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Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 04 Jan 2011, 01:28
por ARS
Alguém tem fotos do Translado do primeiro Budd para reforma? Qual é o número dele?
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 04 Jan 2011, 07:47
por Rafael Lopes
Minireis escreveu:Hoje eu vi um Budd no Pátio Belém, no sentido Tatuapé, acredito ser o 43
É a C-113: já está parada há alguns meses lá.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 04 Jan 2011, 14:43
por Vicente
Minireis escreveu:Alguém tem fotos do Translado do primeiro Budd para reforma? Qual é o número dele?
Dá uma procurada aqui no fórum, Minireis. Tem foto minha de um Budd desmontado, só a caixa, indo pra Alstom ou Siemens (aqui no serviço, não abre...). Só não sei se é o primeiro...
Edit: achei o tópico:
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... 60&start=0
Re: Re:
Enviado: 04 Jan 2011, 15:37
por Correia431M
Minireis escreveu:Haiser escreveu:133 ( Composição mais antiga da Frota. Com o destaque para o Adesivo dos 40 anos da Companhia)
Como ela é a mais antiga, seria por acaso essa aqui, quando chegou ao Brasil?
Sim Minireis, o 133 é o trem protótipo da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 04 Jan 2011, 16:24
por Eduardo GJF
"Quando chegou ao Brasil?"
??
Pelo que eu saiba ele é brasileiro, não?
Re: Re:
Enviado: 04 Jan 2011, 16:59
por Rafael Lopes
Correia431M escreveu:Minireis escreveu:Haiser escreveu:133 ( Composição mais antiga da Frota. Com o destaque para o Adesivo dos 40 anos da Companhia)
Como ela é a mais antiga, seria por acaso essa aqui, quando chegou ao Brasil?
Sim Minireis, o 133 é o trem protótipo da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Na verdade nem todos os carros da C-133 fizeram parte da primeira composição: quatro estão nela e os dois restantes em outra composição que não me recordo.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 05 Jan 2011, 00:25
por ARS
Engraçado.....estou um pouco ancioso para ver o primeiro Budd reformado.
Re: Re:
Enviado: 14 Jan 2011, 12:58
por Tiago Costa
Rafael Lopes escreveu:Na verdade nem todos os carros da C-133 fizeram parte da primeira composição: quatro estão nela e os dois restantes em outra composição que não me recordo.
Os dois restantes, pelo que me lembre, estão no 134.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 15 Jan 2011, 00:52
por ARS
Hoje vi três Budds na linha 3. Estava indo sentido Barra-Funda, um passou correndo pelo Tatuapé sentido Itaquera, outro, o 13, vi parado no Pátio Belém sentido Tatuapé e o outro parado sobre as tendas próximo ao túnel sentido Bresser.
Legal ver os Budds novamente na antiga Leste Oeste.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 15 Jan 2011, 11:34
por Vicente
Alguns postos de manutenção só existem em um pátio. Por isso, os trens trocam de linha, Minireis. Ver Budd na 3 ou Cobrasma / Mafersa na 1 diz que eles estão "fazendo uma visita pro doutor".
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 15 Jan 2011, 14:58
por ARS
Vicente escreveu:"...eles estão "fazendo uma visita pro doutor".
"
Gostei desse termo...hahahha
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 16 Jan 2011, 19:37
por Jorge Luis
Eduardo GJF escreveu:"Quando chegou ao Brasil?"
mania de achar que tudo vem de fora, hoje vem de fora porque o governo faliu nossas fabricas
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 16 Jan 2011, 19:52
por ARS
Eduardo GJF escreveu:"Quando chegou ao Brasil?"
??
Pelo que eu saiba ele é brasileiro, não?
É verdade....ele foi projetado pela The Budd Company e autorizou a Mafersa a construir. Alguém sabe de onde veio o primeiro Budd, o carro protótipo? De qual fabrica, endereço, estado, etc?
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 16 Jan 2011, 20:48
por Rafael Lopes
Não exatamente: a Budd licenciou o projeto e a Mafersa construiu o trem nos moldes do que rodava no BART (o Metrô de S. Francisco), adaptado ao que a Companhia tinha pedido. Foi quase a mesma coisa com os 1100, 1400 e 1600 da CPTM: feitos pela Mafersa e com projetos licenciados pela Budd.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 16 Jan 2011, 21:29
por Francis
A Budd Company detinha a patente da produção de caixas em aço inox. Por isso o motivo de ela licenciar os trens.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 16 Jan 2011, 22:54
por Vicente
Aliás , completando o Francis, um pouco de curiosidade histórica: o processo de solda a ponto nasceu na Budd. Isso porque o inox é horrível pra solda convencional, rebites eram inviáveis e eles precisavam fazer as caixas. Pesquisaram, desenvolveram e patentearam a solda a ponto.
Praticamente todos carros hoje usam um processo de fabricação que nasceu para trens, a estrutura é soldada a ponto.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 17 Jan 2011, 08:51
por Jorge Luis
Minireis escreveu: Alguém sabe de onde veio o primeiro Budd, o carro protótipo? De qual fabrica, endereço, estado, etc
Fabricado pela Maferza, localizada no bairro da Lapa na cidade de São Paulo
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 17 Jan 2011, 09:55
por ARS
Entendi, muito obrigado galéra por essas informações que com certeza vão enriquecer meus conhecimentos sobre o Metrô. Então quem criou a "cara" do Budd foi a Mafersa? Se foi, fez muito bem feito.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 17 Jan 2011, 10:16
por Rafael Lopes
A máscara dele foi baseada num trem do BART (de S. Francisco/EUA).
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 18 Jan 2011, 00:26
por Gustavodc
Vicente escreveu:Alguns postos de manutenção só existem em um pátio. Por isso, os trens trocam de linha, Minireis. Ver Budd na 3 ou Cobrasma / Mafersa na 1 diz que eles estão "fazendo uma visita pro doutor".
Negativo. PAT e PIT (Páteo Itaquera) são auto suficientes em manutenção de suas frotas. Muito pelo contrário, você não manda um trem de outra frota pra outro pátio porque o pessoal é treinado naquela frota. Um técnico do D não vai nem saber começar a procurar num A e assim vai.
Acontece é que no PAT está havendo a modernização de freios da frota e no PIT (Páteo Itaquera) é lavagem de teto. EPB (Estacionamento/Pátio Belém) é para sopra.
Mineireis, a máscara é muito parecida, acontece que ela foi modificada.