Página 14 de 19
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 12 Jan 2011, 19:28
por Nick Sousa
Já passei por isso, também na Lapa 8. Estava voltando de Altino e o trem que peguei pra Barra Funda (sentido Júlio Prestes) parou na Plataforma 1 (Itapevi).
Linha 8 - Diamante
Enviado: 09 Fev 2011, 19:00
por André Aquino
André Aquino escreveu:Sobre estender a Extensão Operacional da Linha B até Mairinque, como ficaria a questão da demanda? São Roque e Mairinque teriam público suficiente para viabilizá-la?
Nos últimos anos de funcionamento, de Júlio Prestes a Mairinque, eram necessárias duas integrações, nas estações de Itapevi e Mairinque. Creio que essa freqüência de troca de condução fosse um fator de desinteresse aos usuários do trecho.
Lembro que descobri que tinha suburbanos para Mairinque em 1986, quando fui a festa do vinho em São Roque. Seria bom se fosse trens regulares, com confiabilidade, tarifa cobrada e segurança. A linha seria Itapevi-Mairinque, sem baldeação em Amador Bueno. Creio que seria viavel, no momento que São Roque é cidade turistica.
O governador rometeu, em entrevista ao SPTV 1ª edição (http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/ ... 20sptv%201), levar a linha 8 até Sorocaba. Será que a linha chegará lá?
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 09 Fev 2011, 23:01
por Rafael Lopes
Linha 8 para Sorocaba? Inviável tecnicamente, já que é uma extensão muito longa para um trem metropolitano.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 09 Fev 2011, 23:22
por Francis
Linha 8 até Sorocaba é impossível, não merece nem comentário. Até Amador Bueno já é mais do que deveria. Ou ele se expressou mal ou foi mal entendido. Trem metropolitano é uma coisa, longo percurso é outra, com operação bem diferente.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 09 Fev 2011, 23:40
por André Aquino
Esta linha deveria partir de Itapevi ou Amador Bueno. Além de precisar comprar trens novos para vencerem as rampas, ou usar os 4400.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 09 Fev 2011, 23:42
por Francis
Aí é outra coisa, André. E além disso, não é metropolitano, é outro serviço, totalmente diferente.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 10 Fev 2011, 00:10
por Correia431M
Creio que o Francis, irá concordar comigo agora.
Em primeiro lugar temos que colocar a lógica, em tudo que envolve o futuro do modal ferroviário paulista. Não será o saudosismo que vai trazer de volta os trens regionais de longo percurso. Gostaria de ter vivido mais intensamente essa época, porém hoje em dia, o momento é outro, e a realidade é totalmente diferente da realidade de 20 anos atrás. Quem sabe num futuro próximo, possa-se ter uma ou duas linhas de longo percurso. Nada pode ser descartado, mas porém tudo tem de ser analisado minuciosamente.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 10 Fev 2011, 00:40
por André Aquino
Francis escreveu: Aí é outra coisa, André. E além disso, não é metropolitano, é outro serviço, totalmente diferente.
Tudo bem. Eu citei pois é promessa de campanha do governador!
Outra pergunta:
Sorocaba é longe de Mairinque?
Os Toshibas até a decada de 1990 chegavam lá.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 10 Fev 2011, 10:57
por Francis
O comentário foi justamente sobre a fala do governador, André; não tem nada a ver com você. Levar trens até Sorocaba é factível e está em estudo, levar a linha 8 até Sorocaba é ridículo.
Correia, trens regionais para Sorocaba e Santos estão em estudo. Esse é um caminho que não tem volta: o transporte ferroviário de longo percurso voltará, porém em moldes bem diferentes do que existiu. Não é questão de saudosismo, até porque (minha opinião) o fato de as pessoas atrelarem trem ao passado é um dos motivos do modal ser mal visto. Respeitemos o passado, mas trem é futuro, trem é moderno. Esses projetos visam efetuar ligações competitivas e rentáveis, ou seja, os trens tem a missão de ser mais atraentes que o automóvel e o ônibus, tanto no desempenho (rapidez) quanto no custo, além de não serem deficitários.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 10 Fev 2011, 12:27
por André Aquino
Concordo que os trens de longo percurso precisam ser diferente do que eram.
Não tem sentido um trecho que os onibus fazem em 6 horas e o trem fazia em 12 (Júlio Prestes - Assis). Ou então os onibus em 4 horas e os trens em 15 (Campo Grande - Ponta Porã).
Creio que Mairinque seria uma alternativa, pois a linha 8 ja foi até lá.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 10 Fev 2011, 15:16
por visitante
Lembramos:
1) Não tem mais alimentação elétrica pós Itapevi (tiraram a alimentação entre Amador e Itapevi após as obras e já faz tempo que não tem alimentação na Sorocabana).
2) O Toshiba/Kawasaki ia até Mairinque. Mas era pego em Amador.
3) Onde há demanda, há oferta. Hoje não é muita gente que usa o ônibus auxiliar. Para mim isso provou que a linha até Amador não era tão usada, já que muitos só faziam o trajeto gratuíto (Amador - Santa Rita).
4) Há ainda o fato do trem turístico São Paulo - São Roque.
O interessante, especulando um pouco, seria a rebitolagem total do trecho entre Sorocaba e Itapevi, se adequando a Bitola Larga / mista. Isso ajudaria a idéias futuras de linha.
Mais interessante ainda é sim um trem longo percurso Sorocaba - São Paulo. A questão: Fazer isso requer dinheiro, demanda e adequações. Tudo deve ser pensado para que não abandonem novamente a ferrovia, nem o governo, nem os usuários.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 10 Fev 2011, 19:55
por Vicente
app app
Brilhante, fastvisiteitor!
Você foi direto ao ponto!
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 11 Fev 2011, 22:36
por Lopes
o traçado da via entre Amador Bueno e Itapevi está passando por retificações ( Algumas bem " agressivas, incluindo retirada de " pedaços " de formações rochosas), embora não haja ainda nenhum metro de Bitola 1.60 ( entre Itapevi e Amador Bueno ), sem contar aquele metro que está em uma de minhas fotos de Amador.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 12 Fev 2011, 00:14
por André Aquino
Lopes escreveu:o traçado da via entre Amador Bueno e Itapevi está passando por retificações ( Algumas bem " agressivas, incluindo retirada de " pedaços " de formações rochosas), embora não haja ainda nenhum metro de Bitola 1.60 ( entre Itapevi e Amador Bueno ), sem contar aquele metro que está em uma de minhas fotos de Amador.
Quase Santa Rita.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 15 Fev 2011, 16:06
por Vicente
A transição da L8 para o modelo futuro começou hoje: segundo o pessoal comentou no SSC, há 2 7000 operando na linha.
O Fepasão está começando a ter sua saída de cena preparada. O maior TUE em operação no país já dá sinais de cansaço, manutenção difícil...
E temos de lembrar que a L8 foi a primeira tentativa de trazer o conceito de operação metroviária(baixo intervalo, alta frequência) para os trens urbanos. A "Sorocabana" merece receber modernização.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 15 Fev 2011, 16:25
por Tiago Costa
Tentativa fracassada, infelizmente. Culpa da descontinuidade do grandioso projeto
.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 15 Fev 2011, 21:59
por visitante
Ei, mas a Linha 8 está pronta para receber os 7000? Para mim, ainda não...
O que falta, perguntariam?
- Pelo que vi, estavam fazendo muitas manutenções na via, creio que ainda não está concluída.
- O 7000 conviveria pacificamente com os Fepasões e 5500? Tem isso também.
- Pelo que reparei, alguns detalhes do 7000 indicam a que linha ela vai trabalhar, como o mapa de linha (acima das portas) por exemplo. Tem algum mapa de linha da Diamante para o 7000?
Falando nisso, se não estou errado, cada composição do 7000 tem um mapa da linha específico, não? (já vi um com 2, acho). Logo, cada 7000 é feito para um tipo específico de linha, certo?
Podem me chamar de saudosista, do que for, mas acho que teria sido mais útil a reforma completa dos Fepasões.
Re: Linha 8 - Diamante
Enviado: 16 Fev 2011, 01:07
por Tiago Costa
fastvisiteitor escreveu:- O 7000 conviveria pacificamente com os Fepasões e 5500? Tem isso também.
Claro que não, os 5000 e 5500 estão morrendo de ciúmes, vão armar uma conspiração contra os 7000, aproveitando que eles ainda são uma minoria e vão destruí-los para que não se tornem maioria em um futuro próximo.