Depende. Se forem sub primárias (que captam da concessionária em voltagem altíssima - no metrô, 22 kv) para distribuírem para a rede através das sub retificadoras (na CPTM existem também seccionadoras, que não me lembro ao certo como funcionam) que fornecem a energia de tração em si, não são poucas, é o suficiente (claro, tem de se ver as características peculiares da CPTM, como comprar energia de mais de uma distribuidora, existem linhas onde as estações são "independentes", ou seja, não existe uma rede; e quantas já existem. Para se ter uma idéia, na linha 5 existe apenas uma primária(Guido Caloi).lipe_andreense escreveu:
A CPTM tem previsão de construir Subestações em Guaianazes, Santo André e Jandira, além de reformar as de Mauá e Calmon Viana.
Acho que ainda é pouco para poder usar trens de potencia maior e aumentar a frequencia nos trechos...
PS: não entendo nada de rede elétrica, é só um pitaco de leigo.
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Série 2100 - CAF
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Também não entendo nada sobre isso, mas vamos torcer para que elas saiam e dentro do tempo previsto, para não ficar que nem a outra que demorou um bom tempo pra sair, aquela que fica próxima a estação Villa-Lobos, Jaguaré (acho)
Abraços
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Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
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Além das SE de Santo André, Guaianazes e Jandira, há planos para a construção de SE em Jaraguá.
A CPTM possui 22 SE primárias, com potência instalada total de 178 kW
Linhas 7 e 10 (59 kW): Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Caieiras, Tietê, Pari, São Caetano e Mauá
Linhas 11 e 12 (63 kW: Eng. São Paulo, Sebastião Gualberto, Patriarca, Itaquera, Calmon Viana, Brás Cubas e Ermelino Matarazzo
Linhas 8 e 9 (56 kW): Barra Funda, Imperatriz Leopoldina, Osasco, Santa Terezinha, Santa Rita, Jaguaré, Morumbi e Cidade Dutra
Com a construção de 4 SE, haverá um aumento de 18% no número de sub-estações. Para o sistema da CPTM, é um número significativo.
Aproveitando o gancho do assunto, voltagem (apesar de registrada em diversos dicionários) não existe. O que existe é tensão elétrica.
A CPTM possui 22 SE primárias, com potência instalada total de 178 kW
Linhas 7 e 10 (59 kW): Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Caieiras, Tietê, Pari, São Caetano e Mauá
Linhas 11 e 12 (63 kW: Eng. São Paulo, Sebastião Gualberto, Patriarca, Itaquera, Calmon Viana, Brás Cubas e Ermelino Matarazzo
Linhas 8 e 9 (56 kW): Barra Funda, Imperatriz Leopoldina, Osasco, Santa Terezinha, Santa Rita, Jaguaré, Morumbi e Cidade Dutra
Com a construção de 4 SE, haverá um aumento de 18% no número de sub-estações. Para o sistema da CPTM, é um número significativo.
Aproveitando o gancho do assunto, voltagem (apesar de registrada em diversos dicionários) não existe. O que existe é tensão elétrica.
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Mas como esse CAF era feio!!!
Sobre a potência dos 2100, não sei o que acontece com ele, mas o pessoal da subestação reclamava bastante dele nos horários de pico, praticamente todo dia dava abertura em algum disjuntor de linha, principalmente antes de abrir a S/E Jaguaré. Agora, mesmo com eles rodando em 6 carros a coisa melhorou bastante...
Uma vez foi até engraçado... Isso foi no começo do ano... Partindo da Berrini a bordo de um deles o trem parou de tracionar, apagou as luzes, desligou o ar... Ficou coisa de um minuto até religar e partir novamente. Desci ali no Morumbi e ao chegar no posto perguntei ao operador se havia ocorrido algum desarme. Ele disse: Teve sim, agora há pouco passou a p**** do Espanhol aí, toda vez que esse maldito passa dá abertura!
Sobre a potência dos 2100, não sei o que acontece com ele, mas o pessoal da subestação reclamava bastante dele nos horários de pico, praticamente todo dia dava abertura em algum disjuntor de linha, principalmente antes de abrir a S/E Jaguaré. Agora, mesmo com eles rodando em 6 carros a coisa melhorou bastante...
Uma vez foi até engraçado... Isso foi no começo do ano... Partindo da Berrini a bordo de um deles o trem parou de tracionar, apagou as luzes, desligou o ar... Ficou coisa de um minuto até religar e partir novamente. Desci ali no Morumbi e ao chegar no posto perguntei ao operador se havia ocorrido algum desarme. Ele disse: Teve sim, agora há pouco passou a p**** do Espanhol aí, toda vez que esse maldito passa dá abertura!
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Caramba, não fazia idéia disso Surprised! Quando que a S/E Jaguaré foi inaugurada?
Tiago, sinceramente não me lembro. Vou confirmar a data pra você.
Sím, é esse o nome mesmoVocê sabe se a quantidade de trens pode aumentar mais (imagino o cenário em 2010), com a as S/Es Jaguaré e Cidade Dutra (é esse o nome da outra ?)?
Olha, do jeito que a coisa está indo, não há espaço para muitos trens não viu...
Falando em números, nos horários de pico a S/E chega a fornecer 6-7MW por alguns instantes. (Lembrando que Morumbi teoricamente fornece 8MW).Isso é um consumo momentâneo, os aparelhos não registram médias horárias. Mas isso no trecho Socorro-Vila Olímpia (faixa de domínio da S/E). E fora que, se por acaso uma delas vier a 'cair' as outras talvez não aguentem.
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Não, fora isso só há desarmes mesmo quando há muitos trens no mesmo trecho tracionando ao mesmo tempo, aí o desarme é inevitávelhaiser escreveu:Thiago ,tem alguma outra composição campeã de desarme, além do 2100?
Geralmente ao ligarmos para o CCO avisando o desarme eles dizem que há muitos trens no trecho. Daí dificilmente há outro desarme, principalmente depois que abriu a S/E Jaguaré.
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Então Tiago, Jaguaré iniciou sua operação dia 24 de abril desse ano, porém uns 45 dias antes ela já estava em testes. Já dava pra ver os cabos ligados na rede aérea nessa época.Tiago Costa escreveu:Caramba, não fazia idéia disso ! Quando que a S/E Jaguaré foi inaugurada? Você sabe se a quantidade de trens pode aumentar mais (imagino o cenário em 2010), com a as S/Es Jaguaré e Cidade Dutra (é esse o nome da outra ?)?
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É exatamente por isso que eles só circulam na 9 e na 10, e tem que ser assim mesmo! Belo achado, Lopes, porém ainda não existia EL, era na linha tronco. Testemunhei isto ao vivo (minha esposa é da Z/L), e tem muitas pessoas que duvidam (e ficam bravas) quando digo que acabaram com os 2100 quando botaram eles lá. E ainda existe muita reclamação de usuário se queixando de que "na zona sul, os trens são melhores, já o povo da zona leste é esquecido". Oras, se na zona sul (e no ABC) eles ficam inteiros, é lá que eles tem que rodar. Obs.: Não quero dizer que o povo digno da Z/L não mereça trens melhores, porém a CPTM tem de melhorar muito a estrutura e a segurança das linhas da Z/L para, aí sim, colocar trens novos; em Ferraz ainda são atiradas pedras nos trens, assim não dá, tem que andar é a pé prá ver se aprendeLopes escreveu:1 - Deve ser esse o motivo por que a CPTM não coloca os 2100 mais no Expresso Leste:
Mas o 2000 está inteirinho (Dentro do possível) até hoje não é? Então da - lhe 2100 no Expresso Leste!
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Bem, há algum tempo atrás eu vi, em um site espanhol, uma foto de uma UT440R com as cores da CPTM com o indicador de destino escrito FCO. MORATO, porém não sei ao certo o local onde a mesma foi feita... [img][/img]
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