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Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 02 Mai 2011, 13:58
por DadoDJ
Melekh escreveu:Pessoal,
O Ramal que está no croqui é o sub-ramal do estaleiro da Ishikawajima, este saia da estação Benjamin do Monte.
Dado, as informações que tu colocaste, vem em boa hora, muito esclarecedoras, serve para trazer as minuncias, serve para dar subsidios para mais a frente, ajudar em uma expedição, a mesma proposta por LRangel e que acho oportuna para que possamos catalocar os poucos resquicios que ainda restam e que em breve poderão desaparecer.
Sobre a foto da estação Cabuçu, veja se esta que segue abaixo em perfil, poderia ajudar na comparação com a que fora postada.
Forte abraço a todos.
Eu tenho que postar a foto que o Julio fez na região ... supostamente (é quase certo) que seja este prédio da estação Cabuçu, que ainda estaria de pé ...
Infelizmente o meu serviço extra se estendeu até quarta-feira, então após este dia que estarei em casa, onde estão meus arquivos ... pretendo postar assim que puder (ou se o Julio puder, que ele poste antes ...)
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 02 Mai 2011, 15:55
por Pablo ITT
Melekh escreveu:Pessoal,
O Ramal que está no croqui é o sub-ramal do estaleiro da Ishikawajima, este saia da estação Benjamin do Monte.
Forte abraço a todos.
Eu morava em Campo Grande quando foi inaugurada a fábrica da Ishikawajima e ano passado passei por lá e os trilhos anda estavam no local.
Só não se que croqui é este.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 03 Mai 2011, 08:05
por Melekh
Pablo ITT
Saudações,
O croqui é o que está postado com as estações do Ramal Carlos Sampaio - Santa Cruz, neste tópico, logo no início.
Muito bom trabalho sobre os bondes, bem elucidativo, pena ter pouca informação sobre a Zona Norte, mas está otimo.
Breve irei abrir um Tópico sobre o Ramal da fábrica da Ishikawajima.
Valeu!
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 03 Mai 2011, 12:26
por Pablo ITT
Melekh escreveu:Pablo ITT
Saudações,
O croqui é o que está postado com as estações do Ramal Carlos Sampaio - Santa Cruz, neste tópico, logo no início.
Muito bom trabalho sobre os bondes, bem elucidativo, pena ter pouca informação sobre a Zona Norte, mas está otimo.
Breve irei abrir um Tópico sobre o Ramal da fábrica da Ishikawajima.
Valeu!
Infelizmente, a Zona Norte quase não tem memória e pouco que resta corre perigo.
Vou tentar junto a associação de moradores ou outro canal para ver se acho mais informações.
Se tudo correr bem espero em breve vou percorrer o caminho dos bondes do Sumaré e Alto da Boa Vista.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 03 Mai 2011, 13:05
por Melekh
Pablo
Realmente sobrou pouca coisa, mas sobre o bonde do Alto da Boa tenho fotos comentadas, tipo apresentação com os devidos comentários, se voce assim desejar me mande um e-mail que eu te envio as mesmas.
Abraços.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 03 Mai 2011, 13:37
por Nina
Melekh escreveu:Pablo ITT
Saudações,
O croqui é o que está postado com as estações do Ramal Carlos Sampaio - Santa Cruz, neste tópico, logo no início.
Muito bom trabalho sobre os bondes, bem elucidativo, pena ter pouca informação sobre a Zona Norte, mas está otimo.
Breve irei abrir um Tópico sobre o Ramal da fábrica da Ishikawajima.
Valeu!
Eu tenho algumas fotos que tirei num dia de chuva qndo fui a estação Benjamin do Monte (qualidade do celular nao muito boa)
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 03 Mai 2011, 14:27
por DadoDJ
Melekh escreveu:Pablo
Realmente sobrou pouca coisa, mas sobre o bonde do Alto da Boa tenho fotos comentadas, tipo apresentação com os devidos comentários, se voce assim desejar me mande um e-mail que eu te envio as mesmas.
Abraços.
Tenho um mapa que mostra esta linha ativa, a do Alto da Boa Vista e Sumaré, acho que o mapa é de 1907.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 03 Mai 2011, 18:21
por Nogueiraf
Pablo ITT escreveu:Melekh escreveu:Pessoal,
O Ramal que está no croqui é o sub-ramal do estaleiro da Ishikawajima, este saia da estação Benjamin do Monte.
Forte abraço a todos.
Eu morava em Campo Grande quando foi inaugurada a fábrica da Ishikawajima e ano passado passei por lá e os trilhos anda estavam no local.
Só não se que croqui é este.
Os trilhos ainda estão lá sim!! Só não sei qual é a situação dentro do terreno da fábrica, pois o mesmo foi invadido há muitos anos e levaram tudo o que havia restado de lá.. Mas acredito que os trilhos tenham resistido hehe.
O Melekh me disse que pretende entrar no terreno... Com certeza faria bons registros, mas não é uma visita muito saudável hehe. Eu fico meio receosa de andar por lá... Mas vou ver se um dia desses eu consigo fazer algumas fotos da portaria, só para dar uma adiantada... Mas tenho quase certeza que da portaria não dará para registrar muita coisa, pelo ângulo e pelo mato.
Vou parar porque já fugi muito do assunto desse tópico, né? hehehe.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 06 Mai 2011, 13:57
por Adenilson
Pessoal,
Andei fora, pois estava viajando a trabalho e agora regresso vendo imagens indeléveis.
Melekh e Dado, Se forçar a barra, dá para dizer que as fotos seriam da mesma edificação (Cabuçú), porém com pequenas modificações no prédio.
Consta que a Estação de Engenheiro Araripe fora totalmente demolida, mas você (Melekh) levantou a possibilidade de Cabuçú e a própria Araripe terem resquícios.
Te indago, você acha que realmente estão de pé?
Te pergunto pois das estações do trecho, foram as únicas que você não mostrou fotos atuais.
Melekh escreveu:Pessoal,
O Ramal que está no croqui é o sub-ramal do estaleiro da Ishikawajima, este saia da estação Benjamin do Monte.
Dado, as informações que tu colocaste, vem em boa hora, muito esclarecedoras, serve para trazer as minuncias, serve para dar subsidios para mais a frente, ajudar em uma expedição, a mesma proposta por LRangel e que acho oportuna para que possamos catalocar os poucos resquicios que ainda restam e que em breve poderão desaparecer.
Sobre a foto da estação Cabuçu, veja se esta que segue abaixo em perfil, poderia ajudar na comparação com a que fora postada.
Forte abraço a todos.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 06 Mai 2011, 14:12
por Melekh
Adenilson,
A Estação de Engenheiro Araripe estava de pé até a minha última caminhada por lá, estava 100% de pé, posso afirmar, não tirei a foto porque a bateria de minha câmera havia acabado, mas houve pequenas alterações, até porque tem gente morando nela e o morador disse que tentou furar com a furadeira e a broca quebrou.
Não posso esquecer de citar, que estava comigo o Sr. LENTULIO BERNARDO UMILE, companheiro de cminhadas.
Já a estação Cabuçu eu vi mas não tinha reconhecido como a da foto, mas os moradores de Engo. Araripe me falaram que estava de pé..
Como disse, eu as vi, só não fotografei por falta de bateria; porém quem sabe que a proxima expedição poderá ser por lá.
Em tempo, também me cederam uma foto como fosse da Estação Eng. Heitor Lira.
Seja bem vindo,
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 06 Mai 2011, 21:22
por LRangel
Expedicionários, tenho uma novidade que pode ser boa "pra cacete" pra contar pra vocês, mas só vou compartilhar quando tiver 100% de certeza.
Apenas postei para ficar o mistério...
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 06 Mai 2011, 23:21
por DadoDJ
LRangel escreveu:Expedicionários, tenho uma novidade que pode ser boa "pra cacilda" pra contar pra vocês, mas só vou compartilhar quando tiver 100% de certeza.
Apenas postei para ficar o mistério...
Já sou curioso pa caramba, imagina agora ...
E a foto que o Julio fez, da construção que seria a provável estação de Cabuçu, ainda não achei.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 10 Mai 2011, 09:43
por Melekh
Galaera, continuando...
A Estação do Matadouro era o fim de linha do Ramal Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz, mais tarde virou um ramal circular, que tinha apenas cerca de 1.700 metros. A estação de Matadouro foi inaugurada em 1884.
O ramal era chamado de circular pois a linha fazia uma curva em volta do prédio do Matadouro, ao lado da estação para retornar à estação de Santa Cruz. no "princípio dos anos 1970, em função de obras na estação Santa Cruz, é suspenso o serviço de trens de passageiros no sub-ramal do Matadouro, que não volta a operar após o final das obras na estação Santa Cruz em 1974".
A estação nova hoje está fechada, à frente de sua plataforma, árvores crescem entre os trilhos. Parte do ramal ainda esta em uso pelos trens da SuperVia, sendo usado para estacionar os trens elétricos. fundo, o trecho onde as linhas se bifurcam para circundar o Palácio do Matadouro (hoje centro cultural) e o antigo prédio de abate de gado, que hoje é um instituição de Ensino do Estado do Rio de Janeiro.
E isso...
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 10 Mai 2011, 13:08
por Nina
To pra ir a Santa Cruz só pra ver esse ramal. Um colega de faculdade do meu noivo mora perto.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 10 Mai 2011, 13:45
por Melekh
Nina.
Aproveita e pergunta para o colega de faculdade do seu noivo, se ele tem ou sabe quem tem fotos antigas do ramal, talves possa descobrir uma com o ramal em movimento.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 10 Mai 2011, 16:43
por Nina
Curiosidade minha: Proximo a Estrada do Campinho há uma rua chamada Estrada da Linha de Austin. Tem algo a ver com o ramal Santa Cruz - Carlos Sampaio - Austin? Fica numa localidade chamada Favela Linha de Austin. Tem como percorre-la pelo Google Street View pra quem tiver curiosidade.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 10 Mai 2011, 18:41
por DadoDJ
Sim, a rua era o leito da ferrovia. O Pablo postou uma imagem de satélite com o percurso da linha há algum tempo, que precisa de poucos ajustes apenas, vou tentar postar uma imagem do percurso que acredito estar certiinho, faltando apenas o trecho CEDAE GUANDU - BRAHMA
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 13 Mai 2011, 11:57
por Melekh
Pessoal,
Saudações ferroviaristas:
Coloco aqui dados coletados sobre o Ramal:
Ligação -- Carlos Sampaio (Km 47.819 – Linha Auxiliar) – Austin (Km 44.503 – Linha Centro) – Santa Cruz (Km 30.168 – Ramal Mangaratiba)
Extensão Total:
34.168 km
Período de funcionamento:
1926 – 1948
Trecho: Carlos Sampaio – Austin =>
04.00 km
Trecho: Austin – Santa Cruz =>
30.168 km
Estações/Paradas:
Carlos Sampaio –
Km 4.00
Austin –
Km 0.00
Cabuçu (Passa Vinte) –
Km 5.120
Marapicu – Km
10.400
Engenheiro Araripe –
Km 14.320
Engenheiro Heitor Lira –
Km 23.600
Santa Cruz –
Km 30.000
Matadouro –
Km 34.168
Ponte: Rio São Paulo =>
15 m
Ponte: Guandu Mirim =>
120 m
Pontilhões:
04 de 6.00 m
Pontilhões:
06 de 5.00 m
Bueiros:
80
Locais de abrangência:
Carlos Sampaio – Nossa Sra. Do Rosário – Três Fontes – Gratidão – Jurema –Vila Nova – Austin – Cabuçu – Boa Vista – Bernardo do Monte – Marapicu – Engo. Araripe – Jardim Paraíso – Rio São Paulo – Guandu Mirim – Av. Brasil – Estrada do Tingui, Paciência, Esperança – Rio Cação
Casas de Turma: 04 Conjuntos com 05 casas:
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
E.F.C.B
Mapas do trajeto:
Trecho Carlos Sampaio - Austin.
Trecho completo:
Abraço a todos.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 13 Mai 2011, 22:24
por DadoDJ
Melekh escreveu:Pessoal,
Saudações ferroviaristas:
Coloco aqui dados coletados sobre o Ramal:
Ligação -- Carlos Sampaio (Km 47.819 – Linha Auxiliar) – Austin (Km 44.503 – Linha Centro) – Santa Cruz (Km 30.168 – Ramal Mangaratiba)
Extensão Total:
34.168 km
Período de funcionamento:
1926 – 1948
Trecho: Carlos Sampaio – Austin =>
04.00 km
Trecho: Austin – Santa Cruz =>
30.168 km
Estações/Paradas:
Carlos Sampaio –
Km 0.000
Austin –
Km 4.00
Cabuçu (Passa Vinte) –
Km 5.120
Marapicu – Km
10.400
Engenheiro Araripe –
Km 14.320
Engenheiro Heitor Lira –
Km 23.600
Santa Cruz –
Km 30.000
Matadouro –
Km 34.168
Ponte: Rio São Paulo =>
15 m
Ponte: Guandu Mirim =>
120 m
Pontilhões:
04 de 6.00 m
Pontilhões:
06 de 5.00 m
Bueiros:
80
Mapas do trajeto:
Trecho Carlos Sampaio - Austin.
Trecho completo:
Abraço a todos.
Melekh, permita-me fazer algumas observações ...
1-Primeiramente, devo alertar que as distâncias estão equivocadas. Na verdade, Austin fica a 4,000km de Carlos Sampaio, mas Cabuçu não fica no km 5,120
a partir de Carlos Sampaio, e sim, a partir de Austin. Pode-se perceber isso também no mapa de azulejos que você postou ... veja que o trecho entre Cabuçu e Marapicu tem mais distância do que entre Marapicu e Engenheiro Araripe, mas no mapa está assinalado um trecho maior entre Engenheiro Araripe/Marapicu do que entre Marapicu/Cabuçu.
2-O primeiro mapa (é o do IBGE que enviei o link a você ?) está incorreto ! Parece audácia minha quesionar o trabalho do IBGE, mas o percurso da linha entre Austin e Carlos Sampaio dsenhado no mapa
é impossível ! Há dois morros no caminho e até onde sabemos não há túneis no caminho, para vencer estes morros ... ou há ???
Segundo minhas pesquisas e observações em imagens de satélite, comparando com o traçado do mapa de azulejos (parece até que sou o dono da verdade ... convencido ...
) que considero o mais próximo da exatidão, a linha saía de Carlos Sampaio e seguia até Austin pela Av.Dr.Arruda Negreiros, e não no meio do nada, segundo o mapa antigo (que estimo ser de 1975).
Estou fazendo um dossiê bem detalhado sobre esta enigmática linha ferroviária ... tem dois trechos, e não apenas um, que me intrigam muito, por onde a linha passaria ... vou postar estas dúvidas em breve.
Re: Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz
Enviado: 13 Mai 2011, 22:45
por DadoDJ
3-Uma coisa que sempre me intrigou demais demais demais foi o texto no livro do Hélio Suêvo abaixo:
Note que no texto diz que a linha começava
para ambos os lados em Austin ! Então Carlos Sampaio ficaria no km 4,000 e Cabuçu no km 5,120,ambas a partir de Austin. É bem estranho, mas é o que dá a entender ...
Voltando, o trecho que me intrigou muito foi o que diz que após Engenheiro Araripe a linha é atravessadapor uma extensa passagem superior da antiga rodovia Rio-São Paulo. Passagem superior pra mim é um viaduto, mas não existe viaduto neste trecho. Toda vez que eu passei por este trecho da antiga Rio-São Paulo eu ficava de olho para encontrar algum detalhe até que ... percebi um detalhe importantíssimo no mapa de azulejos !
O trecho marcado em vermelho não corresponde ao traçado da antiga Ro-São Paulo atual, com este "desvio" da estrada ... então fui verificar isso nas imagens de satélite e encontrei que este traçado existe e chama-se "Variante da Antiga Estrada Rio-São Paulo" ! ! !
Sendo assim, tem-se uma boa dica do traçado da ligação ferroviária.
Depois eu continuo ...