Elas não eram a mesma estação.
Engenho do Mato: foi construída no final do século XIX e ficava em um ponto que atendia ao ramal antigo vindo da atual João Ribeiro e o da variante mais nova e definitiva da Rio D'ouro inclundo as estações Del Castilho (Liberdade), Inhaúma e Engenho da Rainha (construída em 1931 apenas).
Quando apenas o ramal da João Ribeiro existia, ia até Engenho do Mato, onde a partir daí o ramal seguia no mesmo leito que conhecemos até Vicente de Carvalho, Irajá e etc:
Em 1898, o trecho a partir de Del Castilho é inaugurado, incluindo aí Liberdade (Del Castilho) e Inhaúma. Ao chegar em Engenho do Mato, pois E.Rainha não existia, formava-se uma espécie de Y com a variante mais antiga vinda da João Ribeiro, o que reforça um pouco a tese que os dois ramais possam ter funcionado ao mesmo tempo, pois as linhas atingiam a plataforma, uma de cada lado (palpite).
A estação do Engenho do Mato ficava 100m ou 200m antes da atual estação de Tomás Coelho (do metrô).
Engenho da Rainha: Foi inaugurada em 1931, muito depois do ramal da João Ribeiro ter sido erradicado. Por isso, antes de 1931, as estações naquele trecho eram: Del Castilho, Inhaúma e Engenho do Mato.
O Dado já postou um documento que citava que com a operação de Engenho da Rainha, ficava extinta ao tráfego, a estação de E.Mato, o que não siginifica que ela tenha sido demolida. você se lembra do tão debatido assunto da suspeita da casa amarela?
A estação ferroviária de Engenho da Rainha era onde é exatamente hoje a sua estação de metrô homônima e Tomás Coelho (metrô) estaria moralmente substituindo E.Mato, suprindo as enormes distâncias entre algumas estações da extinta Rio D'ouro.
Por isso é que o mapa acima mostra as duas estações. Provavelmente E.Mato existisse como um prédio, mas não paravam mais trens lá depois que E.Rainha foi inaugurada.
Nina escreveu:Mas Engenho do Mato e Engenho da Rainha nao eram a mesma estacao?