ate´fizeram uma manifestacao segunda na estacao bras para eles voltarem a Luz voces sabiam
Re: Estação Brás
Enviado: 15 Jan 2012, 10:34
por Diego
Não sabia disso, todavia espero que a Linha 10-Turquesa volte a estação da Luz.
Re: Estação Brás
Enviado: 15 Jan 2012, 15:28
por Lipe Andreense
Não vai votar por um bom tempo. E bota tempo nisso.
Re: Estação Brás
Enviado: 16 Jan 2012, 03:29
por PrpPedro
Ora bolas, tiraram-na da Luz? Por que diabos fariam isso? Lotação?
Re: Estação Brás
Enviado: 16 Jan 2012, 14:44
por Francis
Lipe Andreense escreveu:Não vai votar por um bom tempo. E bota tempo nisso.
Talvez nem tanto tempo, Lipe. Vamos ver.
Re: Estação Brás
Enviado: 16 Jan 2012, 18:22
por Rafael Lopes
PrpPedro escreveu:Ora bolas, tiraram-na da Luz? Por que diabos fariam isso? Lotação?
Modernização das vias na L10 entre LUZ e BAS.
Re: Estação Brás
Enviado: 17 Jan 2012, 13:10
por Lucas
Pois bem as obras de modernização na Luz acabaram em outubro as olhe a reportagem que eu vi em outro blog
Linha 10 no Brás em definitivo
Notícia foi capa do Diário do Grande ABC ontem
Fonte: Diário do Grande ABC
Acabou o mistério. Um mês após conclusão das obras de modernização na via férrea da Estação Luz, na região central da Capital, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos finalmente confirmou que a Estação Brás continuará a ser o destino final da Linha 10-Turquesa, que parte de Rio Grande da Serra. Com isso, continua a necessidade de baldeação entre as duas estações por meio da Linha 11-Coral.
O novo modelo operacional da Linha 10 foi adotado após conclusão de pesquisa realizada por amostragem com cerca de 403 mil pessoas, segundo a CPTM. O estudo indicou que 55,7% dos usuários avaliam como ótimo e bom o serviço prestado na Linha Turquesa. Outro motivo indicado pela companhia para a mudança é o significativo crescimento da demanda de usuários na Estação Luz, por onde circulam 465 mil passageiros por dia, com a entrada em operação da Linha 4-Amarela do Metrô. Foi ressaltado ainda o fato de a estação centenária ser patrimônio histórico da cidade e, por isso, haver restrições para intervir em sua arquitetura original.
Na Estação Brás, a Linha 10 passou a dispor de duas plataformas: uma para o embarque e outra para o desembarque, e os intervalos entre os trens foram reduzidos para cinco minutos, de acordo com a CPTM. A equipe do Diário percorreu o trajeto da Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, até a Estação Luz em 45 minutos, sendo que a baldeação entre as duas estações via Expresso Leste demorou dez minutos. Apesar de a mudança ser definitiva, todas as placas de embarque indicam que a linha tem como destino final a Estação Luz.
Re: Estação Brás
Enviado: 17 Jan 2012, 21:14
por André Vasconcellos
Lucas escreveu:
O novo modelo operacional da Linha 10 foi adotado após conclusão de pesquisa realizada por amostragem com cerca de 403 mil pessoas, segundo a CPTM. O estudo indicou que 55,7% dos usuários avaliam como ótimo e bom o serviço prestado na Linha Turquesa. Outro motivo indicado pela companhia para a mudança é o significativo crescimento da demanda de usuários na Estação Luz, por onde circulam 465 mil passageiros por dia, com a entrada em operação da Linha 4-Amarela do Metrô. Foi ressaltado ainda o fato de a estação centenária ser patrimônio histórico da cidade e, por isso, haver restrições para intervir em sua arquitetura original.
Justificativa plausível no que concerne a Luz.
Re: Estação Brás
Enviado: 18 Jan 2012, 19:42
por Vicente
Sem a 10 na Luz, a operação da 7 fica melhor, a estação fica mais controlável. A 10 perde integrações, mas era visível que depois de a 2 abrir em Tamanduateí no pico da manhã, o movimento da 10 até Luz caiu bastante. É um ajuste de sistema, gente. Pensem na operação como um todo.
Re: Estação Brás
Enviado: 18 Jan 2012, 20:07
por Francis
Não é bem assim, Vicente. A Operação (isso foi decisão dela) teve medo de estourar Luz. Não vou discutir aqui se está certo ou não, mas o que ocorreu foi isso, não foi "ajuste de rede". Longe disso.
1- O caminho pela Linha 2 é ótimo - apenas para quem vai para a Paulista - e era para ser mais um ponto de conexão na rede, não substituir outro ponto de conexão já existente. Para quem vai ao centro (ou vem de SP para o ABC, que é um bom número), acrescenta pelo menos vinte minutos a mais no trajeto e não há opção - Linha 3 e Linha 11 não são opções, já que tem carregamento maior que a demanda, e não tem capacidade de absorver a demanda da Linha 10. Qualquer nó de conexão do lado leste é e sempre será saturado, portanto, tem de se evitar jogar terminais lá. No pico da tarde é pior ainda, pois para chegar ao Brás, tem de se tomar o Expresso Leste e se sujeitar a tomar porrada, cotovelada e tudo o mais. Nada substitui a Luz em questão de conectividade.
2- A Linha 10 não é pendular como a Linha 7 e 11. O ABC tem hospitais, indústrias e universidades de ponta. Por isso, em algumas zonas o ABC atrai mais gente de SP do que o contrário, casos de São Caetano e Santo André.
3- Por enquanto, adotando-se a estratégia de tirar uma linha da Luz, a linha a sair tinha de ser a 10 por não haver uma ligação com a Barra Funda caso fosse tirada a 7. Porém, em brave o Expresso Leste estará lá. Aí, as coisas podem mudar.