Página 21 de 22

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 30 Jul 2011, 12:21
por Rafael Lopes
Os feitos na Espanha são o H59 e o H60. Os demais foram feitos em Hortolândia.


O projeto do Cobrasma é francês (do mesmo consórcio dos 5000 Paulistas e dos 900 Fluminenses); o Mafersa é brasileiro e o Metrô pediu para que fosse feito praticamente idêntico ao do Cobrasma.

O Milênio é baseado no Mafersa.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 30 Jul 2011, 14:53
por ARS
Conversando com um funcionário do PAT, ele me informou que, no caso dos Budd Mafersa, o projeto e fabricação são nacionais, da própria Mafersa, a licença que a Budd deu foi para solda em aço inox, que, antigamente não tinha no Brasil. Tanto que o Mafersa da Leste Oeste não tem licença de ninguém, pois, conseguiram nacionalizar o trabalho de solda em aço inox, mas, a Mafersa faliu.

No caso do Cobrasma a situação é a mesma, porém a licença é Francesa.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 30 Jul 2011, 21:14
por Vicente
A fabricação é nacional, da Mafersa e algumas adaptações do projeto.
O projeto, em si, é americano: o Budd da L1 é quase um clone do trem do BART, o metrô de San Francisco.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 02 Ago 2011, 11:02
por Francis
ARS escreveu: ... a licença que a Budd deu foi para solda em aço inox, que, antigamente não tinha no Brasil.
A questão da licença da solda em inox não é porque ela não existia no Brasil: a Budd foi quem inventou o processo e registrou a patente (que tem prazo determinado). Portanto, qualquer trem feito em aço inox em qualquer lugar do mundo e que utilizasse o processo de solda patenteado pela Budd, enquanto a exclusividade da patente estivesse vigente, teria de ser licenciado por ela.

O que não tenho conhecimento é se foi desenvolvido algum outro processo de solda em inox ou se não é mais necessário licença da Budd pelo tempo expirado tnk

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 02 Ago 2011, 18:55
por ARS
Francis escreveu: O que não tenho conhecimento é se foi desenvolvido algum outro processo de solda em inox ou se não é mais necessário licença da Budd pelo tempo expirado tnk
Acredito que não é mais necessário, pois, os Mafersas que também tem soldas em inox, não tem a licença da Budd, possívelmente o Brasil patentiou algum método.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 03 Ago 2011, 00:26
por Gustavodc
Ou comprou a licença da solda da The Budd Company

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 03 Ago 2011, 01:10
por ARS
Também, pode ser.

Hoje eu andei no H666 e parecia que o OT não estava conseguindo alinhar o trem. Ele parava na estação e depois dava aquela acertadinha, andando um pouquinho mais e..... brecava de repente.... =o .....rs. Aconteu em 3 estações.

Por que isso acontece?

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 03 Ago 2011, 20:30
por Machado
^^ Vai ver que é o OT é novo, aí ele deve estar aprendendo a alinhar o trem.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 04 Ago 2011, 11:33
por Gustavodc
Vai ver nada. Esse trem eu despachei e em algumas estações ele estava parando antes do ponto e o OT tem que arrumar. Só que o CAF é uma porcaria, então tem que arrumar no tranco mesmo, não da pra arrumar suavemente que nem os outros.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 05 Ago 2011, 20:16
por Vicente
Eles tem problema com o sinal da antena de parada, Gustavo? Ou é a curva de frenagem?
(everybody hates CAF... Um colega que é OT da 1 também comentou que eles dão alguns problemas bem chatos.)

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 06 Ago 2011, 00:20
por Gustavodc
Não é nem isso Vicente. O manípulo do CAF é ruim, assim como seu tempo de resposta. Você manda ele frear na segunda porta pra parar na primeira. Se você alinhar ele na mesma "manha" que os outros, passa o ponto de parada. Por isso que tem OT que mete emergência no bixo mesmo.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 24 Set 2011, 17:51
por Igor
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 25 Set 2011, 11:09
por DNER
^^ Essa última foto ficou show de bola!

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 25 Set 2011, 22:51
por Gustavodc
Pena que foi desse meliante a foto.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 26 Set 2011, 12:22
por Rafael Lopes
E só falta ter sido de dentro de uma sala técnica, com câmera fazendo zoom e cortando o Viaduto fora.


O que o cambalacho não faz?? <_<

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 09 Out 2011, 14:48
por Correia431M
Não sei ao certo se procede essa informação, mas tudo indica que todos os CAF, vão operar na Linha 1-Azul. Os Alstom Milênio estão sendo deslocados para a Linha 3-Vermelha, e os modernizados, para a Linha 2-Verde.

Dessa forma, a distribuição do material rodante pode ficar assim:

Frota E na Linha 3-Vermelha
Frota G na Linha 2-Verde
Frota H na Linha 1-Azul
Frotas I e J na Linha 2-Verde
Frotas K e L na Linha 3-Vermelha

Será que a Linha 1-Azul tecnicamente estaria em condições de operar com todos os 17 CAF?

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 09 Out 2011, 21:18
por GospelRafa
Correia431M escreveu:Não sei ao certo se procede essa informação, mas tudo indica que todos os CAF, vão operar na Linha 1-Azul. Os Alstom Milênio estão sendo deslocados para a Linha 3-Vermelha, e os modernizados, para a Linha 2-Verde.

Dessa forma, a distribuição do material rodante pode ficar assim:

Frota E na Linha 3-Vermelha
Frota G na Linha 2-Verde
Frota H na Linha 1-Azul
Frotas I e J na Linha 2-Verde
Frotas K e L na Linha 3-Vermelha

Será que a Linha 1-Azul tecnicamente estaria em condições de operar com todos os 17 CAF?
que bom, na copa, os gringos vão para o estadio do "Curintia" de calhambeque!

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 09 Out 2011, 22:27
por Gustavodc
Correia431M escreveu:Não sei ao certo se procede essa informação, mas tudo indica que todos os CAF, vão operar na Linha 1-Azul. Os Alstom Milênio estão sendo deslocados para a Linha 3-Vermelha, e os modernizados, para a Linha 2-Verde.

Dessa forma, a distribuição do material rodante pode ficar assim:

Frota E na Linha 3-Vermelha
Frota G na Linha 2-Verde
Frota H na Linha 1-Azul
Frotas I e J na Linha 2-Verde
Frotas K e L na Linha 3-Vermelha

Será que a Linha 1-Azul tecnicamente estaria em condições de operar com todos os 17 CAF?
Rodrigo, o que a gente sabe é mais ou menos isso. Os Milênios virão como troca, o 210 já está entre nós pra treinamento e já rodou aqui.
A L1 eu não sei, tem que ver como estão os equipamentos, principalmente primárias e TT, pois o CAF consome um pouco mais de energia.
Ah, os K e L também irão para a L2.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Enviado: 13 Out 2012, 09:12
por Igor
Mais fotos
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Série P (CAF), já na Linha 5 - Lilás

Enviado: 19 Ago 2014, 18:27
por rodineisilveira
Alguém aí ja sabe que o Metrô-SP já comprou um lote de 26 trens novos da CAF (Série P) para a Linha 5 - Lilás?
Eu já vi fotos destes novos trens no site da CAF (http://www.caf.net).
Aproveitem para dar uma conferida.