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[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
.. ela nao ia correr paralelo a Linha Norte pela Ibiapina, seria descabido,....
Nando, Seria descabido se pensarmos na construção das duas linhas férreas simultaneamente, mas isso não ocorreu. O Dado postou outro mapa (vide página 4, fórum Rua Bella, Benfica e Praia Pequena) que mostra a cidade do Rio na década de 70 do século XIX. O ramal suburbano da Central já existia, assim como o da Rio D'ouro, mas a Auxiliar e E.F.Norte não. Se não existiam, não havia cruzamento.
Ora entre 1875 e 1886, houve na história desse planeta um momento em que não havia a cruz de Santo André, pelos motivos acima.
Isso pode mostrar uma coerência do ramal vir de Vicente de Carvalho, pois até então era o ponto de uma ferrovia mais próximo desse porto.
Com a construção da linha de subúrbios da E.F.Norte a partir de 1886, (me orientando pelo ano de construção de estações como Amorim, Bonsucesso e etc:), a estação do Largo da Penha ficou desnecessária com a construção da Estação Penha, conforme conhecemos e deve ter sido desativada, mas o ramal não.
Inclusive segundo foristas do site Zona Norte, essa estação Largo da Penha que era mais próxima ainda da igreja, se comparada com a estação da Penha da E.F.Norte, era usada por romeiros que vinham do porto.
O mapa postado pelo Dado mostra uma áerea muito restrita, mas acho que em 1928, as outras duas estações da linha (Fazenda Grande & Maria Angú) já haviam sido desativadas.
Nando, Seria descabido se pensarmos na construção das duas linhas férreas simultaneamente, mas isso não ocorreu. O Dado postou outro mapa (vide página 4, fórum Rua Bella, Benfica e Praia Pequena) que mostra a cidade do Rio na década de 70 do século XIX. O ramal suburbano da Central já existia, assim como o da Rio D'ouro, mas a Auxiliar e E.F.Norte não. Se não existiam, não havia cruzamento.
Ora entre 1875 e 1886, houve na história desse planeta um momento em que não havia a cruz de Santo André, pelos motivos acima.
Isso pode mostrar uma coerência do ramal vir de Vicente de Carvalho, pois até então era o ponto de uma ferrovia mais próximo desse porto.
Com a construção da linha de subúrbios da E.F.Norte a partir de 1886, (me orientando pelo ano de construção de estações como Amorim, Bonsucesso e etc:), a estação do Largo da Penha ficou desnecessária com a construção da Estação Penha, conforme conhecemos e deve ter sido desativada, mas o ramal não.
Inclusive segundo foristas do site Zona Norte, essa estação Largo da Penha que era mais próxima ainda da igreja, se comparada com a estação da Penha da E.F.Norte, era usada por romeiros que vinham do porto.
O mapa postado pelo Dado mostra uma áerea muito restrita, mas acho que em 1928, as outras duas estações da linha (Fazenda Grande & Maria Angú) já haviam sido desativadas.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Estou olhando o mesmo mapa de 1928 do Dado, estou certo, ate 1964 havia uma passagem de nivel ali, conheço bem essas ruas também sou morador da Penha. DESCABIDO? entao ela ia paralela a Ibiapina? você sabe que a Ibiapina corre paralelo da linha do trem indo para olaria do lado da igreja da penha? A linha norte e a rio douro correm mais ou menos paralelo na altura do atual parque ary barroso na penha circular ate o cruzamento das mesmas na passarela na confluencia entre a antiga custodio de melo(jose mauricio), antiga Sebragy, com a Ibiapina que começa exatamente ali. A passarela que eu digo e a que fica depois da igreja nossa senhora desatadora de nos. Olhe o mapa que o dado mandou o link
Editado pela última vez por NANDORJ em 21 Set 2010, 23:19, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Claro que se cruzavam. Elas coexistiram juntas por quase trinta anos, o ramal da penha começa em vicente de carvalho e tem de cruzar a linha norte para chegar no maria angu. tenho um trecho de um diario oficial mandado pelo proprio dado, mostrando a autorizaçao para linha norte encampar o trecho do cruzamento ate o porto
Se quiser ver esta no forum
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Editado pela última vez por NANDORJ em 21 Set 2010, 22:55, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Claro a rio douro e mais velha que a linha norte
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Em que momento discordei disso? Leia com atençao meu dialogo com o DadoAdenilson escreveu:.. ela nao ia correr paralelo a Linha Norte pela Ibiapina, seria descabido,....
Nando, Seria descabido se pensarmos na construção das duas linhas férreas simultaneamente, mas isso não ocorreu. O Dado postou outro mapa (vide página 4, fórum Rua Bella, Benfica e Praia Pequena) que mostra a cidade do Rio na década de 70 do século XIX. O ramal suburbano da Central já existia, assim como o da Rio D'ouro, mas a Auxiliar e E.F.Norte não. Se não existiam, não havia cruzamento.
Ora entre 1875 e 1886, houve na história desse planeta um momento em que não havia a cruz de Santo André, pelos motivos acima.
Isso pode mostrar uma coerência do ramal vir de Vicente de Carvalho, pois até então era o ponto de uma ferrovia mais próximo desse porto.
Com a construção da linha de subúrbios da E.F.Norte a partir de 1886, (me orientando pelo ano de construção de estações como Amorim, Bonsucesso e etc:), a estação do Largo da Penha ficou desnecessária com a construção da Estação Penha, conforme conhecemos e deve ter sido desativada, mas o ramal não.
Inclusive segundo foristas do site Zona Norte, essa estação Largo da Penha que era mais próxima ainda da igreja, se comparada com a estação da Penha da E.F.Norte, era usada por romeiros que vinham do porto.
O mapa postado pelo Dado mostra uma áerea muito restrita, mas acho que em 1928, as outras duas estações da linha (Fazenda Grande & Maria Angú) já haviam sido desativadas.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
......, sei que a Linha Norte teve um ramal para o Curtume Carioca e para o Matadouro, sera que esse ramal nao foi herdado da erradicaçao do ramal da Penha da Rio d'ouro, ou seja o trecho de Vicente de Carvalho ao do Largo da Penha foi erradicado, mas o que ia da Fazenda Grande/Matadouro ate o Porto Maria Angu, necessariamente nao, pois tinha acesso pela Linha Norte e devia ser muito lucrativo. Um abraço fraterno a todos. Espero que esse assunto que e levantei gere um debate.[/quote]
A partir de agora, o que vou escrever é puro palpite. O que você disse sobre o trecho a partir da E.F.Norte até o Porto ter sido "sobrevivente" em comparação ao ramal da Rio D'ouro faz total sentido, pois a partir de 1886 a ferrovia mais próxima do porto era a E.F.Norte e não a Rio D'ouro, fato que não isenta a possibilidade desta última também utilizar os serviços até o porto, mesmo com a existência da E.F.Norte.
O mapa de 1928, postado pelo Dado mostra a linha até V.Carvalho e o cruzamento com a E.F.Norte, mas será que ainda circulavam trens lá em 1928, ou somente a linha existia?
O meu palpite é baseado na forma de Y curvo existente na Rua Leopoldina Rego próximo à Praça Mal Maurício Cardoso, que sugere que o Y, outrora existente em Vicente de Carvalho, possa ter sido transferido para lá, onde outrora era um cruzamento.
Consulte os mapas atuais e você entenderá a linha do meu raciocínio palpiteiro.
Concluindo então, a sua teoria que o ramal da Penha sobreviveu herdada da Rio D'ouro como trecho servindo à E.F.Norte é totalmente plausível.
O modal hidro-ferroviário era comum na época, vide o exemplo de Guia de Pacobaíba.
Sobre o porto de Inhaúma, ainda não pesquisei o suficiente, mas não sei sequer se esse porto atingiu a época das ferrovias.
A partir de agora, o que vou escrever é puro palpite. O que você disse sobre o trecho a partir da E.F.Norte até o Porto ter sido "sobrevivente" em comparação ao ramal da Rio D'ouro faz total sentido, pois a partir de 1886 a ferrovia mais próxima do porto era a E.F.Norte e não a Rio D'ouro, fato que não isenta a possibilidade desta última também utilizar os serviços até o porto, mesmo com a existência da E.F.Norte.
O mapa de 1928, postado pelo Dado mostra a linha até V.Carvalho e o cruzamento com a E.F.Norte, mas será que ainda circulavam trens lá em 1928, ou somente a linha existia?
O meu palpite é baseado na forma de Y curvo existente na Rua Leopoldina Rego próximo à Praça Mal Maurício Cardoso, que sugere que o Y, outrora existente em Vicente de Carvalho, possa ter sido transferido para lá, onde outrora era um cruzamento.
Consulte os mapas atuais e você entenderá a linha do meu raciocínio palpiteiro.
Concluindo então, a sua teoria que o ramal da Penha sobreviveu herdada da Rio D'ouro como trecho servindo à E.F.Norte é totalmente plausível.
O modal hidro-ferroviário era comum na época, vide o exemplo de Guia de Pacobaíba.
Sobre o porto de Inhaúma, ainda não pesquisei o suficiente, mas não sei sequer se esse porto atingiu a época das ferrovias.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Nando.
Só para complementar, agora que li suas respostas, estou levando apenas a posição do cruzamento ferroviário da Rio D'ouro com a E.F.Norte que passou a existir a partir de 1886.
Não estou levando em consideração qualquer cruzamento rodo-ferroviário, pois conheço pouco a região e você como morador local e baseado nos depoimentos do seu pai e amigos, tem muito mais muito mais propriedade para tece-los.
Eu entendo um pouquinho é do Méier.
Quanto ao mapa então, concordamos e também concordo contigo sobre a possibilidade do ramal ter sido herdado pela E.F.Norte a partir da Rio D'ouro.
O mistério agora é saber se o fato de ainda existir trilhos vindo de V.Carvalho em 1928 (vide mapa) atestaria que o trecho da Rio D'ouro ainda estava sendo usado.
Só para complementar, o Porto Maria Angú tinha esse nome por causa de Praia de Maria Angú que ficava à esquerda do porto (em direção ao centro). Logo a direita, o nome da Praia era Saco dos Viegas e na realidada a estação de Maria Angú dividia as duas praias sob a forma de um pier.
Só para complementar, agora que li suas respostas, estou levando apenas a posição do cruzamento ferroviário da Rio D'ouro com a E.F.Norte que passou a existir a partir de 1886.
Não estou levando em consideração qualquer cruzamento rodo-ferroviário, pois conheço pouco a região e você como morador local e baseado nos depoimentos do seu pai e amigos, tem muito mais muito mais propriedade para tece-los.
Eu entendo um pouquinho é do Méier.
Quanto ao mapa então, concordamos e também concordo contigo sobre a possibilidade do ramal ter sido herdado pela E.F.Norte a partir da Rio D'ouro.
O mistério agora é saber se o fato de ainda existir trilhos vindo de V.Carvalho em 1928 (vide mapa) atestaria que o trecho da Rio D'ouro ainda estava sendo usado.
Só para complementar, o Porto Maria Angú tinha esse nome por causa de Praia de Maria Angú que ficava à esquerda do porto (em direção ao centro). Logo a direita, o nome da Praia era Saco dos Viegas e na realidada a estação de Maria Angú dividia as duas praias sob a forma de um pier.
Editado pela última vez por Adenilson em 22 Set 2010, 10:25, em um total de 2 vezes.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
PUXA ADEMILSON você TEM MSN? QUERIA TE MANDAR O MAPA QUE TENHO AQUI QUE MOSTRA A VICENTE DE CARVALHO E A BRAS DE PINA AINDA COM TRILHOS, MOSTRA CERTINHO ONDE OS TRILHOS DA LINHA NORTE COM A RIO DOURO SE CRUZAVAM, E também TE ANDARIA O DIARIO OFICIAL QUE AUTORIZA A LEOPOLDINA LIGAR SUA FERROVIA AO RAMAL DA PENHA ATE O MARIA ANGU
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Também quero, sou viciado em mapa.NANDORJ escreveu:PUXA ADEMILSON você TEM MSN? QUERIA TE MANDAR O MAPA QUE TENHO AQUI QUE MOSTRA A VICENTE DE CARVALHO E A BRAS DE PINA AINDA COM TRILHOS, MOSTRA CERTINHO ONDE OS TRILHOS DA LINHA NORTE COM A RIO DOURO SE CRUZAVAM, E também TE ANDARIA O DIARIO OFICIAL QUE AUTORIZA A LEOPOLDINA LIGAR SUA FERROVIA AO RAMAL DA PENHA ATE O MARIA ANGU
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Nando.
Olhei atentamente o mapa de 1928 e como algumas ruas estavam sem nome, acabei confundindo o ponto do cruzamento.
O que o mapa mostra é a E.F.Rio D'ouro vindo da Brás de Pina, passando pelo largo da Penha e assim que a Ibapina vira José Maurício, ela passa para o outro lado e indo mais ou menos paralela à Rua Tenente Araquem Ribeiro e Afonso Ribeiro.
Retira o que eu disse sobre a Plínio Bastos, pois como disse acima, o mapa de 1928 não tinha o nome das ruas e tive que contar as esquinas a partir da Rua Cajá que cortava as outras inclinada.
Eu citei a Ibapina apenas por ter calculado errado o ponto do cruzamento pelos motivos acima. Para ser a Ibapina, a E.F.Norte, que veio depois teria que correr paralelo ao Ramal de Maria Angú.
Na realidade, assim que o ramal da Rio D'ouro chega a E.F.Norte, cruza com a mesma sem haver paralelismo, mas o descabimento sobre o qual nos refererimos antes é da E.F.Norte ir paralelo à Rio D'ouro em mais de 200m e não ao contrário, uma vez que entre as duas ferrovias, o pioneirismo é da Rio D'ouro.
A minha intervenção sobre o tema deveu-se mais ao fato de ter dado a entender que o ponto do cruzamento era um mistério, quando de fato, o Dado já tinha postado um mapa com o local.
Olhei atentamente o mapa de 1928 e como algumas ruas estavam sem nome, acabei confundindo o ponto do cruzamento.
O que o mapa mostra é a E.F.Rio D'ouro vindo da Brás de Pina, passando pelo largo da Penha e assim que a Ibapina vira José Maurício, ela passa para o outro lado e indo mais ou menos paralela à Rua Tenente Araquem Ribeiro e Afonso Ribeiro.
Retira o que eu disse sobre a Plínio Bastos, pois como disse acima, o mapa de 1928 não tinha o nome das ruas e tive que contar as esquinas a partir da Rua Cajá que cortava as outras inclinada.
Eu citei a Ibapina apenas por ter calculado errado o ponto do cruzamento pelos motivos acima. Para ser a Ibapina, a E.F.Norte, que veio depois teria que correr paralelo ao Ramal de Maria Angú.
Na realidade, assim que o ramal da Rio D'ouro chega a E.F.Norte, cruza com a mesma sem haver paralelismo, mas o descabimento sobre o qual nos refererimos antes é da E.F.Norte ir paralelo à Rio D'ouro em mais de 200m e não ao contrário, uma vez que entre as duas ferrovias, o pioneirismo é da Rio D'ouro.
A minha intervenção sobre o tema deveu-se mais ao fato de ter dado a entender que o ponto do cruzamento era um mistério, quando de fato, o Dado já tinha postado um mapa com o local.
NANDORJ escreveu:Estou olhando o mesmo mapa de 1928 do Dado, estou certo, ate 1964 havia uma passagem de nivel ali, conheço bem essas ruas também sou morador da Penha. DESCABIDO? entao ela ia paralela a Ibiapina? você sabe que a Ibiapina corre paralelo da linha do trem indo para olaria do lado da igreja da penha? A linha norte e a rio douro correm mais ou menos paralelo na altura do atual parque ary barroso na penha circular ate o cruzamento das mesmas na passarela na confluencia entre a antiga custodio de melo(jose mauricio), antiga Sebragy, com a Ibiapina que começa exatamente ali. A passarela que eu digo e a que fica depois da igreja nossa senhora desatadora de nos. Olhe o mapa que o dado mandou o link
Editado pela última vez por Adenilson em 21 Set 2010, 23:53, em um total de 5 vezes.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Não tenho MSN, mas como você tem o mapa, mata uma curiosidade.
O ponto de ligação autorizado no Diário que você tem mostra o desvio a partir da E.F.Norte no mesmo ponto onde cruzava com a Rio D'ouro ou houve modificação do ponto?
O ponto de ligação autorizado no Diário que você tem mostra o desvio a partir da E.F.Norte no mesmo ponto onde cruzava com a Rio D'ouro ou houve modificação do ponto?
NANDORJ escreveu:PUXA ADEMILSON você TEM MSN? QUERIA TE MANDAR O MAPA QUE TENHO AQUI QUE MOSTRA A VICENTE DE CARVALHO E A BRAS DE PINA AINDA COM TRILHOS, MOSTRA CERTINHO ONDE OS TRILHOS DA LINHA NORTE COM A RIO DOURO SE CRUZAVAM, E também TE ANDARIA O DIARIO OFICIAL QUE AUTORIZA A LEOPOLDINA LIGAR SUA FERROVIA AO RAMAL DA PENHA ATE O MARIA ANGU
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
PESSOAL,
NO SITE MEMÓRIA DO TREM, TEM O ENDEREÇO E TELEFONE DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS FERROVIÁRIOS. COMPREI O LIVRO LÁ. FICA EM UM ANDAR, O QUAL NÃO ME LEMBRO AGORA, DE UM PRÉDIO ISOLADO COM LETREIRO DO ITAÚ, LOCALIZADO NA AVENIDA PRES.VARGAS E PRÓXIMO AO CAMPO DE SANT'ANNA, MAS LIGUEM ANTES PARA QUE EU NÃO FIQUE COM FAMA DE TER DADO A DICA ERRADA.
COMPREI O LIVRO HÁ QUASE 2 ANOS E O CARA AINDA ME DEU OUTRO LIVRO DE GRAÇA COMO BRINDE.
NO SITE MEMÓRIA DO TREM, TEM O ENDEREÇO E TELEFONE DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS FERROVIÁRIOS. COMPREI O LIVRO LÁ. FICA EM UM ANDAR, O QUAL NÃO ME LEMBRO AGORA, DE UM PRÉDIO ISOLADO COM LETREIRO DO ITAÚ, LOCALIZADO NA AVENIDA PRES.VARGAS E PRÓXIMO AO CAMPO DE SANT'ANNA, MAS LIGUEM ANTES PARA QUE EU NÃO FIQUE COM FAMA DE TER DADO A DICA ERRADA.
COMPREI O LIVRO HÁ QUASE 2 ANOS E O CARA AINDA ME DEU OUTRO LIVRO DE GRAÇA COMO BRINDE.
Pablo ITT escreveu:http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =42&t=4985Brunoraraujo escreveu:uai? vai ter evento no mesmo lugar? E eu aqui sem ter me dado conta...Pablo ITT escreveu:No seminário do CREA sobre ferrovias que começa na 5ª feira voce poderá comprá-lo a preço bem baixo, com a possibilidade de autógrafo do autor. Tive um autografado que foi devorado pelos cupins e agora vou levar um outro para puxar a sardinha pra minha brasa.Nina escreveu:Quero comprar mesmo. Livraria comum vende?
Que estacao Mato Alto é essa? Vargem Grande?
aproveitando a dica eu ja me inscrivi, será que mais umavez estarei lá sozinho sem ninguém daqui, quer dizer teve uma vez que o bruno Araújo foi.
Depois e mande os detalhes, pode ser que eu de um alô lá...
Exato na mesma Bat hora e no mesmo Bat local.
Lá na Rua Buenos Aires, 40.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Nando.
Você pode postar esse mapa que você tem na seção de mapas do fórum.
Um abraço!!!
Você pode postar esse mapa que você tem na seção de mapas do fórum.
Um abraço!!!
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
po adenilson nao to achando , nao e um mapa(autorizaçao da leopoldina ligar sua ferrovia ao ramal da penha), e sim uma nota do diario oficial, que o dado ainda postou
Editado pela última vez por NANDORJ em 22 Set 2010, 00:16, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
pera ai vou ver ser acho o link, eram 4 mapas baixei os 4
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
o mapa especifico e esse, baixa ele(o so clicar nele você aumenta sem perder resoluçao)
http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html
http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Desculpa adenilson, nao e uma gravura de recorte de jornal diario oficial, o Dado digitou ha autorizaçao da ligaçao linha norte ao ramal da penhaDadoDJ escreveu:Ok, Nando ... a pergunta sobre Henrique Scheid foi só por curiosidade mesmo ... é isso aí !
Agora tenho que te dar os parabens ! Não entendeu ? Vou explicar ... mas antes, quero dizer que o livro "A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro", de Hélio Suêvo é fascinante e viciante ! Porquê ? Porque a cada vez que eu leio, uma informação nova me surge aos olhos ! Veja o que li hoje no capítulo da EF Rio do Ouro (página 83):
"Por aviso de 31 de dezembro de 1909 (...). Nesse mesmo ano, permitia o Ministério da Viação que a Leopoldina Railway realizasse os trabalhos de adaptação necessários no termina marítimo do Caju, visando o serviço de movimento de suas barcaças, e utlizasse pelo prazo de 10 anos (...) o trecho da Rio do Ouro compreendido entre a Ponta do Caju e o entroncamento a Linha Auxiliar. E ainda por aviso de 13 de outubro deste mesmo ano concedia o citado Ministério à mesma Leopoldina Railway a permissão PARA LIGAR A SUA LINHA DO NORTE AO RAMAL DA PENHA."
Agora, Nando ... você expôs essa possibilidade algumas mensagens atrás e está absolutamente correto ! Meus parabéns !
Agora resta saber se a Leopoldina utilizou esta linha para ligação com o Matadouro da Penha ...
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Estou mandando os links de todos os mapas que o Dado me forneceu.
http://www.4shared.com/photo/7ywmuDVq/A ... _gera.html
http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html
http://www.4shared.com/photo/7TSMRYuM/C ... ado_d.html
http://www.4shared.com/photo/v_1xgvcn/C ... s_Ger.html
http://www.4shared.com/photo/7ywmuDVq/A ... _gera.html
http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html
http://www.4shared.com/photo/7TSMRYuM/C ... ado_d.html
http://www.4shared.com/photo/v_1xgvcn/C ... s_Ger.html
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Nando.
Ainda não olhei o link que você postou, mas com certeza logo logo vou ler com atenção tudo.
Como ontem já era tarde, gostaria de complementar com a seguinte informação.
Eu particularmente acho cruzamento de ferrovias, uma das coisas mais ridículas que se pode conceber. Seria como cruzamento de pista de aeroporto.
Se o projeto com o traçado da E.F.Norte foi concretizado passando em 90º com a Rio D'ouro era porquê talvez já havia uma má intenção quanto à utilização do trecho V.Carvalho X Largo da Penha da Rio D'ouro, pois poderia ter sido construído uma ponte ou a E.F.norte ter sido traçada de forma a tangenciar a Rio D'ouro em alguns metros com intercâmbio de linhas para a utilização do traçado até Maria Angú pelas 2 ferrovias.
Vale salientar que nessa época, a E.F.Norte tinha bitola métrica, não havendo necessidade de adapatações em bitola mista como a auxiliar fez com a Rio D'ouro no trecho entre Triagem e Del Castilho.
Tendo sido mostrado esse decreto, resta a saber a partir de onde a E.F.Norte passou a utilizar o ramal restante de Maria Angú para si, uma vez que não dá para fazer uma curva repentina de 90º e para a adaptação do traçado com a outrora Rio D'ouro, deve ter havido a construção de um ramal sob a forma de curva para o desmembramento do ramal de subúrbios da E.F.Norte.
Por isso, a explicação do meu "chute" quanto a possibilidade da existência desse ramal há alguns comentários acima a partir da E.F.Norte!
Outra questão: Quando extatamente foi desativado por completo o ramal de Maria Angú? (Trecho da E.F.Norte).
Pergunto isso, pois a Avenida Brasil foi construída nos anos 40.
Se tais trilhos ainda passavam por ali, havia registro de passagem em nível pela Avenida Brasil?
Ainda não olhei o link que você postou, mas com certeza logo logo vou ler com atenção tudo.
Como ontem já era tarde, gostaria de complementar com a seguinte informação.
Eu particularmente acho cruzamento de ferrovias, uma das coisas mais ridículas que se pode conceber. Seria como cruzamento de pista de aeroporto.
Se o projeto com o traçado da E.F.Norte foi concretizado passando em 90º com a Rio D'ouro era porquê talvez já havia uma má intenção quanto à utilização do trecho V.Carvalho X Largo da Penha da Rio D'ouro, pois poderia ter sido construído uma ponte ou a E.F.norte ter sido traçada de forma a tangenciar a Rio D'ouro em alguns metros com intercâmbio de linhas para a utilização do traçado até Maria Angú pelas 2 ferrovias.
Vale salientar que nessa época, a E.F.Norte tinha bitola métrica, não havendo necessidade de adapatações em bitola mista como a auxiliar fez com a Rio D'ouro no trecho entre Triagem e Del Castilho.
Tendo sido mostrado esse decreto, resta a saber a partir de onde a E.F.Norte passou a utilizar o ramal restante de Maria Angú para si, uma vez que não dá para fazer uma curva repentina de 90º e para a adaptação do traçado com a outrora Rio D'ouro, deve ter havido a construção de um ramal sob a forma de curva para o desmembramento do ramal de subúrbios da E.F.Norte.
Por isso, a explicação do meu "chute" quanto a possibilidade da existência desse ramal há alguns comentários acima a partir da E.F.Norte!
Outra questão: Quando extatamente foi desativado por completo o ramal de Maria Angú? (Trecho da E.F.Norte).
Pergunto isso, pois a Avenida Brasil foi construída nos anos 40.
Se tais trilhos ainda passavam por ali, havia registro de passagem em nível pela Avenida Brasil?
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Primeiro o fato da Linha Auxiliar começar na Ilha das Moças nao e para assustar, todos sabem que a estaçao inicial da Auxiliar era Alfredo Maia, mas afirmo para vocês Alfredo Maia ficava numa ilha chamada ilha das Moças, vocês devem se bperguntar como? No final do seculo 19 e inicio do seculo vinte prefeitos do distrito federal que era o Rio e os presidentes da ruplica queriam tornar CIDADE numa capital no estilo europeu, inspirados em ideias urbano-paisagisticas do frances Hausman que remodelou a Paris da belepoque, Pereira Passos e Rodrigues Alves, tiveram a mesma ideia de embelezar, sanear e tornar o Rio uma cidade cosmopolita, com grandes monumentos e edificios colossais para epoca, varios trechos do litoral do Centro como da Gamboa, Saude, Santo Cristo foram aterrados,....
Nando. Isso é fato. A parte leste da cidade do Rio foi construída corajosamente em cima de um vasto mangue que separava a Baia de Guanabara do Maciço da Tijuca e vários pontos foram aterrados.
Consultando um mapa de 1910, havia um pequeno alagadiço próximo ao Rio Jacaré. É provável que essa tenha sido a causa da Estação Praia Pequena ter tido esse nome.
Sexto parada em Inhauma? Sabemos que ela era de 1898, nessa epoca ja existia a melhoramentos auxiliar para nos, significa q a variante nova ja existia. As duas transportando trens de passageiros ao mesmo tempo? Nao sei se e do diario oficial, mas o Dado postou uma nota, onde da entender qu a variante novo tinha sido desativada a pouco, a nota e de 1922, conviveram quase 25 anos as duas variante?[/quote]
Nando. Eu e o Dado abordamos muito esse tema e nos baseamos em mapas com os traçados ferroviários que pode ser resumido abaixo.
1) Em 1875, a Rio D'ouro começa a operar e em 1883 começa o serviço de passageiros.
2) Esse trecho englobava o Ponto inicial do Cajú passando pela atual Prof. Olimpo de Mello até atingir a atual suburbana, passando pelo bairro de Del Castilho (a estação Liberdade ainda não existia) e seguindo até a atual João Ribeiro (antiga Estrada Nova da Pavuna) e na altura da estação de E.Mato, seguia pelo traçado como conhecemos.
As linhas auxiliar e o trecho da Rio D'ouro entre Inhaúma e E.Mato não existiam.
3) Em 1898, a linha auxiliar (Melhoramentos) é construída, assim como as Estações Liberdade e Inhaúma, passando a Rio D'ouro a ter duas variantes durante alguns quilômetros.
4) Em algum ano entre 1907 e 1913, o ramal da Rio D'ouro que ia de Liberdade até o encontro de E.Mato pela "João Ribeiro" é erradicado, permanecendo o trecho que vinha do Cajú até Liberdade, passando pela Praia Pequena.
5) Em 1922, Os trens da Rio D'ouro passam a partir de Francisco Sá, dividindo parte do seu leito com a auxiliar entre Triagem e Del Castilho.
6) Em 1931, é inaugurada a estação Engenho da Rainha, a caçula dos subúrbios do Rio da Rio D'ouro, e Engenho do Mato é desativada.
Resumo: Entre 1898 e algum ano entre 1907 e 1918, a linha Auxiliar passava muito próxima à Rio D'ouro entre Pilares e Tomás Coelho e a Rio D'ouro tinha duas variantes.
Fato a saber: Os trilhos existiam, mas existiu tráfego com as duas variantes da Rio D'ouro na mesma época?
Idem da pergunta acima, em relação ao trecho da Praia Pequena, quando a Rio D'ouro passou a sair de F.Sá.
Nando. Isso é fato. A parte leste da cidade do Rio foi construída corajosamente em cima de um vasto mangue que separava a Baia de Guanabara do Maciço da Tijuca e vários pontos foram aterrados.
Consultando um mapa de 1910, havia um pequeno alagadiço próximo ao Rio Jacaré. É provável que essa tenha sido a causa da Estação Praia Pequena ter tido esse nome.
Sexto parada em Inhauma? Sabemos que ela era de 1898, nessa epoca ja existia a melhoramentos auxiliar para nos, significa q a variante nova ja existia. As duas transportando trens de passageiros ao mesmo tempo? Nao sei se e do diario oficial, mas o Dado postou uma nota, onde da entender qu a variante novo tinha sido desativada a pouco, a nota e de 1922, conviveram quase 25 anos as duas variante?[/quote]
Nando. Eu e o Dado abordamos muito esse tema e nos baseamos em mapas com os traçados ferroviários que pode ser resumido abaixo.
1) Em 1875, a Rio D'ouro começa a operar e em 1883 começa o serviço de passageiros.
2) Esse trecho englobava o Ponto inicial do Cajú passando pela atual Prof. Olimpo de Mello até atingir a atual suburbana, passando pelo bairro de Del Castilho (a estação Liberdade ainda não existia) e seguindo até a atual João Ribeiro (antiga Estrada Nova da Pavuna) e na altura da estação de E.Mato, seguia pelo traçado como conhecemos.
As linhas auxiliar e o trecho da Rio D'ouro entre Inhaúma e E.Mato não existiam.
3) Em 1898, a linha auxiliar (Melhoramentos) é construída, assim como as Estações Liberdade e Inhaúma, passando a Rio D'ouro a ter duas variantes durante alguns quilômetros.
4) Em algum ano entre 1907 e 1913, o ramal da Rio D'ouro que ia de Liberdade até o encontro de E.Mato pela "João Ribeiro" é erradicado, permanecendo o trecho que vinha do Cajú até Liberdade, passando pela Praia Pequena.
5) Em 1922, Os trens da Rio D'ouro passam a partir de Francisco Sá, dividindo parte do seu leito com a auxiliar entre Triagem e Del Castilho.
6) Em 1931, é inaugurada a estação Engenho da Rainha, a caçula dos subúrbios do Rio da Rio D'ouro, e Engenho do Mato é desativada.
Resumo: Entre 1898 e algum ano entre 1907 e 1918, a linha Auxiliar passava muito próxima à Rio D'ouro entre Pilares e Tomás Coelho e a Rio D'ouro tinha duas variantes.
Fato a saber: Os trilhos existiam, mas existiu tráfego com as duas variantes da Rio D'ouro na mesma época?
Idem da pergunta acima, em relação ao trecho da Praia Pequena, quando a Rio D'ouro passou a sair de F.Sá.
Editado pela última vez por Adenilson em 23 Set 2010, 10:24, em um total de 2 vezes.
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