocadas na via que transmitem de forma pontual aos comboios, a informação necessária para que a marcha se cumpra dentro dos parâmetros de segurança (estado dos sinais, velocidades permitidas, pendentes da via, etc.).
Por sua vez o comboio capta essa informação através de uma antena, e transmite-a a um módulo computadorizado que conhecedor das caracteristicas do próprio comboio (velocidade instantânea, velocidade tipo, peso, comprimento, curva de frenagem, etc.) calcula e supervisiona a marcha em permanencia, antecipando e corringindo as acções do maquinista caso este não reaja dentro de um determinado tempo a qualquer indicação de alteração.
O CONVEL baseia-se no sistema de origem sueca EBICAB na evolução 700 e dispõe de algumas melhorias em relação à versão base (ver http://en.wikipedia.org/wiki/EBICAB ).
Carreguei no rapishare um pequeno documento que apresenta um resumo ilustrado do sistema. Quem tiver interesse em descarregá-lo é só seguir o link http://rapidshare.com/files/308914477/Convel.pdf
nesta fotografia do Gonçalo Ribera, vêem-se perfeitamente à frente da 2610, duas balizas do Convel colocadas entre os carris. A série 2600 está equipada com duas antenas, uma em cada extremo por detrás daquele "babete" metálico abaixo do engate
A unidade embarcada na locomotiva é aquele aparelho fininho e comprido com display, botões e teclas, colocado directamente por cima dos manómetros
Abraços
rp