Página 17 de 30
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 10 Mai 2010, 13:33
por Erick_UT440R
Sinceramente falando, não creio que a operação da Linha 4 será assim. Mesmo que operem inicialmente dois trens no trecho PTA - FAL, creio que os trens utilizarão uma via para ir no sentido PTA => FAL (via 1, por exemplo) e utilizarão a outra via para fazer o trecho FAL => PTA. (via 2, por exemplo)
Essa história de fazer o trem ir e vir na mesma via é muito estranha...
Não é impossível de fazer... É que soa estranho aos meus ouvidos.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 10 Mai 2010, 14:36
por João
Aaaah... Sem OT e circulando pela mesma via, aí sim ia virar um verdadeiro "elevador vertical".
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 10 Mai 2010, 15:01
por Francis
Calma aí, gente.
A questão não é se
a operação será em via singela ou não.
A questão é que o sistema precisa ser bidirecional. Haverão problemas, manutenções e vários outros eventos onde será necessário inverter o sentido de circulação do trem, e isto é normal e extremamente comum
.
O sistema tem de estar preparado para isso sim, óbvio.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 10 Mai 2010, 19:38
por Gustavodc
Acho que eles não conseguiram inserir o comando:
"if VSE João Teodoro is in your front
turn comando and
back to Pátio Vila Sônia."
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 10 Mai 2010, 21:46
por Tiago Costa
Caso a Linha 4 fosse inaugurada às pressas para o Serra ter o nome dele lá, a operação seria dessa forma, com um trem em cada via, indo e voltando de Paulista para Faria Lima. Mas como tiveram "a sorte" (para eles, isso foi ótimo, ahaha) de não ficar tudo pronto em Março, deu tempo de o sistema reduzido ficar pronto para a o início da operação.
O problema maior foi o seguinte: o sistema original não previa a operação inicial entre as estações Faria Lima e Paulista, já que foi desenvolvido muito antes de existirem as fases Ia, Ib e Ic. Então o sistema teve que ser readequado. Só que essa readequação exigiria todo um processo de desenvolvimento e rigorosos testes de segurança. Esses testes não ficariam prontos a tempo da inauguração em Março, então o sistema original seria utilizado da forma como fosse possível (operando em duas vias de forma singela).
O novo sistema já está em operação, e por isso a operação em vias singelas foi substituída por uma operação normal, com 3 trens (ao invés de apenas 2).
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 12:11
por Erick_UT440R
Meus caros amigos, achei essa reportagem no site da TV Bandeirantes (
http://www.band.com.br), e quero repassá-la à vocês:
Bandeirantes escreveu:Primeiro trecho da Linha Amarela será aberto até junho, diz secretário
Sábado, 8 de maio de 2010 - 07h00
O primeiro trecho da Linha 4 – Amarela do metrô de São Paulo, entre as estações Paulista e Faria Lima, será inaugurado até o mês de junho. A declaração é do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
“Nós imaginamos até o final de maio, início do mês seguinte, a inauguração”, disse o secretário. Ele ainda informou que o segundo trecho da linha, entre as estações Butantã e Pinheiros, ficará pronta até outubro.
O último trecho da primeira fase das obras, contemplando as estações República e Luz, só ficará pronto em março de 2011. Segundo as declarações do secretário de transportes.
Integração
O projeto original da Linha 4 – Amarela prevê um trecho de 12,8 quilômetros, com 11 estações, entre a Vila Sônia e a Estação Luz. Por conta de restrições orçamentárias, a construção foi dividida em duas fases.
Na segunda fase, que tem previsão para começar a operar em 2012, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo/Morumbi e Vila Sônia.
A previsão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos é que sejam transportadas cerca de 705 mil passageiros por dia, apenas com as estações inauguradas na primeira fase. Uma das grandes novidades da Linha 4 – Amarela é que os novos trens, fabricados na Coreia do Sul, não terão condutores.
A Linha 4 – Amarela é vista como estratégica, já que ela ligará as linhas 2 – Verde (pela estação Paulista), 3 – Vermelha (República) e 1 – Azul do metrô (Luz), além das estações da CPTM, na Luz e Pinheiros. “(O usuário) terá pela primeira vez a sensação de uma malha integrada de metrô”, disse Portela, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Atrasos
Desde o início do ano passado, foram anunciados vários prazos de entrega do trecho entre as estações Paulista e Faria Lima. Anteriormente, a meta era que a inauguração fosse feita em março, prazo postergado para abril.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos, no entanto, nega que tenha havido atrasos. A assessoria de imprensa da pasta informa que estruturas complexas, como novas linhas de trem e metrô, trabalham com períodos de tempo que podem variar em aproximadamente cinco meses para mais e um para menos.
“Fatos externos precisam ser levados em consideração. Variações dentro dessa banda não caracterizam o descumprimento da entrega”, informa a assessoria, em nota.
A assessoria de imprensa também informa que as estação só poderão ser abertas ao público após a realização de um “rígido protocolo de testes”, que inclui a operação dos trens, funcionamento dos trilhos e de diversos sistemas, como porta de plataforma, sinalização e bloqueios eletrônicos.
Redação: Fábio Mendes
Caramba... finalmente está chegando a hora de andar na Linha 4 - Amarela!!! finalmente poderemos andar na Kombi!!!
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 12:34
por Correia431M
E a novela da Linha 4 prossegue, superando a maior da teledramaturgia brasileira, que teve mais de 500 capitulos.
Pô, Republica e Luz pra 2011, e o resto só pra 2012?
Assim não dá, diria Luciano Facciolli.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 13:42
por PrpPedro
Rodrigo Leste 4 escreveu:E a novela da Linha 4 prossegue, superando a maior da teledramaturgia brasileira, que teve mais de 500 capitulos.
Pô, Republica e Luz pra 2011, e o resto só pra 2012?
Assim não dá, diria Luciano Facciolli.
Oras, vai demorar mais que a Norte-Sul? o.o
Olha que a Norte-Sul é maior e ficou pronta mais rápido.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 15:13
por Richter30
Rodrigo Leste 4 escreveu:E a novela da Linha 4 prossegue, superando a maior da teledramaturgia brasileira, que teve mais de 500 capitulos.
Pô, Republica e Luz pra 2011, e o resto só pra 2012?
Assim não dá, diria Luciano Facciolli.
Enquanto isso, vão jogar mais gente para lotar mais ainda os trechos saturados das linhas 1 e 2. Espero que não inaugure Pinheiros e Butantã no pico sem pelo menos Republica operando (melhor seria Republica e Luz)
Nerilton escreveu:Essa linha 4 tá mesmo demorada p/ inaugurar? Mas o ruim é que vão ser 2 estações a de Faria Lima e Paulista né? Tinha que inaugurar logo é a Pinheiros p/ se fazer a integração c/ a linha 9 da CPTM e encurtar meu caminho a Zona Sul
-Quem dá passagem também chega no horário
Tomara que não abram Pinheiros no pico antes de Republica e luz. Isso pq segundo o leo, significa que as linhas 1 e 2 irão penar no pico, já que Pinheiros é a
porta de abertura da Zona sul para o metrô. Mas estou tranquilo, do jeito que anda as obras de Pinheiros, a mesma só deve abrir no final desse ano, inicio do ano que vem....
do jeito que essa linha é zicada, não espero mais nada. E as demais estações para 2012? é ruim hein, só para 2014 e olha lá....
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 19:29
por Rafael Lopes
Ou seja: aquele cartazinho de 10 dias dentro das instalações da L4 já não tem mais validade, certo?
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 19:48
por Nerilton
Realmente depois desse "coro" que o Metrô está tendo em colocar a iniciativa privada na parada sirva de lição p/ largar de economias tolas. Garanto se fosse do modo habitual c/ OT's (operadores de trem) e trens conhecidos acho que essa linha já tinha inaugurado esse trecho que se arrasta a meses p/ se inaugurar. Acho que vai abrir mesmo só depois da Copa do Mundo
-Quem da passagem também chega no horário
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 19:57
por Rafael Lopes
Nerilton escreveu:Realmente depois desse "coro" que o Metrô está tendo em colocar a iniciativa privada na parada sirva de lição p/ largar de economias tolas. Garanto se fosse do modo habitual c/ OT's (operadores de trem) e trens conhecidos acho que essa linha já tinha inaugurado esse trecho que se arrasta a meses p/ se inaugurar. Acho que vai abrir mesmo só depois da Copa do Mundo
-Quem da passagem também chega no horário
Sairia bem mais rápido. Mas como a ViaQuatro optou por isso, tem que se sujeitar às normas de segurança internacionais e normas de Engenharia de Software no tocante à testes de sistemas de risco alto.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 20:18
por Nerilton
Espero que esses sistema "Drivless" não decepcione a Via Quatro porque se não...
-Quem dá passagem também chega no horário
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 20:43
por Gustavodc
O problema que a declaração que postaram veio de alguém que é POLÍTICO e NÃO ENTENDE de trem.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 22:20
por ArqPaulo
Essa via 4 é a mesma da controlar, do sem parar, das rodovias e de tudo que foi privatizado...
acho driveless muito legal, mas na mao de uma linha zicada, com serios problemas como em pinheiros, e na mao desse monopolio...eu poria uma cabine e metia um operador la, economia porca, prefiro o operador la, vai economiza no que nisso?
to cansado da linha 4, ja deu no sac#
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 22:50
por Francis
Paulo, se você é uma empresa privada, vai economizar até no parafuso. Você acha que a V4 está mais interessada em lucrar ou em entregar rápido para a população? Acho que não precisa nem pensar muito...
Quem tem de pensar na população é justamente quem jogou um serviço de caráter social na mão de um operador privado: o governo do estado.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 22:57
por Tiago Costa
Se a ViaQuatro quisesse começar a operar a Linha 4 tão rápido quanto você sugere, ela já estaria lá sendo operada manualmente em via singela, né?
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 23:17
por Gustavodc
Pode até não ser, imprevistos acontecem e ninguém pode ser culpado, mas a L4 já virou palhaçada.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 11 Mai 2010, 23:45
por Tiago Costa
Palhaçada total, ehehe. Pior é que o maior responsável por isso foi o Governo do Estado de São Paulo, que desde o ano passado já sabia da época em que a Linha 4 poderia ser inaugurada, mas não falou nada até há alguns meses atrás.
Re: LINHA 4 - AMARELA
Enviado: 12 Mai 2010, 07:13
por Erick_UT440R
Eu concordo com o
arqpaulo e com o
Gustavo... Depois de tanta expectativa em torno da Linha 4 - Amarela, depois de tanto tempo descrente em acreditar que essa linha seria construída, após tantos acidentes e
otras cositas más que a tornaram uma linha zicada... Pô, realmente a Linha 4 já esgotou toda a minha paciência!!!
Desisti!!!
Sobre o concessionamento da Linha, até que eu não sou contra a idéia... O que me deixa preocupado é o monopólio das concessões estaduais estarem nas mão de um único grupo - a CCR!
Depois que a CCR passou a dominar as concessões das rodovias [
off-topic], basta ver como cresceu a quantidade de praças de pedágio no Estado de São Paulo (sem contar os reajustes de valores).
Fora CCR!!!