Estréia movimento de contêineres em SC
Enviado: 02 Jul 2008, 16:46
Estréia movimento de contêineres em SC
01/07/2008 - Gazeta Mercantil
www.revistaferroviaria.com.br
A América Latina Logística (ALL), em parceria com a catarinense Global Logística, inicia esta semana as operações de seu 11º terminal de contêineres, o Global II, instalado a três quilômetros do Porto de São Francisco do Sul (SC). O contrato marca a estréia da movimentação ferroviária de contêineres em portos catarinenses. A construção do terminal absorveu investimento de R$ 1 milhão para a movimentação inicial de 15 mil TEUs/ano. Até então, somente cargas a granel ou geral circulavam nas ferrovias que cortam Santa Catarina e o acesso de contêineres aos portos de São Francisco e Itajaí era exclusivamente rodoviário.
O empreendimento tem 70 mil metros quadrados e capacidade estática para mil contêineres, alcançando movimentação mensal de até seis mil TEUS, entre importação, exportação e cabotagem. A operação será intermodal, com o trajeto principal percorrido por ferrovia até o terminal, onde as cargas são transferidas para caminhões até o ponto de descarga nos portos de São Francisco e também Itajaí, localizado a 100 quilômetros.
"Tradicionalmente, as ferrovias brasileiras tinham foco em commodities e minério. Queremos ampliar o mix de produtos, tornando a ferrovia competitiva e atrativa para os clientes dos segmentos industriais", afirma o coordenador da unidade de Contêineres da ALL, Eduardo Botelho Lotti. Os 11 terminais de captação de cargas conteinerizadas foram implantados nos últimos três anos pela ALL. O segmento é um dos principais alvos da empresa que amplia sua participação para os seis principais portos do Mercosul e espera, em 2008, crescer 60% em volume neste segmento.
01/07/2008 - Gazeta Mercantil
www.revistaferroviaria.com.br
A América Latina Logística (ALL), em parceria com a catarinense Global Logística, inicia esta semana as operações de seu 11º terminal de contêineres, o Global II, instalado a três quilômetros do Porto de São Francisco do Sul (SC). O contrato marca a estréia da movimentação ferroviária de contêineres em portos catarinenses. A construção do terminal absorveu investimento de R$ 1 milhão para a movimentação inicial de 15 mil TEUs/ano. Até então, somente cargas a granel ou geral circulavam nas ferrovias que cortam Santa Catarina e o acesso de contêineres aos portos de São Francisco e Itajaí era exclusivamente rodoviário.
O empreendimento tem 70 mil metros quadrados e capacidade estática para mil contêineres, alcançando movimentação mensal de até seis mil TEUS, entre importação, exportação e cabotagem. A operação será intermodal, com o trajeto principal percorrido por ferrovia até o terminal, onde as cargas são transferidas para caminhões até o ponto de descarga nos portos de São Francisco e também Itajaí, localizado a 100 quilômetros.
"Tradicionalmente, as ferrovias brasileiras tinham foco em commodities e minério. Queremos ampliar o mix de produtos, tornando a ferrovia competitiva e atrativa para os clientes dos segmentos industriais", afirma o coordenador da unidade de Contêineres da ALL, Eduardo Botelho Lotti. Os 11 terminais de captação de cargas conteinerizadas foram implantados nos últimos três anos pela ALL. O segmento é um dos principais alvos da empresa que amplia sua participação para os seis principais portos do Mercosul e espera, em 2008, crescer 60% em volume neste segmento.