Francis escreveu:Agora cabe aqui uma defesa a CCR e aos outros grupos.
As concessionárias só fazem aquilo que o governo determina ou autoriza; o "dono" sempre será o governo; a concessionária é uma "terceirizada".
Portanto, se há mais praças de pedágio e eles estão cada vez mais caros (o que é fato), isto não é culpa da CCR - ela não tem este poder de construir praças onde ela quiser nem cobrar o preço que ela bem entender. Quem autoriza e determina é o poder público.
O mesmo vale para o caso citado da tarifa da linha 4: a V4 não tem o poder de determinar preço de tarifa, isto é atribuição da STM. O que ela vai pleitear, sem dúvida é subsídio para operar a linha...
Resumindo: as coisas erradas existem, mas estão também cobrando as partes erradas! O poder público, que é o regulador e concedente fica de bonzinho e quem leva a culpa são as concessionárias... Abram o olho, gente!!!
Concordo com você Francis... Você está coberto de razão. O maior culpado nessa história toda é o Governo do Estado de São Paulo / PMSP.
Entretanto, a carga tributária que nós pagamso é muito alta pelo que obtemos de retorno de benfeitorias públicas. Por exemplo: Você compra um carro que possuí uma taxa de imposto de quase 50% do valor do veículo. daí vem as taxas de IPVA (que até hoje só servem pra fazer caixa primária para o governo)e licenciamento. daí, paga um combustível caro, e se quiser dar uma volta com seu carro corre o risco de ser assaltado ou ter seu carro roubado (por falta de segurança pública) e/ou tem que pagar pedágios cada vez mais caros (sob a desculpa de que essa arrecadação ajuda a conservar a estrada, mesmo que a gente pague impostos absurdos).
Isso é Brasil... Triste país dos trópicos!!!
Mas... saindo do
off-topic... e voltando para o assunto principal do thread...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).