o aparelho branco é o " dispositivo anti well " ( detector de presença ), já o outro, apenas suponho que tenha algo com o detector de presença.
Aproveitando o gancho, uma foto do K07.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 24 Jun 2011, 23:12
por Machado
É...e de pouco em pouco, o transporte ferroviário vai ganhando trens de qualidade.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 08 Ago 2011, 12:27
por Rafael Lopes
No sábado fui ao Sebo do Messias e aproveitei para andar num dos Ks. E gostei do que vi, ouvi e senti:
* Salão interno parecido com o dos CAFs.
* PA misto de CAF e A96: campainha dos A96 e anúncio dos CAFs.
* Campainha de fechamento de portas agradável e bem diferente das existentes nas frotas circulantes.
* Mapa dinâmico com próxima estação piscando em verde e estações passadas assinaladas em vermelho.
* Display de indicação das portas
* Display de mensagens no meio do carro, não somente nas paredes.
Quando embarquei em ART, o sistema estava apagado (letreiros, mapas, paineis, displays) e o OT teve de dar PA manual. Indo para Patriarca o sistema foi restabelecido, porém anunciando Vila Matilde. Depois foi corrigido o erro.
Nota geral: 9,0.
E um meio-OFF: como não ando de Metrô há cinco meses, desde quando os PAs de estações passaram a contar com o lado de desembarque? É bem esquisito, a princípio, ouvir: "Próxima estação: Belém. Desembarque pelo lado esquerdo do trem." "Próxima estação: Tatuapé. Desembarque pelo lado esquerdo do trem".
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 08 Ago 2011, 22:07
por Correia431M
E parece que no sábado o nosso amiguinho 301, deu outro showzinho. Abaixo relato do colega Erick_UT440R, via Facebook:
Erick_UT440R escreveu:Hoje (06/08/11) na Linha 3-Vermelha só estava circulando o K07 (antigo Cobrasma C-307). O trem K01 estava estacionado no TM (Terminal de Manobra) de Penha, após um início de incêndio em um dos truques do trem. Segundo informações colhidas diretamente com um OT da Linha 3, provavelmente o trem apresentou FFR (Falha de Freio Remoção), tendo sido rebocado até a TM supracitada.
O Vineeh, comentou logo em seguida, que o problema não foi FFR, e sim que a composição aplicou freio de estacionamento em dois carros, e saiu se arrastando, o que provocou o incêndio.
Afinal de contas, qual foi o piti que o 301 deu no sábado? Pelo andar da carruagem, esse aí não vai ser liberado pra pico tão cedo.
Colegas, não esperem por essa liberação sentados, pois isso pode cansar.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 09 Ago 2011, 10:28
por Francis
Rafael Lopes escreveu:E um meio-OFF: como não ando de Metrô há cinco meses, desde quando os PAs de estações passaram a contar com o lado de desembarque? É bem esquisito, a princípio, ouvir: "Próxima estação: Belém. Desembarque pelo lado esquerdo do trem." "Próxima estação: Tatuapé. Desembarque pelo lado esquerdo do trem".
Só padronizaram com os da CPTM, que já faz isso nos PA automático.
Para quem está acostumado com o sistema é estranho, mas é muito útil para quem não está acostumado - ou mesmo para quem está, mas vai pela primeira vez a uma determinada estação. Canso de ver as pessoas se posicionando em Ana Rosa para descer pelas plataformas laterais
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 09 Ago 2011, 12:25
por Rafael Lopes
Puts! Dei sorte de andar no C-K01.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 09 Ago 2011, 23:07
por Gustavodc
Correia431M escreveu:E parece que no sábado o nosso amiguinho 301, deu outro showzinho. Abaixo relato do colega Erick_UT440R, via Facebook:
Erick_UT440R escreveu:Hoje (06/08/11) na Linha 3-Vermelha só estava circulando o K07 (antigo Cobrasma C-307). O trem K01 estava estacionado no TM (Terminal de Manobra) de Penha, após um início de incêndio em um dos truques do trem. Segundo informações colhidas diretamente com um OT da Linha 3, provavelmente o trem apresentou FFR (Falha de Freio Remoção), tendo sido rebocado até a TM supracitada.
O Vineeh, comentou logo em seguida, que o problema não foi FFR, e sim que a composição aplicou freio de estacionamento em dois carros, e saiu se arrastando, o que provocou o incêndio.
Afinal de contas, qual foi o piti que o 301 deu no sábado? Pelo andar da carruagem, esse aí não vai ser liberado pra pico tão cedo.
Colegas, não esperem por essa liberação sentados, pois isso pode cansar.
Ambos estão liberados para o pico faz um tempo.
O 301 aplicou freio de estacionamento em dois truques dos carros 1 e 2 e isso gerou principio de incêndio. Felizmente foi só e não houve necessidade de reboque.
No sábado fui ao Sebo do Messias e aproveitei para andar num dos Ks. E gostei do que vi, ouvi e senti:
* Salão interno parecido com o dos CAFs.
* PA misto de CAF e A96: campainha dos A96 e anúncio dos CAFs.
* Campainha de fechamento de portas agradável e bem diferente das existentes nas frotas circulantes. * Mapa dinâmico com próxima estação piscando em verde e estações passadas assinaladas em vermelho.
* Display de indicação das portas
* Display de mensagens no meio do carro, não somente nas paredes.
O interior é muito melhor que os do CAF, acabamento e qualidade.
E não é o oposto? Estação passada em verde e próxima em vermelho?
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 10 Ago 2011, 12:28
por Rafael Lopes
Verdade. Brisei legal.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 10 Ago 2011, 22:13
por Correia431M
Hoje por volta das 9 da manhã, eu vi o 307 em PEN. Mas o danado fujão, de novo passou no sentido contrário ao que eu estava indo (estava indo sentido Barra Funda)
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 11 Ago 2011, 00:31
por Gustavodc
Hoje recolhi o 307, sem treinamento mesmo. ahahahahaha
O bixo é gostoso e confortável mesmo de operar. Achei bacana. Só depois da TF (Zona de Transferência) que ele ficou com umas doideiras do ATC pedir R1 (1 freio isolado), mas um reset na reversora resolveu o problema.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 11 Ago 2011, 09:36
por Vicente
Rodrigo,
Por volta de 8:30, ontem, o Vitor embarcou nele, em Sé, pra Anhangabaú. Tem uma foto do painel da cabine oposta, feita da janela lateral, vou colocar depois.
Gustavo,
Precisou de um reset pro trem continuar indo pro pátio? São comuns essas "maluquices de sinal" na transição pátio/via?
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 11 Ago 2011, 11:13
por Gustavodc
Não, só na reversora (frente, neutro, ré). A restrição R1 funciona quando um freio de atrito é isolado, é pedida pelo ATC e restringe a velocidade do trem em 13%. No CAF e no K é feito automaticamente, ai pra não ficar lerdeiando, fiz o reset. Normal.
Ah, a codificação no PIT (Páteo Itaquera) é um pouco ruim, mas é pior com os novos ATC's da empresinha safada francesa.
Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3
Enviado: 11 Ago 2011, 12:07
por Correia431M
Xiiiiiii!!! Já to vendo como vai ficar depois com o CBTC, que é da mesma empresa.
Quanto ao 307, só tenho uma coisa a dizer: AH, DEIXE ESTAR!!! Uma hora eu vou conseguir andar nele.