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[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Moderador: Caco
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Agora fiquei meio confuso ..
Em Miguel Couto, em cerca de 500 metros, há três praças ! Isso no percurso do extinto leito da EFRdO. Este prédio que está na foto fica ao lado da Praça de Miguel Couto:
Eu como sempre sou bem cético ... estou começando a olhar a imagem que postei anteriormente e acreditar que pode não ser a estação o prédio que assinalei. Só vendo mesmo, indo ao local para ter certeza de alguma coisa ...
Em Miguel Couto, em cerca de 500 metros, há três praças ! Isso no percurso do extinto leito da EFRdO. Este prédio que está na foto fica ao lado da Praça de Miguel Couto:
Eu como sempre sou bem cético ... estou começando a olhar a imagem que postei anteriormente e acreditar que pode não ser a estação o prédio que assinalei. Só vendo mesmo, indo ao local para ter certeza de alguma coisa ...
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
A ultima praça da imagem é a tal praça do pedestal dizendo que foi ali que tinha a estação miguel couto. (a maior)
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Nao estou afirmando nada, nao estou supondo nada, estou de camarote a espera desse desfecho, mas, ao ver essa foto, nao precisei nem ler o que o Dado escreveu, de cara isolei a estrutura. Parece que entrei numa maquina do tempo, voltei ao periodo de 78 a 79, pois sem duvida nenhuma, me lembra a antiga estaçao abandonada de Vicente de Carvalho, o portico dela, sua laje, proporçoes, so faltou a caixa daqua encima da laje.DadoDJ escreveu:Novidades, pessoal ! Mas ainda não definitivas ... é o seguinte: o meu amigo e pesquisador ferroviário Edson Vander (que inclusive tem fotos cedidas por ele no livro do Hélio Suêvo) me comentou (mas não confirmou) que o local que eu assinalei é onde aproximadamente ficava a estação. Mas o que acontece é que ele foi ao local há 5 ou 6 anos atrás, e tudo está bastante mudado. Ele disse não ter certeza se o prédio indicado por mim é o prédio da estação, acredita que sim, mas como o dístico ficava voltado para o centro do terreno, ele disse não ter certeza absoluta, mas acredita sim que seja este prédio. Vejam abaixo:
É o seguinte: eu acreditei ser este prédio verde pelo seguinte:
1-o sentido da edificação é paralelo ao antigo traçado da EFRdO, que passava no lado direito da foto, ao lado do poste atual. NAO CONCORDO DADO COM UMA COISA, A LINHA ERA ONDE E ESSE PREDIO DO LADO DIREITO DA PSEUDA-ESTAÇAO(ENTRE O POSTE E A ESTAÇAO, VIDE FOTO DA ESTAÇAO IRAJA) E NAO DEPOIS DO POSTE JA NA RUA, O LADO DIREITO E ESQUERDO E TUDO INVASAO DO LEITO, SE ESSE FOR O PREDIO DA ESTAÇAO DE MIGUEL COUTO A LINHA TIRA FININHO A ELE.
2-notem que a parte inferior do prédio verde é nitidamente mais antiga do que a superior. Isolem esta parte inferior e vejam se não aparecem uma estação simples, estilo caixa. Adrianópolis também era neste estilo, pela descrição nos dada pelo dono do botequim que ocupa atualmente o local.
3-O Edson disse que quando foi ao local não existia a banca de chaveiro nem esse puxadinho onde está escrito "Xerox Revelação Fuji" Esse seria a tal ampliação feita no imóvel, além do segundo pavimento, que foi uma ampliação.
4-Ele também me disse que só dá pra ver o dístico (se der ainda) subindo na laje da casa atrás do prédio da estação.
5-Ele também me contou que no local disseram que na praça onde colocaram uma placa e um marco "homenageando" a estação, ficava um barracão da ferrovia, não a estação ! Que mico da prefeitura !
6-Atentem para o seguinte: Edson tem quase certeza que o local é este. Mas estou tentando marcar com ele uma data para podermos ir lá para confirmar. Novamente meus loucos horários não me permitem uma maior autonomia, mas em breve eu vou lá.
7-E finalizando: Edson tem a firme convicção de que a estação não foi demolida para construção da praça. E ele tem foto para provar a existência da estação ! ! !
Por enquanto é só ... em caso de novidades, posto aqui !
TENHO UMA PERGUNTA. ESSE PREDIO E COMPRIDO? UMAS TRES OU QUATRO VEZES MAIOR QUE A LARGURA DESSA FACHADA?
Se for parecera demais com Vicente de Carvalho.
Nao sei se ajudo o distico de Vicente ficava num dos lados estreitos, exatamento o oposto que aparece nas estaçoes ferroviarias, centimetros abaixo da laje, em letras negras garrafais, VIC. CARVALHO.
Outra coisa era localizada numa passagem de nivel esquina Av Vicente de Carvalho com a Automovel Clube.
Editado pela última vez por NANDORJ em 15 Out 2010, 19:54, em um total de 7 vezes.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Poo estou confuso na imagem.Nessa imagem a suposta estação estaria como em relação a ferrovia? A loja escrito "Princesinha" tbm faz parte da estrutura ou somente tudo aquilo que está de verde?
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Veja a foto de Vicente de Carvalho Andre, repare a entrada estreita de Vicente, detone tudo em volta com sua imaginaçao, deixa apenas a lojinha verde do primeiro piso, detone o segundo andar, lojas a esquerda e a direita. A estaçao era ao comprido, com a linha passando onde e a casa a direita da foto, da estaçao ate o poste que o Dado mencionou. Me sinto em 1979.André Vasconcellos escreveu: Poo estou confuso na imagem.Nessa imagem a suposta estação estaria como em relação a ferrovia? A loja escrito "Princesinha" tbm faz parte da estrutura ou somente tudo aquilo que está de verde?
Editado pela última vez por NANDORJ em 15 Out 2010, 19:49, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
iiirc é mesmo!!!
E o tal dístico ficou atrás da lona escrito foto e bazar??
E o tal dístico ficou atrás da lona escrito foto e bazar??
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
[quote="André Vasconcellos"] iiirc é mesmo!!!
E o tal dístico ficou atrás da lona escrito foto e bazar??[/quotes
DA LAJE DO PRIMEIRO ANDAR PARA CIMA ANDRE, NADA E ORIGINAL
SE FOR A ESTAÇAO COMO EU ACHO ANDRE, O DISTICO FICA NOS FUNDOS , POIS HA ESTAÇAO E ESTREITA MAS E COMPRIDA, TIPO UMAS QUATRO VEZES MAIOR QUE A FRENTE, SE TAL DISTICO EXISTE FICA NOS FUNDOS, SENDO VISTO APENAS PELO TELHADO OU JARDIM DA CASA QUE FICA ATRAS DA VERDE, POIS TUDO FOI INVADIDO
E o tal dístico ficou atrás da lona escrito foto e bazar??[/quotes
DA LAJE DO PRIMEIRO ANDAR PARA CIMA ANDRE, NADA E ORIGINAL
SE FOR A ESTAÇAO COMO EU ACHO ANDRE, O DISTICO FICA NOS FUNDOS , POIS HA ESTAÇAO E ESTREITA MAS E COMPRIDA, TIPO UMAS QUATRO VEZES MAIOR QUE A FRENTE, SE TAL DISTICO EXISTE FICA NOS FUNDOS, SENDO VISTO APENAS PELO TELHADO OU JARDIM DA CASA QUE FICA ATRAS DA VERDE, POIS TUDO FOI INVADIDO
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Bom, pessoal ... desculpe a pequena ausência deste fórum, mas estou com uma virose daquelas ... agora estou me recuperando (eu espero) mas passei bons bocados em uma maravilhosa UPA aguardando 4 horas por um atendimento ...
Mas voltando ao que interessa: hoje pesquisei um bocado sobre a EFRdO e encontrei coisas interessantes. Mas primeiramente, vou postar abaixo a foto da suposta estação Miguel Couto com o destaque no prédio:
Eu acho que a linha passaria ao lado dela, e este poste na época não existia ainda, com certeza. Mas eu ainda não acredito piamente que o prédio seja a estação, pois vendo de cima, ele é curto ! O mais provável, e que foi citado pelo Edson Vander, é que o prédio da estação esteja dentro do "bolo" de casas do quarteirão ... mas ele mesmo não discordou se era este prédio verde que teria o dístico para dentro do terreno ... ele não se lembra ao certo. Mas também não descartou a hipótese. Hoje eu iria lá em Miguel Couto, se estivesse bem de saúde ... malditos vírus !
Falando ainda de EFRdO, no acervo da SMU encontrei algumas imagem bem interessantes:
1-Planta do Largo de Vicente de Carvalho em 1934. Vejam que a bifurcação para o ramal da Penha ainda existia, ou no mínimo, seria um resquício do ramal, transformado em pátio ou triângulo para manobras
2-Planta mostrando as proximidades da estação de Inhaúma em 1944. Vejam que a EFRdO em determinado ponto não seguia pela Av.Automóvel Clube, seguindo por uma rua chamada Dr.Otávio, não existente hoje em dia (pelo menos não a encontrei, só em guias de ruas antigos). Claro que depois ela se encontrava novamente com a Automóvel Clube
3-Estação de Irajá em 1920 ! Vejam também, logo abaixo, como a EFRdO dava uma desviada em relação ao leito da Av.Automóvel Clube, passando para a esquerda desta
4-Estação Colégio, em 1920. Note que o traçado da Av.Automóvel Club se bifurcando hoje em dia naquela região, teve como base o leito da EFRdO. Veja como a estação Colégio ficava fora da avenida
5-Estação Coelho Neto e arredores, em 1920
6-Estação Acari também em 1920
Mas voltando ao que interessa: hoje pesquisei um bocado sobre a EFRdO e encontrei coisas interessantes. Mas primeiramente, vou postar abaixo a foto da suposta estação Miguel Couto com o destaque no prédio:
Eu acho que a linha passaria ao lado dela, e este poste na época não existia ainda, com certeza. Mas eu ainda não acredito piamente que o prédio seja a estação, pois vendo de cima, ele é curto ! O mais provável, e que foi citado pelo Edson Vander, é que o prédio da estação esteja dentro do "bolo" de casas do quarteirão ... mas ele mesmo não discordou se era este prédio verde que teria o dístico para dentro do terreno ... ele não se lembra ao certo. Mas também não descartou a hipótese. Hoje eu iria lá em Miguel Couto, se estivesse bem de saúde ... malditos vírus !
Falando ainda de EFRdO, no acervo da SMU encontrei algumas imagem bem interessantes:
1-Planta do Largo de Vicente de Carvalho em 1934. Vejam que a bifurcação para o ramal da Penha ainda existia, ou no mínimo, seria um resquício do ramal, transformado em pátio ou triângulo para manobras
2-Planta mostrando as proximidades da estação de Inhaúma em 1944. Vejam que a EFRdO em determinado ponto não seguia pela Av.Automóvel Clube, seguindo por uma rua chamada Dr.Otávio, não existente hoje em dia (pelo menos não a encontrei, só em guias de ruas antigos). Claro que depois ela se encontrava novamente com a Automóvel Clube
3-Estação de Irajá em 1920 ! Vejam também, logo abaixo, como a EFRdO dava uma desviada em relação ao leito da Av.Automóvel Clube, passando para a esquerda desta
4-Estação Colégio, em 1920. Note que o traçado da Av.Automóvel Club se bifurcando hoje em dia naquela região, teve como base o leito da EFRdO. Veja como a estação Colégio ficava fora da avenida
5-Estação Coelho Neto e arredores, em 1920
6-Estação Acari também em 1920
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Grandes mapas Dado!
Será que todos eles não são de 1944?
Algumas estações no ano de 1920 ainda eram de madeira. Acari não existia (inaugurada em 1926) e Coelho Neto ainda se chamava Areal. Aliás, se não me engano, foi justamente nos anos 40 que houve a troca de nome.
Em relação à Automóvel Clube à Rio D'ouro, ambas não eram tão retilíneas.
A Automóvel Clube só mantinha o mesmo nome quando de um lado só da linha férrea. Quando havia outra rua do outro lado, o nome era outro.
Para mim, é uma concepção mais correta.
Seria como se a Amaro Cavalcanti e Arquias Cordeiro tivessem o mesmo nome.
Será que todos eles não são de 1944?
Algumas estações no ano de 1920 ainda eram de madeira. Acari não existia (inaugurada em 1926) e Coelho Neto ainda se chamava Areal. Aliás, se não me engano, foi justamente nos anos 40 que houve a troca de nome.
Em relação à Automóvel Clube à Rio D'ouro, ambas não eram tão retilíneas.
A Automóvel Clube só mantinha o mesmo nome quando de um lado só da linha férrea. Quando havia outra rua do outro lado, o nome era outro.
Para mim, é uma concepção mais correta.
Seria como se a Amaro Cavalcanti e Arquias Cordeiro tivessem o mesmo nome.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Curioso esse lance das datas ... os mapas que falei como sendo de 1920 tem a data escrita manuscrita, como se fosse feita por lápis (12/01/1920). Mas você atentou para o esquema das datas e está correto, pois há mais uma evidência nestes mapas: eles são modernos para serem da década de 1920 ! Provavelmente são "mais recentes", da década de 1940 mesmo.Adenilson escreveu:Grandes mapas Dado!
Será que todos eles não são de 1944?
Algumas estações no ano de 1920 ainda eram de madeira. Acari não existia (inaugurada em 1926) e Coelho Neto ainda se chamava Areal. Aliás, se não me engano, foi justamente nos anos 40 que houve a troca de nome.
Em relação à Automóvel Clube à Rio D'ouro, ambas não eram tão retilíneas.
A Automóvel Clube só mantinha o mesmo nome quando de um lado só da linha férrea. Quando havia outra rua do outro lado, o nome era outro.
Para mim, é uma concepção mais correta.
Seria como se a Amaro Cavalcanti e Arquias Cordeiro tivessem o mesmo nome.
Em relação a Coelho Neto, as ruas próximas evidenciam mesmo esta mudança de nome: Estrada do Areal, Largo do Areal ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Mais coisas interessantes sobre a EFRdO encontradas no acervo de imagens da SMU-RJ. Desta vez sobre as estações Del Castilho e Liberdade, apenas por curiosidade e baseado em uma foto postada pelo Adenilson, mas agora vista de outro ângulo:
Estação Del Castilho (EFRdO) nos anos 1970. Repare nos pontos numerados:
Agora, o mesmo local com os pontos numerados, vistos pelas plantas da SMU, em 1964:
O ponto numerado 4 é a estação Del Castilho, da EFCB Linha Auxiliar. As plantas são da construção do viaduto Emílio Baumgart e modernização do entorno.
Estação Del Castilho (EFRdO) nos anos 1970. Repare nos pontos numerados:
Agora, o mesmo local com os pontos numerados, vistos pelas plantas da SMU, em 1964:
O ponto numerado 4 é a estação Del Castilho, da EFCB Linha Auxiliar. As plantas são da construção do viaduto Emílio Baumgart e modernização do entorno.
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
DadoDJ escreveu:Mais coisas interessantes sobre a EFRdO encontradas no acervo de imagens da SMU-RJ. Desta vez sobre as estações Del Castilho e Liberdade, apenas por curiosidade e baseado em uma foto postada pelo Adenilson, mas agora vista de outro ângulo:
Estação Del Castilho (EFRdO) nos anos 1970. Repare nos pontos numerados:
Agora, o mesmo local com os pontos numerados, vistos pelas plantas da SMU, em 1964:
O ponto numerado 4 é a estação Del Castilho, da EFCB Linha Auxiliar. As plantas são da construção do viaduto Emílio Baumgart e modernização do entorno.
A unica coisa que faltou na foto do Adenilson, em relaçao ao mapa Dado foi mais uma linha da duplicaçao no lado direito da foto(lado direito da estaçao da rio douro).
Interessante, significa que os dois predios sao estaçoes diferentes o numero 2 da rio douro e o numero 3 e 4(uma de subida outra de descida)da auxiliar
Assim como você numerou a plataforma da rio douro como 1, você podia numerar a plataformas da auxiliar também, pois elas aparecem no mapa e na foto aparece do numero 3 se você dar uma reparada atras do edificio de dois pavimentos.
Editado pela última vez por NANDORJ em 18 Out 2010, 00:30, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Acho meio sem sentido a estação de cargas ser oposta a fábrica Nova América, mas se realmente foi é algo bem estranho.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Um assunto fora do tópico, aliás acho que poderíamos criar um tópico de estações projetadas e/ou construidas mas não concluídas/inauguradas. Encontrei uma planta da SMU mostrando um projeto de uma estação na Linha Auxiliar entre Cintra Vidal e Tomás Coelho (bem próxima desta). A planta é de um projeto de construção de uma vila ferroviária, voltada aos trabalhadores da EFCB. A planta é de 1941 ou 1942, pois há mais de uma data assinalada e algumas estão rasuradas. Vejam o local na planta e mais abaixo, nas imagens do Google Earth:
Que estação seria essa ?
Agora, na mesma planta, mais abaixo, a Estação Engenho da Rainha, com o projeto de duplicação da linha:
Curiosamente encontrei em uma planta também a exata posição da estação Engenheiro Leal, da EFCB Linha Auxiliar, em 15-09-1956, ainda existente nesta data.
Minha intenção nestas últimas pesquisas eram de encontrar algo sobre Engenho da Rainha e Engenho do Mato, mas nada encontrei sobre as duas estações simultâneamente ... as pesquisas continuam !
Que estação seria essa ?
Agora, na mesma planta, mais abaixo, a Estação Engenho da Rainha, com o projeto de duplicação da linha:
Curiosamente encontrei em uma planta também a exata posição da estação Engenheiro Leal, da EFCB Linha Auxiliar, em 15-09-1956, ainda existente nesta data.
Minha intenção nestas últimas pesquisas eram de encontrar algo sobre Engenho da Rainha e Engenho do Mato, mas nada encontrei sobre as duas estações simultâneamente ... as pesquisas continuam !
Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
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Editado pela última vez por NANDORJ em 18 Out 2010, 01:04, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
No caso o número 1 é a plataforma semi-destruída da estação da EFRdO; o 2 é a casa atrás da plataforma (talvez a adminstração da estação); o 3 é o prédio de dois pavimentos que acredito ser uma espécie de cabine de visão e sinalização entre as duas ferrovias, de repente; e o número 4 corresponde a uma construção, seguida da plataforma da estação de Del Castilho, da Linha Auxiliar. Repare como as plataformas eram de tamanhos bem diferentes entre a Linha Auxiliar e a EFRdO... além disso, está projetada uma passarela de pedestres entre a fábrica Nova América a estação da Linha Auxiliar, mostrando realmente que a EFRdO estava sendo desativada (ou operada pelos trens expressos e cargueiros da Leopoldina) já nesta época. Não entendi a suposição sobre uma estação de cargas ... E porque o edificio 3 (dois pavimentos) seria da Linha Auxiliar se a escada dá para os trilhos da EFRdO ???NANDORJ escreveu: Interessante, significa que os dois predios sao estaçoes diferentes o numero 2 da rio douro e o numero 3 e 4(uma de subida outra de descida)da auxiliar
Assim como você numerou a plataforma da rio douro como 1 , você podia numerar a plataformas da auxiliar também, pois elas aparecem no mapa e na foto aparece do numero 3 se você dar uma reparada atras do edificio de dois pavimentos.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Quanto a estação, esta não seria Terra Nova?DadoDJ escreveu:Um assunto fora do tópico, aliás acho que poderíamos criar um tópico de estações projetadas e/ou construidas mas não concluídas/inauguradas. Encontrei uma planta da SMU mostrando um projeto de uma estação na Linha Auxiliar entre Cintra Vidal e Tomás Coelho (bem próxima desta). A planta é de um projeto de construção de uma vila ferroviária, voltada aos trabalhadores da EFCB. A planta é de 1941 ou 1942, pois há mais de uma data assinalada e algumas estão rasuradas. Vejam o local na planta e mais abaixo, nas imagens do Google Earth:
Que estação seria essa ?
Só que vendo nos Estações Ferroviárias ela está num local bem diferente, cogitam que a Terra Nova que existiu ficava na altura da r.Mário Ferreira e não na altura da r.Álvares da Rocha, conforme este projeto.
Editado pela última vez por André Vasconcellos em 18 Out 2010, 01:44, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
DadoDJ escreveu:No caso o número 1 é a plataforma semi-destruída da estação da EFRdO; o 2 é a casa atrás da plataforma (talvez a adminstração da estação); o 3 é o prédio de dois pavimentos que acredito ser uma espécie de cabine de visão e sinalização entre as duas ferrovias, de repente; e o número 4 corresponde a uma construção, seguida da plataforma da estação de Del Castilho, da Linha Auxiliar. Repare como as plataformas eram de tamanhos bem diferentes entre a Linha Auxiliar e a EFRdO... além disso, está projetada uma passarela de pedestres entre a fábrica Nova América a estação da Linha Auxiliar, mostrando realmente que a EFRdO estava sendo desativada (ou operada pelos trens expressos e cargueiros da Leopoldina) já nesta época. Não entendi a suposição sobre uma estação de cargas ... E porque o edificio 3 (dois pavimentos) seria da Linha Auxiliar se a escada dá para os trilhos da EFRdO ???NANDORJ escreveu: Interessante, significa que os dois predios sao estaçoes diferentes o numero 2 da rio douro e o numero 3 e 4(uma de subida outra de descida)da auxiliar
Assim como você numerou a plataforma da rio douro como 1 , você podia numerar a plataformas da auxiliar também, pois elas aparecem no mapa e na foto aparece do numero 3 se você dar uma reparada atras do edificio de dois pavimentos.
predio 3 tem plataforma Dado, veja o desenho assim como o predio 4 também tem plataforma, cada um servia um lado da auxiliar. repare
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
DadoDJ escreveu:No caso o número 1 é a plataforma semi-destruída da estação da EFRdO; o 2 é a casa atrás da plataforma (talvez a adminstração da estação); o 3 é o prédio de dois pavimentos que acredito ser uma espécie de cabine de visão e sinalização entre as duas ferrovias, de repente; e o número 4 corresponde a uma construção, seguida da plataforma da estação de Del Castilho, da Linha Auxiliar. Repare como as plataformas eram de tamanhos bem diferentes entre a Linha Auxiliar e a EFRdO... além disso, está projetada uma passarela de pedestres entre a fábrica Nova América a estação da Linha Auxiliar, mostrando realmente que a EFRdO estava sendo desativada (ou operada pelos trens expressos e cargueiros da Leopoldina) já nesta época. Não entendi a suposição sobre uma estação de cargas ... E porque o edificio 3 (dois pavimentos) seria da Linha Auxiliar se a escada dá para os trilhos da EFRdO ???NANDORJ escreveu: Interessante, significa que os dois predios sao estaçoes diferentes o numero 2 da rio douro e o numero 3 e 4(uma de subida outra de descida)da auxiliar
Assim como você numerou a plataforma da rio douro como 1 , você podia numerar a plataformas da auxiliar também, pois elas aparecem no mapa e na foto aparece do numero 3 se você dar uma reparada atras do edificio de dois pavimentos.
Pois esta entre duas linhas de bitola larga Dado, a escada e irrelevante, apenas para uso dos ferroviarios, veja atras do predio 3 a uma plataformaaaaaaaaa, tanto no mapa quanto na foto. Falei que o 4 podia ter sido uma estaçao de carga, pois nao tinha reparado bem, veja la traz ja corrigi
Tenho uma teoria, do centro vieram tres linhas, duas bitola larga e uma mista, um pouco antes da estaçao, a mista se divide em tres linhas uma metrica, que passa do lado direito da plataforma da rio douro, e duas de bitola larga, sendo uma essa em destaque na foto, do lado direito do predio 3 e outra fora do campo de visao do lado esquerdo do predio 3. Em sintese de um lado tres linhas, do outro seis, duas da rio douro uma vindo da mista e outra da duplicaçao começando ali, duas largas que vieram do centro, provavelmente do eletrico cujo o predio da estaçao e o numero 4, com uma plataforma enorme, ja o predio 3 que fica entre as bitolas largas oriundas da divisao da mista, seriam carqueiras? Tendo o predio 3 uma pequena plataforma para os carqueiros e os expressos da auxiliar, para uma comunicaçao com o maquinista?
O que eu quero com isso tudo e provar q o predio tres sempre foi da auxiliar, e nunca da rio douro.
SERA QUE NINGUEM REPAROU NUM DETALHE? NA FOTO A ESTAÇAO DA RIO DOURO E DA AUXILIAR E UNS DUZENTOS METROS OU MAIS PARA A FRENTE, NO MAPA ELE ESTA AO LADO COMO E O METRO HOJE EM DIA?
Editado pela última vez por NANDORJ em 18 Out 2010, 01:14, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas
Eu ainda não entendi, Nando ... de repente com a foto abaixo posso expor melhor o que quis mostrar ou você me explicar melhor o que eu não entendi sobre o seu ponto de vista ... vamos lá:
Repare e compare a planta com a foto postada pelo Adenilson. No meu entendimento, acho o seguinte:
a) o ponto 1 é a plataforma de Del Castilho (ou Del Castilo, ou Liberdade) da EF Rio do Ouro
b) o ponto 2 é a "casinha" que aparece em destaque, talvez um prédio da administração da estação (EFRdO)
c) o ponto 3 é o prédio de dois pavimentos, com uma escada alcançando o leito da EFRdO ... não me parece ser da Linha Auxiliar, até porque a única evidência que indica a passagem da Linha Auxiliar por ali é o muro que divide as duas ferrovias e os postes da rede aérea, da Linha Auxiliar eletrificada. Repare que na planta não aparece este muro divisório, e que na foto é um muro e não uma plataforma: compare com a altura do "fantasma" que aparece correndo em direção ao fotógrafo pelos trilhos. Seria um "trombadinha" já nesta época, correndo em direção ao fotógrafo ?
d) o ponto 4 não aparece na foto postada pelo Adenilson ! Seria uma edificação talvez semelhante a casa apontada no ponto 2 da EFRdO. Repare que há uma plataforma na estação da Linha Auxiliar, mais extensa que sua correspondente da EFRdO.
e) apesar de aparentar ser de bitola larga, as duas linhas que aparecem na foto são de bitola estreita, por incrível que pareça (olhando de primeira vez, pode-se jurar que são bitola larga, não é mesmo ?). Agora repare na planta da SMU: assinalei em vermelho a linha mista da Linha Auxiliar próxima ao limite direito da imagem. Esta linha mista se divide quase embaixo do viaduto (projeto): a bitola estreita sai para a direita e a larga sai para a esquerda. Repare que logo a frente, seguindo pela bitola estreita à direita, ela se divide em duas de novo, entre o viaduto e a passarela de pedestres, para passar uma de cada lado da plataforma semi-destruída de Del Castilho da EFRdO.
É isso mesmo ou estou equivocado ?
Repare e compare a planta com a foto postada pelo Adenilson. No meu entendimento, acho o seguinte:
a) o ponto 1 é a plataforma de Del Castilho (ou Del Castilo, ou Liberdade) da EF Rio do Ouro
b) o ponto 2 é a "casinha" que aparece em destaque, talvez um prédio da administração da estação (EFRdO)
c) o ponto 3 é o prédio de dois pavimentos, com uma escada alcançando o leito da EFRdO ... não me parece ser da Linha Auxiliar, até porque a única evidência que indica a passagem da Linha Auxiliar por ali é o muro que divide as duas ferrovias e os postes da rede aérea, da Linha Auxiliar eletrificada. Repare que na planta não aparece este muro divisório, e que na foto é um muro e não uma plataforma: compare com a altura do "fantasma" que aparece correndo em direção ao fotógrafo pelos trilhos. Seria um "trombadinha" já nesta época, correndo em direção ao fotógrafo ?
d) o ponto 4 não aparece na foto postada pelo Adenilson ! Seria uma edificação talvez semelhante a casa apontada no ponto 2 da EFRdO. Repare que há uma plataforma na estação da Linha Auxiliar, mais extensa que sua correspondente da EFRdO.
e) apesar de aparentar ser de bitola larga, as duas linhas que aparecem na foto são de bitola estreita, por incrível que pareça (olhando de primeira vez, pode-se jurar que são bitola larga, não é mesmo ?). Agora repare na planta da SMU: assinalei em vermelho a linha mista da Linha Auxiliar próxima ao limite direito da imagem. Esta linha mista se divide quase embaixo do viaduto (projeto): a bitola estreita sai para a direita e a larga sai para a esquerda. Repare que logo a frente, seguindo pela bitola estreita à direita, ela se divide em duas de novo, entre o viaduto e a passarela de pedestres, para passar uma de cada lado da plataforma semi-destruída de Del Castilho da EFRdO.
É isso mesmo ou estou equivocado ?
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