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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 24 Mai 2011, 09:16
por DadoDJ
Não confio plenamente no site "Estações Ferroviárias" ... mas não é por culpa do autor que algumas informações aparecem incompletas ou incorretas, nós sabemos que o assunto realmente é muito complexo e pode induzir a interpretações equivocadas.
Nos resta pesquisar nos relatórios antigos da época da inauguração da EF do Norte. Minha certeza até o momento é que existiram duas estações e que existia a baldeação (mas não integrada) entre elas, tanto que os usuários reclamavam a expansão da linha para um local mais próximo do centro da cidade.
Assim que puder vou dar uma olhada nestes relatórios ...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 26 Mai 2011, 08:54
por Melekh
Saudações a todos.
Linha do Norte:
Coloco aqui foto da Estação de Ramos.
Estação de Bonsucesso.
Curtam no tempo...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 31 Mai 2011, 16:53
por Adenilson
Pessoal,
Como eu já disse a algumas pessoas, tenho algumas fotos, mas não vou poder publica-las por enquanto, pois foram resultados de pesquisa. Preciso de autorização para isso.
A foto de São Francisco Xavier mostrada como comparação é de 1908 e mostra um galpão de madeira.
Vocês citaram um vandalismo que ocorreu na estação que fora responsável pela destruição do prédio original. Bom, isso discutiremos mais tarde.
O mais importante é que tenho uma foto muito antiga de São Francisco Xavier, mas deve ser depois de 1908 e a mesma mostra um prédio totalmente diferente desse galpão de madeira.
Vou verificar em casa o ano dessa foto e o ângulo também.
A mesma mostra um prédio com colunas de ferro e um telhado altíssimo, mas ou menos no estilo da estação de Marechal Hermes, apesar de não ser tão pomposa.
As outras estações do trecho como Engenho Novo, Riachuelo, Méier e Todos os Santos mostram o mesmo tipo de prédio, com um par de colunas e não uma central como hoje em dia.
Imagino que deve ter ocorrido uma modificação para essa fase das estruturas metálicas e que muitos prédios originais possam ter sido de madeira.
Na foto que tenho, aparece a mesma plataforma a direita, mas a sua cobertura é a mesma da foto abaixo.
Acho que são quatro linhas, sendo que na foto só aparecem as duas centrais.
O morro ao fundo deve ser o da Mangueira ou telégrafos na ápoca, não deixando dúvidas sobre sua posição.
Por essa e por outras é que acho que os prédios utilizados como comparação abaixo não são os mesmos.
Vou levantar outra polêmica. Esse possível prédio que atendia a linha do norte, pelo mapa de 1910 era em diagonal à Santos Melo.
O prédio apontado por vocês como sendo da E.F.Norte está a 90º da S.Melo.
O prédio realmente tem cara de estação, mas talvez fosse uma casa de turma. Penso que o predio da E.F.Norte fosse em um ângulo que acompanhasse a margem da Rua João Rodrigues.
Fotos mais antigas da E.F.Norte já mostram uma ferrovia com 2 linhas sendo assim, São Francisco Xavier (E.F.Norte) deveria contar com um pátio ferroviário com 2 linhas no mínimo. Será?
DadoDJ escreveu:Melekh, eu havia dito sobre uma foto que o Anderson tinha me enviado, com uma comparação de uma construção "antes e depois" que seria São Francisco Xavier. Posto abaixo apenas para efeito de comparação:
No caso, ele insiste que a casa que fica no Paintball Conquista seria a estação. Veja que ele assinala nas fotos as árvores e também o dístico da estação, escrita em um padrão diferente do usual, que seria inscrito em um detalhe na fachada. Neste caso o nome da estação foi escrito em toda a extensão da fachada ! Vejam na foto antiga. E comparem o antes e depois, se poderia ser realmente o mesmo local ...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 31 Mai 2011, 16:58
por Adenilson
Melekh,
Das fotos abaixo, não conhecia esse ângulo da estação de Ramos.
Não sei se vocês repararam, mas olhem uma espécia de corrimão a direita, dando a impressão que a foto foi tirada do alto de uma passarela.
Mas todos nós sabemos que o acesso à estação é por uma passagem subterrânea.
Teria ocorrido alguma modificação?
Olhem agora o início da plataforma no ponto mais distante da foto, onde parece ter uma rua cruzando em nível.
Será que ali era o acesso direto à estação (pelos trilhos mesmo) antes dessa possível passarela, caso seja?
MISTÉRIO!!!
Melekh escreveu:Saudações a todos.
Linha do Norte:
Coloco aqui foto da Estação de Ramos.
Estação de Bonsucesso.
Curtam no tempo...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 02 Jun 2011, 10:21
por Melekh
Adenilson
Sobre a foto que tu dizes possuir -
a mesma que mostra um prédio totalmente diferente desse galpão de madeira... vamos aguardar, pois paira muitas dúvidas sobre a estação S.F. Xavier da E.F. do Norte, logo tudo que vier poderá ajudar esclarecer este mistério.
Realmente a foto que postei está a 90º da S.Melo, enquanto a outra está em diagonal, logo a dúvida entre uma e outra. Também acredito que houvesse duas linhas, já que não se fala em girador para locomotivas.
Sobre a estação de Ramos, terei que pesquisar, quem sabe isto se deu na época da transição entre Pedro Ernesto (vide mapa abaixo) para Ramos?
Veremos....
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 02 Jun 2011, 11:44
por Adenilson
Pessoal,
BOMBA!!!
Verifiquei no site da SMU o histórico da Rua Santos Melo e o PAA 251 mostra o exato local da Estação de São Francisco Xavier (E.F.Norte).
O mapa de 1907 mostra que haviam 2 linhas, mas apenas uma margeava a estação.
Ao longo da plataforma havia um desvio e antes da estação, digo entre esta e a Rua Santos Melo, os trilhos se convergiam em um apenas.
Ao longo da plataforma e depois desta em direção aos subúrbios eram 2 linhas,
segundo o PAA.
Não estou em casa no momento e no trabalho não é possível acessar o Photobucket, mas a estação ficava exatamente onde a Rua João Rodrigues faz uma curva pequena para a esquerda a partir da Santos Melo.
As coordenadas são: 22º 54' 08,23" S e 43º 14' 36,25" O.
O local parece ser hoje um clube ou algo assim, mas a casa apontada por vocês como sendo a estação 2 de São Francisco era onde os trilhos começavam, antes da estação principal.
Hoje a Santos Melo faz uma curva como se fosse um caracol ou um rabo de escorpião e termina nessa própria João Rodrigues, mas quase nessa mudança de direção.
Em 1907 ela terminava, pelo menos "urbanizada" diretamente no início da João Rodrigues na margem com a ferrovia.
Melekh e pessoal. A foto que possuo de São Francisco Xavier mostra 2 plataformas como na foto antiga com galpão de madeira, sendo que o prédio maior modificado e a pequena cobertura da direita, ainda a mesma das 2 fotos (site do Ralph e a minha).
Ainda digo mais. Parece haver uma espécie de calçadão, que ligava as duas estações, mas vou tentar ampliar a foto que tenho em casa para confirmar isso.
Vou ver o ano da mesma também.
Sobre o acidente, o mesmo foi em 1935 e as fotos são de um período em que esse vandalismo não tinha ocorido e portanto, o prédio foi modificado por conveniência mesmo.
Algo como uma melhoria!
Forte abraço a todos.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 02 Jun 2011, 14:00
por Melekh
Adenilson,
Seria a planta abaixo que voce se refere?
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 02 Jun 2011, 14:52
por DadoDJ
UAU ! ! !
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 03 Jun 2011, 08:33
por Adenilson
É isso aí Melekh!
Obrigado pela força. Eu não tinha como mandar a planta para o Photobucket aqui no trabalho, mas acho que consegui descrever razoavelmente o pátio.
A foto que tenho não possui data, mas imagino ser do final da década de 10, talvez no início da década de 20.
A foto mostra uma plataforma baixa com rampa nas bordas, porém muito comprida, mesmo naquela época.
A plataforma que hoje serve os trens paradores para Deodoro e etc era mais humilde, sendo mais estreita e com uma cobertura baixa e mais simples.
Atrás da plataforma maior, acho que dá para ver a tal casa do Paint Ball que está a 90º da Santos Mello.
Juro que assim que tiver uma autorização, eu posto essas fotos aqui.
Um abraço a todos!
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 03 Jun 2011, 10:06
por Amaral
A casa do Paintball aparece na Planta. É a última construção que aparece na parte de baixo da planta no quase triângulo formado pelas duas ferrovias.
Como há a outra casa muito semelhante, é muito provável que todo aquele quarteirão formado pelo "rabo de escorpião" da Santos Melo e a João Rodrigues fosse o pátio da EF Leopoldina.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 03 Jun 2011, 14:35
por Melekh
Coloco aqui os locais da possível estação São Francisco Xavier - E.F. do Norte.
Peço que me ajude nesta dúvida.
Qaul poderia realmente ser a estação?
A - Suposta Estação.
B - Pintbal Conquista
Abraços
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 03 Jun 2011, 15:52
por Adenilson
Melekh, Dado, Amaral e restante desta ilustre trupe,
Quando disse que há um tempão que estava para mencionar que São Fco Xavier (E.F.Norte) não estava a 90º da Santos Mello, me baseava no mapa de 1910 (vide início do tópico) e o mapa da SMU apenas confirmou isso.
Agora, reparem bem o PAA.
A Rua João Rodrigues começa na Santos Mello e ao fazer a curva para a esquerda (afastando da Santos Mello) está localizada a estação da E.F.Norte.
Todas as duas casas apontadas estão a 90º da Santos Mello e da linha do centro. Isso descartaria os dois imóveis.
Porém a estação estaria muito próxima ao imóvel circundado em amarelo.
Pelo mapa da SMU, e apenas baseando-me no mesmo, nenhuma das duas casas seria a estação.
A mesma estaria próxima ao muro de uma espécie de clube que tem piscina, porém estando dentro deste.
Para mim, a ferrovia seguia mais ou menos onde há um nítido limite formado entre o muro desse clube ou empresa e as casas. Dá para ver esse limite.
A ferrovia se unia ao leito da outrora Melhoramentos de forma equidistante do local apontado pelo Melekh em lilás e a Rua Ana Neri, como também mostra o mapa de 1910.
Sei que é triste, mas a não ser que haja imprecisão no PAA, a tendência é que a estação tenha sido demolida, mas como disse antes, não descarto a possibilidade da casa do Paint Ball ter pertencido à ferrovia, pois antes da estação, em mais ou menos 100 metros, seus trilhos se iniciavam nela (vide PAA).
A rigor, a casa do Paint estaria hoje dentro da área pontilhada (mapa PAA) formando um trapézio, próximo de onde está escrito a expressão: E.F.Leopoldina no mapa invertido pelo Melekh.
Abram o Google e tentem localizar as coordenadas que postei e vocês verão onde na minha opinião era a estação.
De qualquer forma, dêem suas opiniões.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 03 Jun 2011, 17:21
por Amaral
Adenilson, eu ia falar exatamente sobre a cicatriz entre as casas e o "Clube". O Clube na verdade é uma clínica municipal e a piscina pertence ao CIEP da Mangueira que é o prédio comprído que margeia a EF Auxiliar/EF Leopoldina.
Com certeza aquela cicatriz é o limite da ferrovia e acompanha o leito do ramal até entrar no leito da EF Leopoldina/EF Auxiliar. A Estação ficava onde hoje é o meio da rua em frente à casa do Paitball, no final do "rabo de escorpião" da Santos Melo que deve ter sido aberto à época deste PAA que significou a demolição da estação.
Como disse antes, aquele quarteirão todo devia ser o pátio da estação, que for ser uma estação de baldiação por algum tempo devia ter um razoável volume de tráfego de pessoas. E a casa do Paintball e o imóvel representado no PAA logo abaixo do nome "EF Leopoldina".
A Escala dessa planta é pequena em relação aos mapas tradicionais, então so componentes ficam maiores que o costume.
Em casa eu tento indicar essas afirmações no PAA e no mapa.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 03 Jun 2011, 23:24
por Amaral
Qual o programa que vocês usam para upar imagens? To por fora disso. Usava o ImageShack a muito tempo atrás.
Fiz umas indicações no Mapa e no PAA.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 03 Jun 2011, 23:49
por DadoDJ
Amaral escreveu:Qual o programa que vocês usam para upar imagens? To por fora disso. Usava o ImageShack a muito tempo atrás.
Fiz umas indicações no Mapa e no PAA.
Eu uso o Picasa (
http://www.picasa.com)
Quando upar as imagens (que podem ser divididas em álbuns), abra uma e localize do lado direito da tela um link escrito "Link para esta foto". Clique nele e marque abaixo a opção "Somente imagem (sem link)". Escolha logo acima o tamanho da imagem para ser postada e copie o endereço criado no campo "Incorporar imagem". Este endereço é o que você deve postar aqui, dentro das
[img]e
[/img]
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 04 Jun 2011, 10:09
por Adenilson
Amaral,
Por isso é importante a opinião de todos. 3 cabeças pensam melhor que 2, 4 melhor que 3 e assim por diante.
Acho que a expressão "cicatriz" não poderia ter aplicação melhor.
Foi justamente o que queria dizer, mas não encontrei uma expressão prática.
Talvez a ferrovia não passasse exatamente ali, mas dentro desse local com piscina. Talvez o limite (cicatriz) com as casas fosse o início da faixa de servidão da ferrovia.
Sobre o pátio ferroviário a a área toda por ali ser da ferrovia, também concordo que é bem provával, justamente pela faixa de servidão da ferrovia.
Fiquei analisando o mapa da SMU e é bem possível que a casa do Paint Ball fizesse parte da ferrovia, além de imaginar que o desvio ao longo da plataforma pudesse ser um "by pass" da locomotiva após a chegada a estação para o seu retorno.
Para isso no final da linha (ao lado da casa de Paint Ball) pudesse ter um girador. Será?
Sobre o programa para baixar fotos, eu ia falar sobre o Photobucket que uso, mas o Dado já seu uma boa dica acima.
Amaral escreveu:Adenilson, eu ia falar exatamente sobre a cicatriz entre as casas e o "Clube". O Clube na verdade é uma clínica municipal e a piscina pertence ao CIEP da Mangueira que é o prédio comprído que margeia a EF Auxiliar/EF Leopoldina.
Com certeza aquela cicatriz é o limite da ferrovia e acompanha o leito do ramal até entrar no leito da EF Leopoldina/EF Auxiliar. A Estação ficava onde hoje é o meio da rua em frente à casa do Paitball, no final do "rabo de escorpião" da Santos Melo que deve ter sido aberto à época deste PAA que significou a demolição da estação.
Como disse antes, aquele quarteirão todo devia ser o pátio da estação, que for ser uma estação de baldiação por algum tempo devia ter um razoável volume de tráfego de pessoas. E a casa do Paintball e o imóvel representado no PAA logo abaixo do nome "EF Leopoldina".
A Escala dessa planta é pequena em relação aos mapas tradicionais, então so componentes ficam maiores que o costume.
Em casa eu tento indicar essas afirmações no PAA e no mapa.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 05 Jun 2011, 19:35
por Amaral
Upei as imagens.
Na foto do PAA indiquei a construção que seria a casa de Paintball que seria parte do pátio da estação.
]
Peguei uma imagem do Google e inclusive inclinei ela para ficar no mesmo angulo aproximado do PAA para comparações.
Nela indiquei as posições da estação, da linha até se juntar ao leito atual da EF Leopoldina e do que eu acho ter sido a área do pátio.
Aguardo comentários.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 06 Jun 2011, 08:46
por Adenilson
Amaral,
O comentário que tenho a fazer é que o seu trabalho de superposição das imagens foi perfeito. app
Não é fácil fazer esse tipo de trabalho, sobretudo quando as plantas antigas são rarefeitas em termos de urbanização comparando-se com a situação atual.
Eu fiz esse tipo de trabalho quando quis dar umas explicações no tópico da Rio D'ouro e também no tópico da estação Todos os Santos e realmente ter que ter bastante paciência.
Eu imaginei os traçados de cabeça e ao fazê-lo na prática, acho que você entendeu quando eu quis dizer que talvez o traçado da ferrovia fosse um pouquinho para dentro da tal clínica, sendo o limite com o atual muro com a região das casas, a faixa de servidão da ferrovia.
Eu diria que no caminho da ferrovia até a atual linha tronco da auxiliar, você também foi bastante feliz.
Acho que agora quem ler as nossas explicações e depois consultar a edição feita por você vai entender tudo.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 06 Jun 2011, 11:31
por Melekh
Pessoal,
Coloco aqui os mapas na mesma posição para uma melhor comparação e assim podermos ter um maior posicionamento da estação.
Locais provaveis.
A -
B -
C
Fiquem a vontade...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Enviado: 06 Jun 2011, 13:53
por DadoDJ
Parece ser mesmo no ponto B, Melekh ...
Se a estação ficava onde hoje é uma rua, com certeza ela foi demolida mesmo ...