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Situação da estação Varginha CPTM e conjunturas locais
Moderador: Lipe Andreense
Vai mesmo, mas o pior é que dentro desta salada toda tem várias coisas:
-Já abriram a região desde literalmente 1900 e bolinha... (Colônia e Parelheiros);
-Na década de 80 teve aquela mega duplicação da estrada da região;
-O governo mesmo vendeu cohab´s na região do Grajaú já há +- uns 30 anos;
-Esse "negócio de consciência ambiental" (não é uma ironia, mas uma crítica para o que direi a seguir...) é antes de mais nada um "modão" aonde certas pessoas e empresas aí querem se promover a custa disto, se fazendo de "protetores", de "Gênios geradores de idéias e fiscais dos outros", tudo 1o para aparecer, depois realmente aplicar na tal da consciência.
-A intersecção com o Rodoanel, por um lado gostaria muito. Morei na região a vida toda e sei o quento seria interessante um acesso ao Rodoanel, principalmente para pegar a Imigrantes, e até para as indústrias locais, nem que fosse uma interligação de "saída".
Para voltar teria de dar a volta. Mas acho o seguinte: depois de pronto o Rodoanel, o pessoal vai pleitear isto....
-Quanto à questão ambiental (2), ela já vem, na verdade de muito tempo, é que agora virou um modismo, como falei, muito modismo e pouco trabalho, só gente querendo aparecer com coisas "revolucionárias", querendo pegar uma carona no tema, mas desde o início do século XX por exemplo, a própria EFS já se preocupara com isto, pois na época, com a escassez de carvão, começou-se a cortar as árvores, inclusive lá daquele trecho de Evangelisa de Souza.
Nisto, a EFS começou a implantar o sistema de tração elétrica /eletrificação, para preservar o meio ambiente e proporcionar uma tração "limpa", que foi sendo seguida pela CP, eletrificando suas ferrovias, tudo coisa de 1o mundo, e pioneiro na época.
Isso, é só um fragmento que lí no site da E F Brasil.
Sem falar que recursos renováveis, manejo florestal, reflorestamento não são novidade, aprendíamos isto na 3a/4a série, então tem muito oba oba encima do tema hoje em dia, e isto me deixa muito puto da vida, como já deve ter notado.
Ou seja, parece só ter muito papo, muito oba oba em cima e pouca ação real, e depois outros pra mostrar serviço querem coisas fora da realidade
ou então ir do 8 ao 80 duma vez só (por causa do oba oba), entre muitas outras coisas. Se antigamente se pecava por falta, hoje é pelo oba oba, e o que interessa ainda está de fora.
Enfim, este tema não entrou nos eixos, não........
-Já abriram a região desde literalmente 1900 e bolinha... (Colônia e Parelheiros);
-Na década de 80 teve aquela mega duplicação da estrada da região;
-O governo mesmo vendeu cohab´s na região do Grajaú já há +- uns 30 anos;
-Esse "negócio de consciência ambiental" (não é uma ironia, mas uma crítica para o que direi a seguir...) é antes de mais nada um "modão" aonde certas pessoas e empresas aí querem se promover a custa disto, se fazendo de "protetores", de "Gênios geradores de idéias e fiscais dos outros", tudo 1o para aparecer, depois realmente aplicar na tal da consciência.
-A intersecção com o Rodoanel, por um lado gostaria muito. Morei na região a vida toda e sei o quento seria interessante um acesso ao Rodoanel, principalmente para pegar a Imigrantes, e até para as indústrias locais, nem que fosse uma interligação de "saída".
Para voltar teria de dar a volta. Mas acho o seguinte: depois de pronto o Rodoanel, o pessoal vai pleitear isto....
-Quanto à questão ambiental (2), ela já vem, na verdade de muito tempo, é que agora virou um modismo, como falei, muito modismo e pouco trabalho, só gente querendo aparecer com coisas "revolucionárias", querendo pegar uma carona no tema, mas desde o início do século XX por exemplo, a própria EFS já se preocupara com isto, pois na época, com a escassez de carvão, começou-se a cortar as árvores, inclusive lá daquele trecho de Evangelisa de Souza.
Nisto, a EFS começou a implantar o sistema de tração elétrica /eletrificação, para preservar o meio ambiente e proporcionar uma tração "limpa", que foi sendo seguida pela CP, eletrificando suas ferrovias, tudo coisa de 1o mundo, e pioneiro na época.
Isso, é só um fragmento que lí no site da E F Brasil.
Sem falar que recursos renováveis, manejo florestal, reflorestamento não são novidade, aprendíamos isto na 3a/4a série, então tem muito oba oba encima do tema hoje em dia, e isto me deixa muito puto da vida, como já deve ter notado.
Ou seja, parece só ter muito papo, muito oba oba em cima e pouca ação real, e depois outros pra mostrar serviço querem coisas fora da realidade
ou então ir do 8 ao 80 duma vez só (por causa do oba oba), entre muitas outras coisas. Se antigamente se pecava por falta, hoje é pelo oba oba, e o que interessa ainda está de fora.
Enfim, este tema não entrou nos eixos, não........
Estava dando uma olhada no meu guia "Mapograf" de ruas em casa e lá, de Varginha até Grajaú seriam pouco mais de 4000 metros. Será que há tanta distorção assim entre os mapas?lipe_andreense escreveu:Medindo pelo Google Earth, a distancia da atual estação Grajaú até o cruzamento da Av Paulo Guilguer Reimberg (onde disseram que era a estação Varginha), são aproximadamente 3,2 km, e desse ponto até o terminal Varginha são 632m (o terminal não fica ao lado da linha de trem)AGV escreveu:Seria bom, Varginha é relativamente distante de Grajaú, parece que são 6km , vou confirmar no meu mapa em casa.
Falando no assunto entre Grajaú e Varginha, a distância entre as duas estações permitiria até uma estação entre elas, ali no Jd Icaraí.
Sim, talvez até aqui:Francis escreveu:Sim, teria de ter. Seria estação "Icaraí-Natal" (Jd Icaraí-Vila Natal)AGV escreveu:Falando no assunto entre Grajaú e Varginha, a distância entre as duas estações permitiria até uma estação entre elas, ali no Jd Icaraí.
http://wikimapia.org/#lat=-23.7550345&l ... =0&m=a&v=2
E quanto ao adensamento da região, o próprio satélite mostra.
O centro da tela está exatamente ao lado da Estação Grajaú e o final da "Mancha" urbana, ao sul é exatamente aonde está o terminal Varginha e o final da Av. Sen. Teotônio Vilella:
http://wikimapia.org/#lat=-23.7356978&l ... =0&m=a&v=2
E nesta "mancha", a densidade é muito, muito alta nesta região, basta ampliar a imagem para visualizar, até pelo perfil sócio-econômico da região, a palavra densidade se torna mais evidente, pelo tamanho reduzido das residências, a quantidade de moradores em cada uma delas, mostram que os trilhos foram uma decisão acertadíssima para a região. E Varginha completa esta estrutura de atendimento, e, com esta estação, ela atenderia bem melhor as regiões mais ao sul, como Parelheiros e Colônia, aproximando bem o transporte sobre trilhos de grande capacidade do extremo sul de SP.
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Concordo, e como já disse, Varginha é apenas questão de tempo, mas será construída. Conjugada ao terminal, estará nma localização excelente, tornando-se com certeza uma das mais importantes estações do sistema.AGV escreveu:Sim, talvez até aqui:Francis escreveu:Sim, teria de ter. Seria estação "Icaraí-Natal" (Jd Icaraí-Vila Natal)AGV escreveu:Falando no assunto entre Grajaú e Varginha, a distância entre as duas estações permitiria até uma estação entre elas, ali no Jd Icaraí.
http://wikimapia.org/#lat=-23.7550345&l ... =0&m=a&v=2
E quanto ao adensamento da região, o próprio satélite mostra.
O centro da tela está exatamente ao lado da Estação Grajaú e o final da "Mancha" urbana, ao sul é exatamente aonde está o terminal Varginha e o final da Av. Sen. Teotônio Vilella:
http://wikimapia.org/#lat=-23.7356978&l ... =0&m=a&v=2
E nesta "mancha", a densidade é muito, muito alta nesta região, basta ampliar a imagem para visualizar, até pelo perfil sócio-econômico da região, a palavra densidade se torna mais evidente, pelo tamanho reduzido das residências, a quantidade de moradores em cada uma delas, mostram que os trilhos foram uma decisão acertadíssima para a região. E Varginha completa esta estrutura de atendimento, e, com esta estação, ela atenderia bem melhor as regiões mais ao sul, como Parelheiros e Colônia, aproximando bem o transporte sobre trilhos de grande capacidade do extremo sul de SP.
Tomara, Francis, tomara...
Isto apenas fará agregar (muita) qualidade de transporte na região.
Trafeguei "de leve" num trecho da Av. Se. Teotônio Vilela entre Cidade Dutra e Grajaú para ir até um hipermercado da região, e o que encontrei foi trânsito caótico,
aquele "formigueiro" de gente, e motoristas fazendo manobras tiradas não sei de onde do CTB.
De trem/metrô você passa alheio a este caos todo. Nem vê.
Isto apenas fará agregar (muita) qualidade de transporte na região.
Trafeguei "de leve" num trecho da Av. Se. Teotônio Vilela entre Cidade Dutra e Grajaú para ir até um hipermercado da região, e o que encontrei foi trânsito caótico,
aquele "formigueiro" de gente, e motoristas fazendo manobras tiradas não sei de onde do CTB.
De trem/metrô você passa alheio a este caos todo. Nem vê.
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Lá é embaçado, até de domingo (e tem barbeiro prá cacete mesmo). Tenho um camarada que mora ali no Jardim Varginha, sempre vou lá e conheço bem a situação...AGV escreveu: Tomara, Francis, tomara...
Isto apenas fará agregar (muita) qualidade de transporte na região.
Trafeguei "de leve" num trecho da Av. Se. Teotônio Vilela entre Cidade Dutra e Grajaú para ir até um hipermercado da região, e o que encontrei foi trânsito caótico,
aquele "formigueiro" de gente, e motoristas fazendo manobras tiradas não sei de onde do CTB.
De trem/metrô você passa alheio a este caos todo. Nem vê.
Mas até Varginha já está urbanizado demais.
Tudo bem, digo que é o último local que dá para colocar uma estação de grande fluxo de passageiros, como o trem.
Como eu disse acima, veja o link dos mapas de satélite que mostram a região e seu adensamento:
http://wikimapia.org/#lat=-23.7550345&l ... =0&m=a&v=2
E quanto ao adensamento da região, o próprio satélite mostra.
O centro da tela está exatamente ao lado da Estação Grajaú e o final da "Mancha" urbana, ao sul é exatamente aonde está o terminal Varginha e o final da Av. Sen. Teotônio Vilella:
http://wikimapia.org/#lat=-23.7356978&l ... =0&m=a&v=2
E nesta "mancha", a densidade é muito, muito alta nesta região, basta ampliar a imagem para visualizar, até pelo perfil sócio-econômico da região, a palavra densidade se torna mais evidente, pelo tamanho reduzido das residências, a quantidade de moradores em cada uma delas, mostram que os trilhos foram uma decisão acertadíssima para a região. E Varginha completa esta estrutura de atendimento, e, com esta estação, ela atenderia bem melhor as regiões mais ao sul, como Parelheiros e Colônia, aproximando bem o transporte sobre trilhos de grande capacidade do extremo sul de SP.
Mas como o Francis, faço coro que é apenas questão de tempo.
Tudo bem, digo que é o último local que dá para colocar uma estação de grande fluxo de passageiros, como o trem.
Como eu disse acima, veja o link dos mapas de satélite que mostram a região e seu adensamento:
http://wikimapia.org/#lat=-23.7550345&l ... =0&m=a&v=2
E quanto ao adensamento da região, o próprio satélite mostra.
O centro da tela está exatamente ao lado da Estação Grajaú e o final da "Mancha" urbana, ao sul é exatamente aonde está o terminal Varginha e o final da Av. Sen. Teotônio Vilella:
http://wikimapia.org/#lat=-23.7356978&l ... =0&m=a&v=2
E nesta "mancha", a densidade é muito, muito alta nesta região, basta ampliar a imagem para visualizar, até pelo perfil sócio-econômico da região, a palavra densidade se torna mais evidente, pelo tamanho reduzido das residências, a quantidade de moradores em cada uma delas, mostram que os trilhos foram uma decisão acertadíssima para a região. E Varginha completa esta estrutura de atendimento, e, com esta estação, ela atenderia bem melhor as regiões mais ao sul, como Parelheiros e Colônia, aproximando bem o transporte sobre trilhos de grande capacidade do extremo sul de SP.
Mas como o Francis, faço coro que é apenas questão de tempo.
Editado pela última vez por AGV em 06 Out 2008, 18:12, em um total de 1 vez.
A antiga Varginha dista da atual Grajaú terminal da linha 9 3,2 km, e estaria a mais ou menos 600 m do terminal Varginha, conforme o Lipe levantou em posts passados. Existe algo antes desses 3,2km que pudesse justificar uma nova estação que não beirasse tão próximo os limites da área de proteção? Mesmo pq, 3,2 km é uma distância agora razoável pensando-se em linha 9.....
Editado pela última vez por HGP em 06 Out 2008, 18:15, em um total de 1 vez.
Cabe sim, até sugerí neste tópico mesmo, uma estação, próxima ao CJ. Hab. Palmares:
O "X" no centro da tela demonstra aonde poderia ser:
http://wikimapia.org/#lat=-23.7550345&l ... =0&m=a&v=2
O "X" no centro da tela demonstra aonde poderia ser:
http://wikimapia.org/#lat=-23.7550345&l ... =0&m=a&v=2
A questão ai é talvez se a população se mexer e se houver nas próximas décadas esse rearranjo habitacional - o que eu acho quase impossível de ocorrer, dado o número de habitantes que já estão na area - talvez seja levar todos os "aparelhos públicos" mais ao norte e aí levando o Term. Varginha mais para ao norte unir a uma nova estação "Varginha Setentrional" nesse espaço de 3 - 4 km. Acho meio díficil segurar essa expansão ao Sul, visto que em 2009 já esta no orçamento a contrução do hospital de Parelheiros... Se a própria prefeitura investe com aparelhos públicos na área, porque não a CPTM estaria autorizada a atingir núcleos urbanos mais ao Sul? polêmico isso...AGV escreveu:Cabe sim, até sugerí neste tópico mesmo, uma estação, próxima ao CJ. Hab. Palmares.
Se a população da área reinvindicar junto a CPTM e aproveitar certos "momentos eleitorais", acho que isto que etamos comentando não será tão utópico assim....
Mas o Richter mesmo disse que já há um forte movimento para trazer o trem até Varginha.
E como indaguei aqui também: Por quê foram socar gente nesta região já em meados do século XVIII e lá no Colônia???
Modo de dizer, pois ná época nem se sonhava que a cidade, enfim, o mapa da RMSP se desenharia da forma como está.
Na época, Colônia era "tão mato" quanto Moema ou aonde hoje é o Parque do Ibirapuera.
Mas o erro aconteceu justamente na década de 60, durante a explosão industrial ocorrida na já então existente RMSP, aonde a metrópole começou a ser ocupada de forma altamente desordenada.
Na mesma década de 60, que esta região começou a de urbanizar de forma mais pesada:
Vejam o que diz este texto:
E como indaguei aqui também: Por quê foram socar gente nesta região já em meados do século XVIII e lá no Colônia???
Modo de dizer, pois ná época nem se sonhava que a cidade, enfim, o mapa da RMSP se desenharia da forma como está.
Na época, Colônia era "tão mato" quanto Moema ou aonde hoje é o Parque do Ibirapuera.
Mas o erro aconteceu justamente na década de 60, durante a explosão industrial ocorrida na já então existente RMSP, aonde a metrópole começou a ser ocupada de forma altamente desordenada.
Na mesma década de 60, que esta região começou a de urbanizar de forma mais pesada:
Vejam o que diz este texto:
( Fonte: Site http://www.saopaulominhacidade.com.br
Site, aliás, interessante fonte de informações sobre a cidade.)
Foi na década de 60 que teve inicio sua urbanização e seu adensamento demográfico, com a chegada da família Adão Reimberg, que adquiriu nesta época aproximadamente 40 alqueires de terra, que pertenciam anteriormente ao Dr. Olavo Guimarães Sobrinho, realizando o maior loteamento até então implantado em nossa capital.
Em 1963, seus moradores se uniram para lutar juntos por melhoramentos básicos, pois sua infra-estrutura era precária. Foi então que fundaram a primeira Associação Amigos dos Moradores do Grajaú. Em seu aniversário são realizadas festividades com shows de artistas da região.
O terminal Varginha está , para quem olha no mapa do GE, à Esquerda da linha férrea. Fazer uma guinada com a linha 9 em direção ao Terminal ou reconstruir o terminal ?? Paradoxo de Tostines.....
Uma coisa que pode ajudar é verificar os itinerários dos ônibus do Terminal Varginha e o volume de passageiros transportados, poderemos ter uma idéia aproximada da demanda.
Uma coisa que pode ajudar é verificar os itinerários dos ônibus do Terminal Varginha e o volume de passageiros transportados, poderemos ter uma idéia aproximada da demanda.
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O local do terminal é o mais acertado, na confluência da Teotônio Vilela com a Paulo Guilguer Reimberg. Dá prá ser subterrânea ou mesmo em superfície, não haveriam muitas desapropriações. Mas subterrânea seria o ideal. O terminal é muito carregado.HGPFILHO escreveu:O terminal Varginha está , para quem olha no mapa do GE, à Esquerda da linha férrea. Fazer uma guinada com a linha 9 em direção ao Terminal ou reconstruir o terminal ?? Paradoxo de Tostines.....
Uma coisa que pode ajudar é verificar os itinerários dos ônibus do Terminal Varginha e o volume de passageiros transportados, poderemos ter uma idéia aproximada da demanda.
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Não, na verdade, saindo do terminal há uma leve subida, mas logo após há uma descida onde passa o leito da via; estão no mesmo plano. Subterrâneo seria o ideal.AGV escreveu:Se não me engano, topograficamente falando, o leito das via é mais elevado em relação ao terminal.
Se for, poderia-se fazer um elevado, de cerca de 400/800 m até o terminal, mas mesmo se não for elevado pode ser feito.
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